como arranjar macho para gata persa?
Moderador: mcerqueira
olá a todos! Penso que a minha gatinha vai entrar no cio brevemente e eu e o meu marido gostariamos que ela tivesse pelo menos uma ninhada. Mas não sabemos como encontrar um macho saudável, se o macho pode ficar em nossa casa, se o dono do macho tem direito em ficar com um gatinho ou mesmo saber se é possivel visto que a nossa gatinha nunca esteve com um macho ela rejeitar o macho? Se alguém puder tirar as minhas dúvidas por favor responda. Obrigada.
[email protected]
[email protected]
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
e porque desejam tanto ter uma ninhada? há vários tópicos sobre a criação de persas, cuidados a ter e perigos a correr. pense nisso
anjjazul
Olá...
Poderá arranjar um namorado para a sua gatinha, afixando um anúncio em lojas de animais, uma vez que são frequentadas por muitas pessoas...
Na altura do acasalamento, a sua gatinha é que tem de ir para casa do gato, pois se este sair do seu meio, existe uma grande possibilidade de este ficar amedrontado e de não conseguir fazer nada.Tratando-se de persas, assustadiços por natureza, a possibilidade de ficarem com medo é ainda maior...
A probabilidade de a sua gatinha rejeitar o gato, é pouca...Desde que ela esteja com o cio, eles entenderão-se...Mesmo assim, deve promover alguns "encontros"entres ambos, antes do cio, para se habituarem à presença um do outro, ao cheiro, etc...e assim, aproveita para conhecer também o dono do gato. Este normalmente, tem sempre direito a um gatinho da ninhada à sua escolha.
Sou dona de um persa, e por acaso tenho pena de não estarmos a pensar deixá-lo acasalar para já...
Beijinhos para si e para sua gatinha
Poderá arranjar um namorado para a sua gatinha, afixando um anúncio em lojas de animais, uma vez que são frequentadas por muitas pessoas...
Na altura do acasalamento, a sua gatinha é que tem de ir para casa do gato, pois se este sair do seu meio, existe uma grande possibilidade de este ficar amedrontado e de não conseguir fazer nada.Tratando-se de persas, assustadiços por natureza, a possibilidade de ficarem com medo é ainda maior...
A probabilidade de a sua gatinha rejeitar o gato, é pouca...Desde que ela esteja com o cio, eles entenderão-se...Mesmo assim, deve promover alguns "encontros"entres ambos, antes do cio, para se habituarem à presença um do outro, ao cheiro, etc...e assim, aproveita para conhecer também o dono do gato. Este normalmente, tem sempre direito a um gatinho da ninhada à sua escolha.
Sou dona de um persa, e por acaso tenho pena de não estarmos a pensar deixá-lo acasalar para já...
Beijinhos para si e para sua gatinha
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
por exemplo, do parto, que nas persas não parece fácil. há foristas mais entendidas que eu em persasmas de que perigos está a falar cara anjaazul?
anjjazul
desde já quero agradecer às pessoas que me responderam e queria dizer que eu tenho todos os cuidados com a minha gata,tem todas as vacinas em dia e sempre que tenho receio que a minha gatinha tenha alguma coisa levo-a ao veterinário. Por exemplo quando a minha gatinha entrou no primeiro cio eu fiquei desesperada pois não sabia o que ela tinha não parava de miar não comia quase nada e estava sempre a enroscar-se pelo chão e então levei-a ao veterinário e ele até se começou a rir disse-me que a gata estava muito bem tratada e que era tudo normal, que ao fim de uma semana mais ou menos isso passava. quanto ao receio do parto o veterinário diz que isso acontece muito para os persas com o focinho muito achatado: o que não é o caso da minha gatinha mas se houver problemas podemos chamar o veterinário. Por momentos chequei a pensar que não gostava de gatos persas- nós só queremos que ela tenha uma ninhada ( ainda andamos a pensar) para ela não ficar mais sozinha, não pense que é para fins comerciais: não tem nada a ver connnosco. Se ela os tiver é para ficar com eles ou dar alguns a pessoas que sei que os tratariam bem. fique bem e obrigada.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta abr 30, 2003 9:05 pm
...curioso...
A anja alertou-a para alguns riscos e vem logo falar em que as pessoas não gostam de gatos persas...
Atitude estranha...
A anja alertou-a para alguns riscos e vem logo falar em que as pessoas não gostam de gatos persas...
Atitude estranha...
<p><a href="http://www.antidoto-portugal.org">http://www.antidoto-portugal.org</a></p>
ratchet, se é apenas para arranjar companhia para a gatinha, porque não adoptar antes outra gata?ratchet Escreveu:nós só queremos que ela tenha uma ninhada ( ainda andamos a pensar) para ela não ficar mais sozinha,
Evitaria assim o nascimento de mais uma ninhada a juntar às tantas que já existem e para as quais não se encontra dono, evitaria também que a sua gatinha corresse riscos desnecessários e, melhor ainda, daria um lar a um animal carente e sem dono. Pense nisso...

