Duvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
ruijr
Membro
Registado: segunda ago 16, 2004 5:14 pm

quinta jul 07, 2005 3:46 pm

Olá a todos.
Estou a escrever novamente mas desta vez é por causa da lili (a zuca chegamos á conclusão k está mesmo com o cio :lol: ).
A lili apareceu com uma crostinha de baixo de queixo aqui á uns dias e o veterinário disse que provavelmente será acne.
Só que a crostinha saiu e agora está com a pele á vista e agora ela subiu para o meu colinho (como é costume qnd estou no pc) e molhou-me o braço todo com um liquido que sai do queixo!
O que será?
Será que devo desinfectar com betadine?
Ou será caso de ir ao vet.?

Obrigado por me ouvirem mais uma vez.
Bjocas
Kathleen
Membro Veterano
Registado: sábado fev 01, 2003 12:25 pm
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 07, 2005 3:59 pm

Olá

O Acne aparece nos gatos muitas vezes por causa das taças usadas. Nunca se devem usar taças de plástico para a comida ou água, sempre taças de metal ou de cerâmica.
O liquido pode ser da crosta, telefone ao vet a confirmar, mas em principio poderá desinfectar com betadine.

As melhoras da menina.

beijokas
kathleen
ruijr
Membro

quinta jul 07, 2005 4:31 pm

Olha não sabia isso das taças de plástico! :o
Quando a lili veio cá para casa eu tinha taças de metal mas não sei porque ela não bebia de lá.
Depois experimentei uma de plástico e ela regalou-se!
Mas sendo assim terei de comprar umas de cerámica!
Ainda bem que me avisou ;)

Bjocas
Kathleen
Membro Veterano
Localização: Duas gatinhas persas (Amélia e Emilia) 4 Tartarugas (Margarida, Mafalda, Mariana e Alex)

quinta jul 07, 2005 5:32 pm

Olá

Os gatos ás vezes são esquisitos e cheios de manias .) Exprimente as de cerâmica para ver se ela aceita.

Beijokas
kathleen
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jul 07, 2005 9:24 pm

Boa noite ruijr

O que causa acne nos gatos usando qualquer tipo de taça, é a constante utilização das mesmas, colocando ração em cima de ração sem as lavar entre cada vez que serve uma dose.

Eu usava as de plástico e uma das minhas gatas começou a ter acne. Mudei para as de aço inoxidavel e a situação menteve-se... entretanto alterei para as de cerâmica e a mesma coisa acontecia até que falei nisto à minha vet e ela disse ser muito comum acontecer porque a maioria das pessoas colocam a ração e entretanto atestam mais ração sem lavar as taças diariamente. Confesso que até lavava as taças amiudadas vezes, só que na verdade havia sempre a tendência para atestar mais ração na que tinha sobrado. Logo, a ração tem gorduras que ficam depositadas em volta da taça e voilá a acne, sejam elas taças plásticas, de inox ou de ceramica. Portanto, entre cada dose servida tem sempre de se lavar as taças, independentemente do material delas!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quinta jul 07, 2005 11:53 pm

Respeite aquilo que foi referido sobre as taças, mas desinfecte a zona com clorexidina, todos os dias até lhe passar. Eu tenho uma gata na Madeira, que está neste momento com uma forte ataque de acne e neste momento está a antibiótico, portanto é sempre bom tomar precauções, para não tomar maioresa proporções,...
Se vier que começa a aumentar de forma desmedida,... consulte o vet.
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

sexta jul 08, 2005 9:10 am

Quando eu tinha só a Zuca a comidinha dela era-lhe servida num tuperware antigo, (plástico portanto) e a água também, só depois de ter a Maggie, e de já ter comprado dois comedouros muitos giros e iguais, para nao haver birras de um ser mais bonito q outro!!lolol:) é que tomei conhecimento que o acne podia aparecer se eles comessem em recipientes de plástico! achei muito estranho! mas o que é certo é que eu lavo todos os dias os comedouros delas com sonasol verde! passo a pub., acho que deve matar os germes e ácaros se existirem! como elas deixam sempre um restinho de ração eu retiro para um pratinho enquanto lavo e depois coloco a ração c mais um pouco!
O problema q lhes causa o ácne é da rção já ter umas horas de exposição ao ar e pó etc, ou é de nao se lavar os comedouros?
:? :? ;)
Kathleen
Membro Veterano

sexta jul 08, 2005 9:12 am

OLá

Eu não referi a questão da limpeza, porque confesso me pareceu obvia.. Eu nunca coloco ração nova sem lavar as taças, assim como na taça da água.
Li uma vez um artigo que referia que a própria saliva dos gatos ficava nas taças e criava um odor que para eles era desagradável e fazia com que comessem menos se as taças não fossem lavadas.
Sempre usei taças de inox, que são sempre lavadas a da comida 3 vezes por dia e a da água 2 vezes ou 3 dependendo da altura do ano.

Beijokas
kathleen
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jul 08, 2005 9:52 am

zuca_05 Escreveu: O problema q lhes causa o ácne é da rção já ter umas horas de exposição ao ar e pó etc, ou é de nao se lavar os comedouros?
? ? ;)
Olá Zuca.

É tudo isso e o que eu costumo fazer, recomendado até pela minha vet, é de vez em quando, durante o dia (independentemente das lavagens diárias), remexer a ração e depois passar um toalhete dos de papel, limpo lógicamente, pelo interior da taça a fim das bordas ficarem isentas de oleosidades da ração ;) Seja que tipo de material seja a taça.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ruijr
Membro

sexta jul 08, 2005 1:58 pm

Boas.
Eu lavo os recipientes todos os dias mas confesso que só lavo uma vez.
Sendo assim costumo repor uma vez ou outra.
Obrigada pela vossa informação, já estou a seguir os vossos conselhos. Sinto-me muito mal por provavelmente ter sido eu a causadora do acne da lili!!
Obrigada mais uma vez pelo vosso tempo perdido!
Beijocas a todos
ruijr
Membro

sexta jul 08, 2005 2:00 pm

Boas.
Eu lavo os recipientes todos os dias mas confesso que só lavo uma vez.
Sendo assim costumo repor uma vez ou outra.
Obrigada pela vossa informação, já estou a seguir os vossos conselhos. Sinto-me muito mal por provavelmente ter sido eu a causadora do acne da lili!!
Obrigada mais uma vez pelo vosso tempo perdido!
Beijocas a todos
the
Membro Veterano
Registado: terça mar 16, 2004 5:40 pm
Localização: Gatos (Grey, Lucky e Nina); Peixes: Viuvas Negras; Repteis: 2 Tritões

sexta jul 08, 2005 2:13 pm

Mais uma coisa que eu aprendi, é melhor prevenir do que remediar. ;) :lol:

Jinhos
Responder

Voltar para “Gatos”