Operação às unhas!!!!!!!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Meelkart
Membro
Registado: terça nov 23, 2004 8:40 pm

segunda nov 14, 2005 11:09 am

Olá a todos!

Já tive muitos gatos e nunca tinha tido problemas com as unhas, mas há mais ou menos 6 meses adoptei uma gatinha já adulta( com 5 anos).
Entretanto ela já me destruiu a casa. Estragou os sofás, as cadeiras, os tapetes, edredons, colunas de rádio, etc, onde puder afiar as unhas ela afia e passa a o dia a fazer isso,não consigo fecha-la na cozinha pq é pequena para ela estar o dia todo. Por isso poderei a hipótese de lhe retirar as unhas. gostava que me dessem a vossa opinião acerca desta operação se é prejudicial aos gatos? quanto custa? e o tempo de recuperação?

Obrigada a todos!!!!!!!!
:D :D :D :D :D
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda nov 14, 2005 11:40 am

Totalmente contra. É uma cirurgia agressiva de lenta recuperação. Para mim é uma violência.

Manter as unhas dela curtas e aos poucos começar a ensiná-la. Proteger os sofás também ajuda.

Desisti de ter sofás em bom estado. Foi uma escolha minha. Gosto muito mais dos meus gatos do que do sofá e uma capa bonita sempre compõe as coisas.

Cirurgia? Nunca. Totalmente contra! Acho cruel.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
the
Membro Veterano
Registado: terça mar 16, 2004 5:40 pm
Localização: Gatos (Grey, Lucky e Nina); Peixes: Viuvas Negras; Repteis: 2 Tritões

segunda nov 14, 2005 11:53 am

Totalmente contra, corte as unhas se preciso todas as semanas.
VitorN
Membro Veterano
Registado: terça set 06, 2005 11:01 am
Contacto:

segunda nov 14, 2005 11:54 am

leonildecarvalho-LEO Escreveu: http://arcadenoe.clix.pt/forum/viewtopic.php?t=29420
Meelkart Escreveu:
Olá a todos!

Já tive muitos gatos e nunca tinha tido problemas com as unhas, mas há mais ou menos 6 meses adoptei uma gatinha já adulta( com 5 anos).
Entretanto ela já me destruiu a casa. Estragou os sofás, as cadeiras, os tapetes, edredons, colunas de rádio, etc, onde puder afiar as unhas ela afia e passa a o dia a fazer isso,não consigo fecha-la na cozinha pq é pequena para ela estar o dia todo. Por isso poderei a hipótese de lhe retirar as unhas. gostava que me dessem a vossa opinião acerca desta operação se é prejudicial aos gatos? quanto custa? e o tempo de recuperação?
Respondo-lhe por aqui pois não consigo de forma alguma fazer o LOGIN!!!

Passe a cortar as unhas da gatinha amiudadas vezes. Cortam-se só a pontinha de cada unha
Coloque arranhadores pela casa. Há também tapetes próprios para que possam arranhar.

TUDO MENOS FAZER ABLAÇÃO DAS UNHAS!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Nunca teve a infelicidade de ter de arrancar uma unha sua, pois não? E, refiro-me a arrancar mesmo com anestesia!
Pois é… é das cirurgias com maiores problemas no pós operatório, podendo pôr em risco a vida do animal! Além de que por azar, que possa acontecer, a gatita um dia lhe foge para o exterior? Passa a ser uma presa fácil para os predadores pois não tem como se defender!!!!! Nem sequer consegue trepar, para se defender, com a ajuda das unhas, p.e., uma árvore, etc…!

SEI DO QUE FALO!!!!!!
Há muitos anos atrás, nos Estados Unidos (felizmente que agora foi proibido e já não o fazem) a minha irmã tinha um gato que por causa dos estragos que ele fazia em casa, mandou arrancar (amputar, sim que é uma amputação/ablação) as unhas ao gato e o pós operatório foi de infecção atrás de infecção, o animal quase perdeu o andar completamente pelas dores HIRRÍVEIS que sentia, perdeu a musculatura por falta de exercício, com tanta infecção ficou com uma septicemia, ficou com alterações GRAVES a nível do sistema imunitário por tanto AB ter tomado, enfim…! Foi um autêntico HORROR!!! A minha irmã que adorava o gato, chegou ao ponto de pedir a Deus que ele morresse pois já não aguentava v~e.lo naquele sofrimento e a definhar dia para dia!!!!

Felizmente que dado todo o amor e carinho que sentia pelo gato, levou todos os seus tratamentos até ao fim, que foram MESES em puro sofrimento, e o gato salvou-se e viveu muitos anos, mas NÃO CAIA NESSE ERRO DE FAZER A ABLAÇÃO DAS UNHAS DA GATA!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!! Até que ponho as minhas dúvidas que houvesse algum vet que o fizesse, isto porque é proibida tal amputação?!!!!!