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Como li noutro post que a sua gata tem 1 Ano de idade, e avaliando que não foi há muito tempo que ela teve o primeiro cio...e depois de ler o que acima citei, agora pergunto eu:ratchet Escreveu: (...)Por exemplo quando a minha gatinha entrou no primeiro cio eu fiquei desesperada pois não sabia o que ela tinha não parava de miar não comia quase nada e estava sempre a enroscar-se pelo chão e então levei-a ao veterinário e ele até se começou a rir disse-me que a gata estava muito bem tratada e que era tudo normal, que ao fim de uma semana mais ou menos isso passava.
Se há uns meses atrás, ainda nem sabia o que era um cio, como pensa que vai saber lidar com uma situação de cruzar e subsequentemente lidar com um parto? Isto já não falando no facto que pode ocorrer...de ter que criar os gatinhos à "unha"... por várias razões!
Se pretende SÓ uma companhia para a sua gatinha, adopte um Europeu.
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am
Ratchet, já vi que é nova aqui no forum e de certeza que ainda não se apercebeu que certos assuntos são muito sensíveis, estando a reprodução no topo da lista.
Não tem mal nenhum em querer cruzar a sua gata, desde que se informe devidamente de todos os riscos envolvidos e que arranje um vet experiente para acompanhá-la durante todo o processo. Existe muita informação na net sobre o assunto. Faça pesquisas e fale com o seu vet antes de decidir.
Quanto a arranjar um macho, não sei se vai ter muita sorte. Normalmente, os criadores de persas não disponibilizam os seus machos para cruzas. Se quer mesmo ir avante, o melhor que faz é adquirir um macho exclusivamente para ela. Se, no entanto, encontrar um macho, tenha o cuidado de pedir ao dono do gato um certificado de saúde recente assinado por um vet, o que reduz, embora não elimina, a hipótese do macho vir a transmitir doenças à sua gata. Escusado será dizer que deve fazer o mesmo com a sua gata.
Espera ter ajudado.
Não tem mal nenhum em querer cruzar a sua gata, desde que se informe devidamente de todos os riscos envolvidos e que arranje um vet experiente para acompanhá-la durante todo o processo. Existe muita informação na net sobre o assunto. Faça pesquisas e fale com o seu vet antes de decidir.
Quanto a arranjar um macho, não sei se vai ter muita sorte. Normalmente, os criadores de persas não disponibilizam os seus machos para cruzas. Se quer mesmo ir avante, o melhor que faz é adquirir um macho exclusivamente para ela. Se, no entanto, encontrar um macho, tenha o cuidado de pedir ao dono do gato um certificado de saúde recente assinado por um vet, o que reduz, embora não elimina, a hipótese do macho vir a transmitir doenças à sua gata. Escusado será dizer que deve fazer o mesmo com a sua gata.
Espera ter ajudado.

-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Pois... desde que saiba o que está a fazer...o que não é, propriamente, ter uma fêmea Persa e um macho Persa. Mesmo que tenha um vet que informe sobre a gestação (tempo, etc..), parto e crias.... não é o suficiente...ssequeira Escreveu: Não tem mal nenhum em querer cruzar a sua gata,

Mas como a forista se refere que é SÓ para dar uma companhia à sua gatinha, então nem tem de ser um macho Persa. Até pode ser uma fêmea

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta mar 17, 2004 2:20 pm
Isto é surreal...
É absurdo uma pessoa que não sabe o que é um cio querer cruzar uma fêmea persa (que de persa pouco ou nada dever ter, uma vez que o standard é claro quanto ao focinho e tamanho do nariz).
Uma pessoa que acha o cio um incómodo ao ponto de achar que afinal não gosta de persas (deixe que lhe diga que são das raças com o cio mais discreto), como é que vai lidar com bebés que são traquinas, fazem asneiras e necessitam de enormes cuidados?
Sou criadora de Persas e vou-lhe dar umas informações que deve ler com atenção:
- Há bons motivos para não cedermos machos para cruza: vão desde infecções urinárias até coisas giras como PIF.
- Os Persas que [b]devem[/b] ser reproduzidos são os, como diz, "achatados" e não os narigudos.
- O seu veterinário é um imbecil incompetente e deve mudar rapidamente para outro. Um veterinário que a encoraja a seguir os seus anseios reprodutivos em vez de lhe dizer que deixe a pobre gata em paz e que a esterilize, só pode ser péssimo.
- Vá a uma exposição de gatos, fale com criadores, leia sobre a raça e depois veja se é boa ideia reproduzir um animal que não lhe fez mal nenhum a não ser ter o cio.
É absurdo uma pessoa que não sabe o que é um cio querer cruzar uma fêmea persa (que de persa pouco ou nada dever ter, uma vez que o standard é claro quanto ao focinho e tamanho do nariz).
Uma pessoa que acha o cio um incómodo ao ponto de achar que afinal não gosta de persas (deixe que lhe diga que são das raças com o cio mais discreto), como é que vai lidar com bebés que são traquinas, fazem asneiras e necessitam de enormes cuidados?
Sou criadora de Persas e vou-lhe dar umas informações que deve ler com atenção:
- Há bons motivos para não cedermos machos para cruza: vão desde infecções urinárias até coisas giras como PIF.
- Os Persas que [b]devem[/b] ser reproduzidos são os, como diz, "achatados" e não os narigudos.
- O seu veterinário é um imbecil incompetente e deve mudar rapidamente para outro. Um veterinário que a encoraja a seguir os seus anseios reprodutivos em vez de lhe dizer que deixe a pobre gata em paz e que a esterilize, só pode ser péssimo.
- Vá a uma exposição de gatos, fale com criadores, leia sobre a raça e depois veja se é boa ideia reproduzir um animal que não lhe fez mal nenhum a não ser ter o cio.
-
- Membro Veterano
- Registado: quinta jul 29, 2004 10:07 am
Concordo plenamente consigo, Leo.
Os meus conselhos foram para o caso de não ser SÓ para companhia e a forista ter mesmo vontade de cruzar a gata. Como desconfio muito que seja este o caso, tentei dar alguns conselhos aparentemente básicos mas que poderão vir a evitar muitas complicações futuras, sobretudo para a gata, por simples falta de informação.
Só para completar o meu post anterior e indo um pouco ao encontro do que disse a Leo, seria óptimo se a Ratchet conhecesse um criador de persas que pudesse aconselhá-la. Como já foi referido, não é só saber datas, a chave do sucesso está na experiência.

