Leite para gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

quinta jul 07, 2005 4:47 pm

Olá,
A areia que eu compro, costuma dar ofertas. O mês passado oferecia pás. Este mês oferece garrafinhas de leite para gatos.

Será que o leite é bom??? Aqui vai a marca e composição do leite:

Leite para gatos GIMPET, baixo teor de lactose e enriquecido com TGOS (transgalacto-oligossacaride) (ufa, que palavrão :o ).
Composição analítica:
Proteína bruta: 3.1%
Gordura bruta: 3.5
Fibra bruta: 0.1%
Cinza bruta: 0.5%
Humidade: 88%

Ingredientes: Leite completo com baixo teor de lactose, derivada da lactose com TGOS (1%).

Será que alguém me pode dizer se posso dar este leite aos meus gatinhos (tenho 4 garrafas de 25 cl). De maneira alguma quero pôr em risco a saúde dos meus bichinhos, mas também me dá pena pôr o leite fora, caso seja bom.

Também posso oferecer o leite (envio pelo correio com portes pagos) se ele for útil e saudável para alguns gatinhos que estejam a necessitar. A validade do leite é Agosto 2005. Já não há muito tempo.

Fico aguardar notícias.

Beijinhos ;) ;)
GUISMO
Membro Veterano
Registado: sexta mai 24, 2002 1:09 pm

quinta jul 07, 2005 4:50 pm

Pelo que dizem os vets os gatos passam bem sem leite, agora por essa composição dado que tem pouco teor de lactose que é o que faz mal, na minha opinião pode dar e se quiser misturar um bocadinho de água ;)
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 07, 2005 5:28 pm

Olá,

Os gatos não precisam de leite. Se quiser pode dar, mas mesmo que esse leite seja bom (não sei se é ou não) pode fazer-lhes diarreia. os gatos têm um estomago e intestinos sensiveis que reagem com faciidade à troca de alimentos. A minhas não gostam de leite, só de Yogurtes :)

beijokas
kathleen
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 07, 2005 9:16 pm

Boa noite Lucarina.

Esse leite é de baixo teor o que já é bom, contudo não se deve dar leite pré confeccionado a gatinhos jovens. Pelo menos gatinhos até ás 12 semanas. Pode causar alterações gástricas e consequentemente diarreias.
Pode dar sim a gatos com mais idade.

Leite
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

sexta jul 08, 2005 12:05 am

O leite que nós usamos para nós, não deve ser dado aos gatos. No entanto se o leite fôr próprio para gatos não há problema como o Mixol ou da RC. Pode provocar diarreia não por ser leite, mas pelo facto, de não estarem habituados, tal como nop caso de mudança de ração. Eu tenho uma ou outra gata que quando coloco leite para os bébés elas também bebem pois adoram. As que estam a amamentar dou-lhe bastante e nunca tem havido problema. Podem beber se fõr adequado a gatos, mas não precisam. A minha Roberta, a minha persa rafeirinha que recolhi, adora e eu dou, não a privo,... bem basta o que ela não comeu, antes de chegar á minha casa. É muito engraçada, pois quando tenho leite para os bébés, ela adora ir "roubar", mete uma pata na chávena e lambe e,...pinga tudo á volta, do prato já não gosta tanto :p
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

sexta jul 08, 2005 9:01 am

ola !:)
A minha Zuca tb roubava o leite todo da Maggie :p tinha de ir c ela para o meu quarto para que a desgraçada conseguisse beber o leite!
E a zuca ficava especda à porta com uns olhos de quem nao comia hà 15 dias!
às vezes nao resistia e lá a deixava dar umas lambidelas, mas uma coisa que reparei foi q essas lambidelas fizeram c a zuca fizesse um cócó muito mais mole, nao era diarreia mas era molinho! era por nunca ter bebido antes. Só tinha bebido o da mae em bebe !
heheeh as histórioas das minhas gatas!
A maggie era vidrada no leite, assim q percebia q eu lho estava a preparar começa a fazer um ronron t~~ao alto!
Uaimori já viu as fotos da maggie?
tenho algumas no meu album e enviei mais p o mail da Leo!:)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 08, 2005 9:55 am

zuca_05 Escreveu:
A maggie era vidrada no leite, assim q percebia q eu lho estava a preparar começa a fazer um ronron t~~ao alto!
Gostei do termo... ;) é que é mesmo vidrada por leitinho... :lol: :D

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta jul 08, 2005 10:15 am

Olá!
Parece-me que vi essa areia á venda com a oferta das garrafinhas e pareceu-me ser o mesmo leite que levei á Cléo enquanto ela ainda estava na rua, foi nele que dissolvi a dose de Tenil vet para desparasitá-la! pela primeira vez! :)
Ela adorou e bebeu tudo num dia, mas desde que está lá em em casa faz :p a 2ª garrafinha deitei-a fora pq ela já não bebeu; a Clara tb desde que largou o Bibron nunca mais quis leite ;)

Por isso experimente dar-lhes, uma vez que é própria para gatos, elas podem nem apreciar!

