Inflamação nas gengivas dá em inflamação na garganta!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
crisfra
Registado: sábado set 24, 2005 12:19 pm

sábado set 24, 2005 12:36 pm

Olá a todos os gatófilos. Estou com um problema que gostava de saber se já alguem passou. A minha gata tricolor Nina de 10 anos foi destartarizada em Junho e o Vet aproveitou para lhe extraír alguns dentes cariados. Eis que na terça começou com engulhos, parecia ir vomitar e só saia baba. Tinha dificuldade em engolir, e apesar de comer, não bebia. Pensei logo num corpo estranho que tivesse alujado, mas pelo facto de comer fiquei baralhada. Levei ao vet na quarta e ele disse que à palpação, a traqueia estava inflamada, podendo ser um resfriado. Aplicou antibiótico e antinflamatório e mandou voltar na sexta. Na sexta e porque a vi a tentar arrancar qqr coisa com as patas voltou a por-se a hipótese de algo entalado. Sedou-a e verificou que os dentes que ficaram tinham provocado uma grande inflamação nas gengivas ao fundo, pelo que passou para a garganta e a dificuldade em engolir era mais que muita. Está a antibiótico específico por dez dias e falou em extraír-lhe os restantes dentes. Ela levou mto tempo a ficar normal após a sedação e temo por mais uma anestesia. Que me dizem? Posso fazer algo mais Estou a dar-lhe água morna, que ela bebe melhor e só come paté. Continua muito meiga, mas vê-se que sofre. Cauda caída e esconde-se dos "manos"... Agradeço qqr luzinha. :cry:
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

sábado set 24, 2005 4:05 pm

Olá :)

Respondendo à sua pergunte, creio que sim que uma infecção nas gengivas inflama a gartanta.
Há tempos um dos meus gatos passou por uma situação semelhante e, tb lhe diagnósticaram o mesmo que a si, gengivas e traquei inflamada. Tb tinha o mesmo comportamento de tentar "enfiar" as patas pela boca e não consegui a comer. Qté fez um RX para despistar outros motivos.
Tomou antibióticos e felizmente melhorou ;)
Tb mudou a ração para que lhe ajuda-se com o tártaro. Ele é velhote por isso, achamos melhor não o sujeitar a uma anastesia uma vez que melhorou, embora de vez em quando ainda fique aflito com algumas formas das rações, parece que algumas se entalam nos dentes e ele fica aflito :p quando dou por isso vou mudando ;) para uma mais fácil para ele!

Acho que devia esperar para que o antibiótico faça efeito, quando a extraír os restantes dentes?!? Terá de ponderar mto bem, mas penso que poderia experimentar esperar um tempo, (quando tiver recuperada) para ver como ela se sente, se como bem :? , mas é só a minha opinião!!

Melhoras rápidas para a Nina ;)
Nyara
Membro Veterano
Registado: sexta ago 12, 2005 12:30 pm
Contacto:

segunda set 26, 2005 11:18 am

Como é que está a Nina? :?

Espero que esteja bem melhor ;) !

Diga qualquer coisa!
Responder

Voltar para “Gatos”