Gatinhos separados da mãe com 6 dias

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
starfishh
Registado: domingo jan 08, 2006 1:31 am

segunda jan 09, 2006 2:01 pm

Acolhi uma gatinha que andava a vaguear na rua e que pensava ter uns 4 meses mas quando fui ao veterinário com ela, descobri que já teria uns 5 ou 6 meses e que poderia ter-se perdido durante o cio e também que poderia trazer "brinde". Passado umas semanas descobri que estava mesmo grávida.

O parto não correu nada bem, o veterinário avisou que por ser primípara que poderia levar mais horas a ter os bebés, mas passado umas 12 horas apenas tinha tido 2 gatinhos e estava em sofrimento com contracções porque os bebés não nasciam.

No veterinário tentou-se ajudá-la a ter os bebés mas não houve hipótese, teve de ser sujeita a uma operação cirúrgica. Encontravam-se dois gatinhos já sem vida no seu útero e fizeram-lhe uma histerectomia total. Ficou com uma sutura de pontos reabsorviveis e com um penso para os gatinhos não a magoarem.

Passado 3 dias, estava com muita febre, postrada e com uma grande infecção na sutura provavelmente devido aos gatinhos conseguirem chegar a ela...a única solução foi separa-los da mãe e ficar eu a criá-los, enquanto a mãe tomava injecções de antibiótico e antipiréticos e lhe limpava e desinfectava a sutura aberta.

A mãe melhorou mas ainda tem a barriga por cicatrizar, encontra-se uma parte aberta...os gatinhos choram muito pela mãe (horas), não ficam satisfeitos com a quantidade que bebem do biberão e o irmão maior chegou mesmo a mamar nos orgãos genitais do outro irmão e tive que separá-los o que ainda os faz chorar mais. Dá imensa pena e não sei se agi bem em separá-los e se com uma semana de vida já conseguem manter a sua temperatura sozinhos. De mamar penso que não lhe posso dar mais quantidade senão rebentam. Estou a dar-lhes 8ml mais ou menos de 3 em 3 horas...agora já espacei mais as refeições já que já tem uma semana...

Pensei em levar os gatinhos para perto da mãe controlando-os para não mexerem na sutura e ficarem só nas maminhas mais superiores mas descobri que a mãe já não tem leite :( será que se voltar a ter os bebés volta a ter leite? Ou será que vou ter de criá-los mesmo depois de a mãe já estar apta a ficar com eles?

É recompensador vê-los crescer mas é muito díficil criá-los assim tão com tão poucos dias e é preciso muito paciência e esperança porque dão imensa pena a chorarem pela mãe e sinto-me impotente.
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

segunda jan 09, 2006 2:26 pm

Starfishh, cm não faço a minima ideia do k se possa fazer numa situação dessas, se bem k acho k o vet pode ser o melhor conselheiro, só me resta desejar-lhe felicidades a si, as melhoras da mamã e k os bebes continuem a crescer saudaveis.
Imagem
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jan 09, 2006 2:38 pm

Olá boa tarde,

Não me parece que deva colocar os gatinhos ao pé da mãe enquanto esta ainda está débil e a medicamentação. Quanto à alimentação, eles choram porque provávelmente está a dar pouco leite, aconselhe-se com o veterinário sobre a dosagem. Também não me parece que deva espaçar para já as refeições.
De facto é um cansaço cuidar de bébés, nas duas primeiras semanas é terrivel.
Como já tomou a seu cargo, as crias, devería continuar e assumir-se como mãe a full-time. Realmente é cansativo, mas se tem o tempo e a disponibilidade, ganhe essa experiência, no fim, é extremamente recompensador.
Mas peça a ajuda do seu veterinário, em conjunto encontrarão as melhores soluções para todos. Para o trabalho e a falta de sono é que não há solução, a não ser uma grande e boa dose de paciência e amor ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda jan 09, 2006 3:48 pm

starfishh,

Não deve colocar os gatinhos junto da mãe, tal como já a aconselharam.

Os gatinhos podem chorar por inúmeras coisas...como, p.e., falta de calor, cólicas abdominais por gases (por X's ingerem ar ao mamarem) ou bexiga cheia.

Tem feito a estimulação genital aos gatinhos para urinarem e defecarem?

Leia este artigo que mais ou menos abrange tudo o que precisa saber:

"Como tratar de gatinhos recém nascidos"

http://www.oficinadosanimais.com/sub/in ... egoryid=62

Se tiver alguma questão a colocar, estou ás ordens, dentro do meu possível ;) .

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
starfishh
Registado: domingo jan 08, 2006 1:31 am

segunda jan 09, 2006 4:06 pm

Olá!

Porque acha que não devo colocar os gatinhos junto da mãe? A mãe está vivaça e activa, a infecção controlada mas a sutura aberta....mesmo controlando os gatinhos para não contactarem a sutura acha que não devo junta-los um tempo por dia?

Os gatinhos estão dentro de caixas com sacos de água quente e junto a um aquecedor (tenho aquecimento central ligado o dia todo), e na verdade só um irmão é que chora por muito tempo, o primeiro que nasceu e maior. Talvez por isso tenha uma ligação mais forte à mãe ou talvez seja a personalidade dele apesar de ainda ser muito novinho...

