Como dar banho, tratar e preparar um gato Persa
Moderador: mcerqueira
Olhe Petruska, agradeço que não me envie pms, de qualquer forma fica a saber que lhe responderei sempre publicamente. Tenho é pena de não as ter guardado para verificarem que sempre lhe respondi, com a maior cordialidade e atenção, e por isso também eu é que estou desiludida consigo, ... quando após eu ser atenciosa, o seu único e exclusivo post na Oficina, nos gatos ser para dizer mal e censurar, especialmente uma coisa que não tinha importância nenhuma,nem sequer tina a ver com gatos,...foi só uma gralha ao postar,mas enfim... gostou de ir lá deixar a piadinha,...e não só. Mas o que é que julga??? mas eu tenho que aturar as suas algarviadas, sempre com um sorriso simpático?? Mas você julga que os outros são parvos ou quê??quer que recebam de cara alegre, ... as suas quase sempre faltas de oportunidade,...
Assim a petruska é que demostrou bem a pessoa que é,.. gosta de cuspir na cara de quem a ajudou sempre que precisou,...pois até é giro, porque as pessoas nem sabem o que se passou, e depois vem colocar aqui questões, inocentes e ingénuas,... e eu ao responder-lhe a letra é que fico mal, por lhe responder a si a que até é tão inocente e boazinha,... tenha dó,...
Quanto a eu ter reparado no seu silêncio, não não reparei,.. ou por outro lado,... sei que não respondeu,... porque é uma pessoa que não alcança bem e por isso , não teve foi pernas para responder no tópico, lança o veneno e depois quando percebe, que não lhe aparam o jogo e que o perceberam,,... não se aguenta á bronca,... sabe devia ver como se mete e com quem se mete,... antes de dizer tontisses,... não deve dar o passo maior que a sua perna. Isto não é o falabarato da Oficina,... onde pode dar o su dahhhh a todos os contextos, já que não sabe dizer mais nada,...
Não eu não tenho nenhum problema consigo,... a senhora é que tem comigo,... só pode, depois de fazer o que fez,...
Quando ao responder-lhe na companhia,... eu respondo onde a Petruska me vem provocar,... agora a Petrusca é que parece que não tem coragem de dizer aqui, que o seu gatos estão cheios de nós,.. claro depois do que disse aqui neste tópico,... perdia o pé não era??? Mas vem dar bitaites sobre o que não sabe,... nem percebe,... para tentar colocar os outros em xeque,...é giro,... a sua forma de analise,... de qualquer forma já respondi no tópico,... esteja descansada, e fica já a saber, que lhe responderei lá conforme o seu caminhar, fôr a direito ou aos sss
Por outro lado, aquilo que disse sobre a hérnia do seu gato, é desleixo sim,.. quando há um ano me coloca a questão por pm, eu lhe digo que o gato já devia ter sido operado, e coloca a mesma questão na companhia,... só agora. Então se a minha opinião não lhe serve de nada,... porque é que me incomodou,... para eu perder o meu tempo com quem não merece???
Não lhe disse que isso era uma hérnia, por terem puxado o gato pelo cordão à nascença,... ou por o terem cortado demasiado curto,... não lhe disse que o gato deveria ter sido operado aos 6 meses. Vai colocar a mesma pergunta,... para lhe responderem a mesma coisa,... mas afinal o que é que você quer, palmadinhas nas costinhas??? ou quer resolver o problema dos seus gatos????
Eu não a insultei,... coloquei-a foi de onde se devia ter mantido sempre,... no seu lugar,... que fica um pouco à distância do meu,...
Quanto ao conhecer-me e ter andado à minha procura na exposição e, já conhecer as minhas colegas,... o que quer que lhe diga??? terei alguma obrigação especial consigo por causa disso??? A consideração tenho-a com pessoas que me tratam com consideração e respeito como eu igualmente as trato,.. agora com quem me trata mal especialmente depois de eu tratar bem,...que se aguente depois se puder,... sabe é que eu não nasci ontem,... a fase de teenager insconciente já passou,...
Resumindo não a insultei,... disse-lhe o que pensava de si,... depois de a Petruska já me ter esgotado a paciência,...que para pessoas como você, é pouca,...
Assim a petruska é que demostrou bem a pessoa que é,.. gosta de cuspir na cara de quem a ajudou sempre que precisou,...pois até é giro, porque as pessoas nem sabem o que se passou, e depois vem colocar aqui questões, inocentes e ingénuas,... e eu ao responder-lhe a letra é que fico mal, por lhe responder a si a que até é tão inocente e boazinha,... tenha dó,...