Leo
Meelkart
Membro

segunda nov 14, 2005 12:10 pm

Que horror!

Pensei que a operação as unhas fosse uma coisa mais suave!
Sendo assim não a vou operar não quero que ela sofra! Eu já lhe corto as unhas todas as semanas, mas ela pareçe que com elas curtas ainda gosta mais de as afiar.
Não sei o que fazer vou tentar outras soluções, daqui a uns meses vou mudar de casa e pode ser que a consiga deixar nalgum sitío com espaço que não me estrague nada enquanto não estou em casa. Ela à noite porta-se bem dorme toda a noite ao pé de mim. Mas qd não estou em casa é o verdadeiro desatre, e que não é só os sofás é tudo que ela apanha. se fosse só os sofás eu bem resolvia o problema.

Obrigado
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda nov 14, 2005 12:19 pm

Ainda bem que se apercebeu que a ablação das unhas é uma autêntica tortura para a sua gatinha... :roll:

Mas faça o que a aconselharam, compre vários arranhadores e espalhe pela casa, há inclusivamente uns arranhadores de colocar nas esquinas das paredes :D São muito giros!!!

Há também uns sprays para afastar os gatos das zonas onde não queremos que eles arranhem ou estraguem, sinceramente não faço ideia se resultam, nunca precisei, mas não custa tentar ;)

Boa sorte para os seus móveis e afins :lol: !

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
AcTiOnGiRl
Membro Veterano
Registado: quarta fev 18, 2004 9:40 pm

segunda nov 14, 2005 4:27 pm

A familia do meu namorado, mas precisamente a mãe disse que so tinha um gato se lhe fossem arrancadas as unhas, diga-se de passagem, uma ideia estupida, mas lá arrancaram as unhas à gata, só que quando a foram buscar, e foram mais cedo, ainda decorria a operação de ablação das unhas e ouviam a gatinha a miar de dores, porque segundo eles, não lhe podiam administrar a quantidade de anestesia devida por ela so ter 2 meses.

Conclusão, neste momento a gata, que esta com eles desde pequena, é má como as cobras, e como não pode arranhar, morde em toda a gente, não é capaz de um gesto de carinho, ninguem me tira da cabeça que ela ficou traumatizada com a ablação das unhas.

Compre daqueles arranhadores, com cordas que são tão giros e os gatos adoram, tente que a sua gata tenha a atenção sempre ocupada... afastando-a assim dos moveis, sofás e cortinas.
Os Boxers são frequentemente descritos como os filósofos entre os cães, talvez porque às vezes parecem sonhadores e distraídos.
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

segunda nov 14, 2005 4:52 pm

Ola,
Quando adoptei o Pepe, não percebia rigorasamente nada de gatos e também tive essa ideia, felizmente que aqui me ilucidaram de todos os inconvenientes, mas quem me sugeriu fazer isso por incrivel que parece foi mesmo um vet.
Ele era um terror a arranhar os sofas e não havia truque que o afastasse, nem laca de cabelo, pimenta, nada.
Comprei-lhe um arranhador tipo tapete e ele não lhe ligava nenhum, comprei outro com cheiro a erva de gatos e nada, ate que lhe comprei uma daquelas torres que tem dois arranhadores verticais em corda, em cima tem uns puleiros e na base uma caixinha para ele se esconder, e tinha um ratito de peluche pendurado.
Foi remedio santo desde o primeiro dia que ele lá foi e nunca mais me esfarrapou nada.
Vá tentando varios tipos de arranhadores, de certeza que ha-de haver um que ele goste.
O tobias quando esteve isolado também lhe pus o aranhador de cheiro e ele nada, assim que saiu do isolamento agarrou-se logo ao trapezio e também adora.
Cumps
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda nov 14, 2005 7:13 pm

tirar as unhas? meu deus! ainda bem que é proíbido. arranje um arranhador e compre uma protecção para o sofá
anjjazul
Meelkart
Membro

segunda nov 14, 2005 8:41 pm

Não se preocupem que eu já nem quero ouvir falar da operação às unhas!
Estava muito mal informada acerca da operação mas agora estou um pk mais elucidada.
Só de pensar em infecções em gatos até fico doente, há 6 meses o meu Lord partiu a patinha e foi operado depois a pata infecçionou e meu Deus, só eu sei o que passei com ele foi horrível elesofreu muito e eu tb por ve-lo naquele estado sem poder fazer nada.

Mas tb tenho que arranjar uma solução para a minha "arranhadora " profissional, é que não é só os sofás ela arranha td as coisa possíveis e imaginaveis, tapetes, a minha roupa o meu calçado, cortinas, colunas de som, edredons, toalhas, etc........................

Se alguem conhecer truques eu agradeço muitoooooooooooo..............