No primeiro dia não defecaram e cheguei mesmo a fazer massagens na barriguinha deles para ver se ajudava. Mas agora tem feito tudo de 3 em 3 horas mais ou menos com a dita estimulação. Em relação à situação de o gatinho maior pensar que os orgãos genitais do irmão fossem as tetas da mãe e mamasse neles, acha que fiz bem em separá-los? Já dava pena eles não terem mãe, então agora nem se terem um ao outro :(

Obrigada pelo artigo, vou ler.

Cumprimentos

Gabi
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

segunda jan 09, 2006 4:21 pm

Não me parece que haja necessidade de separar os irmãos. Mamar neles próprios é uma coisa normal. Por enquanto não virá nenhum perigo daí. Mas visto que a mãe está a ser tão bem assistida a nivel médico, porque não esclarece todos estes pontos com o seu médico veterinário? Não só lhe tira as dúvidas como lhe mostra ao vivo como fazer. Boa sorte com essa ninhada de valentes.
Os gatinhos não deverão ir para a mãe pelo menos por dois motivos, não tendo leite agora, com a estimulação dos bébés poderá voltar a ter. Como está medicada o leite não está em condições para os bébés. Por outro lado a mãe está fraca, precisa de descanso e não de 4 malucos a puxar por ela. ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda jan 09, 2006 4:22 pm

A mãe enquanto em recuperação o que menos precisa é de stress e só o facto dos filhotes estarem junto dela em busca das tetas,(eles entendem-se pelos miados)... ela ficará concerteza em stress por não lhes poder valer... ;). Ela presisa de repouso e muita calma. Nada que a estimule para poder valer aos filhos... :(

Já vi que estão em boas mãos...contudo veja se o gatito não terá gases retidos...? Se sim, há forma de o aliviar ;)

Deve separar os que tentem mamar nos orgãos genitais dos outros, SIM! Podem originar cistites ou mastites aos manos/as além de infecções nos orgãos genitais!

Se tiver alguma dúvida, não se canse de perguntar ao vet ou aqui que dentro dos possíveis e do que eu possa ajudar, assim o farei.

Fui buscar outro artigo meu e com fotos minhas, que apesar de já ter notado que está a dar conta do recado... fica aqui para futuras referências a quem precise.
Esta parte é para quem precise de usar seringa para amamentar os bebés. Isto porque há bebés que não toleram ou não têm força suficiente para mamar nos biberões de compra.

" A seringa deve ser usada SÓ com muita precisão e com muita paciência. Se por acaso for alguma gota de leite pela via errada, pode ser fatal para os bebés, contudo se tiver de lhes dar com seringa aqui vão algumas dicas:

Não deve usar a seringa na posição de como se fosse dar uma injecção. Isso pode dar o resultado de esguichadela e é perigoso...

Eu usava a seringa de punho cerrado, portanto punha-a na palma da mão, fechava a mão segurando-a lá dentro apanhando parte da seringa e parte do embolo e com o dedo polegar é que carregava no embolo o mais lentamente possível para dar tempo ao "bebé" de engolir o leite... esta (a seringa) também deve ser SEMPRE introduzida na boca, de lado e não de frente e com a ponta virada para o céu da boca ou para o lado e NUNCA directamente para a garganta.

Se por acaso vir que a seringa não lhe está a dar jeito... use um conta gotas. É preferível do que correr riscos desnecessários.

O biberão da Royal Cannin é melhor dos que os de compra, daqueles que se vendem nos PetShops.

O problema de eles mamarem e não sair leite, por vezes não tem nada a ver com a medida do buraco na tetina, mas sim pelo ar criado dentro do biberão.
Para retirar o ar, abra o biberão com ele quase a entornar...coloque a tampa que tem a tetina, novamente e, deixe o mínimo espaço possível de ar (espaço livre sem leite) entre o líquido (leite) e as paredes do biberão.

Nunca amamente os bebés de barriga para cima como se fossem bebés humanos. Sempre de lado ou com as patinhas para baixo e cabecinha para cima ou apoiados nas patinhas traseiras, tronco e cabecinha para cima.

Eu, para eles se sentirem como se estivessem a mamar na mãe, usava uma almofada e punha-os em posição (metade do corpo a trepar para a almofada) de como se fossem mamar nela e dava-lhes o leite assim ou então agarrados ao meu peito, mas sempre ao alto.

Aqui lhe deixo umas fotos que tirei para explicar melhor a posição e forma de usar uma seringa, caso seja necessário.

Repare que na 3ª foto o dedo indicador serve para controlar a velocidade desejada porque está no embolo e logo acima do Stop da seringa (encostado ao stop da seringa). A velocidade de deslize do embolo é controlada com o apertar mais ou menos do dedo indicador que está sobre ele.

Imagem

Imagem

Imagem"

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda jan 23, 2006 11:28 pm

Boa noite starfishh.

Depois de eu lhe ter respondido a 19 PM's suas com questões sobre os gatinhos, gostaria, ao menos, de saber se sobreviveram e como vai a mãe...?

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

quarta jan 25, 2006 10:08 am

pois eu tb gostava de notícias:)
espero qure tenha tudo corrido muito bem:) com tão bons aconselhamentos:)
Responder

Voltar para “Gatos”