Mais uma vez ...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

terça dez 03, 2002 10:13 am

Olá,

já cá não venho há uns tempos, mas agora gostava de ler as vossas opiniões sobre um assunto que já aqui foi muito debatido, mas que está a ser um problema para mim: a esterelização.

A minha gatinha já teve a operação marcada duas vezes...e das duas vezes liguei para o veterinário a desmarcar :oops: O que se passa é que me sinto muito mal por lhe estar a fazer isto...não sei explicar...e ainda por cima ouvi dizer que a gata pode morrer na operação se for alérgica à anestesia, uma coisa que não há maneira de saber antes da operação, naturalmente.

Por outro lado, a Maria (a gatinha) convive com um gato castrado...neste caso é mesmo necessario uma esterelização? é que é uma coisa que me está a custar horrores fazer, talvez por eu ser mulher, não sei...só sei que quando castrei o gato não senti nada disto!!

Partilhem experiências comigo, por favor...

Beijinhos
Xeninha
Membro Júnior
Registado: segunda abr 15, 2002 2:20 pm

terça dez 03, 2002 12:35 pm

Olá

Eu percebo perfeitamente o que sentes. De facto, eu também já estive a pensar esterelizar a minha gata (era para ser agora no Natal) mas já desisti. Muitos membros aqui do forum dizem que é o melhor para elas porque ao terem os cios e nao procriarem o utero acaba por ser um local pro-cancerigeno. Eu também concordo, mas tenho muito medo. Eu sei que provavelmente vai correr tudo bem, os médicos fazem dezenas por semana, mas eu nao consigo deixar de me sentir assim. Se acontece alguma coisa àquela gata...

Eu também esterilizei o meu gato e nao foi nada parecido. Para já porque é praticamente uma operacao externa, nao tem nada a ver com o tipo de operacao a que as gatas tem de ser sujeitas...

Por isso... por enqunto está no meu pensamento, mas só isso...

Beijinhos :lol:
IASMINA
Membro Júnior
Registado: quarta dez 19, 2001 2:30 pm

terça dez 03, 2002 1:08 pm

eu tambem pensava assim , os meus gatos estão esterelizados por isso não vale a pena fazer o mesmo com elas, afinal o cio e os miados não duram o ano todo !!!
mas a minha gata mais velha que tem agora 8 anos , no natal de 2000 apareceu com um alto numa maminha, tive que a levar ao vet. para ver o que éra, teve que fazer uma biopsia e GRAÇAS A DEUS não éra de origem cancerígena, mas o vet disse que seria preferivel operá-la pois já havia uma base que poderia piorar. no dia 1 de fev. 2001 foi operada, correu lindamente a operação mas a recuperação foi mais complicada. assim conclui que foi uma burrice não a ter operado enquanto éra novita pois logicamente o choque é menor para o animal e a recuperação mais rapida.
por isso agora vou no inicio de 2003 mandar operar as outras duas. pelo menos poupo o sofrimento que a outra passou. quanto ao risco das anestesias...bem, tb pode acontecer com os humanos , e certamente que a maioria das pessoas não faz testes para saber se é alergica ou não.
na minha modesta opinião , embora hoje qualquer vet faça este tipo de intervenção acho que se deve escolher um bom hospital que embora por vezes seja mais caro, tem condições para os socorrer em caso de algo correr mal.

beijinhos
iasmina
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

terça dez 03, 2002 1:45 pm

Boa Tarde
Eu também estou com a mesma incerteza, e é por isso que a minha gata ainda não foi ...... .: o :o :o
lizzie
Membro
Registado: sexta ago 09, 2002 10:55 pm

terça dez 03, 2002 2:40 pm

Olá Scooby

Eu não tenho gata mas o Quico por ter só um testículo foi aberto como as gatas ! Logo a recuperação também foi mais complicada do que é costume para os machos e escusado será dizer que eu estava nervosíssima :o

Correu tudo lindamente ! Deixei o Quico de manhã no vet e às 14 horas fui buscá-lo já o ouvia miar no corredor! Quando entrei na sala de consultas saltou-me literalmente para o colo a fazer as queixinhas todas :D

A adaptação ao colar é que foi mais complicada :| mas ao fim de umas horas já conseguia comer, beber e ir à casa de banho com aquilo no pescoço.

