Gata que tosse?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
blue-girl
Membro
Registado: quarta abr 16, 2003 10:38 pm

segunda abr 11, 2005 1:44 pm

Isto parece um bocado estranho, e como eu sou novata nesta historia de gatos, sinceramente não sei bem.
Já por mais de uma vez notei que a minha gata parece ter algo parecido com expectoração, principalmente a noite. Reparo nisso quando faz ronron, parece uma pessoa quando está mesmo muito "entupida", faz aquele som borbulhante. Eu já estive assim algumas vezes, e é isso que parece. Geralmente depois disso ela tem um ataque, em que parece que está meia engasgada, ou a tossir. Estica o pescoço junto ao chão e faz uns sons estranhos, como se estivesse a tentar cuspir alguma coisa, mas não sai nada... :?
Já falei ao vet uma vez nisto e ele nao deu muita importancia, mas vou lá hoje outra vez, porque ela anda a espirrar um bocado, e é capaz de ter alguma alergia :? Vamos ver...
Entretanto se alguém ja passou por isto, gostava que me dissessem se é algo normal.

Cumprimentos,
Andreia
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

segunda abr 11, 2005 3:17 pm

Olá Andreia,

O meu gatinho também tosse e espirra muito. Eu adoptei-o há 3 semanas e ele estava abandonado na rua, pele e osso, todo molhado e o vet disse que ele tinha uma pneumonia. Entretanto este esteve 1 semana na clinica e foi tratado com antibiótico.
Agora ele tem muitos ataques de espirros e por vezes tosse como tivesse expectoração. Estou desconfiada que o meu gatinho não ficou bem curado, por isso hoje vou novamente ao vet.
Depois informo o que é que o vet disse.
Beijinhos e ron-rons....
martynha2
Membro Júnior
Registado: quarta mar 30, 2005 3:41 pm

segunda abr 11, 2005 3:55 pm

olá

poderá ser pêlo??
se o medico nao passou grd cartão secalhar n é nada de grave e pode ser mm o pêlo....ou pode tambem ser um vet pouco atento e nesse caso (6) tens de o trocar ;)

se for pêlo vais a uma loja e la tem pastas proprias pra esse problema!!
mabastos
Membro Júnior
Registado: sexta fev 27, 2004 11:48 pm

segunda abr 11, 2005 9:38 pm

A Nala tem um género de renite alérgica e também tosse imenso, no principio pensei que era aquela tosse que eles têm por causa do pêlo mas depois levei-a à vet e comecei-lhe a dar meio comprimido dia sim / dia não, ou todos os dias conforme as épocas.

Tenho que ter cuidado com a lã, velas de cheiro, perfumes, detergente para o chão, pó, pois não sei ao quê é que ela é alérgica. :(

Compre-lhe aquelas pastas para as bolas de pêlo, com já foi dito anteriormente, se não melhorar leve-a ao Vet.

Inês
blue-girl
Membro
Registado: quarta abr 16, 2003 10:38 pm

terça abr 12, 2005 12:02 am

Já fui ao vet com ela, e ele disse que deve ser do pelo. Eu já lhe dava uma pasta, mas ele aconselhou-me outra. Vamos ver se não volta a acontecer. Aquilo não me pareceu consequencia de bolas de pelo, mas pronto...
Mabastos, como é que descobriram que a Nala tinha renite? Que tipo de exames lhe fizeram?

Beijinho e ronrons
Andreia e Lupita :)
Lucarina
Membro Veterano
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

terça abr 12, 2005 11:34 am

Olá,

Levei o meu gato Joninhas mais uma vez à vet por causa da tosse e dos espirros. A vet esteve a auscultá-lo e disse-me que ele tinha uma boa respiração e uma óptima frequência cardiaca. Dado que ele não andava "ranhosito", comia bem e brincava com vontade, ela disse-me para eu não me preocupar que poderia ser consequência da pneumonia, mas que iria passar. De qualquer maneira pediu para eu ficar atenta a qualquer alteração no comportamento do meu gatinho.
No entanto, não me falou em bolas de pêlo. Sinceramente eu nunca pensei que os gatos poderiam acumular pelo na boca e engolir como bolas de pêlo. É disso que se trata, não é? :?
Quanto à pasta de que falam, será que me podem aconselhar uma marca?

Obrigada
Beijinhos e ronrons
zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

terça abr 12, 2005 12:52 pm

Olá!
Por coincidência ou não, tinha pensado abrir hoje um tópico com este assunto.
No fim de Março levei a Bê ao vet porque andava precisamente a tossir. espirrar não, mas a tossir e a "querer vomitar" qualquer coisa. Mas não saía nada!
Como no ano passado se passou o mesmo e lhe diagnosticaram uma traqueite, para a qual levou injecções e tomou comprimidos, pensei que fosse o mesmo.
A vet auscultou, observou a garganta, fez radiografia para ver se havia alguma coisa na garganta e nada! Brincava normalmente, comia normalmente, e não havendo outros sintomas, considerando as alterações de temperatura que tem havido, foi mais uma vez medicada para a dita inflamação na traqueia.
Eis que ainda não passou um mês e voltou a tossir ontem à noite!
Será que não é a inflamação na traqueia e é rinite alérgica? Quais os sintomas?
Desculpem o "testamento" mas resolvi contar também os antecedentes...
Melhoras também para os vossos bichanos!
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça abr 12, 2005 3:34 pm

[quote=Lucarina]
Quanto à pasta de que falam, será que me podem aconselhar uma marca?

