GATA COMEÇOU A FAZER XIXI POR TODO O LADO

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

miriamleal
Membro Júnior
Registado: quinta set 18, 2003 10:49 am

sexta mar 31, 2006 9:58 am

Bom dia.
Também tenho tido alguns problemas com a minha gata por causa do xixi fora da caixa...

A gata veio para minha casa em Dezembro. Tinha 6 meses. Eu já tinha um cão e ela em menos de duas semanas habituou-se a ele e agora adoram-se!!
Nunca tive de ensinar a ir à caixa, porque desde o 1º dia que ela sempre fez as necessidades lá.

À cerca de um mês começou a aparecer xixi na cama do cão. Tenho ralhado com o cão porque pensava que era ele....que injustiça!!!!
Ontem descobri que afinal quem anda a espalhar xixi pela casa é a gata!! E porque descobri ontem uma bela mancha em cima da minha cama, e hoje de manhã em cima da mesa da sala!!! Dois sítios onde o cão não anda!!!

Porque é que isto pode estar a acontecer? Será que a esterelização resolve de vez o problema? Pode ser marcação de território? Mas não são os gatos e não as gatas que marcam território?

Espero que a esterilização resolva o problema... mas acho que só vou poder operar lá para Junho.
Eu já tinha a operação marcada. Mas dois dias antes, apareceu-lhe o 1º cio. Agora apareceu-me umas despesas extra e tenho vindo a adiar a operação....

Porque é que ela começou com este comportamento? Ela fazia sempre no sítio....
Vou experimentar mudar a areia, porque foi a única alteração que houve...

Obrigada
Miriam
miriamleal
Membro Júnior

sexta mar 31, 2006 10:02 am

Bom dia.
Também tenho tido alguns problemas com a minha gata por causa do xixi fora da caixa...

A gata veio para minha casa em Dezembro. Tinha 6 meses. Eu já tinha um cão e ela em menos de duas semanas habituou-se a ele e agora adoram-se!!
Nunca tive de ensinar a ir à caixa, porque desde o 1º dia que ela sempre fez as necessidades lá.

À cerca de um mês começou a aparecer xixi na cama do cão. Tenho ralhado com o cão porque pensava que era ele....que injustiça!!!!
Ontem descobri que afinal quem anda a espalhar xixi pela casa é a gata!! E porque descobri ontem uma bela mancha em cima da minha cama, e hoje de manhã em cima da mesa da sala!!! Dois sítios onde o cão não anda!!!

Porque é que isto pode estar a acontecer? Será que a esterelização resolve de vez o problema? Pode ser marcação de território? Mas não são os gatos e não as gatas que marcam território?

Espero que a esterilização resolva o problema... mas acho que só vou poder operar lá para Junho.
Eu já tinha a operação marcada. Mas dois dias antes, apareceu-lhe o 1º cio. Agora apareceu-me umas despesas extra e tenho vindo a adiar a operação....

Porque é que ela começou com este comportamento? Ela fazia sempre no sítio....
Vou experimentar mudar a areia, porque foi a única alteração que houve...

Obrigada
Miriam
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano
Registado: domingo ago 21, 2005 3:38 pm

sexta mar 31, 2006 2:10 pm

Boa Tarde Miriam.

Penso que leu todo o tópico antes de pôr as suas dúvidas.

A Maria Gaspar já foi operada, não voltou a fazer xixi, penso que o problema acabou.

Todos os conselhos que me deram foram úteis, inclusivamente o aumentar o número de caixas do areão, apesar de agora terem já trocado de caixas, sobretudo as duas meninas, que continuam a lutar pelo "rapaz" da casa.

Mas aconselho-a a consultar o tópico da Uaimori, que está indicado em cima e verá que lá tem tudo sobre o assunto que se deve saber.

Logo que lhe seja possível opere a sua gata, com a idade que tem, começa agora a fazer esse tipo de asneiras. ;)

Penso que enquanto não fôr operada esse problema não vai acabar.

Sorte e que corra tudo pelo melhor.

Isabel
miriamleal
Membro Júnior

sexta mar 31, 2006 2:20 pm

Olá Isabel
Obrigada por responder.

Eu li o tópico sim. Mas fiquei com dúvidas em relação a uma questão na operação. Operando pode alterar esses comportamentos dela. Mas e se ela faz isso por ciúmes?
Eu acho que ela tem ciúmes do cão. Porque quando eu chego a casa vou à rua com ele. Ela fica em casa.
De início ela começou a fazer o xixi na cama do cão. Agora, depois de algumas lavagens, e como o cheiro da cama dele não quer sair.... tirei a cama da sala. E ela foi fazer na minha cama e em cima da mesa da sala, no sítio onde eu tinha a minha mala.

