Que idade para adoptar um gatinho?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

quarta jun 08, 2005 1:58 pm

Olá,

Eu tenho dois sobrinhos irmãos (uma menina com 15 anos e um menino com 8 anos) que adoram os meus gatos e estão sempre a pedir-me que lhes arranje um.
Eu resolvi fazer-lhes a vontade, mas ficando como supervisora do tratamento que lhe vão dar.
A minha irmã não gosta muito de gatos, mas acho que vai ficar a gostar quando tiver lá um em casa sempre a brincar :p

Uma colega minha dá-me uma gatinha siamesa que tem agora 7 semanas (nasceu dia 20 de Abril).

Já a posso ir buscar ou ainda é muito cedo ???

Eu gostava de lhes dar a gatinha neste fim de semana prolongado para eles terem mais tempo para estarem com ela :) :)

Que me dizem???

Bjs ;) ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jun 08, 2005 2:11 pm

Quando um gatinho bebé está com a mãe, não deve ser retirado antes das 8 semanas, salvo raras execpções...como p.e. motivos de saúde e falta de "pachorra" por parte da gata mãe.

Se já foi desmamado e está a cargo de alguém, pode sim a partir das 6 semanas, dependendo da evolução/desenvolvimento do gatinho...

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
_Akira_
Membro Júnior
Registado: segunda jun 06, 2005 12:35 pm

quinta jun 09, 2005 8:24 am

Olá....podes tirá-lo o do pé da mama gata já sem teres de te preocupar...eu tenho um com menos tempo e já não está com a mae e é muito feliz aqui tens é de ter mais cuidados como a alimentaçao porque esta numa fase muito importante do seu crescimento....

ofereçe o gatinho que eles vao gostar um beijo e muito boa sorte
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quinta jun 09, 2005 8:42 am

É impensável tirar um gatinho da mãe antes dos dois meses!!!!!
Eles precisam do afecto da mãe até essa idade, é muito importante a socialização. Antes dissso é um disparate enorme, o gatinho nessa altura ainda não esta desmamado e para alem disso ainda não come ração como deve ser.
O ideal é 2 meses e meio ou 3 meses. Realmente as coisas que se dizem de animo leve,....sem pensar no mínimo!!!!
Já agora Akira que tal ir ver a informação que lhe deixaram aqui e, que deu trabalho a escrever para a ajudar, em dois post que abriu para o mesmo assunto e, não foi ver. O que é ainda mais engraçado é que o segundo abriu-o já depois de ter sido dada a informação no primeiro.
Última edição por uaimori em quinta jun 09, 2005 9:05 am, editado 1 vez no total.
_Akira_
Membro Júnior
Registado: segunda jun 06, 2005 12:35 pm

quinta jun 09, 2005 8:58 am

O meu gato tem 1mes e foi o proprio vet que disse que desde que o animal coma bem e a pessoa que ficar com ele o tratar bem e ter todos os cuidados necessarios para o seu crescimento não existe qualquer problema o meu gato foi tirado do pé da mae com tres semanas e aqui em acsa está super feliz come melhor do que muitos gatos crescidos brinca pula salta tudo o quanto ah eu n falo de animo leve falo apenas com as informaçoes que profissional deu...

cumprimentos

"Ás vezes a sabedoria que pensamos ter prejudicam a vida de qualquer ser vivo Se não tens a certeza do que dizes FICA EM SILÊNCIO"
uaimori
Membro Veterano

quinta jun 09, 2005 9:10 am

Então diz que não foi ao veterinário e por isso vem aqui pedir ajuda e agora já diz que foi?
So um veterinário atrasado mental é que podia dizer uma coisa dessas. Mas como tambem ou não lê, ou percebe só metade daquilo que se lhe diz, pode também ter acontecido isso com o seu vet...
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jun 09, 2005 9:16 am

_Akira_ Escreveu: O meu gato tem 1mes e foi o proprio vet que disse que desde que o animal coma bem e a pessoa que ficar com ele o tratar bem e ter todos os cuidados necessarios para o seu crescimento não existe qualquer problema o meu gato foi tirado do pé da mae com tres semanas e aqui em acsa está super feliz come melhor do que muitos gatos crescidos brinca pula salta tudo o quanto ah eu n falo de animo leve falo apenas com as informaçoes que profissional deu...