Obrigado
Meelkart
Membro

segunda nov 14, 2005 8:42 pm

Não se preocupem que eu já nem quero ouvir falar da operação às unhas!
Estava muito mal informada acerca da operação mas agora estou um pk mais elucidada.
Só de pensar em infecções em gatos até fico doente, há 6 meses o meu Lord partiu a patinha e foi operado depois a pata infecçionou e meu Deus, só eu sei o que passei com ele foi horrível elesofreu muito e eu tb por ve-lo naquele estado sem poder fazer nada.

Mas tb tenho que arranjar uma solução para a minha "arranhadora " profissional, é que não é só os sofás ela arranha td as coisa possíveis e imaginaveis, tapetes, a minha roupa o meu calçado, cortinas, colunas de som, edredons, toalhas, etc........................
e eu tenho mtos arranhadores

Se alguem conhecer truques eu agradeço muitoooooooooooo..............

Obrigado
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

segunda nov 14, 2005 9:25 pm

nem sei. será stress? tb. não é normal. o melhor é falar com o vet
anjjazul
zirita
Membro Veterano
Registado: quinta ago 07, 2003 11:12 am
Bolinha, x Cão d'água
Pequenina, Podengo

terça nov 15, 2005 5:22 pm

Olá!
Posso apenas contribuir com aquilo que acontece com a minha gata...
Desde sempre que afia as unhas nos sofás.
No entanto, desde que comprei um arranhador com bolinha, deu algum descanso aos sofás. Mas eu achava-o muito pequeno...
Entretanto, como percebi que ela gostava de subir para os móveis, construí uma "árvore" que revesti de corda! Passa lá tempos sem fim, de "ramo" em "ramo", a brincar com o rabo, a afiar as unhas, etc...
Os sofás tiveram ainda mais descanso.
Finalmente, mudei as carpetes para carpetes de sisal e também aí ela se espreguiça e afia as unhas.
No entanto, de vez em quando ainda se estica nos sofás, mas percebe perfeitamente que eu não quero e assim que eu ralho desata a fugir! :lol:
<p>Beijinhos meus, turrinhas da B&ecirc; e lambedelas do Bolinhas e da Pequenina!</p>
<p><a href="http://cantinhodosanimais.blogspot.com">http://cantinhodosanimais.blogspot.com</a></p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça nov 15, 2005 7:21 pm

Boa noite Meelkart

Antes, tive o problema de não poder fazer Login, então só escrevi o essencial que o vitor gentilmente fez o favor de colocar aqui a minha resposta...

Agora apesar do tempo livre não ser muito, passo a dizer-lhe que fiquei satisfeira pela sua decisão em não arrancar as unhas da sua gatinha. ;) :D

Só lhe contei o caso do gato da minha irmã mais nova que foi o que correu muito mal.
A minha outra irmã, a mais velha, também tinha mandado fazer a ablação das unhas do gato dela e o gato não teve complicações de maior...felizmente, mas como caso é um caso... e como o desta correu mais ou menos bem, foi então que a outra decidiu mandar fazer o mesmo ao dela e o resultado foi catastrófico... :roll: :( . Não morreu por sorte e muitos tratamentos...meses...!

Boa sorte com a mobília e afins... :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

terça nov 15, 2005 11:33 pm

pois já agora também gostava de contribuir com o meu testemunho, nunca tal me passou pela cabeça de fazer isso ás minhas gatuchas, ficarem sem uma parte essencial do seu corpo da sua anatomia, sei que não tem nada a ver mas tb acho horrível o corte das orelhas seja em que raça de cão for! foi só um áparte...
bem é tuudo uma questão de educação, que qdo se fala de gatos significa muita paciência e boa vontade por parte dos donos...
a minha gata mais velha a Zuca, costumava arranhar as unhas num tapete de corda que nós temos na marquise e aí é claro que deixávamos, raramente ia aos sofás só qdo era mt pequenina mesmo e eu para a assustar batia com força no sofá ao lado onde ela arranhava ou se preparava para...
Eis senão quando chega a segunda gata, uma princesa de nome, habituadinha a arranhar no sítio certo, ARRANHADOR, com ela veio um e até hoje a Maggie só sabe arranhar nos arranhadores que posteriormente comprei... o mais engraçado é que a Zuca aprendeu a arranhar no arranhador assim q via a Maggie ela imitava. mas também é verdade que a Senhora D.Zuca de vez em qdo lá vai aliviar o vício ao braço do sofá, mesmo depois de aprender onde o deve fazer!)
é assim ,... ela sabe que não o deve fazer, porque mesmo se eu não a repreender ela fica tipo tres segundos a arranhar e pisga-se antes que a maldita mão chegue!) Parece que só o faz p me dizer que é mais rápida que eu!
)
gatos gatos!) lol lol lol lol
Responder

Voltar para “Gatos”