A minha Natascha "demarcou" o território (urinava feito macho contra móveis, etc.) enquanto o Teddy esteve em casa. Ele a violentava quando bem entendia, mesmo ela estando grávida, ou tendo acabado de dar a luz. Depois que o Teddy desapareceu, o hábito dela também sumiu.
Outros gatos que conheço, inclusive o meu Paxá, urinam por protesto contra atitudes que nós donos temos. O Paxá quer ir para o jardim, e quando eu não deixo, ele... Quando a gata da minha mãe pressente que ela vai viajar, ela ... A gata duma conhecida fica sozinha no apartamento. Quando os donos voltam e não têm tempo de lhe fazer um cafuné, ela ... Nos dias em que os donos estão mais tempo em casa (fins-de-semana, etc.) ela se comporta do jeito que deve ser.
E ainda há mais situações destas, sempre semelhantes.
No caso dos seus dois gatos, realmente é estranho eles urinarem perto do alimento. Você tem a possibilidade de deixá-los fora da cozinha? Feche a porta e pronto. Coloque a alimentação deles no corredor, na varanda, ou sei lá. Mas mantenha a porta da cozinha fechada - não os deixe entrar lá durante algum tempo (só pra ver se algo muda!). Mas NÃO COLOQUE a alimentação no banheiro. É pra ver se eles continuam urinando perto da comida. Se não, deduzo que o problema é qualquer coisa na cozinha (vai ter de descobrir o que). Se continuam urinando perto do alimento, quem sabe o problema é da comida?!?!?! Você mudou de ração quando isto começou? Será que eles cansaram de comer esta ração? A cabeça de um gato (ou dois ---pior ainda---) é complicada. Vai pensando nas hipóteses todas. Se antes eles faziam como mandava o figurino, alguma coisa você está fazendo diferente agora - e eles protestam!
Boa sorte