Por favor ajudem-me :(

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

quinta jul 21, 2005 8:03 am

Olá a todos,

Apesar de não frequentar muito este forum, tenho a certeza que é o sitio ideal para pedir ajuda.

É o seguinte: tenho dois gatos, um macho com 4 anos, que pesa 7 kg, e uma fêmea com 3 anos, que pesa 3,5 kg. Apesar de nunca terem sido os melhores amigos um do outro (ele nunca lhe deu muita confiança) sempre se deram bem, e sei que quando um se ausentava por algum motivo, o outro sentia a falta. Nunca tiveram nenhuma bulha, sempre partilharam tudo, enfim, o normal.

No inicio deste mês tudo se alterou. De um momento para o outro e sem nada que fizesse prever, a gata atacou o gato. E quando digo atacou, é mesmo atacou. Com uma violência que eu nunca tinha visto. Ele pura e simplesmente não se defendeu. Conclusão ficou com um olho todo arranhado, teve que ir ao veterinario e andou uma semana a ser tratado. Nesse mesmo dia em que regressei do veterinário, a gata continuava eriçada, só de o ver assanhou-se toda. Optei por mandá-la passar a noite em casa do meu ex marido para ver se acalmava. Voltou no dia seguinte e foi a mesma coisa, atacou o gato. Inicialmente, logo que chegou, cheirou-o, tudo indicava que estava tudo resolvido...e de repente pimba, investe contra ele de novo. Levei-a ao veterinario para procurar uma explicação. Ele disse-me que às vezes isso acontece e que o melhor era separá-los durante uma semana e depois voltar a juntá-los. Fiz isso. No fim de uma semana ela voltou para casa, o mesmo filme...cheirou-o, tudo parecia estar bem e de repente ataca. Desde aí, e seguindo o conselho do Vet, mantenho-os separados. Só os junto quando estou presente. Ela consegue estar no mesmo sitio que ele, desde que ele não se mexa. Se ele tem o azar de se levantar, ela pura e simplesmente vira-se a ele. Como podem imaginar a situação começa a ficar insustentável, porque ele não se defende, passa a vida com medo dela e receio que ela o cegue num dos ataques. Alguém sabe o que posso fazer? tentei reaproximá-los e nada. Pior...ontem estava com os dois na sala, estava tudo calmo e o gato nem se mexia (pudera, tem medo dela, coitado). E não é que o estupor da gata de repente passa-se e atira-se a ele???

A unica grande diferença na vida deles é que ela foi esterilizada em Abril. Será que é por causa disso? será que a operação mudou a personalidade dela? comigo continua igual, meiga como sempre...estou a ficar desesperada, porque começo a pensar que vou ter que a dar (nesse caso irá para casa do meu ex marido, onde ela viveu durante 4 anos) e choro só de pensar nessa hipotese, apesar de ter a certeza que ela será muito bem tratada.

Alguém passou por isto? há alguma coisa que eu possa fazer? e se os separar, deverei continuar a vê-la ou isso é pior para ela?

Sempre recebi optimas ajudas aqui mas nunca precisei tanto como hoje. Por favor dêem-me algumas luzes :(

Beijinhos
Happydark
Membro Veterano
Registado: segunda nov 29, 2004 2:43 pm
Localização: Em casa:dois miaus de 2 e 3 anos e uma cadelinha de cerca de 3 anos;Nos meus pais: 2 cães, mãe e fil

quinta jul 21, 2005 8:39 am

Bom dia scooby!!

Bem que situação!!! Apesar da minha boa vontade não faço a minima ideia de como a ajudar, mas acredito que terá bons conselhos aqui, é só esperar um cadinho mais e amigos foristas já lhe dizer alguma coisa (são mais experientes que eu nessa matéria e só não ajudam se não conseguirem mesmo)!

Tente não desesperar e tenha calma, acredite que tudo se irá resolver da melhor forma! Acreditar já é um principio!

