Ajuda! A minha Gata faz xixi em todo o lado

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

May
Membro
Registado: quinta jul 25, 2002 1:35 pm

segunda dez 16, 2002 12:06 pm

:D

Olá a todos os forenses. Antes demais, peço desculpa por não dar noticias há tanto tempo, mas eu só acedo á net no trabalho, e o trabalho tem sido mesmo, mesmo muito e não tem havido oportunidade.

Posto isto, gostava de pedir ajuda a todos vós que já tantas vezes me ajudaram. A minha Gatinha, ao fim de 5 anos de bom comportamento, decidiu agora fazer xixi em todo o lado, menos na caixa da areia dela.
Todos os dias qd chego a casa, tenho um xixi dentro do lava loiças, outro na banheira e outro ao lado da caixa da areia dela.
É verdade que eu mudei a areia que utilizava, e esta que uso agora é relamente fantástica que é a nova de silicone da My Super Cat. Coloco um saco e meio e dura quase 15 dias para os dois. O meu gato não tem problemas nenhuns e utiliza a areia normalmente. A minha gata decidiu usar a caixa apenas para os cócós e os xixis faz noutros lados.
Ele está castrado e ela esterilizada. Já antes tinha usado areia de silicone doutra marca ( era em bolinhas, esta é em cristais ) e não houve problemas.

Que posso fazer?

A minha casa é pequena e todos os dias qd chego a casa é um cheiro a urina.... :oops: :oops: :oops: vedadeiramente horrivel. Já nem sequer levo lá ninguém a casa com a vergonha. Todos os dias lavo os chão, tb espremo limões para o chão, mas nada. ela continua a fazer o mesmo.... :oops: :oops:

SERÁ QUE ALGUÉM ME PODE AJUDAR? HÁ ALGUMA COISA QUE EU POSSA COLOCAR NO CHÃO QUE TENHA UM EFEITO REPELENTE?

JÁ NÃO SEI QUE FAZER.... :cry: :cry: :cry:

Jinhos tristes
ChinaBlue
Membro Veterano
Registado: segunda set 30, 2002 8:28 am
Localização: 3 Gatas (Maga, Charlie e Kika) e 4 Gatos (Sebastião, Alfredo, Samuel e Simão)

segunda dez 16, 2002 12:23 pm

Olá May

Grande aborrecimento ... uma dica caseira e esfregar mostarda em pó no local onde eles vão fazer xixi pois tem um cheiro activo e que eles não gostam ...
Quanto as limpezas que tens feito ... os detergentes que usas não têm amoniaco :?: :?: :?: desinfecta mas eles adoram ... pois acentua o cheiro do xixi para eles ...

Já falas-te com o Vet ... ou experimentaste voltar a areia antiga ?

Espero que este aborrecimento passe depressa ...

Jokas doces
ChinaBlue
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

segunda dez 16, 2002 12:58 pm

Bom Dia.
Pois o que eu acho é que deve ser da areia nova, porque ela não se esta a habituar.
O que tambem podes fazer é esfregar um pano humido no pelo da tua gatinha e depois de limpar esfregar o pano nos sitios que ela custuma fazer o xixi.
Boa Sorte ;)
sfigueira
Membro Veterano
Registado: terça set 10, 2002 10:49 am

segunda dez 16, 2002 1:23 pm

Olá!

Realmente é muito desagradável essa situação que descreves...

Pela experiência que tenho (sempre tive gatos e neste momento tenho 3), quando isso acontece é porque alguma coisa os perturba ou estão com o cio e como no caso da tua gata ela está esterilizada, inclino-me para o facto dela simplesmente não gostar da nova areia.
Experimenta voltar à antiga para ver o resultado. Se ela deixar de fazer xixi fora da caixa, tens a questão resolvida.
Se fizeres questão em usar esse novo tipo de areia, um truque que podes usar é semelhante ao que se faz quando se quer mudar de tipo de alimentação: começa a misturar gradualmente a nova areia com a antiga para que ela se vá habituando e assim pode ser que consigas.

Caso ela depois continue a fazer fora da caixa, pondera a hipótese de ela ter algum problema de saúde a nível do aparelho urinário, ou haver alguma questão psicológica derivada de alguma alteração que tenha sido efectuada na sua rotina, porque para te dar um exemplo, eu tive um problema semelhante com os meus quando estive de férias uma semana em que eles começaram a defecar ao lado da caixa, apesar da minha mãe ir lá diariamente dar-lhes de comer e fazer festas, mas nunca é a mesma coisa...
May
Membro

segunda dez 16, 2002 2:13 pm

Nana12

Como é isso de passar o pano húmido?

