Gato insulino-dependente

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
elisil
Membro
Registado: segunda jul 11, 2005 9:22 am
Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety

quinta ago 25, 2005 2:51 pm

Hoje ouvi uma história de um gato que aparentemente tem diabetes ou algo correspondente na versão felina. Tem que tomar todos os dias uma dose de insulina. Pelo que percebi é um gato já com alguma idade e que pesa, imaginem... 14 kg! Não conheço os donos, nem sei como se declarou a doença, mas fiquei muito surpreendida. Nunca tinha ouvido tal coisa :o

Por isso, se o peso é um factor de risco para o aparecimento da doença, será mesmo começar desde pequenos a controlar o que comem, não?!
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

quinta ago 25, 2005 2:58 pm

Olá boa tarde

Ah pois é, o peso em excesso prejudica mta coisa. Os diabetes são causa do pâncreas deixar de funcionar ou funcionar a meio gás e daí precisar de insulina todos os dias para ter a insulina que o corpo precisa. A diabetes não está só associada a peso a mais, mas pode influenciar, oque acontece é que os gatos ou gatas são esterilizadas e depois continuam a comer a mesma comida, o que não deve acontecer, senão os bichanos engordam e mto e só lhes prejudica a saúde, não só diabetes, mas problemas de coração e nas articulações por causa do peso.
Tenham cuidado com o peso dos vossos amigos, é bom para eles e para nós.
Beijocas a todos.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quinta ago 25, 2005 3:01 pm

O peso em excesso é prejudicial em inumeras situações, inclusivel problemas de ossos. Acho que todos nós devemos controlar muito bem o peso dos nossos amigos, é uma forma de lhes prolongar a vida bem como dar mais qualidade de vida. Um animal gordo, à partida, perde a energia e a vontade de brincar, prefere dormir. 14 Kg, é quase um lince! :roll:
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta ago 25, 2005 4:53 pm

O Pavarotti chegou a pesar 12 Kg. Começou a dieta e perdeu 5 Kg ;) . Por sorte que foi a tempo porque muitos há que depois já é tarde para dietas...

Além de que a obesidade pode ser um perigo enorme no caso do gato com uma simples coriza, p.e., deixar de comer por mais de dois dias o que pode muito bem acontecer por inúmeras razões...

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

sexta ago 26, 2005 11:14 am

Sei bem o que isso é.

Por um lado tenho a Tri que quando a adoptei já vinha operada. Quando fez um ano ainda comprei a ração correcta, mas tive de abandonar os meus intentos, pois ao adoptar o Lucky ainda bebé tive de seguir a outra ração. Não que ele não gostasse do saber (até a preferia), bem dita boca, ele gosta de tudo. Mas acho que tenho de primeiro de ter em atenção que ele está a crescer. :roll: Resultado: tenho uma gata que pesa 5,5 Kg e é activa volta e meia, mas que também gosta muito de ficar a dormir. O pior é ver aquelas banhas a "andarem" de um lado para o outro.

Também já falta pouco, em Setembro tenho de resolver a onde vou operar o meu Lucky... Que hoje acho que eu não tinha-lhe dado atenção suficiente e resolveu subir por mim a cima... :oops:

Bjokas,
Patrícia
Jordan
Membro Veterano
Registado: quarta nov 19, 2003 2:46 pm

sexta ago 26, 2005 1:01 pm

Gatos diabéticos já ouvi falar, mas com 14Kg é que :o Poças de certeza que é um gato? Não terão um puma ou outro felino qualquer? :lol:

Com esse peso todo, por certo que deve ter mais problemas de saúde que e não só a diabetes...

8)
elisil
Membro
Registado: segunda jul 11, 2005 9:22 am
Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety

sexta ago 26, 2005 1:38 pm

Bem jordam, como disse antes, eu não conheço o gato nem os donos. Só sei que já é um tanto velhote. É uma conhecida minha que está a fazer "petsitting" enquanto os donos estão fora.

Mas foi um alerta para mim, embora as minhas sejam ainda pequenitas! Sou um bocadinho "obcecada" com a alimentação, não só delas, mas de toda a família... muito ao modo mediterrânico, com muito peixe e legumes (para nós, claro :D , porque elas comem a ração).

Isto fez-me pensar noutra coisa: normalmente os gatos de casa têm tendência a engordar (acho eu, na minha ingnorância de principiante...). Como gosto de dar paseios a pé, será que as gatas aceitariam sair com trela? :? Já tenho visto alguns a serem passeados assim, mas honestamente nunca me pareceu muito bonito. Não acho que gato seja animal de coleira e trela, mas posso estar enganada. Alguma sugestão?
Responder

Voltar para “Gatos”