Apesar de não frequentar muito este forum, tenho a certeza que é o sitio ideal para pedir ajuda.
É o seguinte: tenho dois gatos, um macho com 4 anos, que pesa 7 kg, e uma fêmea com 3 anos, que pesa 3,5 kg. Apesar de nunca terem sido os melhores amigos um do outro (ele nunca lhe deu muita confiança) sempre se deram bem, e sei que quando um se ausentava por algum motivo, o outro sentia a falta. Nunca tiveram nenhuma bulha, sempre partilharam tudo, enfim, o normal.
No inicio deste mês tudo se alterou. De um momento para o outro e sem nada que fizesse prever, a gata atacou o gato. E quando digo atacou, é mesmo atacou. Com uma violência que eu nunca tinha visto. Ele pura e simplesmente não se defendeu. Conclusão ficou com um olho todo arranhado, teve que ir ao veterinario e andou uma semana a ser tratado. Nesse mesmo dia em que regressei do veterinário, a gata continuava eriçada, só de o ver assanhou-se toda. Optei por mandá-la passar a noite em casa do meu ex marido para ver se acalmava. Voltou no dia seguinte e foi a mesma coisa, atacou o gato. Inicialmente, logo que chegou, cheirou-o, tudo indicava que estava tudo resolvido...e de repente pimba, investe contra ele de novo. Levei-a ao veterinario para procurar uma explicação. Ele disse-me que às vezes isso acontece e que o melhor era separá-los durante uma semana e depois voltar a juntá-los. Fiz isso. No fim de uma semana ela voltou para casa, o mesmo filme...cheirou-o, tudo parecia estar bem e de repente ataca. Desde aí, e seguindo o conselho do Vet, mantenho-os separados. Só os junto quando estou presente. Ela consegue estar no mesmo sitio que ele, desde que ele não se mexa. Se ele tem o azar de se levantar, ela pura e simplesmente vira-se a ele. Como podem imaginar a situação começa a ficar insustentável, porque ele não se defende, passa a vida com medo dela e receio que ela o cegue num dos ataques. Alguém sabe o que posso fazer? tentei reaproximá-los e nada. Pior...ontem estava com os dois na sala, estava tudo calmo e o gato nem se mexia (pudera, tem medo dela, coitado). E não é que o estupor da gata de repente passa-se e atira-se a ele???
A unica grande diferença na vida deles é que ela foi esterilizada em Abril. Será que é por causa disso? será que a operação mudou a personalidade dela? comigo continua igual, meiga como sempre...estou a ficar desesperada, porque começo a pensar que vou ter que a dar (nesse caso irá para casa do meu ex marido, onde ela viveu durante 4 anos) e choro só de pensar nessa hipotese, apesar de ter a certeza que ela será muito bem tratada.
Alguém passou por isto? há alguma coisa que eu possa fazer? e se os separar, deverei continuar a vê-la ou isso é pior para ela?
Sempre recebi optimas ajudas aqui mas nunca precisei tanto como hoje. Por favor dêem-me algumas luzes

Beijinhos