Insuficiência Renal Crónica

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
SCoiteiro
Registado: segunda set 05, 2005 1:06 pm

terça set 06, 2005 9:31 am

Bom dia!

Hoje é um dia decisivo, por isso decidi escrever para desabafar. Sei que há quem não compreenda, mas o meu gatinho "Pupi" (com quase 6 anos), é como seja um membro da familia. Eu em brincadeira até digo que é o neto que os meus Pais ainda ñ têm.

Estou num desespero total. Há cerca de 2,5 semanas foi-lhe diagnosticado insuficiência renal crónica, doença da qual não tinha qualquer conhecimento. Desde então esteve internado numa clínica 8 dias a soro, mandaram-no para casa, no dia a seguir voltou a ser internado e nesse próprio dia fizeram-lhe uma transfusão de sangue, pois disseram-nos que o valor de Hematócritos: 17, era um valor muito baixo. Nessa mesma tarde ligaram-nos da clínica (p/ mim e meus pais), para irmos o mais rápido possível, pois ele não tinha reagido bem à transfusão e provavelmente não sobreviviria.
Quando chegamos ele não se mexia e não conseguia respirar, todos pensamos que era o fim. Foi um cenário agonisante do qual nunca nos esqueceremos. No meio de muitas lágrimas continuamos a falar para ele e a fazer-lhe festinhas. Ao ver a dificuldade dele em respirar perguntei porque não lhe davam oxigénio ao que me responderam que não tinham. Liguei imediatamente para um hospital veterinário e pedi se podiam me ajudar, vindo buscar o meu gatinho, trazendo oxigénio para tentar salvá-lo. Quando chegaram ele já se apresentava mais desperto.
E assim foi transferido para um hospital veterinário. Dia após dia, foi mostrando melhoras, embora esta doença seja irreversível e progressiva.
Nas últimas análises finalmente a Creatinina tinha descido de 11 para 6.12 (uma valor ainda elevado) e a Ureia estava normalizada, mas estas eram as boas notícias as más éra que os Hematocritos tinham descido para 14 (mt. baixo) e provavelmente seria necessária uma nova transfusão, dado o estado anémico em que se encontrava. Dado que ele já tinha efectuado uma transfusão ( segundo o hospital a primeira não deveria ter sido feita, pois só se deve fazer nos valores abaixo dos 15) e a reacção não foi das melhores, uma 2ª seria bastante arriscado, optando por medicá-lo durante 4 dias tentando subir o valor. Hojé serão repetidas as análises e consoante os resultados assim teremos de decidir. Se os Hematócritos continuarem a descer ou se faz a 2ª transfusão que com certeza será um grande risco, ou morrerá de anemia.
O cenário não é animador, mas se o nosso gatinho ainda não desistiu, nós também não iremos desistir. Se a única opção for a 2ª transfusão, por muito que saibamos que pode não resistir é a única chance que temos e tudo faremos para tentar salvar o nosso gatinho. Dizem que os riscos serão menores se encontrarmos um gator dador com o tipo de sangue idêntico ao dele. O problema é encontrar um.

Desculpem todo este texto, mas não é nada fácil sentirmos que estamos a perder o nosso gatinho querido e quase nada podermos fazer a não ser dar-lhe muito amor e carinho.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça set 06, 2005 10:18 am

SCoiteiro Escreveu: Desculpem todo este texto, mas não é nada fácil sentirmos que estamos a perder o nosso gatinho querido e quase nada podermos fazer a não ser dar-lhe muito amor e carinho.
Bom dia.

Na verdade é uma situação muito triste e complicada...! Tal como diz e bem, além de todos os tratamentos e medicação, o que ele mais necessita, neste momento é uma grande dose de amor e carinho dados pelos donos.

Desejo-lhe, do coração, as melhoras do gatinho e vá dando notícias dele.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

terça set 06, 2005 11:06 am

tb. tenho um gato i.r. crónico. felizmente que se tem aguentado, talvez porque a doença foi diagnosticada a tempo. mas já tem 9 anos e quando lhe der :cry:
anjjazul
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

terça set 06, 2005 11:25 am

C Coiteiro, Seja Bemvindo!
As melhoras do seu gatinho e ter fé agora ajuda muito, esperamos notícias animadoras:)
;)
havana
Membro Veterano
Registado: quinta jun 30, 2005 6:48 pm

domingo set 11, 2005 2:44 pm

Olá boa tarde

SCoiteiro, como está o menino, eu não sei se já não vou tarde demais, e espero bem que não, pq só agora é que vi este post, não sei bem como funciona mas vá a www.pegadasonline.pt, aí vai encontrar dadores de sangue e contactando com alguém da página pode ser que encontre o dador que pode ajudar o menino, desculpe mais uma vez não ter mais informaçõs sobre isto, só vejo nessa página uma lista de dadores, mas não sei como funciona, tente informar-se.
Boa sorte e as melhores para o rapaz.
Beijocas
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

domingo set 11, 2005 8:16 pm

Também só hoje é que vi este post :o :o . Como está o gatinho?? Realmente é uma situação muito complicada, mas espero que o bichinho esteja a reagir bem ao tratamento.

As melhoras para o Pupi e que um anjinho olhe por ele Imagem
Lucarina
Membro Veterano
Registado: quinta dez 09, 2004 9:54 pm
Localização: 3 cães: Miki (Lab); Dolly e Patinhas (SRD); 7 gatos: Jonas, Zita, Bia, Tini, Camila, Pepa e Picasso

domingo set 11, 2005 8:18 pm

Também só hoje é que vi este post :o :o . Como está o gatinho?? Realmente é uma situação muito complicada, mas espero que o bichinho esteja a reagir bem ao tratamento.

As melhoras para o Pupi e que um anjinho olhe por ele Imagem
Responder

Voltar para “Gatos”