Passo na gata e depois esfrego no chão?
Ou o contrário? :p
Que confusão????

Acham que é muito disparatado :o colocar um pouquinho de pimenta em pó no chão?

A ideia da mostarda tb é capaz de não ser má. Não queria mesmo nada ter de mudar a areia pq esta é relamente muito boa em termos de limpeza e de cheiros, mas assim como está, tenho cheiros na mesma... :x :x
Lavo o chão por norma com CIF liquido vinagre, e ultimamente algumas vezes lavei mesmo com vinagre primeiro. Mas por regra é com detergente ( CIF liquido vinagre )

Também tenho deixado secar o chão e depois espremo limão no sitio onde ela faz xixi, que é mesmo ao lado da caixa, pq disseram-me que o cheiro do limão os afasta.

Curioso é que ela utiliza a caixa para os cócós. Só os xixis é que faz fora da caixa....

É horrivel, nem sequer consigo convidar ninguém para ir lá a casa com vergonha, pois todos os dias qd chego tenho de ir lavar o chão, mas mesmo assim o cheiro não sai.... :oops: :oops: :oops: :cry: :cry: :cry:
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

segunda dez 16, 2002 2:38 pm

Boa Tarde.
É assim, eu tive uma amiga minha que teve o mesmo problema mas não era da areia, a gata dela fazia sempre xixi por alguns sitios da casa, e ela depois de limpar o chão, passava uma pano humido no pelo da gata ao nas patas e depois passava no sitio que ela fazia o xixi, porque assim ficou com o cheira da gata e ela já não precisava de fazer xixi.
Mas eu acho que o problema é a areia, tente mudar a areia e veja como ela se comprota. Boa Sorte
E de muitos miminos a sua gata.
;)
May
Membro

segunda dez 16, 2002 3:02 pm

:o

Pode ser que até resulte!!!
Acho que vou exprimentar.

Não me parece que o problema seja propriamente da areia, pq como digo ela utiliza-a para fazer cócó.

Xixi é que ela pega e faz fora, mesmo ao lado da caixa. eu não queria mesmo nada estar a mudar de areia, pq antes tinha quase o mesmo problema de cheiros devido á areia que utilizava.

Esta areia ( cristais de silica ) é realmente muito, muito boa. É cara, e como a caixa dos meus é grandita tenho de colocar sempre um saco e meio de cada vez, e 3 sacos duram quase, quase um mês, sem problemas de cheiros.
Qd a comecei a usar, não houve azar, ela ia na mesma á caixa, de há um tempo para cá é que anda nesta desavergonhice.

Também lhe dou muitos, muitos mimos, é verdade q estou pouco em casa, mas ela tem o seu companheiro de sempre, meio irmão, amigo e sei lá bem mais o quê, que é o meu gato Roque.

Ainda por cima, a minha casa é pequenita, a cozinha é mesmo em frente á porta de entrada, de forma que quando se entra..... enfim!
E depois não é só aí que ela o está a fazer, além do chão ao pé da caixa, de vez em qd tb faz na baheira e no lava louças, o que não é nada higiénico!!!!

Para quem usa estes cristais de silica, será que me podem dizer se algum de vós teve problemas deste género?
Se sim como solucionou?

Nenhum deles tapa os cócós, será disso? Por sentirem a caixa suja até á hora que eu chego a casa e limpo????
GUISMO
Membro Veterano
Registado: sexta mai 24, 2002 1:09 pm

segunda dez 16, 2002 3:16 pm

olá, eu tambem acho que o problema está na mudança da areia, acho que devias voltar a usar a areia antiga.
Quanto á pimenta acho melhor esqueceres porque porque senão vais ter gata a espilrrar.
Tudo de bom
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

segunda dez 16, 2002 5:07 pm

Olá May,

Eu tb tenho 2 gatos e tb uso desses cristais de silica My Super Cat. E desde que os descobri que não quero outra coisa. A areia normal cheirava super mal além de fazer muito pó :?

