Ainda sobre a mudança de pêlo

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
elisilx
Membro
Registado: quarta dez 14, 2005 5:53 pm
Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety

segunda mar 27, 2006 4:38 pm

Boa tarde a todos.

Fiquei a saber aqui na semana passada que estamos em plena época de mudança de pêlo dos gatos.

Agora surgiu-me outra dúvida: por quanto tempo é que aquelas bolas de pêlo com quatro patinhas vão andar a substituir a sua cabeleira? Em média, claro, porque imagino que possa haver variações.

Gostava de saber só para ter a certeza que é apenas mudança de pêlo e não outro problema qualquer.

Obrigada
Cruela
Membro Veterano
Registado: domingo ago 03, 2003 10:18 am

segunda mar 27, 2006 6:25 pm

Olá,

Penso que até é no outro tópico sobre este assunto há uma forista que até brinca com o assunto e diz que o mês de Março e de Outubro sºao meses de "aspirador"...

Por isso aposto num mês! :lol:
Mas tb vou ficar atenta às respostas pq o assunto também me interessa.

Cruela
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda mar 27, 2006 6:35 pm

Normalmente os animais mudam o pelo consoante a época...têm um "guarda roupa vasto" com "peças" para cada época.. ;)

Agora não se confunda...o facto de um animal andar a largar pelo, até pode coincidir com a época da mudança, mas cabe ao dono avaliar a quantidade que larga...se é em demasia ou se dentro da normalidade duma mudança pela época.
Se for em demasia, deve sempre consultar um veterinário. Ninguém lhe pode dar uma resposta aqui em que a faça determinar, só "per si", que é sómente uma mudança normal ou quiçá qualquer outro problema que requeira um exame veterinário...?!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
elisilx
Membro
Registado: quarta dez 14, 2005 5:53 pm
Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety

terça mar 28, 2006 8:49 am

Obrigada pelas respostas. De facto eu tenho estado atenta a todos os sinais, apetite, defecção, actividade, etc, além de inspecionar a pele para ver se encontro algum sinal de lesões cutâneas, ou alguma outra coisa que me leve à vet. Aparentemente está tudo dentro da normalidade.

A perda de pêlo começou há cerca de 15 dias, mais acentuada numa das gatas, mas de uma forma uniforme. Não têm peladas nem nada disso. Aliás, comecei a notar numa altura em que estava a escová-las e saíu mais pêlo que o habitual. No início pensei que fosse realmente um problema de saúde, mas depois de saber que estamos na época normal de mudança de pêlo tenho-me mantido atenta mas não quero entrar em pânico sem necessidade.

O objectivo da minha questão é precisamente no sentido de saber quanto tempo pode durar a mudança, pois caso eu verifique que está a demorar mais que o considerado normal, sigo para a vet com elas!
Responder

Voltar para “Gatos”