Gatos de rua

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
elisilx
Membro
Registado: quarta dez 14, 2005 5:53 pm
Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety

quinta fev 02, 2006 4:07 pm

Moro numa zona habitacional, mas com alguns terrenos vazios nas proximidades frequentados por alguns gatos.
Desde que recolhi as minhas bichanas, que foram concerteza deixadas à sua sorte por serem as três fêmeas, que tenho dado mais atenção aos gatos que se cruzam connosco na rua e se refugiam nos terrenos vazios.
Não são muitos, mas nesta altura do ano surgiram mais alguns, o que é normal, dado ser a altura em que muitas gatas entram em cio.
O resultado vai ser certamente o nascimento de mais alguns gatinhos por ali, que se vão multiplicar no próximo ano, etc, etc...

Eu gostaria de poder fazer alguma coisa para minorar esta tendência. Pensei em tentar aproximar-me dos gatos, sobretudo dos machos, e logo que conquistasse um pouco da sua confiança, tentar apanhá-los e mandar castrá-los. No entanto fico na dúvida se estes gatos terão dono, pois não têm aspecto de gatos vadios. Estão gorditos, o pêlo mais ou menos regular, sem grandes marcas. Só um deles, beje clarinho, tem o pêlo meio sujo.
Mas vamos partir do princípio que são mesmo de rua, se eu conseguir apanhá-los e castrá-los, devolvo-os à rua? Eles não irão perder a capacidade de sobreviver? Não posso recolher mais nenhum, mas sinto que preciso e fazer alguma coisa pelos que andam na rua... estou cheia de dúvidas.
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

quinta fev 02, 2006 8:58 pm

Eu tenho alguns gatos na minha praçeta que alimento e, o passo seguinte será apanhá-los com um amigo meu, através de uma armadilha e castrá-los, como não me é possível recolhê-los, continuarei a alimentá-los,... mas pelo menos passará a não haver bébés. De qualquer forma gatos de rua mesmo, dificilmente aceitarão uma casa,... o caso da Tigra da Lucarina é exemplo disso,... é mais feliz na rua. ;)
elisilx
Membro
Registado: quarta dez 14, 2005 5:53 pm
Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety

sexta fev 03, 2006 4:40 pm

Obrigada uaimori! O melhor será mesmo tentar apanhá-los "à traição" ;) (no bom sentido, claro!)

Não tenho grande experiência nisso, aliás nem grande nem pequena, mas vou tentar. Obrigada mais uma vez.
Responder

Voltar para “Gatos”