Os meus gatos não tiveram qualquer problema com a mudança de areia. Vão ao caixote normalmente e tapam tudo o que fazem. Já tinha ouvido falar que alguns gatos não tapam os cocós com os cristais de silica, mas os meus tapam tudo :)

Se dizes que aquando da mudança de areia a tua gata ia ao caixote normalmente e fazia tudo lá dentro não me parece que o problema possa ser dos cristais, então. Deve ser antes um qualquer factor psicológico :(
Não houve qualquer mudança na vida dela nos úiltimos tempos? Isto é, os gatos são animais rotineiros e não gostam de mudanças. Podem ser muito afectados por mudanças que as pessoas não sentem, do tipo: o dono passar menos tempo com eles ou não lhes dar tanto carinho; um novo animal de estimação em casa; a chegada de uma criança; ou até mesmo o desaparecimento de uma pessoa a quem o animal estivesse habituado (isto acontece quando os donos se separam, por exemplo, ou quando um dos donos morre).

A mim parece-me que ela está apenas a querer chamar a atenção e a tentar impôr a sua presença.

De qualquer maneira, eu experimentaria voltar à areia antiga para ter a certeza se será disso ou não
;)
Boa sorte
AnaG
Registado: terça nov 26, 2002 2:40 pm

segunda dez 16, 2002 5:40 pm

Olá,
Sou aquela de "Animosidade entre gatos" e a "Gatinha", minha filha mais velha(6 anos), acabou com meu sofá de tanto xixi que fez nele, durante minha ausência devido a férias. A Gabriela(5 anos), minha segunda filha também tem esta mania, faz xixi em qualquer pano que encontre no chão. Como moro em apartamento, desde que elas nasceram sempre utilizei areia higiênica. A Gatinha volta e meia faz em cima da minha cama, mas tudo isso é psicológico, é desaforo. Você conhece "naftalina? Pois é , consigo evitar que continuem a urinar nos locais indesejáveis, colocando as bolinhas de naftalina espalhadas no local (sítio). Cobri minha cama com plástico e por cima coloquei muitas bolinhas e nunca mais encontrei xixi, o mesmo se deu com a cadeira que sentava para assistir TV. Todos os dias estava aquela poça, até que comecei a colocar naftalina. Não é que parou! Uma das duas também fazia dentro da pia da cozinha, mas não sei porque, não achei mais xixi, Talvez por causa dos outros 7 gatinhos que gostam de estar na cozinha.
De qualquer forma, experimente naftalina, não faz mal a saúde do animal, nem a do homem.

Boa sorte!
AnaG
AnaG

segunda dez 16, 2002 5:46 pm

Olá,
Sou aquela de "Animosidade entre gatos" e a "Gatinha", minha filha mais velha(6 anos), acabou com meu sofá de tanto xixi que fez nele, durante minha ausência devido a férias. A Gabriela(5 anos), minha segunda filha também tem esta mania, faz xixi em qualquer pano que encontre no chão. Como moro em apartamento, desde que elas nasceram sempre utilizei areia higiênica. A Gatinha volta e meia faz em cima da minha cama, mas tudo isso é psicológico, é desaforo. Você conhece "naftalina? Pois é , consigo evitar que continuem a urinar nos locais indesejáveis, colocando as bolinhas de naftalina espalhadas no local (sítio). Cobri minha cama com plástico e por cima coloquei muitas bolinhas e nunca mais encontrei xixi, o mesmo se deu com a cadeira que sentava para assistir TV. Todos os dias estava aquela poça, até que comecei a colocar naftalina. Não é que parou! Uma das duas também fazia dentro da pia da cozinha, mas não sei porque, não achei mais xixi, Talvez por causa dos outros 7 gatinhos que gostam de estar na cozinha.
De qualquer forma, experimente naftalina, não faz mal a saúde do animal, nem a do homem.

Boa sorte!
AnaG
Luinha
Membro
Registado: domingo jun 16, 2002 5:52 pm
Localização: Gata (A Lua),3 guppys, 2 espadas, 2 platys, 2 mollys, 2 corydoras, 2 limpa-vidros, 6 neons, 2colisas

segunda dez 16, 2002 5:57 pm

Olá May, Olá a todos!

