dúvidas e mais dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
ratchet
Membro Júnior
Registado: domingo jun 12, 2005 5:39 pm

sexta set 02, 2005 11:08 am

olá a todos. Eu sei que já se falou aqui várias vezes sobre toxoplasmose mas eu gostaria de saber se é possivel as minhas gatinhas terem toxoplasmose.É que eu estou grávida e já tive pessoas da familia que me disseram para ter cuidado com os gatos: eu pergunto-me se será tudo um exagero ou se devo ouvir os conselhos das pessoas! Eu adoro as minhas gatinhas mas é o primeiro filho e as dúvidas são sempre muitas, tenho medo de errar! Hoje fiz as análises ao sangue, só daqui a uma semana é que sei se sou imune ou não à toxoplasmose. Se não for, tenho que arranjar outro lar para as minhas gatinhas?
_Anita_
Membro Júnior
Registado: terça out 26, 2004 1:56 pm

sexta set 02, 2005 11:34 am

Olá,

Antes de mais parabéns!!!!

Quanto à toxoplasmose, eu também estou a tentar engravidar e como tinha uma gata (desde a semana passada passaram a ser duas gatas ;) ) tentei antecipar-me e procurar informação.

Tanto quanto já li aqui na Arca parece que existe alguma desinformação a nível geral... Pois existem alguns cuidados a ter, nomeadamente em termos da limpeza do WC (faze-lo de luvas ou pedir a outra pessoa que o faça), mas pode-se conviver com o gato.

Este link tem alguma informação que pode ser útil:
http://arcadenoe.clix.pt/article.php3?article=255 ;)

PS Não tenho a certeza mas penso que se pode efectuar um teste ao gato para ver se é portador de toxoplasmose.
Se alguém poder confirmar eu também gostaria de saber (ainda não falei com a vet) :?: :?:
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

sexta set 02, 2005 11:42 am

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=21858

olá aqui está o link de um dos tópicos sobre toxoplasmose que já foi criado aqui na Arca!
se tiver dúvidas informe-se melhor, mas com algum cuidado e seguindo as regras ao vejo o porque de ter dar as suas gatas!

o risco de contrair a doença é mais elevado durante os primeiros tres meses de gravidez: e penso que as principais regras são:

usar luvas se tiver de mexer no areão das gatas e tê-o sempre lavado, lavar as mão imediatamente depois de o fazer! o melhor é mesmo deixar essa tarefa para outra pessoa da casa!

não comer carne mal passada, principalmente em restaurantes!
não comer alface e outras verduras mal lavadas lavar,sempre legumese frutas em água corrente e usar mesmo um desinfectandte que se vende no mercado p esse fim! AMUQUINA passo a publicidade!
essas sim são as principais e mais perigosas vias para se contrair a doença!

boa sorte e felicidades ~:) ;)
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

sexta set 02, 2005 12:17 pm

Faça também no vet o teste à toxoplasmose,nas gatas, para ficar mais descansada... pois elas até podem não ter,... de qualquer forma não deve ser a Raquel a limpar os caixotes,... por uma questão de prevenção ,... o seu marido que os limpe,... :p 8)
Última edição por uaimori em sexta set 02, 2005 2:22 pm, editado 1 vez no total.
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

sexta set 02, 2005 12:32 pm

Olá boa tarde

Compreendo perfeitamente a sua situação, mas vá ao tal link que aqui já foi dado, para ler um pouco mais sobre isto.
Pode fazer um teste ao seu gato para ver se ele é portador, mas digo-lhe que se o gato que tem nunca saiu de casa e tá consigo desde bebé, é mto pouco provável, além disso basta ter cuidado com o wc, deixe isso para o seu marido e não se preocupe com mais nada.
Os médicos alarmam as pessoas sem sentido e os que falam, tb não sabem do que estão a falar.
Leia o tópico e se o seu médico for uma pessoa bem informada, tb pode lhe pedir a opinião dele.
Beijocas, e boa gravidez que corra tudo bem ;)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta set 02, 2005 2:07 pm

Além de todas as explicações dadas, a grávida DEVE SEMPRE fazer o teste de avaliação de imunidade à toxoplasmose!

Boa sorte e parabéns,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”