National Geographic Janeiro

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

pSa
Membro
Registado: quinta ago 01, 2002 1:18 pm
Contacto:

quinta jan 09, 2003 3:22 pm

Olá a todos aqui vai uma dica aos amantes felinos, a National Geographic deste mês trás um Artigo sobre a origem dos vossos amigos e fieis Gatos desde domesticos a Selvagem

Xauz
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

quinta jan 09, 2003 5:08 pm

Informação útil! :D
Obrigada! ;)
nana12
Membro Veterano
Registado: domingo nov 10, 2002 12:50 am
Contacto:

quinta jan 09, 2003 5:52 pm

Obrigado pela dica ;)
siamesa
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

sexta jan 10, 2003 12:06 am

:D Obrigada por ter dito. Vou procurar a revista e comprar. Ainda por cima gosto muito dessa revista, mas por razões óbvias (porque não posso comprar todas as revistas que gosto, porque já são algumas) só compro quando tem algum artigo que me interessa muito. Agora é o caso.
Cumprimentos.
Siamesa
papoila
Membro Veterano
Registado: segunda nov 11, 2002 12:54 am
Localização: Maria Papoila, Eva e Ginja (cadelas), Smecky (gato)
Contacto:

sexta jan 10, 2003 5:10 am

Olá,
eu já me tinha proposto escrever sobre isso aqui e só agora me lembrei de novo. A capa está linda e o artigo é óptimo.
Só para adoçar a boca:

«Os felinos não se comportam como inquilinos, mas como donos»

«É óbvio que até os gatos domésticos escondem os seus mistérios, mas por vezes o enigma está mais no dono do que no animal. Não foi Mark Twain quem, um dia, observou que se um homem fosse cruzado com um gato, o cruzamento melhoraria o homem mas degradaria o gato?»

«Poisem como gatas», indicava o coreógrafo George Balanchine às suas bailarinas.

«Tenho uma confissão a fazer. Não tenho e nunca tive um gato. Não consigo suportar a rejeição que transmite aquele comportamento, do tipo «Mais tarde atendo-te, está bem?»

«Os gatos ultrapassam os cães como animais de estimação nos EUA, na proporção de 66 para 55 milhões, pois adaptam-se melhor ao estilo de vida moderno»

«Provavelmente nunca ninguém conseguirá que um gato deixe de ter interesse em sair de casa e fazer coisas por sua conta (..) Os gatos têm uma vida dupla. Gostam dos confortos da vida doméstica, mas também apreciam a vida ao ar livre»

«Uma amiga conta-me que foi o gato que a impediu de se suicidar. Pensar que outra pessoa tomaria conta dele depois de morrer foi tão intolerável que desistiu. Por isso, durante um ano, dia após dia, foi abrindo latas para alimentar o gato, cumprindo a sua responsabilidade pela vida dele - único elo que a ligava à própria vida»

Desculpem se me alonguei mas há muito mais. Vale a pena.

Beijos,
Carla
terry
Membro Veterano

sexta jan 10, 2003 7:48 am

É verdade!
:D :lol: ;)
lizzie
Membro
Registado: sexta ago 09, 2002 10:55 pm

sexta jan 10, 2003 11:37 am

Já agora aproveito também para divulgar que já saiu o segundo livro das "Histórias de Gatos" nas edições da Fnac.

Se for como o primeiro vale mesmo a pena! :D

Boas leituras

Lizzie e Quico
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

sábado jan 11, 2003 12:14 am

Ainda a propósito da National Geographic de Janeiro, é lá feita uma referência a um projecto de adopção de gatos vadios pelos reclusos de uma prisão.
É apresentada uma foto de um recluso encantado com a sua gata sobra a qual a legenda dis que se "ajudam mutuamente e descobrem maneiras mais amáveis de sobreviver. Os gatos outrora escanzelados passam a vender saúde". Uma ideia muito original que deu frutos para os gatos e ajudou a reabilitação dos reclusos.

Imagem

Caneco
nana12
Membro Veterano
Contacto:

sábado jan 11, 2003 1:59 am

caneco Escreveu: Ainda a propósito da National Geographic de Janeiro, é lá feita uma referência a um projecto de adopção de gatos vadios pelos reclusos de uma prisão.
É apresentada uma foto de um recluso encantado com a sua gata sobra a qual a legenda dis que se "ajudam mutuamente e descobrem maneiras mais amáveis de sobreviver. Os gatos outrora escanzelados passam a vender saúde". Uma ideia muito original que deu frutos para os gatos e ajudou a reabilitação dos reclusos.

