Dúvidas sobre comportamento da gata em cio

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
elisil
Membro
Registado: segunda jul 11, 2005 9:22 am
Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety

sexta out 21, 2005 9:10 am

Bom dia. Talvez estas dúvidas tenham já sido colocadas aqui, mas surgiram-me nesta fase do crescimento das minhas gatas e gostava de estar informada.

Estou a pensar em esterelizar as minhas três gatas, mas a vet é de opinião que o faça após ocorrer o primeiro cio, embora me dissesse que poderia fazer antes, no caso de ter gatas a conviver com gatos não castrados.

Como as minhas estão em casa e não há gatos por perto acho que poderemos aguardar. A dúvida que me surgiu é em relação ao comportamento durante o cio. Segundo sei, as gatas alteram o comportamento, ficando em stress e miando insistentemente. No entanto, pelo que já li e observei, os gatos dormem muitas horas durante o dia. A pergunta é: o sono fica alterado durante o cio? Passam a dorminr menos horas? Têm períodos de calma, ou mantêm-se a miar durante horas? E se as mantivesse em maior actividade durante o dia, mantendo-as mais tempo acordadas, será que diminui a vígilia nocturna?

Parece um pouco estranho todas estas perguntas, mas quero estar o mais informada possível. Não quero arranjar problemas com a vizinhança causados pelas minhas gatas, nem quero que a família se sinta incomodada (o "pai" das gatas já resmunga quando as ouve aos saltos de noite...)

Obrigada desde já a quem tiver paciência para me responder.
:)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta out 21, 2005 9:35 am

É muito relativo o tempo de miadeira... não há gatos com comportamentos iguais quando estão em cio... ;)

As minhas antes de serem esterilizadas, tinha umas que dormiam imenso durante o cio e outras que passavam quase as 24 sem dormir...era só "miadeiras" e bem estridentes a toda a hora.

Tente o que pensou....diminuir-lhe os sonos durante o dia e talvez resulte. Contudo tenha em conta de que não se deve perturbar o sono de um felino, abruptamente.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta out 21, 2005 9:35 am

Olá bom dia!

O cio das gatas é desesperante. Claro que há gatas com cios suaves que pouco incomodam, mas há outras, por exemplo as siamesas, que é de chegar à loucura. Infelizmente, e como o período mais activo dos gatos é a noite, é precisamente nesse período que se lamentam desalmadamente pela casa fora. O que é um treta, não coincide nada bem com o nosso período de descanso.

Há gatas que para além dos miados também marcam território com urina.

Na generalidade ficam muito meigas e carentes e por norma o primeiro cio costuma ser uma coisa muito suave.

Sem dúvida a esterilização é o ideal, em todos os aspectos.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
elisil
Membro
Registado: segunda jul 11, 2005 9:22 am
Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety

sexta out 21, 2005 1:57 pm

Obrigada pelas respostas.
A razão destas questões é a tentativa de antecipar uma solução para os "incómodos" que possamos vir a ter lá em casa.

As gatas são irmãs, com a mesma idade e portanto é possível que os respectivos primeiros cios ocorram quase em simultâneo. Estou a pensar em operar uma de cada vez, com algum intervalo para dar a possibilidade de recuperação total e porque não poderia montar um "hospital" lá em casa, com três gatas em convalescença.

A ideia que eu tenho é que durante o cio elas poderiam tornar-se agressivas e até lutar entre si e que teria que as manter totalmente separadas. Será necessário?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta out 21, 2005 2:11 pm

elisil Escreveu: Obrigada pelas respostas.
A razão destas questões é a tentativa de antecipar uma solução para os "incómodos" que possamos vir a ter lá em casa.

As gatas são irmãs, com a mesma idade e portanto é possível que os respectivos primeiros cios ocorram quase em simultâneo. Estou a pensar em operar uma de cada vez, com algum intervalo para dar a possibilidade de recuperação total e porque não poderia montar um "hospital" lá em casa, com três gatas em convalescença.

A ideia que eu tenho é que durante o cio elas poderiam tornar-se agressivas e até lutar entre si e que teria que as manter totalmente separadas. Será necessário?
Se houvesse um macho, ele sería disputado, mas não é o caso ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Responder

Voltar para “Gatos”