Alimentação correcta para gatos

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

sexta jan 17, 2003 7:42 am

Bom dia!
Já dei aos meus gatos várias rações. Achava que eles precisavam de variar.
Actualmente, dou-lhes Royal Canin Vet para gatos castrados jovens machos. (<4 anos)
Embora sejam uma gata e um gato, a recomendação foi para que desse a de macho, a informação foi que a diferença residia na ausência, na ração de machos, de algumas proteínas que estariam presentes na ração para fêmeas. Essa proteína seria a responsável pela obesidade dos machos que teriam mais tendência a engordar.
Uma vez por outra dou-lhes uma latinha. :oops:

As rações piores....
Os meus não suportam Friskies.
Não sei se será a pior.
Só esperimentei (de supermercado), no inicio de os ter em casa, Friskies, Whiskas, e Purina. A preferida dessas marcas era a Purina.
anokas123
Membro Veterano
Registado: sexta jun 21, 2002 2:13 pm

sexta jan 17, 2003 9:20 am

Bom dia,

Não sei se será verdade ou não, mas já por várias vezes ouvi dizer que uma das piores rações é a Friskies por conter demasiados corantes.

O que acham?

[quote=VascoV]
Já agora podiamos falar das piores rações, não ?
[/quote]
Papu
Registado: quinta nov 21, 2002 10:36 am

sexta jan 17, 2003 11:24 am

Eu também sou dou ração ao meu gato. No entanto optei pela Royal Canin, segundo o veterinário, que conheço há muito tempo disse-me que era a melhor (e que a Hills, apesar de le a vender, não é boa e além disso custa +).

Como está em crescimento também lhe dou um complemento com vitaminas e minerais.

Experimentei dar-lhe leite para gatinhos, mas não gosta-o cão é que o bebe porque é um guloso... ;)

Papu
everblue
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes

sexta jan 17, 2003 11:53 am

Cada gato é um gato e o mais caro não quer dizer o melhor... aprendi isto! Dou ração Royal Canin aos meus gatos, dou saquetas Whiskas muito de vez em quando, eles AMAM, e tenho lá uns "docinhos" de leite que eles também adoram e que comem 2 ou 3 quando me apetece presenteá-los. Estou a pensar começar a dar-lhes ração de dieta para gatos castrados porque ambos o foram em Setembro e estão a engordar imenso!
Mas como disse, já conheci gatos que viveram longos (15, 17...) e felizes anos a comer comida "caseira" e conheço outros que comem Friskies e Whiskas e também não têm problemas... ninguém duvida que as chamadas boas marcas são realmente mais equilibradas e nutritivas, mas, como marcas que são, puxam a brasa à sua sardinha... o melhor, penso eu, é ir variando entre essas reconhecidas pelos vets como "boas" e deixar que o paladar e as reacções dos vossos gatos vos indiquem qual é a mais correcta...
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
VitorP
Membro Júnior
Registado: terça fev 19, 2002 11:27 am

sexta jan 17, 2003 12:10 pm

Bom dia!

"deixar que o paladar e as reacções dos vossos gatos vos indiquem qual é a mais correcta..." disse o forista anterior. Pois olhe que se eu me deixasse guiar pelo Malaquias (o preto) dava-lhe restos e deixava-o xafurdar no balde do lixo. É o que ele adora. Desculpe lá, mas entre a irracionalidade de um gato e aopinião de um vetrinário, a escolha é obvia.
anokas123
Membro Veterano

sexta jan 17, 2003 12:28 pm

Também não é preciso sermos tão radicais. De certeza que a Everblue quando falou em "deixar os nossos gatos perceberem o que é melhor" não se referia a restos de comida ou a lixo.

Eu percebi a ideia dela e costumo aplicá-la mais ou menos com os meus. Eles comem apenas 3 marcas já referidas (Hills, Royal e Euka), e dentro dessas eu procuro perceber o que eles preferem e ir variando para que não enjoem de comer sempre o mesmo.

O meu gato mais novo tem a mania de raspar com a pata no chão ao lado do prato (como se estivesse no caixote a tapar os cócós) quando a comida não lhe interessa. Quando ele começa a fazer isso eu tento variar um pouco a ração, mas não quer dizer que lhe vá fazer as vontadinhas todas e dar-lhe apenas o que ele gosta. Aliás, acho que eles já perceberam que ou comem o que têm no prato ou não comem mais nada.
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

sexta jan 17, 2003 12:38 pm

A Mercy também faz isso de raspar ao lado do prato! Eu não percebi o que era, agora que explicas... pois é ela não gosta lá muito de ração. Eu como sabia que os antigos donos lhe davam restos e comida de lata, misturei comida de lata com ração seca nos primeiros dias, quando passei só à ração seca ela começou a raspar o chão.
Mas parece que os gatos se dividem em dois tipos: os que devoram comida tipo aspirador e que acabam por ter umas banhinhas extra e os que são ultra esquisitos e não comem nada de jeito e cujos donos andam sempre atrás deles a ver se eles comem alguma coisa...
Beijocas, ronron da lindi, fstron da Mercy
lizzie
Membro
Registado: sexta ago 09, 2002 10:55 pm

sexta jan 17, 2003 1:40 pm

Boa tarde

Lá em casa o Quico come Royal Canin para machos castrados até 4 anos. Ele adora a ração, a vet recomendou por isso nunca vi qualquer necessidade de lhe dar outras "para desenjoar".

Dou-lhe a dose recomendada para o peso dele dividida em 2 ou 3 refeições ao longo do dia.

