Inflamação nas gengivas dá em inflamação na garganta!!
Moderador: mcerqueira
Olá a todos os gatófilos. Estou com um problema que gostava de saber se já alguem passou. A minha gata tricolor Nina de 10 anos foi destartarizada em Junho e o Vet aproveitou para lhe extraír alguns dentes cariados. Eis que na terça começou com engulhos, parecia ir vomitar e só saia baba. Tinha dificuldade em engolir, e apesar de comer, não bebia. Pensei logo num corpo estranho que tivesse alujado, mas pelo facto de comer fiquei baralhada. Levei ao vet na quarta e ele disse que à palpação, a traqueia estava inflamada, podendo ser um resfriado. Aplicou antibiótico e antinflamatório e mandou voltar na sexta. Na sexta e porque a vi a tentar arrancar qqr coisa com as patas voltou a por-se a hipótese de algo entalado. Sedou-a e verificou que os dentes que ficaram tinham provocado uma grande inflamação nas gengivas ao fundo, pelo que passou para a garganta e a dificuldade em engolir era mais que muita. Está a antibiótico específico por dez dias e falou em extraír-lhe os restantes dentes. Ela levou mto tempo a ficar normal após a sedação e temo por mais uma anestesia. Que me dizem? Posso fazer algo mais Estou a dar-lhe água morna, que ela bebe melhor e só come paté. Continua muito meiga, mas vê-se que sofre. Cauda caída e esconde-se dos "manos"... Agradeço qqr luzinha. 

Olá
Respondendo à sua pergunte, creio que sim que uma infecção nas gengivas inflama a gartanta.
Há tempos um dos meus gatos passou por uma situação semelhante e, tb lhe diagnósticaram o mesmo que a si, gengivas e traquei inflamada. Tb tinha o mesmo comportamento de tentar "enfiar" as patas pela boca e não consegui a comer. Qté fez um RX para despistar outros motivos.
Tomou antibióticos e felizmente melhorou
Tb mudou a ração para que lhe ajuda-se com o tártaro. Ele é velhote por isso, achamos melhor não o sujeitar a uma anastesia uma vez que melhorou, embora de vez em quando ainda fique aflito com algumas formas das rações, parece que algumas se entalam nos dentes e ele fica aflito :p quando dou por isso vou mudando
para uma mais fácil para ele!
Acho que devia esperar para que o antibiótico faça efeito, quando a extraír os restantes dentes?!? Terá de ponderar mto bem, mas penso que poderia experimentar esperar um tempo, (quando tiver recuperada) para ver como ela se sente, se como bem
, mas é só a minha opinião!!
Melhoras rápidas para a Nina

Respondendo à sua pergunte, creio que sim que uma infecção nas gengivas inflama a gartanta.
Há tempos um dos meus gatos passou por uma situação semelhante e, tb lhe diagnósticaram o mesmo que a si, gengivas e traquei inflamada. Tb tinha o mesmo comportamento de tentar "enfiar" as patas pela boca e não consegui a comer. Qté fez um RX para despistar outros motivos.
Tomou antibióticos e felizmente melhorou

Tb mudou a ração para que lhe ajuda-se com o tártaro. Ele é velhote por isso, achamos melhor não o sujeitar a uma anastesia uma vez que melhorou, embora de vez em quando ainda fique aflito com algumas formas das rações, parece que algumas se entalam nos dentes e ele fica aflito :p quando dou por isso vou mudando

Acho que devia esperar para que o antibiótico faça efeito, quando a extraír os restantes dentes?!? Terá de ponderar mto bem, mas penso que poderia experimentar esperar um tempo, (quando tiver recuperada) para ver como ela se sente, se como bem

Melhoras rápidas para a Nina

Como é que está a Nina?
Espero que esteja bem melhor
!
Diga qualquer coisa!

Espero que esteja bem melhor

Diga qualquer coisa!