Mataram um gato...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

fuega
Membro Veterano
Registado: terça set 21, 2004 5:55 pm

sexta fev 03, 2006 11:23 pm

O que fazer quando nos matam um gato e sabemos quem foi... o que pode ser feito? Alguém me pode ajudar?

Beijinhos e bgd
Deuziana
Registado: sábado fev 04, 2006 3:08 am

sábado fev 04, 2006 3:26 am

Oi Fuega, faça um belo cartaz e coloque na frente da casa dele
ASSASSINO DE ANIMAIS MORA NESTA RUA, CUIDADO COM SEUS BICHOS DE ESTIMAÇÃO, e espalhe aos vizinhos o nome dele. Só não ponha no cartaz, pois vc não tem testemunhas!
MHZ
Membro Veterano
Registado: segunda nov 04, 2002 12:16 pm

sábado fev 04, 2006 3:34 am

Documente-se o mais possível, testemunhas, fotos, tudo o que puder vir a ser prova e apresente queixa na polícia.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado fev 04, 2006 10:36 am

Bom dia.

Se andar a fazer propaganda (cartazes, etc...) sobre as suas suspeitas...pode sair-lhe o tiro pela culatra... é que "homem avisado, vale por dois.." já dizia a minha avózinha... ;)
Tal como já alguém lhe disse, recolha todas as provas, identificação de testemunhas e apresente queixa na Polícia e na LPDA (Liga Protectora dos Direitos dos Animais).

Em que circunstâncias é que o gato morreu?

Mandou fazer uma necrópcia no gato?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Juli-miau
Membro
Registado: sábado jan 28, 2006 9:59 pm

sábado fev 04, 2006 11:39 am

[color=green][/color] :cry:
De momento só tenho cinco gatos, mas já tive 17! Quando os meus pais mudaram de casa só tinham um gato, o Jerry (que já faleceu com uma trombose... já tinha 16 anos). Pouco tempo depois começaram a aparecer gatos, com fome, frio, muito magros... eu e a minha mãe começamos a alimentá-los e foram aparecendo cada vez mais: uns devido à falta de controlo da natalidade e outros abandonados.
A vizinhança acha que os gatos são um bom alvo para ratoeiras, pressões de ar, pontpés... já me mataram cerca de sete gatos, e, para cúmulo, quem os matou e quem lhes prepara armadilhas confessou-o com ORGULHO!!!!!!!!
Como adoro animais e agora já tenho 16 anos, dirigi-me à GNR e, ao contrário do que a maioria das pessoas dizem, eles podem resolver parte dos assuntos... como "abrir a caça aos gatos!". No ano passado até tive um esgotamento por perder um gatinho bebé (o meu querido Poly) nos meus braços, por ter sido atropelado. O que mais me custa é saber que foram à berma da estrada só para o matar... que crueldade!!!
Se sabe quem é e conseguir arranjar provas (fotos e vídeos), bem como testemunhas, dirija-se com a maior rapidez possível à GNR. As minhas condolências. :cry:
MHZ
Membro Veterano

sábado fev 04, 2006 12:56 pm

Um animal ainda é considerado pelas nossas leis, um objecto. Mas e também pelas nossas leis, ninguém tem o direito de estragar/danificar/roubar, o que é nosso.
Se o animal tem dono, o dono tem o direito a ser indemnizado pelo prejuízo que causaram no seu “objecto”.
Agora, o acolhimento que se tem na polícia, irá depender do funcionário…mas se soubermos que perante a lei, temos direitos, aí podemos fazer finca-pé se não sentirmos muito apoio por parte das autoridades e obrigá-los a tratar devidamente do assunto.
Evidentemente que tudo depende das provas e testemunhas que tivermos.

No caso da Fuega, li que foi com uma arma de fogo. Sabe se o agressor terá licença de porte de arma? Pode começar por aí...
fuega
Membro Veterano

sábado fev 04, 2006 1:23 pm

obrigada pela ajuda...
o gato é do meu namorado, mas vou-lhe dizer o que pode fazer...

quanto ao utilizador da arma, é um caçador (se é que é digno desse nome...) e pelos vistos já teve vários problemas com a abunatória (não sei se é assim que se diz, mas são tipo os fiscais, acho eu...)...

o grande problema no meio disto tudo é não haver efectivamente provas... se houvesse era tudo muito mais simples...

mais uma vez obrigada pela vossa ajuda... o Fiat era mesmo muito meiguinho... foi o único gato que o meu namorado teve até hoje... encontrou-o dentro de um carro dele (1 Fiat, daí o nome dele...)... era um rafeirinho mas era lindo e fartava-se de encostar às nossas pernas para pedir mimos... era mm espectacular...

sei que é difícil perder um animal, sobretudo quando sabemos que ele sofreu devido à estupidez de alguém...
zuca_05
Membro Veterano
Registado: terça mar 22, 2005 6:42 pm
Zuca; Maggie;Lara, Zé Matias e Maria da Paz

sábado fev 04, 2006 1:33 pm

claro imagino o que devem estar a sentir
:(
sinto muito pela perda, já é mau quando nos morrem porque tem de morrer agora nessas circunstâncias...nem quero pensar a raiva que sentiria.... :evil:
Agora tente fazer o que a aconselharam e o mais rápido possível tente criar a convicção de que foi mesmo essa pessoa é ele o suspeito, apresente queixa contra ele e diga refira o facto de ele não ser pessoa idónea para ter licença de arma, nem sequer de caça, pois parece já ter tido antecedentes...
MHZ
Membro Veterano

sábado fev 04, 2006 2:05 pm

Há uns anos atrás, a GNR veio a minha casa pedir-me informações sobre um vizinho meu. Se era uma pessoa calma ou tempestuosa, afável ou amiga de criar problemas, resumindo, queriam saber qual a minha opinião sobre o dito vizinho. Depois de lhes responder, perguntei para que eram essas informações, tanto mais que a minha impressão sobre ele era boa. Fiquei a saber que ele tinha pedido licença de porte de arma.

