Gata de rua suja de óleo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Suri
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 1:24 pm

segunda out 17, 2005 2:17 pm

Boa tarde

Ajudo a cuidar de duas gatas que vivem nas traseiras da minha casa. Já por diversas vezes tentei que fossem adoptadas mas, infelizmente, sem sucesso.

Sucede que estive fora uma semana e quando regressei reparei que uma das gatas tem uma pasta escura agarrada ao pêlo.
Apalpei a pasta e cheirei e aquilo só pode ser óleo de um carro.

O meu problema é que a gata não se deixa pegar ao colo. Festinhas td bem, mas colo não.
Já tentei limpar aquilo com água morna e champo para gatos. Também ja tentei toalhetes de bebé, mas aquela pasta não sai. Já é uma mistura de óleo e sujidade. E cobre quase todas as costas da gata.
A gata não parece incomodar-se mt com aquilo, mas quem,me ajuda a dar de comer às gatas já me dise que as pessoas já começaram a escorraçar a gata. Além de que tenho medo que aquela pasta pegada ao pêlo lhe cause um problema de pele.

Alguém tem sugestões para eu tentar limpar aquilo?
Ou para eu tentar apanhar a gata e leva-la ao veterinário e tentarem lá cortar-lhe aquele pêlo empastado?

Eu sei, por experiência, que a gata detesta colo e fica enfurecida com a ideia de estar fechada.
Quando foi para a esterilizarmos tivemos de desmarcar duas vezes a cirurgia porque ela não se deixava apanhar.
Depois com mta sorte lá a conseguimos apanhar e levá-la ao vet, mas ela agora já nos conhece os truques e se nos vê com algo nas mãos foge.

E já que aqui escrevo aproveito para vos perguntar como sugerem que desparasite as gatas? Ja tentei na comida e elas comem td menos o comprimido. Se esmago o comprimido preferem passar fome a comer. Se tento pasta fico toda arranhada e não lhes consigo dar nada do desparasitante.

Grata pela vossa atenção
Cumprimentos
Suri
Marisette
Registado: segunda mai 16, 2005 5:19 pm

segunda out 17, 2005 3:34 pm

bem mas k gatinha teimosa hã? :) malandrinha...
k tal se comprar um spray k existe pa colocar no pelo?pode sp colocar umas luvas e deitar o spray na sua mao e enquanto lhe faz mimos vai espalhando o desparasitante! ;) qto ao tirar o oleo... vai ser complicado...eu penso k ela vai-se lambendo e vai saindo, mas e se lhe faz mal?o melhor será tlf ao veterinario e aconselhar-se!
bjinos!
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda out 17, 2005 11:00 pm

Boas.

Se ela não gosta de colo mas deixa fazer festas, já é meio caminho andado... ;)

Tenha consigo shampoo em espuma. Daqueles que lavam a seco cães e gatos. Quando lhe estiver a fazer festas, tenha já na mão a espuma. Não a faça sair da lata perto dela pois os gatos ouvem muito bem...e pode assustar-se e aí estragava tudo... ;) . Depois em vez de lhe fazer festas só com a mão enxuta, faz-lhas na mesma mas com o shampo... ;) . Entretanto depois de lhe fazer as festas variadas vezes, já lhe começou a retirar a sujidade... tenha um toalhete turco ou pano na outra mão e vá passando nela como se lhe continuasse a fazer as ditas festinhas e vá passando o pano também.

Se não sair tudo no primeiro dia, vá tentando diversas vezes. Haverá um dia em que lhe vai ser preciso ter uma escova na mão e em vez de lhe fazer as festas com a mão, faça-as com a escova ;)

Usei esta técnica para a minha Nanocas quando ela era gata de rua.
Entretanto a safadinha parece que gostou da peripécia e uma vez apareceu-me com massa consistente por todo o corpo, incluindo dentro dos olhos. Era uma gatinha como essa...gostava de festas mas nada de colo, só que nesse dia decidi e tinha mesmo de ser... agarrei-a pelo cachaço e dei-lhe um banho de espuma seca de tal forma que ela amansou e até me deixou retirar-lhe a massa consistente de dentro dos olhitos. ;)
Tenho 4 gatas e 1 gato e de todos, esta que era a mais bravinha, hoje é a gata mais meiga que temos ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Suri
Membro
Registado: domingo set 18, 2005 1:24 pm

segunda out 24, 2005 1:48 pm

Olá a todos

Antes de mais, MT obrigada pelas sugestões que me deram :)

Ja tentei as vossas sugestões, mas a pasta de óleo está tão entranhada que ja n sai e a gata já n superta a as minhas "festas".

É então definitivo, tenho de a levar ao veterinario para ser toskiada na zona onde está a pasta de óleo.

O que precisso é de ideias para enganar uma gata esperta e conseguir que entre na transportadora para air ao vet.

Algumas iedias??

Cumprimentos
Suri
Responder

Voltar para “Gatos”