cumprimentos

"Ás vezes a sabedoria que pensamos ter prejudicam a vida de qualquer ser vivo Se não tens a certeza do que dizes FICA EM SILÊNCIO"
Os animais devem estar ao pé da mãe mais ou menos até às 8 semanas. Se eles podem ficar esse tempo não vejo qual o sentido de o tirar mais cedo. É mau para a mãe e para o filhote. Se podemos fazer as coisas bem, não entendo porque preferimos fazê-las mal.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
joana_miau
Membro
Registado: sexta mar 04, 2005 7:11 pm
Localização: 3 gatos rafeiritos (julieta, luna e tobias), uma hamster sirio (rata)

quinta jun 09, 2005 9:26 am

os meus gatinhos vieram para mim tinham um mês (menos até, acho eu), mas eram filhos de uma gata abandonada e que não tinha leite, porque eles eram muitos.
mas eles eram muito enfezaditos e fraquinhos, acho que passaram fome quando pequeninos!
já comiam mas tinha que ser molhado e mamavam na comida e na agua, so ao fim de um dia ou dois aprenderam a comer e a beber bem.
mas eles precisavam nitidamente da mãe! à hora de dormir miavam muito, parecia que estavam a chorar, ainda não se sabiam limpar e muitas dessas coisas.

mas pronto, dentro dos possiveis, acho que tenho sido uma boa mãe substituta. ;)

se puder, acho que devia deixar o gatinho estar com a mãe e os irmãos mais umas semaninhas.
LuMaria
Membro Veterano

quinta jun 09, 2005 9:31 am

Pois Joana, claro que depois há essas situações, também criei o meu gato, encontrei-o com 2 semanas e da minha cadelinha, deixada à porta de um café também com 2 semanas. Mas estes ou eram tratados, ou morriam, mãe já não havia. Havendo mãe e havendo a possibilidade de os animais estarem ao pé da mãe, é lá que eles devem ficar.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
uaimori
Membro Veterano

quinta jun 09, 2005 10:10 am

LuMaria Escreveu: Pois Joana, claro que depois há essas situações, também criei o meu gato, encontrei-o com 2 semanas e da minha cadelinha, deixada à porta de um café também com 2 semanas. Mas estes ou eram tratados, ou morriam, mãe já não havia. Havendo mãe e havendo a possibilidade de os animais estarem ao pé da mãe, é lá que eles devem ficar.

Subscrevo e sublinho o que a Lu disse.
joana_miau
Membro
Registado: sexta mar 04, 2005 7:11 pm
Localização: 3 gatos rafeiritos (julieta, luna e tobias), uma hamster sirio (rata)

quinta jun 09, 2005 10:21 am

e eu concordo plenamente também!

tanto que disse que se notava que eles ainda precisavam e muito da mãe!

daí que se puder, acho melhor deixá-lo mais umas semanitas junto da mãe e dos irmãos!

a minha gata quando teve uma ninhada (enorme!composta pelo espectacular numero de......2 gatos! o ) , acho que foi por volta dos 2 meses que eles começaram a ser mais independentes e que ela já fazia a "vida normal" dela. não sei se será assim com todos, mas não deve ser muito diferente, digo eu... ;)
Lucarina
Membro Veterano
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

quinta jun 09, 2005 11:25 am

Olá,

Eu também concordo em que os gatinhos devem ser tirados à mãe o mais tarde possivel, por isso vou deixar ficar a gatinha mais uns tempos a mamar e brincar com os irmãos :).

Até porque, a minha Zita tinha 5 semanas quando veio para minha casa e ainda hoje mama a manta como se fosse a maminha da mãe :o . Dá-me cá uma pena :( !. Uma vez até estive tentada a comprar-lhe uma chupeta das mais pequeninas :oops: :oops: . Claro que o meu filho disse que eu não estava a bater bem da bola :roll: .

Eu conheço a gatinha, já a fui visitar duas vezes, e ela é muito traquina e já come ração que eu lhe ofereci (eu vou ser madrinha, né? :p ).

Bjs ;) ;)
LuMaria
Membro Veterano

quinta jun 09, 2005 11:31 am

Lucarina Escreveu: Uma vez até estive tentada a comprar-lhe uma chupeta das mais pequeninas :oops: :oops: . Claro que o meu filho disse que eu não estava a bater bem da bola :roll: .
:lol: Não leve a mal, mas o seu filho tem toda a razão! Rapaz ponderado esse... ;)
Lucarina
Membro Veterano

quinta jun 09, 2005 11:45 am

É verdade LuMaria :oops: , mas é que fiquei com tanta pena de ver a gatinha a mamar a manta e a ronronar :( :( !!!!. Ela ainda faz isso e até deixa biquinhos na manta (tal qual mamitas :o :o ).

É que o meu coração é feito de manteiga e por vezes nem me deixa raciocionar :oops: :oops: .

Bjs ;)
ssequeira
Membro Veterano
Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am

quinta jun 09, 2005 12:40 pm

Concordo plenamente que antes dos 2 meses, nem pensar. Sei que é uma tentação levá-los para casa bem pequeninos mas isto seria arriscar ficar com um gato fisicamente e socialmente deficiente. Não é só questão de o gatinho comer por conta própria e usar a areia, há que contemplar a sociabilização do gato. Um gatinho deve ficar perto da mãe e dos irmãos até se tornar minimamente independente. Caso contrário, pode ter consequências no seu comportamento futuro.
Responder

Voltar para “Gatos”