Como tinhamos tirado essa semana de férias acompanhamos a recuperação toda e pudemos enche-lo de miminhos :oops:

Espero ter ajudado!

Vais ver que corre tudo bem!

Marradinhas do Quico

Lizzie
scooby
Membro Veterano
Registado: quarta jul 10, 2002 3:02 pm

terça dez 03, 2002 3:25 pm

Ainda bem que não sou a unica com estas incertezas!! é que de facto está-me a custar anormalmente isto tudo. Por muito que eu saiba que há milhares de gatas a serem operadas e a correr tudo bem, e por muito que eu tenha a certeza que será num óptimo hospital, não me consigo decidir. Às vezes acho que estou a ser completamente imbecil, mas cada vez que olho para a minha gatinha e imagino o que estou prestes a fazer-lhe, não consigo!! Ainda ontem...ela tinha operação marcada para quinta feira e eu ontem liguei a desmarcar, porque não fui capaz. E já foi a segunda vez que fiz isto :oops:

Sei que mais cedo ou mais tarde terá que ser feito. Mas tenho mesmo que me mentalizar. É por isso que acho que isto se deve ao facto de eu ser mulher...sinto que estou a tirar-lhe o direito de ser mãe, percebem? pode parecer estupidez, mas sinto-me mesmo mal com isto :cry:

Já agora, elas depois da operação, com o tal funil, não conseguem ir às casas de banho com portinha, pois não?

Obrigada pelas vossas opiniões.

Beijinhos
lizzie
Membro
Registado: sexta ago 09, 2002 10:55 pm

terça dez 03, 2002 4:05 pm

O Quico tem uma casa de banho daquelas fechadas com portinhola e com o colar não conseguia lá entrar, a solução foi mesmo tirar a tampa durante a semana do pós-operatório :)

Custa um bocado vê-los desorientados com aquilo no pescoço mas habituam-se depressa, e temos resistir à tentação de lho tirar porque basta piscares os olhos e eles já estão com a língua/lixa a lamber os pontos.