Desejo-lhe muita sorte na resolução deste problema! Fico a torcer por si e por favor vá dando noticias!!

Muitos miminhos para a mamã e os bébés!
<p>"A vida &eacute; um valor absoluto. N&atilde;o existe vida menor ou maior, inferior ou superior. Engana-se quem mata ou subjuga um animal por julga-lo um ser inferior. Diante da consci&ecirc;ncia que abriga a ess&ecirc;ncia da vida, o CRIME &eacute; o mesmo." Olympia Salete"</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta jul 21, 2005 8:39 am

Olá bom dia, o seu macho está castrado?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
scooby
Membro Veterano

quinta jul 21, 2005 9:14 am

Olá,

Obrigada pelas vossas respostas, apesar de não me conseguirem ajudar às vezes é bom ouvir "vai correr tudo bem". De qualquer maneira tenho a esperança que ainda vão aparecer mais ajudas.

O gaspar é castrado sim. Esqueci-me de referir essa informação importantissima quando afixei a mensagem, mas ando tão preocupada com isto que nem pensei :(
LuMaria
Membro Veterano

quinta jul 21, 2005 9:19 am

Ela deve estar a passar pela maior confusão hormonal da vida dela, dê-lhe tempo, deduzo que as coisas acabem por voltar ao normal. Quando ela atacar o gato castigue-a severamente, para ela perceber que aquela atitude não é de todo tolerável. Seja como for, acho que a rotina voltará ao normal, uma questão de paciência. Deixe passar mais tempo, não me parece, para já, que tenha de dar a gatinha. Como já disse num outro post, a minha gata reagiu muito mal à entrada de outro gato em casa, durante uns meses a situação foi terrivel, mas a paz voltou e mantém-se até hoje. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quinta jul 21, 2005 9:25 am

Pois eu tb sou de opinião que a deve castigar assim que acontecer novamente, dê-le umas boas palmadas, afinal qdo é preciso é preciso!
coitadinho do outro...:(
mas qdo se aperceber que ela o começa a tolerar dê-lhe elogios e faça-a perceber que ela vai ter de se render ao gato, e já sabe muitos miminhos na hora certa tb ajudam às tréguas...
:lol: :lol:
scooby
Membro Veterano

quinta jul 21, 2005 9:31 am

Obrigada mais uma vez, sabia que aqui ia ter respostas!

Pois, eu já lhe bati. E quando faço isso ela bufa-me!!! ok, confesso que me dá vontade de rir ver aquele ser minusculo a bufar-me, até porque ela não faz isso para me atacar (espero!) e sim por medo. Mas por outro lado custa-me bater-lhe porque imaginem que tenho mesmo que os separar, não quero que os ultimos dias dela passados comigo sejam maus :(

Também tenho tanta pena do gaspar :( coitadinho, ele não lhe fez mal nenhum e tem que levar com isto!

Desculpem estar a ser tão chata mas ando tão preocupada com isto :( :(
Gypsy
Membro
Registado: sábado ago 17, 2002 6:26 pm

quinta jul 21, 2005 9:33 am

Realmente que situação... Tente esperar mais algum tempo e ver como a gata vai reagindo. Mas se continuar assim, se calhar o melhor é mesmo deixá-la em casa do seu ex-marido. Se tem a certeza que ela vai ser bem tratada e tudo... É que esta situação para o gato é muito má: o pobre do animal deve andar cheio de medo!!!
Boa sorte.
LuMaria
Membro Veterano

quinta jul 21, 2005 9:45 am

Maus momentos toda a gente passa na vida e ninguém morre por causa disso, pelo contrário, torna-se melhor (em principio :o ). Com os animais é o mesmo, a vida não é sempre um mar de rosas. Portanto, castigar a pequena não lhe vai fazer mal, levar umas sapatadas da gata não vai matar o gato. Dar tempo ao tempo, não esperar que em 3 dias a situação volte a ser o que era e acima de tudo ter paciência para esperar um pouco, o que for necessário. Claro que se a situação tiver tendência para piorar e a gata ficar doida de vez, então terá que se reavaliar e agir conforme.
scooby
Membro Veterano

quinta jul 21, 2005 9:55 am

Gostei dessa dela ficar doida de vez :) fez-me lembrar uma coisa que o vet disse quando a levei lá...que se isto cotinuasse tinha que a levar a um psiquiatra de animais!! juro, quem começa a precisar de um psiquiatra sou eu!