Fiquem bem! 8)
Gypsy
Membro
Registado: sábado ago 17, 2002 6:26 pm

sexta jul 08, 2005 10:27 am

Olá. Também já experimentei dar ao meu "Chicho" leite próprio para gatos. Ele até o bebeu (sem grande vontade), mas depois começou a vomitar. Nunca mais lhe dei. O que ele gosta mesmo é de iogurte. Claro que não lhe dou, mas ele fica mesmo ougado. Até engole em seco. :)
Pelo que sei, os gatos não precisam de leite, ao contrário do que muita gente pensa. Mas experimente dar aos seus gatinhos. Pode ser que eles gostem e não lhes faça mal.
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

sexta jul 08, 2005 10:41 am

zuca_05 Escreveu: Uaimori já viu as fotos da maggie?
tenho algumas no meu album e enviei mais p o mail da Leo!)
Já vi e já as copiei para o meu PC, estão lindas na primeira vê- se muito bem que é uma tartaruga Tabby Blotched, eu estava na dúvida se seria makarel, mas é blotched, tem a borboleta muito bem marcada.
O facto de eu não postar é porque considero que está resolvido, pois tenho lido tudo o que fala da Maggie. É como com os meus bébés, quando não telefono muito, é sinal que estou completamente descansada com os novos donos. Mas eu e a Leo vamos combinar ir vê-la proximamente. Nas fotos vê-se que o pêlo está um espectáculo.

Quanto ao leite eu nunca dou desse já feito as minhas gatas, aliás há um da whiscas que elas não gostam. Dou daquele que é em pó e que dou aos bébés da Royal Canin ou Mixol, mas eu tenho normalmente sempre em casa desse leite, por causa dos bébés. Apesar de alguns gatos gostarem, outros não gostam e não lhes é necessário.
A Maggie já come completamente bem a ração? vou levar mais leite quando fôr aí, pois não faz mal até bem se ela beber leitinho até ao ano.
zuca_05
Membro Veterano

sexta jul 08, 2005 11:02 am

Pois é o pelinho dela está mesmo muito bonito e ao sol então! fica mais laranjinha!
eu escovo-a aos fins de semana! ela odeia ainda não está muito habituada! e tenta a bocanhar a escova q é quase do tamanho dela!
A Zuca adora! e o bem que lhe faz! pois ela de ser maiorzinha ja larga algum pelo, mas eu noto que a escovadela ajuda muito, escovo e depois largo os pelos p um saco ou às vezes vai mesmo pela janela :oops: :oops: :oops: só à noite para que as simpáticas das vizinhas nao vejam!
e a Zuca adora estar à janela a cheirar o ventinho da noite só cmg ao lado!!!é mesmo gata!
e o cio acho q já se foi desta vez foi de mansinho e já decidi esperar pelo próximo e aí deve ser miadeira a valer! só depois de acalmer do segundo é que vai ao vet p operar!
Quanto ao pelo da Maggie toda a gente, mas mesmo toda a gente se passa com a cor e com a maciez, até há quem pense q lhe dou banho e ponho amaciador! :lol: :lol: :lol: e eu digo q nao e nao acreditam!
ela agora esta com 1, 200kg! ela vai ser enorme e pró gordinha segundo o vet!
ela é louca por tudo! se lhe desse cosido à portuguesa ou uma feijoadazinha ela marchava! claro q toua a brincar!
mas parece um cão ou pior quando estamos às refeiçõe já, por uma vez a fui por na varanda meia horinha para acalmar pois o jantar era peixe cosido e era sofrimento demais ela a chorar a pedir e nao lhe poder estar sempre a dar!
:)tem de ter regras! obrigado por tudo!:)
zuca_05
Membro Veterano

sexta jul 08, 2005 11:15 am

desculpe esquecime!
ela come muito bem a ração mas houve uns dias que nao comia tao bem e experimentei dar-lhe outra marca comprei Hill`s q a Zuca adorava qdo era bebe e aind adora! e agora misturo a Hill`s (science plan) com RC e ela come melhor! Por uma vez Tb lhe dei peitinho de frango cosido sem sal! ela parece sofrega a comer o frango!! qdo acaba! vira o pratinho ao contrário p ver se tem mais por baixo! nunca vi gata mais gulosa!
Obrigado pelo leite, quando acabou eu n comprei mais porque achei que nao era necessário estar a dar-lhe mais, mas agora vou comprar e dar-lhe assim pode ser q nao fique tao sofrega por outras coisas tipo carne e peixe!
Ps qdo estamos a cozinhar está sempre à espera que caia qualquer coisa no chão para abocanhar! no outro dia lambeu um bocadinho de cenoura q eu estava a ralar para a salada!
heheh faz bem aos olhinhos!
duas gatas educadas da mesma forma e tao diferentes!
:lol: :lol: :p
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

sexta jul 08, 2005 3:47 pm

Olá,

Obrigada pelas vossas sugestões. Através da leitura do rótulo do leite, parece-me que se trata de leite para gatos crescidos :? . Dado que os gatos não precisam de leite (embora o meu Jonas goste muito do da Whiskas) eu acho que não lhes vou dar....
Hoje, sem querer parti uma garrafita :roll: . O leite não é branco, é um bocadinho escuro (tipo branco sujo). A Zita consolou-se de lamber o chão :p . Só lambeu um bocado, longe dos vidros partidos, mas acho que gostou ;) ;) .

Zuca, estive a ver as fotos das suas princesas :) . São muito lindas! :)

Beijinhos
zuca_05
Membro Veterano

sexta jul 08, 2005 4:23 pm

Obrigado lucarina os seus amiguinhos são lindos também!
em breve vou alterar o meu album e fazer um com fotos novas e vou tentar q fiquem mais bonitas!:)
só uma dona exigente!:) hehehe
Nicas
Membro
Registado: sexta fev 15, 2002 1:12 pm

sexta jul 08, 2005 4:54 pm

Quando o Polly era bebé eu dei-lhe leite proprio para gatinhos. ele até gostava bastante, mas eu dava-lhe como aperitivo, nunca abusei porque tinha medo das diarreias.

Hoje em dia, gatao como ele esta já n quer saber do leite. Manda me bebê-lo a mim :p
Responder

Voltar para “Gatos”