Quanto a eu ter reparado no seu silêncio, não não reparei,.. ou por outro lado,... sei que não respondeu,... porque é uma pessoa que não alcança bem e por isso , não teve foi pernas para responder no tópico, lança o veneno e depois quando percebe, que não lhe aparam o jogo e que o perceberam,,... não se aguenta á bronca,... sabe devia ver como se mete e com quem se mete,... antes de dizer tontisses,... não deve dar o passo maior que a sua perna. Isto não é o falabarato da Oficina,... onde pode dar o su dahhhh a todos os contextos, já que não sabe dizer mais nada,...
Não eu não tenho nenhum problema consigo,... a senhora é que tem comigo,... só pode, depois de fazer o que fez,...
Quando ao responder-lhe na companhia,... eu respondo onde a Petruska me vem provocar,... agora a Petrusca é que parece que não tem coragem de dizer aqui, que o seu gatos estão cheios de nós,.. claro depois do que disse aqui neste tópico,... perdia o pé não era??? Mas vem dar bitaites sobre o que não sabe,... nem percebe,... para tentar colocar os outros em xeque,...é giro,... a sua forma de analise,... de qualquer forma já respondi no tópico,... esteja descansada, e fica já a saber, que lhe responderei lá conforme o seu caminhar, fôr a direito ou aos sss
Por outro lado, aquilo que disse sobre a hérnia do seu gato, é desleixo sim,.. quando há um ano me coloca a questão por pm, eu lhe digo que o gato já devia ter sido operado, e coloca a mesma questão na companhia,... só agora. Então se a minha opinião não lhe serve de nada,... porque é que me incomodou,... para eu perder o meu tempo com quem não merece???
Não lhe disse que isso era uma hérnia, por terem puxado o gato pelo cordão à nascença,... ou por o terem cortado demasiado curto,... não lhe disse que o gato deveria ter sido operado aos 6 meses. Vai colocar a mesma pergunta,... para lhe responderem a mesma coisa,... mas afinal o que é que você quer, palmadinhas nas costinhas??? ou quer resolver o problema dos seus gatos????
Eu não a insultei,... coloquei-a foi de onde se devia ter mantido sempre,... no seu lugar,... que fica um pouco à distância do meu,...
Quanto ao conhecer-me e ter andado à minha procura na exposição e, já conhecer as minhas colegas,... o que quer que lhe diga??? terei alguma obrigação especial consigo por causa disso??? A consideração tenho-a com pessoas que me tratam com consideração e respeito como eu igualmente as trato,.. agora com quem me trata mal especialmente depois de eu tratar bem,...que se aguente depois se puder,... sabe é que eu não nasci ontem,... a fase de teenager insconciente já passou,...
Resumindo não a insultei,... disse-lhe o que pensava de si,... depois de a Petruska já me ter esgotado a paciência,...que para pessoas como você, é pouca,...
Xena, desculpe só responder agora,... mas não foi desatenção, mas falta de internet, e problemas com os meus machos e, uma fêmea, com quem gastei tempo e muito euros. Os meus machos arranharam-se na vista, ficando o macho castrado com os dois olhos com sequestros, e o outro o de exposição com um olho com sequestro, isso implicou já serem operados três vezes á vista, cada um,... posso dizer que cada operação a cada olho custa 350 euros,...vamos ver se não tenho que ir com eles para Barcelona, para transplante de córnea,... como quando os problemas surgem vêm todos, tive uma gata com uma piómetra, que neste momento está controlada, mas que me obrigou a fazer ecografias de 2 em dois dias, a ir com ela a meio da noite para o vet, a radiografias, a análises pois poderia corres o risco de uma septicémia,... enfim se calhar par acabar por a esterilizar. O que significou que para ter a certeza que ela se alimentava, lhe tenho dado a dose de comida que ela deve comer por dia à mão,... biscoito a biscoito, como se dão os comprimidos,... estão a ver que levo pouco tempo,...são mais ou menos 120 biscoitos por dia,... um a um o que vale é que já tenho prática e quando ela da conta já está goela abaixo tem é que ter e vigiláncia permanente,...:p :pXenaBastet Escreveu: uaimori, preciso mt das suas dicas![]()
Vou ter uma persa daki a 1 mes (ela ainda so tem 2 sem) e não ando p/ aki a ver se aprendo a tratar de persas... é k a minha Xeninha tem pelo semicurto, agora a persa???não sei bem o k fazer e como ainda tenho 1 mês vou aproveitar p/ me ir inteirando.
