Aqui há uns tempos deixei aqui uma mensagem sobre o facto dos meus gatos terem entrado em "litigio" e passarem a odiar-se. Recebi várias sugestões e tentei tudo, mas a situação não se resolveu. Continuam separados e agora ainda é pior porque se os tento juntar já não é só a gata a atirar-se ao gato, ele também reage mal. Entretanto a gata andou a tomar calmantes durante 15 dias, a conselho do vet logicamente, e mesmo assim não resultou. O que me leva a tomar a dificil decisão de os separar, não me resta alternativa e não dá para manter a situação, quanto mais não seja porque os bichos estão a sofrer. A gata porque passa o dia sozinha e só me vê quando vou dormir e o gato porque não pode dormir comigo como sempre se habituou.
A minha questão agora é qual deles mando para casa do meu ex marido. Não consigo decidir, choro sempre que olho para um ou para outro e penso que vou ter que me separar de um deles. Por um lado devia ser a gata a ir embora, já que ela é que provocou isto tudo e o gato não tem culpa nenhuma. Por outro lado o gato adorava a casa do meu ex marido porque tinha varanda, coisa que a minha não tem. Entre os dois, claramente o gatinho gosta mais do meu ex do que a gatinha. Mas adora-me também e sei que vai sofrer por se separar de mim. O mais racional é enviá-lo a ele para a outra casa. Mas quando olho para ele e penso nisso fico numa angustia. O mesmo se passa com ela, claro. Estou num dilema, tenho que tomar uma decisão que não desejo a ninguém. O meu ex acha que só resolvo isto "tirando à sorte". Mas eu não sou capaz de decidir assim. Sei que não me podem ajudar nisto

A questão que deixo aqui é a seguinte: e depois? depois de um deles ir embora o que devo fazer? devo visitá-lo ou isso vai fazer pior? por mim visitava sempre, claro, mas neste momento penso unica e exclusivamente no bem deles e eu que me lixe, é mesmo assim. Não sei o que fazer, mesmo. Nunca esperei que isto me acontecesse. Tenho tido um ano péssimo e agora até de um dos gatos vou ter que me separar. Adoro os dois da mesma maneira mas não consigo perceber qual deles vai sofrer mais com a minha ausência.
Houve quem me sugerisse fazer "custódia conjunta". Ou seja, de quinze em quinze dias trocava de gatos com o ex. Mas pelo que sei isso vai piorar a situação deles não é? os gatos precisam de um ambiente estável..
Ajudem-me se puderem por favor...alguém passou por isto?