separação

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
nelsonP
Membro Júnior
Registado: sexta mai 13, 2005 10:29 pm

quarta jul 27, 2005 10:37 pm

boas, é a primeira vez que venho ao forum dos gatos e confesso que nao andei a verificar se as minhas duvidas ja se encontravam respondidas num outro post.
Apareceu á uns dias uma gata aqui na minha casa com 5 gatinhos, a questao é que ela ausentava-se muito tempo das crias e a minha namorada decidiu traze-los a todos( crias) para dentro de casa até arranjar-mos donos para eles. Mas a mae deles anda a rondar a minha casa á procura dos filhotes. Nós nao sabemos de quem é a gata e ninguem se responsabiliza por ela. Pois é um incomodo muito grande arranjar donos para os gatinhos. A minha duvida é se devo voltar a juntar a mae e filhos com o perigo de desaparecerem. E depois quem sabe o que acontecerá com eles.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jul 27, 2005 11:15 pm

Boa noite.

Primeiro, deviam de ter visto se a gata era das que vai ao ninho ter com os filhotes...

Acredito que supostamente acreditassem, inicialmente, que os gatinhos estavam abandonados por alguém ou pela mãe que por acaso chega a acontecer, mas lá está...para terem certezas, deviam de vigiar o local que chega a levar mais de duas horas, antes de decidirem retirá-los de lá.
Uma vez que, de boa vontade e boa intenção embora que erradamente, o fizeram, agora a mãe procura os filhos, mas cuidado que eles já levam outros cheiros...o vosso e do vosso ambiente o que pode colocar o futuro dos bebés em risco uma vez que há gatas que depois do cheiro ser outro... rejeitam os filhos... :( . Se querem devolver os filhotes à mãe, têm que forçosamente disporem de tempo aquando da entrega... para vigiarem o ninho a ver se ela os recebe e identifica como filhos dela ou se os rejeita... e até pode recebe-los na altura, mas depois abandoná-los, a todos ou alguns, sabe-se lá onde...? :( .

Se ou quando vocês fizerem a "reconciliação"... tem de ser de forma adulta, pensada e com astúcia.

Eu, arriscava a estimular um dos bebés, com um algodão e como o algodão fica com urina de um deles, passar o dito, molhado de urina, em todos eles, na parte de cima do corpo de cada um. Não tem de os ensopar...mas sim esse pequeno algodão com a pouca urina de um deles, dar para passar em todos ;). Isto é para despiste de cheiros que vocês (das vossas mãos e casa) deixaram no pêlo dos gatinhos.

Espero ter ajudado,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nelsonP
Membro Júnior

quarta jul 27, 2005 11:50 pm

Nós sabiamos que a gata ia e vinha, mas como ia chover a minha namorada insistiu para nao deixar-mos lá os gatitos. Só nao sei se toma-mos a decisao correcta. Em relação á mãe a minha namorada pegou nela e trouxe-a para ao pé dos filhotes para ver o resultado, e eles nao lhe ligaram nemhuma. O problema é que nao sei se deva junta-los de novo ou nao. Até porque nao sei que idade é que eles têm. Mas acho que problemas de rejeicão nao vamos ter pois chegamos a tratar deles com a mãe e ela deixava-nos mexer-lhe a ela e aos filhotes.
nelsonP
Membro Júnior

quarta jul 27, 2005 11:51 pm

muito obrigado pela sua resposta
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta jul 27, 2005 11:57 pm

nelsonP Escreveu: Nós sabiamos que a gata ia e vinha, mas como ia chover a minha namorada insistiu para nao deixar-mos lá os gatitos. Só nao sei se toma-mos a decisao correcta. Em relação á mãe a minha namorada pegou nela e trouxe-a para ao pé dos filhotes para ver o resultado, e eles nao lhe ligaram nemhuma. O problema é que nao sei se deva junta-los de novo ou nao. Até porque nao sei que idade é que eles têm. Mas acho que problemas de rejeicão nao vamos ter pois chegamos a tratar deles com a mãe e ela deixava-nos mexer-lhe a ela e aos filhotes.
Ok ;)

Que tudo...tanto para a gata e filhotes como para vocês, corra pelo melhor... ;) :D .

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quinta jul 28, 2005 12:34 am

Eu sou de opinião que devem juntar a mãe e os bébés no mesmo espaço, com comida água e areia. Os bébés observando-a vão aprender a comer e a ir ao areão. Irão sendo autónomos da mãe a seu tempo. Ela se calhar já não liga porque está na altura de serem desmamados e, isso é mesmo assim. Está a ensiná-los a sobreviver, mas isso não quer dizer, que não esteja ligada a eles e, eles a ela afectivamente.

Boa sorte ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano

quinta jul 28, 2005 12:41 am

Uaimori,

A gata não é deles, nem é uma gata de casa...
A gata é de rua. O comportamento chega a ser diferente... em relação a gatas de casa X crias ;) .

Foi uma boa opinião que deu, mas o interesse deles é juntar os gatinhos com a mãe uma vez que ela os procura... e o que percebi, é que só iriam ficar com os gatinhos até lhes arranjarem donos.

Agora, na verdade, o que poderiam fazer era recolher, TAMBÉM, a mãe tal como fizeram com os gatinhos, que ela se encarregará de os amamentar... (maybe) ;)

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
nelsonP
Membro Júnior

quinta jul 28, 2005 11:30 am

Muito obrigado pelas vossos concelhos. Os gatitos ja estao desmamados e nestes 2 dias que estão na minha casa tem comido ração humida. Em relação á mãe deles é uma gata de rua que apareceu no meu jardim com as crias, deve ser de algum vizinho meu, mas eu nao sei de quem. Eu tinha arranjado um cantinho no meu jardim para eles( mãe e crias) e alimentava-os mas a mãe ausentava-se por periodos muito longos e como ia chover a minha namorada recolheu-os para dentro. Se a gata aparecer por ai hoje vou coloca-los de novo junto da mae no meu jardim e ver o que isso dá.
Responder

Voltar para “Gatos”