Micose

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
_nataxa_
Membro Júnior
Registado: terça fev 08, 2005 4:35 pm

segunda set 05, 2005 4:58 pm

Olá,
Tenhu uma gatinha persa azul bicolor xamada Kiara e k vai fazer 2 meses dia 16.
Recentemente decobri k ela tem uma micose. :( Ainda n sabemos de k tipo de micose se trata nem como ela a apanhou. A vet mandou analisar uns pelos das zonas infectadas e so +/- no final deste mes e k vamos saber do k realmente se trata.
Além desta gatinha ainda tenho 2 cães que gostam mt dela e vice-versa. Antes de saber k ela tinha uma micose eles costumavam brincar juntos e o k eu keria realmente saber e se os cães podem tmb ter apanhado a micose e se a micose vai afectalos da msm maneira k afectou a gatinha :?:

Bjinhos*** Nataxa
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda set 05, 2005 5:24 pm

Olá,

Problemas de pele são por norma dificeis de resolver e diagnosticar. Mas que espécie de exame vai ser feito ao pelo da gata para levar tanto tempo a chegar o resultado? E se ainda não tem diagnóstico como sabe que é uma micose? Podem ser outras coisas. A veterinária não a alertou em relação aos cães? Bom, ao que parece só fiz perguntas, mas com os dados que tem torna-se complicado. Que sintomas tem a gatinha? Conte mais coisas, caso contrário ninguém pode sequer sugerir nada;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
_nataxa_
Membro Júnior

segunda set 05, 2005 5:35 pm

Olá,

a vet. fez um teste com um aparelho em k passava pelo pelo e onde tinha fungos ficava florescente. O pelo foi po laboratorio para se descobrir k tipo de fungo é.
Nas zonas infectadas ela tem uma especie de crosta e pelo morto k kando se lava akilo sai, de resto ta td normal.

Bjinhos*** Nataxa
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

segunda set 05, 2005 11:38 pm

Veja este tópico:

http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopi ... highlight=

Olá venho contar a minha experiência nesta área , pois nos gatos é frequente , poderá ser que consigam tirar informação que interesse.
Aqui há uns anos tive um macho, o meu primeiro gato , quando lhe foi diagnosticado um fungo a "tinha". Fui a um vet que me deu uns comprimidos para o curar, coisa que eu fiz, o animal curou em principio e, dali a uns tempos detetei-lhe umas coisas pretas no corpo, o vet achou que era o mesmo e, tornei a repetir o tratamento e, até não era, desta vez era seborreia o que é normal nos machos, esse macho acabou por morrer. E porque?
Resolvi ir a outo vet que me tinha sido recomendado e que é a minha actual, quando comecei a notar que o animal tinha deixado de comer e estava com a pele amarelada.
O animal ficou imediatamente internado e, veio a morrer dalí a três dias. A vet disse-me que queria fazer a autópsia e eu acedi. O que se verificou foi que ele tinha o fígado come se fosse cortiça e porque?
Tinha o fígado muito mais pequeno que o normal era um defeito congénito e, os comprimidos tinham dado cabo dele,pois são altamente tóxicos.
A que é a minha vet actualmente, disse-me que nunca se deve dar um antifúngico sem dar outro medicamento que proteja o fígado e, que há outro medicamento o program que resolveria o problema. Este tem que realmente ser dado numa dosagem superior e relacionada com o peso do animal. Não resolve com todos os fungos, mas com uma grande parte.
Disse-me também que a unica coisa que mata o esporo é a lixivia e que devia lavar tudo, roupas inclusive, com ela. pois como é um esporo anda no ar, a mistura que me aconselhou foi de uma medida para 20 de água. Deveria repetir esta lavagem várias vezes por uma questão de segurança.
Agora relativamente aos fungos. Realmente é intrinseco todos os gatos são portadores pelo que eu sei, quando por alguma razão baixam a imunidade pode surgir. Como não é um problema agradavel e muito chato vou dizer como é que o tento evitar, através da prevenção.
1º O program é um medicamento interno para as pulgas se for dado mensalmente ou de 6 em 6 meses conforme se preferir tem uma função de prevenção no que respeita aos fungos.
2º Depois tento manter a pele dos gatos saudável, como por exemplo 2 vezes por ano dar-lhes óleos essenciais .
3º dou-lhes pelo menos banho uma vez de 15 em 15 dias, com excepção dos de exposição que tomam de 8 em 8 dias, sendo a última passagem com clorixidina, que encomendo na minha vet, tem a mesma função da betadine mas não mancha e não seca a pele. a sua função é desinfectante e mantem a pele saudável. Mas esta não mata o fungo, só mantem a pele desinfectada e saudável
4ª dou-lhe banho pelo menos 2 vezes por ano com champoo nizoral que é anti fúngico, para o caso de me escapar alguma cois que não tenha visto.
Eu se tivesse um animal com esse problema seriam resolvidos com os banhos de 3 em 3 dias com nizoral com uma passagem final com clorexidina. Lavaria todos os dias só a zona das peladas com nizoral. e faria também o program. De qualquer forma não faria o program só duas vezes mas 3 para ser garantido. Obvio isto tudo com a supervisão da vet.