Imagem

Caneco
Sem duvida que é optimo para os animais e para os reclusos, uma optima ideia ;)
terry
Membro Veterano

sábado jan 11, 2003 11:25 am

Há países em que esse tipo de actuação foi aplicado não só em pisões, mas também em lares e creches.
Os mais velhos encontraram mais uma razão para viver e os mais novos aprenderam a amar e respeiar os animais, bem como a serem responsáveis por outro ser vivo.
Estas experiências deram resultados positivos .... mas infelizmente, não costumam ser aplicadas por cá....
Primeiro há que mudar mentalidades.... o que não é nada fácil! :(
nana12
Membro Veterano
Contacto:

domingo jan 12, 2003 11:23 pm

terry Escreveu: Há países em que esse tipo de actuação foi aplicado não só em pisões, mas também em lares e creches.
Os mais velhos encontraram mais uma razão para viver e os mais novos aprenderam a amar e respeiar os animais, bem como a serem responsáveis por outro ser vivo.
Estas experiências deram resultados positivos .... mas infelizmente, não costumam ser aplicadas por cá....
Primeiro há que mudar mentalidades.... o que não é nada fácil! :(
Pois Terry sem duvida que é necessario mudar as mentalidades ca em Portuguel e principalmente em relação aos gatos porque de cães toda a gente gosta mas de gatos não e não sei porque, varias pessoas que eu conheço dizem que nao gostam de gatos mas nao sabem porque, outras porque nao gostam do olhar e que s maus :o :?
siamesa
Membro
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am

domingo jan 12, 2003 11:36 pm

:lol: :lol: Para mim, certas pessoas não gostam de gatos porque não os conhecem. Dizem que são falsos, arranham e etc etc e tal. Realmente é pena reduzir um animal tão complexo e tão magnífico com o gato a apenas duas ou três palavras. Ainda por cima frases tão banais. Um cão é mais imediato, conhece-se facilmente. O gato intriga-nos, não sabemos muito bem porque é que ele faz aquilo; o gato é um animal que não é fácil de perceber, é preciso estarmos atentos a todos os seus comportamentos para os compreendermos, porque às vezes são muito subtis. É preciso ter uma certa disponibilidade e principalmente sensibilidade para chegarmos ao seu UNIVERSO. O universo dos felinos. Nunca se esqueçam que o gato é um parente afastado do tigre ou do leão, por exemplo. O gato ama o conforto, gosta dos donos, mas manteve, apesar de domesticado, o seu lado um pouco selvagem. O gato gosta da rua, gosta de vadiar .... e gosta de voltar para casa, para o conforto dos sofás, da cama, das alcatifas, das mantinhas, da comidinha no prato. Enfim! O gato é maravilhoso.
Mas, só está acessível para quem o quer conhecer, porque senão o gato segue em frente ... o seu caminho ... e continua a vadiar. Será arrogância? Penso que não? É dignidade.
Desculpem, já ía lançada.
Cumprimentos.
Siamesa
netinho
Membro Júnior
Registado: quarta abr 10, 2002 1:33 pm

segunda jan 13, 2003 12:25 pm

Há uns meses vi um filme na Tv cabo em que havia uma freira que entregava numa prisão cães abandonados para as presidiárias os ensinarem. esses cães posteriormente eram entregues a pessoas com deficiencia (paraliticas, com doenças em que tinham dificuldade em fazer certas coisas que para nós são basicas como por exemplo tirar o leite o frigorifico ou meter a roupa na maquina). Confeço que foi um dos melhores filmes com animais que já vi. Porque não tentar fazer o mesmo com os gatos? Acredito que seja mais dificil , basta ser gato, mas acredito que não seja impossivel. Era uma forma de retirar tantos animais da rua, não passavam fome, tinham algum carinho e não acabavam por morrer atropelados.... para além de que acredito que a nivel psicologico também fizesse mto bem ao reclusos. Afinal há algo melhor do que chegarmos a casa depois de um dia "daqueles" e termos o nosso "amigo" à nossa espera? Como é relaxante acariciar um animal, esquecendo tudo o resto à volta?
;) :)
Ladybird
Membro Veterano
Registado: quarta jul 31, 2002 8:41 am
Localização: Igor (P.P.); Sushi, Bia & Juca (Filas Brasileiros); Maria (Papagaia)

segunda jan 13, 2003 2:56 pm

Olá a todos!

Apesar de ser uma assídua frequentadora do Fórum dos cães, aqui me confesso como uma apaixonda por gatos! :D

Como tal, não sei se viram o programa que deu no Sábado na Sic por volta das 13h acerca dos mesmos? Foi muito bom, e ajudou a desmisitficar muitas ideias erróneas que as pessoas têm acerca destes felinos, nomeadamente o facto de serem (ou não) traiçoeiros.

Mostrou ainda um senhor (salvo erro Russo) que, após longos anos de estudo e convivência, consegue ter uma relação bastante próxima com os gatos, chegando mesmo a ter ensaiado um número em conjunto com o Ballet de Bolshoi, muitíssimo engraçado :D

Alguém viu???
caneco
Membro Veterano
Registado: sexta mar 01, 2002 11:29 pm
Localização: 1 gata europeia tricolor de 2001 + 2 gatas abissínias de 1999 e de 2002

segunda jan 13, 2003 10:20 pm

Benvinda! Infelizmente não vi. Já ouvi falar muito desse programa que deu mas só depois de já ter passado... Pode ser que repitam na Sic Gold...
O teu Igor é muito bonito. Sei pouco de cães, mas os Perdigueiros que conheci eram ou preto ou castanho escuros, mas o teu é castanho claro!
Caneco
Responder

Voltar para “Gatos”