A k idade se começa a dar banho a um persa? Com k periodicidade? Tenho visto aki de 15 em 15 dias. É preciso cortar o pelo?
E por ultimo (por enkt) A melhor forma de dar de beber a um persa é usar os bebedouros dos roedores?
Mt Obg
Turrinhas
![]()

Bom mas isto é mais um desabafo e, também para vos chamar atenção que quem tem persas tem que estar muito atenta aos, olhos e qualquer pormenor, que observem nos olhos, como uma úlcera, irem rapidamente a um vet e que se este não resolver, procurem um vet experiente no assunto. Os olhos dos persas por serem muito saídos têm propensão a úlceras, que podem facilmente, resultar em sequestros, que obrigatóriamente têm que ser operados,... quanto mais tempo passa, mais difícil e caro se torna o tratamento. Uma forma de prevenir é colocar-lhe lágrimas artificiais, pelo menos duas vezes por dia, exactamente pelas características dos olhos, que são grandes e saídos, faz com que o centro do olho, não seja tão irrigado pela lágrima o que provoca que o olho por vezes fique mais "seco" no meio, na zona centrel, e isso muitas vezes resulta em úlceras,...
Agora respondendo-lhe finalmente Xena, se reparar, eu neste mesmo tópico, e no da Oficina, explico as suas dúvidas até sobre a alimentação e tratamento. O banho poderá dar-lhe e deverá dar-lhe 15 dias depois das vacinas. Deverá dar-lhe pelo menos de quinze em quinze dias,... para ela se habituar de bébé e depois até poderá espaçar mais um pouco em adulta. É importante ela habituar-se em bébé para não fazer fitas em adulta, porque depois não há nada a fazer.
Quando ao facto de ser macho ou fêmea penso que não tem importância nenhuma,... terá mais a ver com o feitio do animal em si,.. há machos dóceis assim como fêmeas, há machos brincalhões assim como fêmeas e, também os há com mais mau feitio,...
:p :p

Quanto ao pêlo, no Verão poderá tosquiar, pois eles sofrem muito com o calor,... mas nunca se tosquia a cabeça,a gola, o rabo e a parte final das patinhas.
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm
Uaimori, antes de mais espero k os seu meninos e meninas fiquem logo, logo bons.
Agradeço as suas dicas valiosíssimas. Mt Obrigada.
No entanto surgiu-me uma questão, a lagrima artificial, é k eu uso lentes de contacto e o oftalmologista disse p/ eu usar a lagrima artificial o menos possivel já k a sua utilização pode tornar o olho preguiçoso na formação da sua propria lagrima. No caso dos persas isso não poderá acontecer? Ou pelo contrario, as consequencias da falta de lagrima propria são mt superiores à habituação da lagrima artificial?
Kt ao facto de ser macho ou femea, tem razão, é indiferente pk a menina vai de bebe. Se fosse já adulta é k convinha k fosse do sexo oposto. Perguntei ao vet da Xena. E como p/ trakina já tenho a Xena, pedi k me dessem um gatinho meiguinho... dentro do possivel
Turrinhas de rapidisssssssssssssssimas melhoras p/ os seus meninos e meninas.
Agradeço as suas dicas valiosíssimas. Mt Obrigada.
No entanto surgiu-me uma questão, a lagrima artificial, é k eu uso lentes de contacto e o oftalmologista disse p/ eu usar a lagrima artificial o menos possivel já k a sua utilização pode tornar o olho preguiçoso na formação da sua propria lagrima. No caso dos persas isso não poderá acontecer? Ou pelo contrario, as consequencias da falta de lagrima propria são mt superiores à habituação da lagrima artificial?
Kt ao facto de ser macho ou femea, tem razão, é indiferente pk a menina vai de bebe. Se fosse já adulta é k convinha k fosse do sexo oposto. Perguntei ao vet da Xena. E como p/ trakina já tenho a Xena, pedi k me dessem um gatinho meiguinho... dentro do possivel

Turrinhas de rapidisssssssssssssssimas melhoras p/ os seus meninos e meninas.
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta mar 02, 2005 10:48 am
Este tópico é excelente!!! Já o guardei nos meus documentos.
A Íris é uma persa bicolor azul e noto que o pêlo azul é mais áspero que o branco e amarelo. Por que será?
