Convivência entre gatos e cães

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
karaujo
Registado: domingo jan 01, 2006 6:38 pm

domingo jan 01, 2006 7:08 pm

Gostaria que alguém me ajudasse na seguinte situação: tenho 4 gatos (4, 3, 2 e 1 ano) e há uma semana ganhei um filhote de Golden Retriever com 2 meses e meio, pelo qual toda família já está apaixonada (menos os gatos). Gostaria que alguém me orientasse sobre como proceder para que os gatos aceitem o novo membro da família. No dia em que trouxe o filhote para casa, entrei com ele no colo para que os gatos o vissem e cheirassem, mas não quiseram nem saber. Arrepiaram, rosnaram e saíram correndo. Com o passar do tempo, eles começaram a ficar curiosos e a se aproximar mais, aí o filhote quando os vê tenta correr para brincar com eles e os assusta. Desde então tenho que prender os gatos enquanto o caozinho está solto e agitado. Quando ele dorme fecho a porta e solto os gatos.
Por favor alguém me ajude. Não quero me desfazer do meu filhote e não existe a possibilidade de me desfazer dos meus gatos.
Obrigada.
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo jan 01, 2006 8:10 pm

Antes de mais demorará mais de uma semana a se habituarem...e é natural que eles se assustem, O seu cão foi, deduzo, prenda de Natal... tenha calma e com o tempo eles se habituarão...agora por favor, não venha falar em desfazer-se dele...fica mal...

Já agora leia isto.

http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... ticleid=46
karaujo

domingo jan 01, 2006 9:31 pm

Vasco,

Não me entenda mal. Quando usei a palavra desfazer, na verdade quis dizer devolvê-lo à pessoa que me deu. A filha de uma colega de trabalho trouxe ele do Rio de Janeiro para Salvador para dar ao irmãozinho. Mas depois de 5 dias em casa, o pai do menino não quis mais ficar com o cachorro e o devolveu a ela. Então a mãe dela por saber que adoro animais perguntou se eu gostaria de ficar com ele. Aceitei imediatamente e fui buscar no mesmo dia. Ela me fez a recomendação de que se por acaso meus gatos não o aceitassem poderia devolver a ela que providenciaria outra pessoa que também cuidasse dele com carinho.
Se tiver que devolvê-lo será com o coração apertado, pode ter certeza.
Minha maior preocupação é que eles venham a se machucar. Já soube de vários casos em que gatos cegaram cães com as unhas.
Gostaria que alguém me desse alguma luz que me orientasse quanto a maneira como devo me comportar quando o filhote tentar partir para cima dos gatos, mesmo de brincadeira. Quando ele está dormindo os gatos passam perto sem rosnar ou arrepiar, o que só ocorre quando ele tenta pegá-los. Se é correto repreendê-lo. Se posso fazer alguma coisa para que ele perca o interesse pelos gatos. Assim ficaria mais fácil para eles o aceitarem.
Um abraço
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

domingo jan 01, 2006 11:01 pm

O seu cão nunca se vai "desinteressar" pelos gatos, e essa aproximação dos gatos ao cão é perfeitamente normal.
Dê tempo ao tempo, eles habituam-se e não tarda vão ser todos grandes amigos, acredite ;)
Quando ele se aproximar a correr dos gatinhos, se fosse eu, usava uma trela para não o deixar aproximar demais, os gatos podem magoar o bebé gravemente... Mas eles habituam-se ;)

Já agora, leia o artigo que o Vasco sugeriu!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
MJSC
Membro Veterano
Registado: terça fev 01, 2005 3:01 pm
Localização: 2 Cães (Maria e Óscar);1 gato (Vasquinho);1 peixe (Sebastião)

domingo jan 01, 2006 11:28 pm

Olá
Também tenho cães e um gato e de início não foi fácil...
Com o tempo eles acabam por se habituar, mas lembre-se tenha atenção ao bébé (cachorro) pq os felinus gostam de dar umas palmadas e há que ter cuidados com os olhos do cão!

O nosso Vasquinho (o gato) é que manda cá em casa embora só tenha três mesitos... e embora "bufe" imenso aos cães o que é certo é que quando os apanha a dormir vai logo a correr dormir juntinho deles.
Há um mês atrás eu acharia isto impossível!!!

Boa sorte e muita paciência
Beijinhos
Maria João
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 02, 2006 12:08 am

karaujo,

Aqui lhe deixo um link de um artigo sobre como apresentar gatos a canídeos e vice versa... a última parte do texto aplica-se a quem já tenha felinos e adquira um cachorro.

http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... ticleid=27

Titulo: Que gato escolher para o meu cão?

Não desespere, dê-lhes tempo ao tempo... ;) . Tenho 5 gatos, cão e papagaio, em perfeita harmonia...

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
karaujo

segunda jan 02, 2006 1:38 am

Obrigada Xuga, Maria João e Leo.

Suas palavras de incentivo me reanimaram a continuar tentando. Estava muito triste com a possibilidade de não ser possível a convivência entre eles.
Li o artigo que indicou, Leo. Muito bom. Obrigada.
E já havia lido o artigo de Vasco também. Gostei muito.
Obrigada a todos. Darei noticias (espero que boas).
Um abraço.
Kátia
Responder

Voltar para “Gatos”