Se conseguir reunir testemunhas que demonstrem que esse indivíduo não é de confiança e pelos vistos até confunde um gatinho com um coelho, era bem merecido que lhe retirassem a licença.

Mas não esqueçam que uma afirmação menos abonatória sobre qualquer pessoa, terá de ser acompanhada por factos/testemunhas para não correrem riscos de serem acusados de difamação.

Fale com a LPDA que neste caso, talvez os possam aconselhar e ajudar a pressionar as autoridades.

Aliás, considero que é mesmo uma obrigação de qualquer cidadão que se preze, o denunciar casos como este, na tentativa de conseguimos um Portugal Melhor.
fuega
Membro Veterano

sábado fev 04, 2006 2:19 pm

pois... acho que vai ser um pouco complicado, pk kem contou ao meu namorado não sei se vai querer testemunhar, uma vez que se dá bem com o dito sujeito... vou ver o que é que o meu namorado decide e depois conto... vou tentar contactar a liga protectora dos direitos dos animais e ver o que sugerem...

beijinhos
fuega
Membro Veterano

sábado fev 04, 2006 2:19 pm

pois... acho que vai ser um pouco complicado, pk kem contou ao meu namorado não sei se vai querer testemunhar, uma vez que se dá bem com o dito sujeito... vou ver o que é que o meu namorado decide e depois conto... vou tentar contactar a liga protectora dos direitos dos animais e ver o que sugerem...

beijinhos
MHZ
Membro Veterano

sábado fev 04, 2006 3:20 pm

A queixa, poderá sempre apresentá-la. Mencione só os factos e coloque-a contra desconhecidos ou mencione de quem suspeita. A polícia irá averiguar (...) e o pior que pode acontecer é fecharem o processo por falta de provas.
Mas às vezes, nessas averiguações, quem sabe não aparecerá alguém a dizer que já fizeram o mesmo ao seu animal de estimação e se consegue mostrar que ele é reincidente?...Às vezes, a sorte está do nosso lado...
Se cruzarmos os braços, ela passa para o lado do outro...
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado fev 04, 2006 3:32 pm

Porventura ese gato estava na casa de ssa pessoa que o abateu ?
fuega
Membro Veterano

sábado fev 04, 2006 4:13 pm

não vasco... o gato simplesmente andava fora de casa, foi "dar uma voltinha" como de costume... ali por perto de casa... mas como foi no domingo (dia de caça) o sujeito deu-lhe um tiro (ao gato do meu namorado e pelos vistos a outro gatinho...); o que mais me irrita no meio disto tudo é que ainda por cima tem a lata de se "gabar" do que fez... como se tivesse feito uma grande coisa... e anda-me um anormal destes com uma arma...

já falei com o meu namorado e ele vai mandar 1 mail para a LPDA com todos os dados... dependendo do que eles disserem logo se vê o que se faz mais...
ulisseia
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 3:37 pm

sábado fev 04, 2006 4:58 pm

Estou sem palavras. Já ouvi falar de situações destas mas nunca me deparei com nenhuma.

Sinceramente, (e só para desabafo), tentei-me imaginar na situação cruel de perder um dos meus bébés e acho que perderia todo o juízo e bom senso. Amo tanto os meus meninos que para mim não existe diferença entre matar uma pessoa e um animal, ambos os casos na minha opinião são assassínios. :x E infelizmente a sociedade deveria ser mais severa e punitiva para com estas pessoas. :evil: Pena de prisão era o que era...

Irei pesquisar sobre a legislação nestes casos e direi qualquer coisa por aqui.
Mas, sugiro que siga o conselho que aqui lhe foi dado por diversas pessoas: recolha provas.

Tive um ano de aulas de Direito e em resumo existe uma grande lição que retirei e que é uma grande verdade para qualquer caso: a lei e a justiça geralmente inclinam-se a favor de quem apresenta o maior número de provas.

Se esse sr (leia-se pedaço de esterco) assassino se gaba publicamente do seu acto, porque não tentar gravar essa declaração, afinal é uma confissão. Embora ache que não seja muito legal gravar alguém sem o seu consetimento, acho que neste caso se pode, pois afinal é apanhar a confissão de alguém que no mínimo infrigiu a lei.

Existem vários meios para fazer essa gravação: uma câmara de vídeo, um gravador audio daqueles pequeninos, etc.

Procurem esse sr e perguntem-lhe directamente o que aconteceu, não se esquecendo de levar o tal aparelho oculto para gravar todas as palavras, e já agora como a internet é um mundo pode sempre procurar a legislação e ficar consciente do que a lei diz.

Desculpem o testamento.

Boa sorte, e os meus sentimentos pelo Fiat. :cry:

;) ulisseia
Responder

Voltar para “Gatos”