[/quote]

Laxatone, dar só a dose recomendada senão pode dar diarreia.

Quanto às outras questões, se acham que os vets podem estar enganados peçam uma segunda oppinião a um vet de confiança. É sempre o melhor, mal não faz desde que seja um bom vet bastante experiente.
Lucarina
Membro Veterano

segunda mai 09, 2005 3:08 pm

Olá,

Dado que o meu gatinho Jonas continuava a tossir e espirrar, apesar de lhe ter dado o Laxatone para as bolas de pêlo (que ele adorava, diga-se de passagem), fui novamente ao vet e então o Jonas voltou a fazer uma semana de antibiótico para prevenir uma possivel infecção respiratória.
A verdade é que em três dias ele melhorou muito e agora, passados 15 dias, está óptimo, já não tosse nem espirra.

Bjs
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mai 12, 2005 9:43 pm

Lucarina Escreveu: Olá,

Dado que o meu gatinho Jonas continuava a tossir e espirrar, apesar de lhe ter dado o Laxatone para as bolas de pêlo (que ele adorava, diga-se de passagem), fui novamente ao vet e então o Jonas voltou a fazer uma semana de antibiótico para prevenir uma possivel infecção respiratória.
A verdade é que em três dias ele melhorou muito e agora, passados 15 dias, está óptimo, já não tosse nem espirra.

Bjs
Ainda bem e é porque a dona se preocupou a tempo....senão podia ficar com uma doença crónica ou até pior... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
zzzz
Membro Júnior
Registado: quinta jul 10, 2003 4:23 pm

quinta jun 16, 2005 3:10 pm

[quote=blue-girl]
Estica o pescoço junto ao chão e faz uns sons estranhos, como se estivesse a tentar cuspir alguma coisa, mas não sai nada... ?
[/quote]

Olá :lol:

As minhas 3 gatas fazem a mesma coisa .... abaixam-se o começam a tossir cofcofcof ............. isso acontece mto raramente ..... penso que seja por causa de excesso de pêlo que engolem .... mas podem estar com tosse ..... como acontece tb connosco .... experimenta o Laxatone ou dá-lhe ervinhas.

Ana :o
the
Membro Veterano
Registado: terça mar 16, 2004 5:40 pm
Localização: Gatos (Grey, Lucky e Nina); Peixes: Viuvas Negras; Repteis: 2 Tritões

quinta jun 16, 2005 4:36 pm

Pois é o meu Bébé também tem de vez em quando esses ataques de tosse, agacha-se e estica o pescoço, parece que está engasgado.
Quando fui ao vet com ele contei-lhe mas ele também não deu muita importancia, auscultou-o e perguntou-me se ele estava a perder muito pêlo e eu disse-lhe que não, o nornal, não me disse mais nada. Eu tenho receio, por isso mesmo desde á tempos que lhe compro a ração Purina ProPlan Indoor, é especial para gatos de casa, e ajuda com as bolas de pelo. Sábado vou ao vet outra vez e vou insistir com o mesmo para ver o que ele me diz.

Jinhos ;) :lol:
the
Membro Veterano
Registado: terça mar 16, 2004 5:40 pm
Localização: Gatos (Grey, Lucky e Nina); Peixes: Viuvas Negras; Repteis: 2 Tritões

quinta jun 16, 2005 4:38 pm

Pois é o meu Bébé também tem de vez em quando esses ataques de tosse, agacha-se e estica o pescoço, parece que está engasgado.
Quando fui ao vet com ele contei-lhe mas ele também não deu muita importancia, auscultou-o e perguntou-me se ele estava a perder muito pêlo e eu disse-lhe que não, o nornal, não me disse mais nada. Eu tenho receio, por isso mesmo desde á tempos que lhe compro a ração Purina ProPlan Indoor, é especial para gatos de casa, e ajuda com as bolas de pelo. Sábado vou ao vet outra vez e vou insistir com o mesmo para ver o que ele me diz.

Jinhos ;) :lol:
_Anita_
Membro Júnior
Registado: terça out 26, 2004 1:56 pm

quinta jun 16, 2005 5:07 pm

O calor começou e consequentemente começou a cair pelo à minha Nita, o que é normal tendo em conta a quantidade de pelo que ela tem :roll:.

Como já sei que nesta altura ela tem problemas com as bolas de pelo, coloquei-lhe à disposição as ervinhas, que ela "atacou" com muito afinco :D.

As duas primeiras vezes não vomitou mas à terceira foi de vez... Nem cinco minutos depois, de ter comido as ervas, lá estava ela agachada, de pescoço esticado a miar/gritar de forma estranha :( ... E lá foi a dona a correr para ver se ela não vomitava em cima de nenhum tapete ;). Resultado a menina vomitou erva, uma bola de pelo e pelo solto.

Eu tenho as ervinhas na varanda e ela sempre que quer e precisa de comer mia insistentemente a pedir para dar mais umas dentadinhas. :lol:
Responder

Voltar para “Gatos”