Gato castrado a marcar o território

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Starlinha
Registado: segunda dez 12, 2005 2:27 pm

segunda dez 12, 2005 2:33 pm

Olá!
Sei que estes assuntos da castração e da marcação de território são mto frequentes, mas, após ter pesquisado no forum, não encontrei o que procurava.
O meu gato foi castrado com 6/7 meses e nunca marcou o território. Agora, com 4 anos e meio, começou a fazê-lo...
Alguém sabe pq é que isto acontece? já vos aconteceu? Devo levá-lo ao veterinário?

Obrigada
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda dez 12, 2005 2:36 pm

Olá boa tarde,

Penso que sim, que o deve levar ao veterinário. Poderá estar com algum problema de bexiga ou renal. Poderá ser alguma situação comportamental devido a alguma alteração na rotina dele, mas antes de mais, devem-se excluir problemas de saúde.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

segunda dez 12, 2005 11:21 pm

Dos casos que conheço os gatos (fêmeas tb) começaram a marcar território ou por infecção urinária ou por alterações no meio ambiente.
Concordo com LuMaria. O melhor é ir a um vet. A infecção urinária trata-se e s for por alterações do meio ambiente (novo animal em casa, nova criança, mudança de casa, dono mais ausente, etc) tb existem farmacos com óptimos resultados.

Boa sorte e que tudo s resolva pelo melhor.
Starlinha

terça dez 13, 2005 2:59 am

Muito obrigada. Amanhã vou ligar para o veterinário a marcar uma consulta.
tcorisca
Membro Veterano
Registado: quinta jul 10, 2003 1:36 pm

sexta dez 16, 2005 4:00 am

Há novidades?
Starlinha

sexta dez 16, 2005 1:30 pm

olá!
ontem liguei ao veterinário.
Eu não vos tinha contado (sei lá, achei que nao era assim tão relevante, mas afinal é) que tiveram dois gatinhos (1 mês e meio)na minha marquise praí ha 1 mes. são de uma vizinha e se eu me descuido, de vez em quando, entram-me pela casa. e eu Às vezes ando com eles ao colo. cheguei à conclusão que o Artémis (o nome do meu gato) começou a fazer chichi na marquise depois deles terem estado cá. No início, que eu desse conta, ele só fazia na marquise, mas ha 4 dias apanhei-o a fazer no sotão (dá para o quintal e tá aberto para ele brincar e desconfiamos que lá vão outros gatos tb). Mas ontem fez À entrada do meu quarto e hoje, pq a minha avó não o deixou ir para a marquise(sitio para onde tá sempre a tentar ir), levantou o pelo todo e foi fazer no cortinado do quarto dos meus pais, pouco tempo depois de ter feito na areia.
o veterinário disse-me pelo telefone que não era um problema de saúde, era comportamental. e tb me disse que tinha mta sorte em ele ser castrado pq o cheiro é mesmo mto mau (acho que isso é dado adquirido!!) e o chichi do artémis não tem qqr cheiro.
Basicamente achamos que ele tá zangado por terem vindo cá os outros gatos, invadiram o seu espaço e ele não gostou. E agora aprendeu a vingar-se (ou qqr reacção parecida já que os animais são inocentes e não têm pensamentos desses. nao, pois nao? :p ).
O veterinário disse que tinha que ralhar (coisa que ja fazia antes) qd ele fizesse aquilo, educá-lo.
Vai ser uma experiência nova pq qd ele chegou cá a casa com 2 meses ja vinha ensinado e nunca fez chichi fora da caixinha.
Há um spray que se pode comprar mas como ele não tem um sítio certo que marca sp, não me serve de muito. acho que comprar spray para a casa toda não seria muito rentável!!!
eu sempre soube que um dia ia ser castigada por mimá-lo demais e por lhe dizer tantas que ele era o "my one and only"!!!!
de qqr modo, o vet. não o examinou, disse que não havia necessidade, acham que há?
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta dez 16, 2005 2:15 pm

Starlinha Escreveu: o veterinário disse-me pelo telefone que não era um problema de saúde, era comportamental.
Fantástico esse veterinário que consulta, avalia e diagnostica por telefone. Alguma cadeira nova na Faculdade?
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

domingo dez 18, 2005 12:45 am

Ninguém melhor que o veterinário, podera fazer um juízo de valor, da gravidade ou não da situação, pois está é uma situação do seu campo profissional. Concerteza que ele lhe fez as perguntas, que achou necessárias, para chegar a uma conclusão. De qualquer forma, pelo que descreve, realmente no que dita a minha experiência, é possivel ser comportamental,... despiste no entanto uma possível infecção urinária, ou se ele foi castrado, se foram retirados os dois testículos,... ou se lhe foi só retirado um, é que nessa possibilidade, ele poderá ter um testículo, no abdómen e ser a razão também possível para a situação,...

;)
Starlinha

segunda dez 26, 2005 10:54 pm

Tenho quase a certeza que lhe retiraram os dois testiculos. Foi essa a informaçao que tive do veterinário quando o mandei castrar. mas se tivesse com um não se teria manifestado mais cedo, só agora é que começou a amrcar o territorio e ja tem 4 anos e meio.
Ultimamente, que nós vejamos, ele não o tem feito cá em casa.
Bem, de qqr forma é capaz de ser melhor ver isso da infecção urinária.
Obrigada
Responder

Voltar para “Gatos”