Casa de benho fechada (cheiro lá dentro) - faz mal a um gato?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
ricmiguel
Membro Júnior
Registado: quinta ago 05, 2004 1:33 pm

segunda mai 16, 2005 4:53 pm

Boas.

Comprei há pouco tempo uma casa de banho fechada para a minha gata.

Ela teve alguma dificuldade em se habituar, mas lá acabou por se adaptar a este novo cenário.

A razão pela qual escrevo é que não obstante a casa de benho ter uns filtros para absorção do cheiro - recarregáveis de 2/3 meses e cuja troca tenho cumprido a 100% - noto que o cheiro por dentro da própria casa de banho é muito intenso.

Comprei um desodorizante da Friskies - daqueles que parecem alpista para pássaros com cheiro a maçã - mas o cheiro intenso continua. Mesmo colocando daqueles desodorizantes de spray, o cheiro continua a ser muito forte.

Em algumas vezes, dou pela minha gata a espirrar quando sai de lá e pergunto-me se aquele cheiro todo não lhe estará a fazer mal.

Eu tenho utilizado um sem número de areias para ver se consigo arranjar uma bastante absorvente - já experimentei Continente, Carrefour, CatSan, Friskies,.... - mas não vejo grandes melhoras a este nível (e algumas delas bastante caras, na minha opinião...).

Acham que estou a fazer mal à minha gata? É que é um grande dilema para mim, pois na minha casa só tenho possibilidade de ter a casa de banho dela na cozinha e aí não convém ter um tabuleiro....
nickie
Membro
Registado: quinta out 30, 2003 10:40 pm

segunda mai 16, 2005 10:12 pm

Dependendo da marca da areia, deverá trocá-la ou a cada 5 dias ou até a cada 12 dias, conforme a intensidade do cheiro. Caixa fechada ou não, se o cheiro for muito desagradável para o gato, ele é capaz de preferir o sofá, o tapete, a cama do dono, etc.. Portanto, é melhor trocar a areia antes dela atingir este "cheirinho". Existe a areia aglomerante, que é muito prática, mas muito cara - em torno de € 6,00 e dura no máximo 1 mês. Pessoalmente, adoptei a areia do Carrefour de 16 litros que para dois gatos dura para mais de um mês e custa em torno de € 2,60. Temos de tirar as fezes e o excesso de areia com urina e o resultado é muito bom. A troca do filtro ajuda, mas a limpeza ou a troca atempada da "areia" em função do cheiro é a parte mais importante.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mai 17, 2005 11:13 am

ricmiguel Escreveu: Comprei um desodorizante da Friskies - daqueles que parecem alpista para pássaros com cheiro a maçã - mas o cheiro intenso continua. Mesmo colocando daqueles desodorizantes de spray, o cheiro continua a ser muito forte.
Em algumas vezes, dou pela minha gata a espirrar quando sai de lá e pergunto-me se aquele cheiro todo não lhe estará a fazer mal.
Na minha opinião se nota o cheiro muito intenso, tem de lavar mais vezes o caixote e quanto ao desodorizante...Será que a gata gosta do cheiro? Parece-me muito cheiro dentro de um caixote só, urina, fezes, mais aroma a maça... Tenho 3 gatos, logo tenho de mudar o caixote de 3 em 3 dias, mas quando tinha uma gata, mudava todos os 5 dias, claro, depende também do litter que usa, porque há aqueles que são proprios para aguentar muito mais tempo. Mas cá para mim é uma grande salada de cheiros... ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
iog
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2004 9:07 am

terça mai 17, 2005 11:27 am

Eu só tenho uma gato, mudo de areia de 6 em 6 dias, cada sexto dia ou seja na muda de areia lavo o WC, depois deixo ficar uns 20 minutos com água e uma boa dose de lexivia, a seguir limpo muito bem com um pano e toca de colocar areia nova, aguenta a semana toda sem cheirar mal.
zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