Obrigada Uaimori
A Íris é uma persa bicolor azul e noto que o pêlo azul é mais áspero que o branco e amarelo. Por que será?
Obrigada Uaimori
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm
Este tópico é 5*****.
Kd a Uaimori colocou este tópico ainda nem eu pensava k ia ter uma persa e mesmo assim achei-o super util... mas agora é tipo manual.
Se não fosse este tópico eu seria mais uma ter uma gatinha cheia de nós, pk não fazia ideia de como tratar persas
acho k só kd o vet me desse nas orelhas é k eu me iria aperceber
Assim, vou ter uma bonekinha linda, sem nós e lavadinha p/ fazer companhia à outra reguila linda k tenho em casa.
Turrinhas

Kd a Uaimori colocou este tópico ainda nem eu pensava k ia ter uma persa e mesmo assim achei-o super util... mas agora é tipo manual.
Se não fosse este tópico eu seria mais uma ter uma gatinha cheia de nós, pk não fazia ideia de como tratar persas

Assim, vou ter uma bonekinha linda, sem nós e lavadinha p/ fazer companhia à outra reguila linda k tenho em casa.
Turrinhas

A senhora faça como entender que é dada a mal-entendidos.Olhe Petruska, agradeço que não me envie pms, de qualquer forma fica a saber que lhe responderei sempre publicamente. Tenho é pena de não as ter guardado para verificarem que sempre lhe respondi, com a maior cordialidade e atenção, e por isso também eu é que estou desiludida consigo, ... quando após eu ser atenciosa, o seu único e exclusivo post na Oficina, nos gatos ser para dizer mal e censurar, especialmente uma coisa que não tinha importância nenhuma,nem sequer tina a ver com gatos,...foi só uma gralha ao postar,mas enfim... gostou de ir lá deixar a piadinha,...e não só. Mas o que é que julga??? mas eu tenho que aturar as suas algarviadas, sempre com um sorriso simpático?? Mas você julga que os outros são parvos ou quê??quer que recebam de cara alegre, ... as suas quase sempre faltas de oportunidade,...
anib Escreveu: Este tópico é excelente!!! Já o guardei nos meus documentos.
Obrigada Uaimori
Tem aqui a resposta, está a negrito. Nos azuis calça-se uma luva de borracha daquelas de cirurgia , agarra-se os pêlos mais altos e escuros, puxam-se os outros para baixo,... e arrancam-se, para o pêlo ficar fôfo e todo há mesma altura,... pois esses são mais altos,... são eles que fazem parecer o pêlo mais áspero, isso faz-se porque nos diluídos, quanto mais clara a côr melhor. Os vermelhos e pretos também têm esses pêlos, mas não se arrancam, porque aí quanto mais escura a côr melhor,....
Uaimori Escreveu: ESPECIFICIDADES DAS CORES
Nos persas diluídos, isto é que têm tons de azul ou creme, deverá proceder-se para exposição, à depilação dos chamados pêlos “duros”, ou seja dos pêlos de protecção, que são mais escuros, pois estes gatos, quanto mais clara for a cor melhor. Nos gatos vermelhos, pretos ou tartarugas, quanto mais intensa for a cor melhor, por isso não se deve efectuar a depilação.
Nos bicolores, deve depilar-se cuidadosamente dos pêlos dominantes, por forma as marcas ficarem bem delimitadas.
Em todas as cores se devem retirar os pêlos brancos, que se encontram no meio da cor diferente.
Cores diferentes, exigem champôs diferentes, estes têm como objectivo, intensificar as cores, ou aclará-las, conforme exige o objectivo do standart, normalmente, existem em boas marcas de champôs, é só escolher.
O gato é assim depilado, retirados esses pêlos, ficando o pêlo todo uniforme e á mesma altura, certinho.
Nunca deverá ser colocado pó de talco, num gato preto, tartaruga ou vermelho, pois retira-lhe a intensidade da côr. Por sua vez, nos diluídos, aclara a côr o que é benéfico.
No entanto este deve ser usado, muito pouco,com peso e medida. pois em exagero seca a pele do animal, é preferível utilizar o condicionador da Artero.
-
- Membro Júnior
- Registado: quarta mar 02, 2005 10:48 am
Obrigada pela exlicação.
Ñ fazia ideia que era esse o motivo mas faz sentido...
Ñ sem se serei capaz de fazê-lo(depilação) pois de certeza que
a Íris "atacava-me". Por vezes as sessões de escovagem ñ são do
agrado da menina.
