insuficiência renal crónica
Moderador: mcerqueira
o meu jubi, de quinze anos, há um tempo que bebe muita água e faz muito xixi. Nesta última semana também anda sem apetite e come muito pouco. Na última visita ao vet., na semana passada, ele falou em insuficiência renal crónica. Amanhã vou fazer análises sanguineas ao bichano. já alguém passou por uma situação destas? estou muito angustiada! Por favor respondam. Obrigado
-
- Membro Veterano
- Registado: sexta jul 15, 2005 2:01 pm
- Localização: Ailsa(CairnTerrier) / Boneca-fal.- Kimba(SB) / Leri(ringneck) / Carioca(amazonas)
Bom dia,
O caso que vou contar é de uma São Bernardo que adoptei, que tinha insufuciência renal crónica, contudo não sei se nos gatos o tratamento será o mesmo, mas só quero aqui transmitir a experiência a nível da doença ser a mesma (caso seja detectada no seu Jubi).
O tratamento passou por uma pastilha duas vezes por dia (para baixar o nível de creatinina) e ração especial para a insuficiência renal. Existem casos que quando o animal tem uma crise tem de ser internado e ficar a soro (num dia que levei a Boneca ao vet estava lá um gatito de 12 anos internado com o mesmo problema), e segundo o médico é mais frequente esta insuficiência renal nos gatos. Até porque a ração em todos os lados que ia só havia para gatos.
Contudo se ainda não fez análises não se angustie, vai correr tudo bem vai ver
As melhoras do Jubi e mantenha a calma

O caso que vou contar é de uma São Bernardo que adoptei, que tinha insufuciência renal crónica, contudo não sei se nos gatos o tratamento será o mesmo, mas só quero aqui transmitir a experiência a nível da doença ser a mesma (caso seja detectada no seu Jubi).
O tratamento passou por uma pastilha duas vezes por dia (para baixar o nível de creatinina) e ração especial para a insuficiência renal. Existem casos que quando o animal tem uma crise tem de ser internado e ficar a soro (num dia que levei a Boneca ao vet estava lá um gatito de 12 anos internado com o mesmo problema), e segundo o médico é mais frequente esta insuficiência renal nos gatos. Até porque a ração em todos os lados que ia só havia para gatos.
Contudo se ainda não fez análises não se angustie, vai correr tudo bem vai ver

As melhoras do Jubi e mantenha a calma

A minha experiência não é muito animadora.....mas .....foi uma relalidade.....o meu gato o Tico faleceu em 11/2004 com insuficiência renal crónica....foi muito mal.....mas com ele o caso foi diferente ele teve muitas recaidas apesar da medicação e do soo e de estar a comida adequada.......eu tinha uma "besta " em casa que o queria ver morto , então dáva-lhe coisas para comer....
......mas enfim....´tem de ser forte e seguir à risca o que o vet lhe disser....vai correr tudo bem
...boa sorte!!!

"Quanto mais conheço o Homem..... mais Amo os Animais!"
-
- Membro Veterano
- Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
já tive 2 experiências dessas. uma continua com o pantufas. ele vai fazer 10 anos e tem uma ir desde muito novinho. tem-se aguentado muito bem, praticamente só com ração preópria. com o avô, foi fatal
tb. tinha 15 anos e começou com esse tipo de sintomas. definhou de um dia para o outro. foi horrível. tive de o mandar abater. coitadinho. não merecia ter sofrido tanto 

anjjazul
-
- Membro Veterano
- Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm
Eu felizmente não sei o k isso é, mas desejo k td corra pelo melhor.
Boa sorte e melhoras hiper rapidas p/ o Jubi.
Boa sorte e melhoras hiper rapidas p/ o Jubi.
O jubi lá foi ontem ao vet. para fazer análises sanguineas. mas não as fez. Em casa é um amor, mas lá porta-se como uma fera! O vet. tentou,tentou, mas não conseguiu nada. Só conseguiria se lhe desse anestesia. Disse-me que, se for mesmo insuficiência renal crónica, não há medicação para a situação, apenas há ração apropriada , que ele já está a comer. Perante isto, e para não sujeitar o bichano a mais stress, optei por não fazer as análises. Ele continua sem grande apetite, mas mantem as reacções e atitudes que sempre teve. E anda perdido com o cio!!! Todos os dias temos grandes serenatas!!! No dia vinte deste mês volta ao vet. para mais uma vacina e uma uma avaliação do estado. Agora vamos vivendo um dia de cada vez, sempre na esperança de que tudo melhore. Obrigado pelo vosso apoio e respostas. Vou dando notícias.
-
- Membro Veterano
- Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,
há medicação, sim. o pantufa tomou uns xaropes que já saíram do mercado, mas a vet recomendou outra coisa. quando ele está pior, leva soro e arrebita logo. há 2 anos, esteve quase a ir-se. melhorou assim.O vet. tentou,tentou, mas não conseguiu nada. Só conseguiria se lhe desse anestesia. Disse-me que, se for mesmo insuficiência renal crónica, não há medicação para a situação, apenas há ração apropriada , que ele já está a comer.
como se sabe que é ir sem análises?

anjjazul
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Completamente de acordo com a Anja...
Como é que a vet pode avaliar a extensão da IR, sem as análises?
Leo
Como é que a vet pode avaliar a extensão da IR, sem as análises?

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
qcc, vá já pedir uma 2ª opinião......isso não é verdade....há medicação sim....e tem de levar soro para arrebitar e começar a comer.....por favor não cometa a asneira de não lhe dar medicação...procure outro vet....
...por favor!!!

"Quanto mais conheço o Homem..... mais Amo os Animais!"
-
- Membro Veterano
com o pantufinha é sempre uma aflição. todas as manhãs, mal me levanto, lá vem ele pedir paparoca. hoje, nem se mexeu da caminha. pus-lhe o prato à frente, não comeu. quando voltei, lá comeu um pouco. mais tarde, estava todo enroscado a dormir na cadeira. pus-lhe de novo o prato. não comeu. deitei-lhe uns graozinhos e cantei-lhe a lengalenga dele. comeu um pouco. estará outra vez pior? 

anjjazul
O Jubi já está muito mais arrebitado. Já recuperou o apetite e lá anda na sua vidinha, aflito com o cio, que já dura desde Dezembro. O veterinário onde vou já o acompanha há oito anos,altura em que o Jubi teve uma retenção urinária. Foi ele que lhe salvou a vida nessa altura e chegou a abrir a clínica às cinco da manhã para o atender. Realmente disse que não havia medicação, apenas racção apropriada e soro. De que medicação falam?
Tive pena de o anestesiar para tirar sangue, uma vez que já é velhote, mas provavelmente vai ter de ser.
Muita força Anjjazul e Pantufinha. Estamos com vocês!!!

Tive pena de o anestesiar para tirar sangue, uma vez que já é velhote, mas provavelmente vai ter de ser.
Muita força Anjjazul e Pantufinha. Estamos com vocês!!!