terça mai 17, 2005 1:33 pm

olá!
Para além do que a iog faz, retiro diariamente os cocós, e como geralmente a Bê faz as suas necessidades ao fim da tarde, eu já estou em casa e retiro-os quase de seguida.
A areia nunca chega a cheirar!
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
iog
Membro Veterano
Registado: sexta out 08, 2004 9:07 am

terça mai 17, 2005 1:37 pm

zirita Escreveu: olá!
retiro diariamente os cocós,
A areia nunca chega a cheirar!
Pois, não me lembrei dessa parte que aliás é a mais importante, até pq como sabemos os cócós dos gatos deitam um cheiro horrivel, 100 vezes pior que a dos cães. ;)
eunicemonteiro
Membro Júnior
Registado: segunda abr 18, 2005 6:22 pm

sábado mai 21, 2005 4:17 pm

Olá. Olha eu estou a comprar uma areia perfumada muito boa e que é não é muito cara, custa 3 € e tal, cada saco de 5kg. Não me lembro bem a marca (My sweets cats... qualquer coisa do género), sei que tem umas pedrinhas azuis. E costumo misturá-la com uma outra mais barata. Assim, rende mais ;) E a bichinha desde que mudei para a perfumada já não faz os cócós fora da caixa, como fazia. E assim a caixa já não cheira tão mal.
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

segunda mai 23, 2005 4:12 pm

Ola estou a ficar pasmada com esta história da areia ! há quem mude areia normal a cada 5 dias? ou 12?
:o
Só Tenho uma gatinha! e ela faz sempre as necessidades ao fim do dia, eu retiro os cócós e a areia c o xixi, no dia a seguir ela ainda faz as necessidades muito bem! mas no outro mesmo que lhe tire outra vez os cócós e xixis ela já não faz porque a areia já lhe cheira mal , mas se calhar tb eu é q a habituei muito mal porque uma só gatinha podia aguentar a areia mais uns diazinhos! mas tenho de lhe mudar dia sim dia não! e lavar a liteira com água e lixívia se não ela anda dentro da liteira de um lado para o outro e nunca encontra um sítio q lhe agrade p se libertar:;)
e depois o mais engraçado é que emite uns Mrêêêêssss esquisitos quando a areia já nao lhe agrada!
mas achop que isso vai mudar,vou tentar habituá-la a mais um diazinho sem mudar a areia :D
eunicemonteiro
Membro Júnior
Registado: segunda abr 18, 2005 6:22 pm

segunda mai 23, 2005 6:05 pm

Eu retiro as necessidades todos os dias de manhã e à noite, pois se não o fizer a caixa fica cheia e a gata não vai de modas... quando a caixa está mais suja faz cócó no chão, ao lado da caixa :o
joana_miau
Membro
Registado: sexta mar 04, 2005 7:11 pm
Localização: 3 gatos rafeiritos (julieta, luna e tobias), uma hamster sirio (rata)

segunda mai 23, 2005 6:33 pm

e já alguem usa as casas de banho mais recentes?

é fechada, um nadinha maior que as fechadas normais e usa-se (só) com aquela areia compactante.

e a casa de banho é "auto-limpa"

é muito giro, vira-se a wc ao contrario, bate-se no fundo e tudo o que está na areia (compactado) vai para um filtro, quando se vira a wc para a posição normal, a areia limpa vai para o sitio, e os compactados vão para uma divisória a parte e depois è so deitar fora!

só conheci hoje, quando fui comprar ração a senhora da loja mostrou-me!
são muito praticas!

não vou comprar para os meus porque eles daqui a uns tempos já podem ir para o jardim, mas para quem tem os gatos sempre dentro de casa acho que é mesmo muito boa!
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda mai 23, 2005 6:38 pm

:o Eta modernisses...Um amigo ensinou o gato dele a utilizar a sanita e a carregar no autoclismo, mais prático duvido que haja. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Gatos”