gato faz chichi pela casa toda!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
JTraps
Registado: sábado fev 11, 2006 1:46 pm

sábado fev 11, 2006 1:53 pm

olá,
entrei hoje aqui pela primeira vez, e estou com um problema:
tenho um casal de gatos com perto de dez meses.
o macho, ultimamente, deu em fazer chichi pela casa toda, nos sítios mais incríveis... mesmo "em flagrante"... eu a vê-lo, o malandro a olhar para mim, e a fazer chichi no sofá, ou na cama!
adoptei-os ainda muito pequenos, mas não adoptei um gato (supostamente asseado) para nunca mais poder ter uma porta aberta em casa!
Preciso de ajuda... a castração, resolve??
se isto não pára, o próximo passo é o gatil... :(
parfa
Registado: sábado fev 11, 2006 5:58 pm

sábado fev 11, 2006 6:06 pm

Apanhei há dois anos um gato na rua...

Depois de algum tempo, tive o mesmo problema! Isto porque quando estes malandros sentem uma gata com o cio por perto, gostam de marcar território. O meu foi castrado e agora faz tudo no sítio devido, também ficou mais calmo! :D
O único senão é que se tem de controlar melhor a alimentação, pois ganham certa tendência para engordar!
É o que eu aconselho, visto que nem é uma operação muito cara (por volta dos 60€).

Boa sorte! ;)
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sábado fev 11, 2006 6:32 pm

Castre o gato.
Antes sequer de lhe passar pela cabeça por o animal num gatil, convém informar-se daquillo que os animais fazem e marcar territorio é uma coisa perfeitamente normal num gato com essa idade.
Quanto mais rapido o castrar melhor.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado fev 11, 2006 11:01 pm

JTraps (Traps :?: ) :?

Bem, os gatos demarcam sim e ainda por cima a conviver com uma fêmea, pior :roll: .
Castre o gato e fica com o problema resolvido ;) . Convém esterilizar a fêmea também ;) mas primeiro trate da castração do gato que é mais barata e é o que o está a incomodar mais... :roll:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
vanessards
Membro
Registado: quarta dez 21, 2005 4:55 am

sábado fev 11, 2006 11:08 pm

Olá!

Peço desculpa por estar a usar este post mas estou com uma grande duvida e que até tem +- a ver com este tema.
Eu tenho uma gata que me faz o xixi pelo chao mas que de momento esta em casa da minha mãe. Vou ter em breve outro gato, um macho e, apesar de ter tudo muito limpo, será que ele vai sentir onde a gata fez xixi e vai passar também a fazer no chão só porque «lhe cheira»?
jotanimal
Membro Júnior
Registado: quinta nov 03, 2005 8:57 pm

domingo fev 12, 2006 7:57 pm

parece-me que ja lhe reponderam...
os gatos fazem isso para marcar o território... a opção que tem, é ir ao vet e pedir-lhe para castrar o gato ;)
vanessards
Membro
Registado: quarta dez 21, 2005 4:55 am

domingo fev 12, 2006 8:10 pm

Sim, eu sei que terei que castrar o gato mas a minha duvida é se, por a minha gata ter feito xixi num determinado sitio, ele irá tambem fazer ali so porque ela já o fez!? Como todos sabemos, por mais que uma pessoa limpe, os odores entranham-se e eles sentem todos os cheiros.
Num forum estrangeiro, li qualquer coisa acerca de um spray com umas enzimas para por onde eles fazem o xixi (fora do wc)... mas tambem nao percebi muito bem do que se trata. Alguem sabe de algo parecido?
Já experimentei o Get Off spray e nada, assim k passa o cheiro daquilo, é ver logo lá um xixi...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda fev 13, 2006 12:05 am

Umas gotas de sumo de limão ou vinagre costuma dissipar os cheiros... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
ulisseia
Membro Veterano
Registado: quinta nov 17, 2005 3:37 pm

terça fev 14, 2006 12:18 am

Na minha opinião não se deve hesitar em castrar um gato o mais rapidamente possível quando eles começam a dar os primeiros sinais - o miado, o cheiro mais forte e ácido da urina, e em último os xixis pela casa.

A castração é sem dúvida a solução, não é uma intervenção assim tão dispendiosa, é extremamente simples e poupa uma série de dores de cabeça.

Mesmo em casas onde existam um macho castrado e um por castrar, pela minha experiência, e por experiência de pessoas que me são próximas, é normalmente o gato castrado que começa a seguir os maus exemplos e não o contrário.

Nós, com o nosso 1º gato, como éramos inexperientes, esperámos um pouco até o castrar, o que significa que tivémos que limpar muitos xixis, acordar de madrugada com uns miados estridentes. À 2 ª vez já fomos mais inteligentes, pois já tinhamos aprendido a lição: mal os meninos começaram a dar indícios da sua "maturidade", vet com eles.

E acredite, é a melhor solução.

ulisseia
Lucitea
Membro
Registado: quinta nov 18, 2004 11:21 pm

terça fev 14, 2006 11:02 pm

vanessards,

Quando o meu Chucky foi castrado o Vet aconselhou.me realmente a tentar eliminar os odores e nao o deixar chegar perto dos "sitios suspeitos" (mais marcados) durante alguns dias... pois ele poderia continuar a fazer xixi pela casa não com instinto de marcar territorio mas apenas por hábito... Isso tbm pq o Chucky foi castrado já com mais de 1 ano....
Ah ! e foi remédio santo !! Nunca mais houve uma gota de xixi fora do sitio

:D
Responder

Voltar para “Gatos”