Eu adoro a minha gata mas ñ quero mais nenhuma de pêlo comprido
porque dá-me muito trabalho.
Para andar sempre bonitinha necessita de muitos cuidados mas no
fundo, no fundo, ela mereça é uma querida muito especial. Tem um
temperamento incrível: meiga e calma.
Admiro quem faz criação de persas como a Uaimori que revela um
grande conhecimento e um amor infinito por eles. Deve ter muito
trabalhinho... mas tb alegrias.
Bjkas
Bina
Ñ fazia ideia que era esse o motivo mas faz sentido...
Ñ sem se serei capaz de fazê-lo(depilação) pois de certeza que
a Íris "atacava-me". Por vezes as sessões de escovagem ñ são do
agrado da menina.
Eu adoro a minha gata mas ñ quero mais nenhuma de pêlo comprido
porque dá-me muito trabalho.
Para andar sempre bonitinha necessita de muitos cuidados mas no
fundo, no fundo, ela mereça é uma querida muito especial. Tem um
temperamento incrível: meiga e calma.
Admiro quem faz criação de persas como a Uaimori que revela um
grande conhecimento e um amor infinito por eles. Deve ter muito
trabalhinho... mas tb alegrias.
Bjkas
Bina
Olá a Todos.
Espero não estar a ser repetitiva mas gostaria q me esclarecessem umas duvidas, tendo em conta q os meus 2 gatinhos têm 1mes e meio e são europeus (penso eu): se bem percebi em conversas anteriores posso começar a dar banho aos meus gatos aos 4 meses de idade, certo? Posso dar banho de 15 em 15 dias, certo?
A Dalila (sim mudei o nome da gatinha pq o padrinho dela é maluco) tem sempre mtas remelas. Costumo limpar com algodão e água norma. Poderei limpar com soro fisiologico? Se calhar é mais apropriado. Esta tendencia será uma carateristica dela ou é por ser mto pequena?
Obrigada a todos.
Beijinhos.
Laura
Espero não estar a ser repetitiva mas gostaria q me esclarecessem umas duvidas, tendo em conta q os meus 2 gatinhos têm 1mes e meio e são europeus (penso eu): se bem percebi em conversas anteriores posso começar a dar banho aos meus gatos aos 4 meses de idade, certo? Posso dar banho de 15 em 15 dias, certo?
A Dalila (sim mudei o nome da gatinha pq o padrinho dela é maluco) tem sempre mtas remelas. Costumo limpar com algodão e água norma. Poderei limpar com soro fisiologico? Se calhar é mais apropriado. Esta tendencia será uma carateristica dela ou é por ser mto pequena?
Obrigada a todos.
Beijinhos.
Laura
Viu o Título????!!! o tópico é para persas,..... não europeus. De qualquer forma não é mau habituá-los ao banho de pequenos,... mas muito,mas muito mais espaçados e só com champoos, de linha veterinária,...klaura Escreveu: Olá a Todos.
Espero não estar a ser repetitiva mas gostaria q me esclarecessem umas duvidas, tendo em conta q os meus 2 gatinhos têm 1mes e meio e são europeus (penso eu) se bem percebi em conversas anteriores posso começar a dar banho aos meus gatos aos 4 meses de idade, certo? Posso dar banho de 15 em 15 dias, certo?
Obrigada a todos.
Beijinhos.
Laura
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
klaura,
Os gatos europeu comum, não precisam de banhos...eles tratam da sua higiene... só mesmo caso se sujem muito...!
Leo
Os gatos europeu comum, não precisam de banhos...eles tratam da sua higiene... só mesmo caso se sujem muito...!
Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça mar 16, 2004 5:40 pm
- Localização: Gatos (Grey, Lucky e Nina); Peixes: Viuvas Negras; Repteis: 2 Tritões
Olá Uaimori,
Gostaria de saber se nesta altura de calor, os nossos meninos ainda precisam do auxílio do secador ou se com o calor e as janelas todas fechadinhas não é necessário.
Estou com um pouco de medo de dar banhinho ao Lucky, pois vai ser a primeiro vez desde que o adoptei.
Obrigada.
Paula
Gostaria de saber se nesta altura de calor, os nossos meninos ainda precisam do auxílio do secador ou se com o calor e as janelas todas fechadinhas não é necessário.
Estou com um pouco de medo de dar banhinho ao Lucky, pois vai ser a primeiro vez desde que o adoptei.
Obrigada.
Paula