[b]Queda de pêlo[/b]

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
silvaac1
Registado: terça mar 14, 2006 9:41 pm

terça mar 14, 2006 10:08 pm

Olá a todos,

É a 1ª vez que estou a usar o fórum... pois preciso da Vossa ajuda!

Tenho 2 gatas lindas, a Luna de 4 anos e a Noha de 17 meses. Ambas estavam abandonadas e criei-as desde bebés. A Noha juntou-se à familia, pois sentia que a Luna precisava de ter com quem falar.
A Luna é uma gata branquinha muito dócil. Não tem raça especifica. Tem o pêlo curto, quer dizer maior do q é normal, pois o seu pai tinha o pêlo comprido.
A Noha é preta e branca, muuuito activa e destruidora, tem pêlo médio. Embora não saiba a raça, os Veterinários dizem ter mistura de Bosque.

Embora a Noha tenha o pêlo mto mais farfalhudo e comprido que a Luna, não larga pêlo. No entanto a Luna é uma desgraça... basta movimentar-se um pouco q só se vêm tufos de pêlo pelo ar...

Escovo-a 1, 2 vezes por semana; a ração é própria para o pêlo; dou-lhe vitaminas; pasta de malte e nada resolve o problema de queda de pêlo. Toda a minha casa e roupa está cheia de pêlos brancos...

Para além do incómodo dos pêlos por toda a casa, para ela penso que é bastante desagradável, pois vomita mto para os deitar fora! :(

O pêlo dela é sedoso, a pele dela está hidratada (felizmente)... será q posso fazer alguma coisa para acabar com a queda de pêlo? :?

Bjs meus e lambidelas da Noha e da Luna
Carina
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mar 14, 2006 11:29 pm

OLá.

Apesar de ter pêlo mais curto não quer dizer que tenha de largar menos que um de pêlo mais comprido... ;) e já que diz que escova 2 vezes por semana, então não será melhor escovar diáriamente até que todo o pêlo morto (solto) caia? ;)

Tente mudar de ração...por vezes fazem reacções...e a queda, acentuada, do pêlo pode ser uma reacção...por estranho que pareça.

De qualquer forma se denota que é uma queda muito acentuada mesmo estando a dar vitaminas, ração e outros suplementos...o melhor que tem a fazer é falar com o vet pois pode estar perante um caso clínico... ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
elisilx
Membro
Registado: quarta dez 14, 2005 5:53 pm
Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety

quarta mar 15, 2006 9:31 am

Bom dia. Desculpe a invasão à autora do tópico, mas vou aproveitar para colocar outra questão que também tem a ver com queda de pêlo.

Disseram-me que há épocas no ano em que os gatos têm maior queda de pêlo. É efectivamente verdade?

Eu notei que uma das minhas gatas tem tido uma queda bastante acentuada desde há uma semana.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

quarta mar 15, 2006 9:44 am

Estamos em plena época de muda. Agora durante pelo menos 2 a 3 semanas é uma verdadeira loucura. Em Março e Outubro é época de aspirador.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Cruela
Membro Veterano
Registado: domingo ago 03, 2003 10:18 am

quarta mar 15, 2006 10:25 am

Boa!

Logo hoje vim aqui precisamente por isso pois pensei que a queda fossse por alguma carência alimentar mas já vi que não.

Seja como for no Veterinário não me falaram em nenhum tipo de suplementos, e quanto à ração eu dou Royal canin mas já li num tópico algures, não consigo encontrar que há raçoes melhores para o pelo, alguém me pode relembrar por favor?
Agradeço desde já.

Cruela
patricias
Membro Veterano
Registado: quarta nov 24, 2004 11:19 am

quarta mar 15, 2006 10:39 am

Bem Cruela, eu uso PetEmotions http://www.petemotions.com/finalizar.asp e estou bem contente com ela. Resolvi um problemazito da Tri (andava-me a fazer os cocós demasiados moles), nem com a ração do vet melhorou (não me lembro do nome), que era específica para isso; nem com medicamentos; nem com nada... Só com a PetEmotions e com muito amor é que a tipa viu melhoras.

Quanto ao pelo deles, para além de ficar bem macio, também notei que desde que mudei a ração tem caido muito menos... a ponto de eu me andar a esquecer de lhe dar o suplemento vitaminico... :o

Bjs,
Patrícia
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

quarta mar 15, 2006 10:46 am

É verdade, como diz a Lu, estamos em época de aspirador. A Xena tb tem o pelo curto (comprido demais p/ ser curto, mas enfim) e nesta época, k começa em finais de Fev / inicio de Mar. é um arraial de pelos pela casa.

Se a alimentação é boa e o pelo está sedoso em principio não deve ser nada mas se tem a Luna à 4 anos e nunca viu tal em anos anteriores pk não vai ao vet p/ ficar mais descançada? Pode não ser nada, mas tb pode ter algo k se for detectado no inicio será mais facil curar.

Boa sorte.
silvaac1
Registado: terça mar 14, 2006 9:41 pm

sexta mar 17, 2006 12:56 pm

Antes de mais, muito obrigada pelas Vossas respostas!

Como disse tenho a Luna há 4 anos, mas não é de agora que noto esta queda anormal de pêlo, ela sempre a teve, embora de há um ano para cá tenha piorado.

Já a levei ao Vet e nada foi diagnosticado. Os suplementos foram aconselhados por este, mas como não noto grandes mudanças, resolvi falar com vcs.

Falaram-me que a levedura de cerveja em pó ajuda bastante a evitar a queda de pêlo.

Devo experimentar ou existe alguma coisa melhor?

Bjs
Carina
Responder

Voltar para “Gatos”