Gata de 2 anos e gatinha bébé: Boa Relação ou nem por isso?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Dolphin23352
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo nov 20, 2005 10:40 pm

Boa noite:
Mais uma vez recorro a este forum para ficar mais esclarecida.
Tenho uma gata de quase 2 anos e tenho uma nova pretendente a habitar também comigo: uma gatinha de 2/3 meses.
As minhas questões:
1) Será que a gata adulta não vai reagir mal à nova habitante?
2) Tenho receio de as deixar sozinhas... têm conhecimento de situações com animais que reagiram mal?
3) A minha ideia em adoptar mais uma gata é para as duas se sentirem acompanhadas...mas será que a minha gata adulta não vai estranhar a divisão de atenção?
4) Que acham que devo fazer?

Obrigada
cebola
Membro Júnior
Registado: sábado set 13, 2003 4:09 pm

segunda nov 21, 2005 1:07 am

Boa noite,
É difícil prever a reacção da sua gatinha. É mais fácil as fêmeas aceitarem machos do que outras fêmeas, mas nada é impossível.
Eu tinha duas gatas, mãe e filha (Francisca e Sara), quando veio cá para casa outra menina a Mafalda. Eu já estava à espera que não fosse muito fácil, pois a Francisca, embora seja muito meiga, tem um feitio de quero, posso e mando. A Mafalda esteve no quarto da minha filha durante três semanas, porque a Francisca assim que a via começava a bufar. A D. Francisca andou 15 dias zangada conosco, não lhe podiamos tocar ou falar que ela bufava e ia-se embora, até a Sara levava bufadelas. Mas tudo passou e agora já andam todas juntas sem nenhum problema. Depois disso arranjei dois meninos, penso que por serem machos, foram muito bem aceites logo à chegada.
Se a sua gatinha não aceitar muito bem a nova, faça a aproximação com calma e até ter a certeza que não há problema evite deixá-las juntas sozinhas.
Espero que tudo corra bem.
mariabogas
Membro Veterano
Registado: terça ago 23, 2005 2:20 pm
Contacto:

terça nov 22, 2005 12:22 pm

Bem, pela minha experiência com gatos, deve sempre haver um periodo de adaptação.

É mais normal cenas de ciumes e defesa de território, do que aceitação imediata de um novo companheiro.

Portanto o meu concelho é para mantê-los separados, quando se encontram sozinhos, durante cerca de 15 dias.

Sempre que estiver em casa deixe-os juntos, naquilo que será a normalidade.

Vai ver que ao fim de alguns dias começam a aceitar-se. O mais velho, provavelmente na onda do "Enfim, lá tem que ser, pois pelos vistos a minha dona não muda de ideias"
Responder

Voltar para “Gatos”