A minha Lua durante algum tempo teve o péssimo hábito de fazer os cócós fora do WC, fazia mesmo ao lado.
Eu nunca soube a razão pela qual ela o fazia. Ao princípio comecei por ralhar com ela, depois optei por fazer precisamente o contrário, mimá-la o mais possível, mas nada. Comecei a limpar a areia de manhã, à noite, e sempre que estava em casa limpava assim que ela lá ia. (Quando eu estava em casa ela nunca fazia fora). Até essa altura, sempre tinha usado daquela areia normalissíma, que se vende em sacos de 10/20/30kg. Resolvi mudar então para os tais cristais de silica. Ao principo (primeiros 2/3 dias) tudo perfeito. Passados uns dias, pimba! Cócós na cozinha, mesmo em frente ao WC. Realmente os cristais de silica são muito bons em relação ao odor, mas para ser sincera não gostei dos "últimos dias dos cristais", dum momento para o outro parece que deixam de absorver completamente. Entretanto comprei outra areia que é muito mais fina e é vendida em caixas de cartão de aprox. 4kgs a qual no meu entender resulta melhor que os cristais de silica, uma vez que os xixis ficam tipo pedra e podem-se retirar com a mesma facilidade que os cócós - muito prático, no meu entender e simultaneamente mudei o WC da Lua de sítio, tirei-o da cozinha e pu-lo na casa de banho. Depois disto ela só fez cócó fora 2 ou 3 vezes (quando dantes eram todos os dias).
Continuo sem saber o motivo, tudo me passou pela cabeça, que ela andava chateada, que queira chamar a atenção, que não gostava da areia, que não gostava do sítio do WC, que achava que a areia estava suja, etc., etc..
Ela entendia perfeitamente que fazia asneira, porque eu ralhava e gritava com ela, para ela perceber e ela deitava-se e encolhia-se, como que a dizer, "ok, já percebi... já chega".

Por isso o que eu te digo é que tentes tudo o que houver para tentar, talvez outro WC com outra areia e noutro sítio, areia misturada com silica, como já foi referido, experimenta aquela que eu uso, a areia é muito macia talvez ela goste. Não desesperes. Eu também usei vinagre, limão, repelente, não disso resultou.

Beijinhos e ronrons para todos.

Patrícia
AnaG

segunda dez 16, 2002 6:10 pm

Olá,

Boa sorte!
AnaG
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

segunda dez 16, 2002 7:50 pm

o joão durante 15 anos fez sempre có-có ao lado do wc. só no momento de mudar a areia é que ele se dignava ir ao caixote.

no caso da tua gatinha, pode ser mesmo uma questão da areia. podes comprar um spray repelente e colocá-lo no sítio onde ela vai fazer chi-chi para perder pelo menos esse hábito. convêm fechá-la uns dias junto do caixote da areia para ela não se habituar a outro sítio.
para evitar os cheiros, podes comprar uma liteira fechada com portinha. seja qual fôr a areia, sempre atenua o cheiro. mas nada como experimentar a antiga areia para tirar teimas.
anjaazul
May
Membro

terça dez 17, 2002 9:56 am

Anja,

Onde posso comprar esse tal repelente de que falas? Como funciona?
Sabes eu tenho as minhas dúvidas se será da areia, porque ela utiliza a liteira na mesma para fazer os cócós.
Custa-me um bocado pensar em fechá-los na cozinha como sugeres pq a casa é tão pequenina e durante o dia eles só ficam com a cozinha e o hall todo para eles. fecho o quarto e a sala, senão por esta altura, sofá já não existia. Mas vou tentar fechá-los na cozinha que é onde está a liteira.

A liteira deles já é fechada, já a usam há vários anos, tive foi de retirar a portinhola porque ela não ía lá com a portinhola, com grande pena minha.
Tudo estaria perfeito em matéria de cheiros com esta areia que agora uso, se não fosse ela fazer no chão :( :( :(

Também lhes mudei a ração e não houve problemas nenhuns, o Roque ( Gato ) melhorou bastante do pelo, porque ele fazia uma especie de caspinha nas costas por não se conseguir lavar lá, e agora tou a dar-lhes Purina e ele tán bem melhor.
Ele tb não teve problemas com esta areia.

Ela é muito complicada!!!! :roll: :roll: :roll: :?: :?: :?:

Não me ralhem, mas eu ontem decidi exprimentar por só uma pitadinha de pimenta em pó no chão, logo a seguir a lavá-lo.
Logo qd chegar vejo o resultado.

Anja,

Se me souberes dar indicações acerca desse tal repelente....

Obrigado e Jinhos a todos,
Responder

Voltar para “Gatos”