A única coisa que o faz perder a cabeça é fiambre por isso como guloseima oferecemos-lhe uma fatia muito, muito raramente.

Tenho um certo receio de ver o meu gato obeso ou tão comilão como a gata da minha vet que ela conta que quando a está a alimentar ela lhe dá patadas na mão que está a despejar comida para ver se cai mais :o

Lizzie e Quico
anokas123
Membro Veterano

sexta jan 17, 2003 2:14 pm

eh eh, dessa os meus gatos ainda não se lembraram :-)

[quote]Tenho um certo receio de ver o meu gato obeso ou tão comilão como a gata da minha vet que ela conta que quando a está a alimentar ela lhe dá patadas na mão que está a despejar comida para ver se cai mais
[/quote]
anokas123
Membro Veterano

sexta jan 17, 2003 2:17 pm

Boa tarde,

Alguém referiu neste tópico, salvo erro o Hecep, que dava levedura de cerveja ao seu gato. Para que serve a levedura? Foi conselho do vet? Tem algum fim terapêutico?
VitorP
Membro Júnior

sexta jan 17, 2003 3:00 pm

Sorry, estava a ser irónico. Devia ter posto um smiley :)

Agora também fiquei curioso: Levedura para quê?
everblue
Membro Veterano
Registado: segunda jan 01, 2001 12:00 am
Localização: Cães Catarina e Jack; Gatos Loki, Ema e Lara; Peixes

sexta jan 17, 2003 3:22 pm

VitorP Escreveu: Bom dia!

"deixar que o paladar e as reacções dos vossos gatos vos indiquem qual é a mais correcta..." disse o forista anterior. Pois olhe que se eu me deixasse guiar pelo Malaquias (o preto) dava-lhe restos e deixava-o xafurdar no balde do lixo. É o que ele adora. Desculpe lá, mas entre a irracionalidade de um gato e aopinião de um vetrinário, a escolha é obvia.
"o melhor, penso eu, é ir variando entre essas reconhecidas pelos vets como "boas" e deixar que o paladar e as reacções dos vossos gatos vos indiquem qual é a mais correcta..."

Foi apenas isto que eu, forista Elsa, escrevi, senhor Vitor, não há necessidade de ataques. Já me tinha deixado de vir a este fórum por causa de ânimos exaltados por questões mínimas, parece-me que esse clima continua... lembre-se também que os veterinários, por muito boas pessoas que sejam, podem também aconselhar o que mais lhes convém vender e os seus gatos só você conhece mesmo bem... também tenho dois gatos SRD que prefeririam comer do balde do lixo, por pura gulodice de restos de comida, mal sabem eles o mal que lhes pode fazer, temos que ser nós a velar-lhes pela saúde. Mas como disse anteriormente também conheci na minha infância dezenas de gatos cuja alimentação era feita com restos e alguns viveram até aos 15 e 17 anos...
<p>Elsa Oliveira
Gatos Loki, Ema e Lara
Cães Catarina e Jack
Saudades do Ticker, do Kami e da Leya...</p>
VitorP
Membro Júnior

sexta jan 17, 2003 3:34 pm

Já tinha respondido anteriormente a dizer que estava a ser irónico... que pruridos.

O vet dos meus gatos é meu amigo pessoal, portanto a questão de vender aquilo que lhe convém, não se aplica.
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

sexta jan 17, 2003 3:42 pm

Olá!
Quem me deu a dica da levedura de cerveja foi o Caneco no fórum dos felinus. Foi quando estava a desabituar a Lindi da comida de lata e dos restos. Ela recusava-se mesmo a comer ração (parecia preferir morrer de fome), aí seguindo os conselhos experimentei dar ração molhada e esmagada para formar um paté polvilhada com levedura de cerveja. Os gatos adoram levedura de cerveja e começam por lamber a levedura e acabam por comer o resto que está abaixo também. Depois de 2 dias assim a Lindi parece que se habituou ao sabor da ração e começou a come-la seca e sem aditivos. Mas de vez em quando ainda dou levedura de cerveja como gulodice, não tem contra indicativos e faz bem ao pêlo.
Há um "artigo" sobre a levedura de cerveja no felinus (www.felinus.promineo.com), penso que não é preciso registarem-se para o lerem pois está num local acessível a todos.
Beijinhos e ronrons
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

sexta jan 17, 2003 3:51 pm

Mas como disse, já conheci gatos que viveram longos (15, 17...) e felizes anos a comer comida "caseira" e conheço outros que comem Friskies e Whiskas e também não têm problemas... ninguém duvida que as chamadas boas marcas são realmente mais equilibradas e nutritivas, mas, como marcas que são, puxam a brasa à sua sardinha... o melhor, penso eu, é ir variando entre essas reconhecidas pelos vets como "boas" e deixar que o paladar e as reacções dos vossos gatos vos indiquem qual é a mais correcta...
os meus velhotes viveram perto de 16 anos e durante muito tempo não comeram ração. como não percebia nada do assunto, comecei a comprar a ração que calhava. como não tenho a árvore das patacas em casa, a minha vet de lx , em quem muito confio, disse-me que dessas marcas, devia abolir todos os produtos da friskies e optar pela proplan.

há bastante tempo que dou nutro a todos. no outro dia, não tive tempo e comprei proplan no hiper para os cães. além da carlota não se ter dado nada bem com a ração, comecei a ver que eles comiam "muito". conclusão, esta ração deve ser muito menos nutritiva. neste caso, nem se aplica o ditado que diz que o barato sai caro, porque estas 2 marcas embora de qualidades tão diferentes, rondam os mesmos preços.

anjaazul
Responder

Voltar para “Gatos”