Marradinhas do Quico

Lizzie
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

terça dez 03, 2002 4:43 pm

Olá!
A minha gata Maia não chegou à idade de ser operada... Mas na altura eu estava decidida a deixá-la ter uma ninhada e só operá-la depois. Assim passava pela experiência de ser Mãe.
Entretanto adoptei a Lindi, uma gatinha de rua que tinha sido muito mal tratada e mudei de ideias. É que começei a perceber que por muito que a pessoa tente evitar a pilula dos gatos pode falhar ou a gata pode fugir (elas são capazes de coisas incríveis) e depois ficamos com uma ninhada de seres fofinhos, filhos da nossa gatinha. E a menos que sejam alguém com muitas possibilidades não poderemos ficar com os gatinhos todos. E como é que podemos garantir que as pessoas que os vão adoptar vão tratar bem deles o resto da vida? É que mesmo amigos e pessoas de confiança por vezes desiludem-nos. E aquela pessoa que está a adoptar aquele gatinho/a da nossa gata poderia ao invés estar a adoptar um gatinho de rua que precisasse de casa.
Não sei se alguma de vocês já foi operada a alguma coisa? Eu já fui operada à vesícula, à moda antiga, que também mexe com a cavidade toráxica pelo que penso que fisicamente o que as gatas sentem após uma operação de esterilização deve ser semelhante, embora elas recuperem mais rapidamente que nós. A verdade é que o pós-operatório é um bocadinho mau mas não é o fim do mundo. A pessoa só quer descansar e que a deixem em paz e a dor, desde que medicada e que não se faça grandes movimentos, não é nada do outro mundo. No fundo é perfeitamente suportável e a diferença de hora para hora e de dia para dia, é bastante. Ao fim de pouco tempo sente-se só uma moínha e tem-se cuidado com os movimentos.
Sinceramente, acho que não é assim tão mau, principalmente porque a esterilização é por uma boa causa: pela saúde da gata e pelos gatinhos de rua que assim teem mais probabilidade de encontrar um lar. Já há gatos a mais, que passam frio e fome.
Eu falei com a minha vet que queria adoptar outra gata que podia ser de rua. Vem agora em Janeiro para minha casa a nova gatinha. Foi consequência do seguinte: os donos davam a pilula à gata Mãe quando ela estava com o cio. Desta vez, já quase com 4 anos e sem nunca ter tido uma ninhada a gata entrou em cio sem ninguém notar e lá teve uma ninhada. Uma gatinha vai ficar comigo mas o irmão ainda está à procura de um lar. E a verdade é que há algures uma gatinha de rua que lá vai continuar porque eu vou adoptar esta. Mas também tive pena dos donos, coitados, que querem arranjar um bom lar para os gatinhos. Mas já os aconselhei a operar a gata.
Quanto ao funil, não é absolutamente necessário, li algures que se a gata usar um colete que proteja bem a cicatriz, não precisa de um funil.
Bem em Fevereiro/Março cá estarei para partilhar as minhas questões existenciais acerca da esterilização da Lindi.
Mesmo que decidam não operar as vossas gatas tenham muito cuidado para elas não engravidarem, como eu já disse, elas lembram-se de cada uma...
Beijinhos, ronron da Lindi
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

quarta dez 04, 2002 7:32 am

Compreendo, perfeitamente, todas as vossas dúvidas.
Também eu já lutei contra elas e já chorei bastante a pensar no assunto. :oops:
Por fim, depois de ler sobre as possibilidades de quistos e cancros, de ver o desespero da gatinha no cio, de pensar na possibilidade de algo acontecer e de nascerem gatinhos para os quais eu poderia não consegui encontrar donos de absoluta confiança e que poderiam vir a ser maltratados de alguma forma, depois de.... enfim..... um mar de dúvidas.
Por fim decidi-me.... marquei uma semana de férias e levei os meus dois anjinhos à faca.
Não vou negar que me custou bastante e que estiva quase a desistir, hoje dou graças a Deus por não o ter feito.
Quando operaram a Inca detectaram dois quistos em desenvolvimento :(
Felizmente a operação foi feita a tempo.... não era nada maligno e foi tudo retirado.
Claro que vou ficar de prevenção, mas, à partida, não irão surgir mais problemas.
A Inca veio da UZ e embora não se saiba, ao certo, a idade ela parece ter cerca de 1 ano e meio.
Como vêm ela ainda é uma gatinha nova!

Não quero influenciar ninguém. Esta foi a minha experiência.
GUISMO
Membro Veterano
Registado: sexta mai 24, 2002 1:09 pm

quarta dez 04, 2002 10:06 am

Olá a todos.
A minha opinião apesar de me ter custado imenso, é que se deve esterlizar das gatas e castrar os machos.
Tal como a Iasmina tive o mesmo problema com a Rita que por causa da minha pena dela acabou por ganhar um adenoma numa maminha e tive que lhe fazer as duas operações ( retirar o adenoma que por milagre não era cancerigeno e fazer a esterlização ), custou-me imenso pensar que a Rita podia ter morrido mas não, embora o pós-operatório tivesse sido HORRIVEL para ela e para nós, hoje não me arrependo nada porque ela está mais meiga e já não quer vir cá para fora está caseirinha.
Como ela já tinha sido operada a um quisto no pescoço o problema da anestesia não se colocava.
Por fim quero dizer que sou completamente a favor da esterlização, isto de os vet. forem de confiança.
Boa sorte a todos que ainda têm medo e vão vêr que tudo vai correr pelo melhor.
Responder

Voltar para “Gatos”