Os meus conselhos foram para o caso de não ser SÓ para companhia e a forista ter mesmo vontade de cruzar a gata. Como desconfio muito que seja este o caso, tentei dar alguns conselhos aparentemente básicos mas que poderão vir a evitar muitas complicações futuras, sobretudo para a gata, por simples falta de informação.
Só para completar o meu post anterior e indo um pouco ao encontro do que disse a Leo, seria óptimo se a Ratchet conhecesse um criador de persas que pudesse aconselhá-la. Como já foi referido, não é só saber datas, a chave do sucesso está na experiência.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm
Olá!ratchet Escreveu: desde já quero agradecer às pessoas que me responderam e queria dizer que eu tenho todos os cuidados com a minha gata,tem todas as vacinas em dia e sempre que tenho receio que a minha gatinha tenha alguma coisa levo-a ao veterinário. Por exemplo quando a minha gatinha entrou no primeiro cio eu fiquei desesperada pois não sabia o que ela tinha não parava de miar não comia quase nada e estava sempre a enroscar-se pelo chão e então levei-a ao veterinário e ele até se começou a rir disse-me que a gata estava muito bem tratada e que era tudo normal, que ao fim de uma semana mais ou menos isso passava. quanto ao receio do parto o veterinário diz que isso acontece muito para os persas com o focinho muito achatado o que não é o caso da minha gatinha mas se houver problemas podemos chamar o veterinário. Por momentos chequei a pensar que não gostava de gatos persas- nós só queremos que ela tenha uma ninhada ( ainda andamos a pensar) para ela não ficar mais sozinha, não pense que é para fins comerciais não tem nada a ver connnosco. Se ela os tiver é para ficar com eles ou dar alguns a pessoas que sei que os tratariam bem. fique bem e obrigada.

Se precisou de ir ao veterinário para saber que a gata estava com o primeiro cio já é uma clara informação que está a dar que não percebe muito de gatos.
Meu conselho é que se informe mais sobre gatos no geral e persas em particular, por exemplo sabe quais são os problemas de saúde mais afectos á raça da sua gata? Sabes os cuidados que uma gata prenha tem de ter? É que não basta dar-lhe "só mais comida" sabe! Exames, suplementos vitamínicos, ...
Por exemplo sabe que não basta acasalar com outro persa, pura e simplesmente, há certas regras á respeitar quanto á cor do animal e etc...
(há certas cores nos persas que não se devem misturar, caso contrário estará com uma ninhada de rafeiros com cara de persas!)
Num outro tópico aqui exposto já houve uma forista que lhe explicou sobre o acasalamento, gravidez e parto das gatas persas (e muito bem explicado), que deveria no mínimo ter lhe despertado o interesse de se informar mais sobre o assunto em vez de lançar-se de cabeça sem prévios conhecimentos!
Já falou com o criador que lhe vendeu a sua gatinha? Ele/a melhor que ninguém saberá lhe explicar tudo direitinho e até lhe dizer se a sua gatinha é mesmo uma persa 100% boa para manter ou aprimorar a raça com as suas ninhadas... se assim for até o próprio criador/a estará com interesse e poderá desponibilizar um bom macho para acasalamento! E farão um acordo sobre os gatinhos da ninhada...
O principal de tudo é você como dona e responsável pela sua gatinha ter plena consciência e mais que isso plenos conhecimentos sobre o assunto para não por em risco a vida da sua gatinha nem da ninhada!
Informe-se e leia muito, não deixe ao acaso!
Boa sorte e fique bem!