Espero ter contribuido para esclarescer alguma coisa
Última edição por uaimori em terça set 06, 2005 8:39 pm, editado 1 vez no total.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça set 06, 2005 10:13 am

_nataxa_ Escreveu: Olá,
Tenhu uma gatinha persa azul bicolor xamada Kiara e k vai fazer 2 meses dia 16.
Como já tem conselhos válidos, limito-me a perguntar o seguinte:

Comprou-a ou adoptou-a com que idade?

:? :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
_nataxa_
Membro Júnior

terça set 06, 2005 1:31 pm

oi,

uaimori muito obrigado pelas dicas e lamento muito o que aconteceu ao seu gato... Relativamente ao banho eu tenho-lhe dado banho de 5 em 5 dias com hexaderme. Tmb lhe tenho dado 1/4 de comprimido program de 5 em 5 dias.

Eu comprei-a no dia 12 de Agosto (4 dias antes de fazer um mês), troxe-a mais cedo porque a gata não tinha leite suficiente. Comprei leite proprio para gato e fui-lhe dando. Agora ela ja come raçao (Royal Canin Kitten immunity&digest) mas de vez em kando dou-lhe tambem um pouco de leite.

Bjinhos** Nataxa
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça set 06, 2005 1:41 pm

Olá,

A minha cadelinha mais nova foi encontrada com 2 semanas. Às 3 semanas fez um problema idêntico na cauda. Tomou 2 doses de program com um intervalo de 15 dias entre cada uma. Ficou optima e até hoje não teve mais chatices. Acho que a sua gatinha é muito pequena para tomar tantos banhos e tanto program, mas enfim, a veterinária lá sabe.

Boa sorte. Vai ver que não é nada. A propósito, ela já tem a primovacinação? ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

terça set 06, 2005 8:56 pm

Nataxa, quando li o Tópico pareceu-me que a gatinha tinha 6 meses, depois da Leo ter postado é que reparei que a gatinha têm 1 mês e 3 semanas.

O champoo hexaderme conheço muito bem, e a sua base é a clorixidina,... por isso a sua função é desinfectante,... ;)
O nizoral é um champoo antifungico devia-o utilizar na primeira lavagem e, só depois o hexaderme.

Nos bébés Lu a dosagem para os fungos era de uma pipeta e podia ser dada sem problema, agora há os comprimidos e a dosagem também é adaptada,... a vet deve ter preferido dar repartida exactamente para não ser tão forte,... no entanto a totalidade deve corresponder á dosagem da pipeta.

A bébé pode perfeitamente tomar banho desde que seja muito bem seca,... os persas se quer estajam sempre impecáveis deverão tomar banho de 8 em 8 dias, no mínimo dos mínimos 3 semanas,...
Também aí uns 5 banhos e o problema deve estar quase solucionado, pelo menos quando se utiliza o nizoral com o hexaderme,... só o hexaderme nunca usei,... não sei. Eu prefiro o nizoral + clorixidina pura que a minha vet tem e, eu gosto de utilizá-la na lavagem dos meus gatos, pois tem uma função desinfectante.
_nataxa_
Membro Júnior

sexta set 09, 2005 11:50 am

Oi, a minha gatinha ainda não tem a primovacinação.
Ontem fui ao vet e ele disse-me que ja esta muito melhor :D . Eu falei.lhe do nizoral e ele disse que nã valia a pena comprar visto que ela vai mudar de champoo.

Obrigado**
Nataxa
Responder

Voltar para “Gatos”