Isto não dura há tres dias, dura há um mês :( não vou já mandá-la para casa do meu ex, vou continuar a insistir, mas ao mesmo tempo tenho que começar a mentalizar-me.

Já me sugeriram deixá-los sozinhos, a ver no que dá. Mas fico em pânico com o que ela possa fazer ao gato, principalmente tenho medo que ela o cegue percebem? as patadas e unhadas não me preocupam, o pior é os olhos :( na primeira bulha quase que o cegava, foi mesmo por pouco.

O que havia de me acontecer :(
zuca_05
Membro Veterano

quinta jul 21, 2005 9:58 am

quando a apanhar aa dormir corte-lhe as unhas e faça isso dia sim dia nao, pelo menos durante este periodo!
scooby
Membro Veterano

quinta jul 21, 2005 10:35 am

Isso é que era bom, conseguir cortar-lhe as unhas com facilidade. A gata tem muita personalidade :) mas vou cortar, isso vou...é uma boa dica.

Outra coisa...se repararem já entrei neste forum há muito tempo. Reconheço por aqui alguns foristas da altura, como a anja e a leonilde (que teve uma das historias mais encantadoras aqui do forum) :)
Entretanto andei a ler as vossas mensagens e notei que anda aqui uma tal de kiki que tem um comportamento no minimo bizarro...e lembrei-me de uma "senhora" que aqui andou há cerca de um ano com uma historia muito semelhante. Esclareçam-me só isto, é a mesma??? por favor se for não dêem troco!! ao fazê-lo só conseguem que os posts dela estejam sempre à frente de posts onde realmente é preciso ajuda (o meu é um exemplo disso...estou nesta situação dos gatos aflitiva e corro o risco de ninguém mais me ajudar porque o post vai descendo à conta das chamadas de atenção desta tal kiki). Como o meu, há muitos outros, claro...
zuca_05
Membro Veterano

quinta jul 21, 2005 11:09 am

nao se preocupe scobby!
a tal de KiKi é um clone a fazer se passar pela senhora verdadeira que eu n tive oportunidade de ver aqui no forum, é um espertinho(A) a fazer-se passar por ela nem sei bem porque!
mas nos rendeu uma tarde de risota aqui há uns dias! :lol: :lol: :lol: :lol:
zuca_05
Membro Veterano

quinta jul 21, 2005 11:11 am

Isso é que era bom, conseguir cortar-lhe as unhas com facilidade. A gata tem muita personalidade

pois por isso é que disse que faça quando estuiver a dormir, as minhas tb são chatinhas mas se caem num soninho pesado lá vou eu e qdo acordam já nem sabem o que lhe aconteceu às unhas!
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quinta jul 21, 2005 12:27 pm

Há algo,... que lhe escapa que fez com que a gata tenha esse comportamento,....o gato já esta castrado? é que ele pode ter tentado cruzá-la e ela como não está receptiva agir assim. A uma amiga minha aconteceu algo no género e a solução foi te-los separados em divisões diferentes e ir muito lentamente aproximando-os, primeiro de longe e por pouco tempo e, demorou meses a resolver De qualquer forma, penso que o animais deviam ser medicados, para ajudar a situação,.... se quiser envio-lhe o nome de um medicamento por PM, para o mostrar á sua vet e ela dar uma opinião. Já pensou em ir á Faculdade de Medicina Veterinária, podento até lá darem-lhe o nome de algum vet que seja bom e experiente nessa área? ;)
Responder

Voltar para “Gatos”