Depois da operação, eu vou continuar a ir à rua com o cão e ela a ficar em casa.... será que mesmo assim pode alterar o comportamento dela?

Obrigada
Miriam
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

sexta mar 31, 2006 2:41 pm

Miriam, penso que com a idade que a gata está, mais ou menos 9 meses, não é? deve estar em período de cio e pelos conselhos que recebi e também pela experiência que tive, a cirúrgia resolve normalmente a situação, a não resolver, os Vet fazem um tratamento para acabar com a marcação de território, que eu francamente não sei em que consiste.

Este tratamento já foi falado aqui por outra forista e a minha Vet, estando dentro do meu problema, disse à minha afilhada que se a cirúrgia da gata, por si só não resolvesse, faria um tratamento a seguir, que felizmente não foi necessário.

Ciúmes, acho que têm uns dos outros, mas temos que ter paciência e dar muitos miminhos a todos.

Isabel
miriamleal
Membro Júnior

sexta mar 31, 2006 3:12 pm

Sim, ela tem 9 meses e meio...
:oops: realmente ela agora está com o cio....
É a primeira gata que tenho, então tudo é novidade para mim!!!
Então isso é normal? Quando têm o cio fazer xixi em vários sítios??

Mas eu acho que ela já fazia na cama do cão quando não estava com o cio... mas não tenho a certeza porque quando começaram a aparecer os xixis na cama do cão pensei que tivesse sido ele, então nunca reparei se coincidia com o cio ou não.

De qualquer forma vou ver se falo com a vet este fim-de-semana e a ver se consigo marcar a operação.

Obrigada pelas dicas
Miriam
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

sexta mar 31, 2006 7:41 pm

miriam

O facto de só agora ter notado com o cio não quer dizer que ele tenha começado exactamente agora.

Há uma fase mais activa em que eles gritam e se rebolam mais, pondo-se naquelas posições estranhas, e a menos activa que por vezes passa despecebida mas em que já andam a marcar território.
pnevesm
Membro Veterano
Registado: sexta dez 16, 2005 9:21 am

terça abr 04, 2006 5:37 pm

Meu Deus...
por isso e q tenho tanto medo de operar os meus....
espero que nao seja nada... de noticias!!

as melhoras da menina!
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

terça abr 04, 2006 5:37 pm

Vou aproveitar este tópico que já está aberto sobre a Maria Gaspar, para desabafar.

Desde ontem que "estou com o coração num cesto". Quando cheguei a casa vi o cesto da roupa no chão, caíu em cima de uma das tigelas da água dos gatos, por isso a roupa estava molhada, arrumei o cesto e disse à minha afilhada, quando chegou, o que se tinha passado, só que quando vai vêr o estado da roupa, vê também, que ao lado havia xixi com sangue.

Entrei em pânico, 1º não sabíamos de qual era, telefonei imediatamente à Vet que me aconselhou a lavar as caixas do areão com água a ferver, separá-los por divisões diferentes e pôr uma caixa em cada divisão só com 2 colheres de areia, para se perceber de qual era. Tentar retirar um pouco do xixi para análise.

Quando estávamos a tratar disto tudo, a Maria Gaspar faz xixi, mesmo em frente da dona e aí viu-se que era dela.

Os animais são fantásticos, penso que a gata fez isto para mostrar que estava doente :cry:

Com a nossa aflição, começámos a limpar o xixi, mas ainda fui a tempo de retirar um pouco para a análise, muito pouco diga-se.

A consulta é agora ao fim da tarde, mas eu estou muito preocupada e calculo que a minha afilhada deve estar numa grande ansiedade.

Espero que não seja nada de muito grave, porque senão vou ficar com remorços por ter insistido tanto com a Inês para operar a gata.

A odisseia cá em casa nunca mais acaba.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça abr 04, 2006 5:40 pm

Deve ser apenas uma infecção urinária, o mais chato é que eventualmente vai contagiar todos. Mas trata-se bem ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça abr 04, 2006 5:46 pm

Tem de ver o lado positivo da situação, o dela ter mostrado que era dela o sangue... ;) e assim pode tratar mais atempadamente ;)

As melhoras da gatinha e vá dando notícias, Isabel.

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça abr 04, 2006 5:51 pm

Não fique tão assustada.

Isso pode ser apenas uma infecção urinária.

Não mudou de areão nem o detergente de lavar o WC?

às vezes essas mudanças provocam isso....

Dê noticias depois sff.
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

terça abr 04, 2006 5:54 pm

Obrigada Lu, mas neste momento ainda estou muito aflita, a Susie fez uma mastite, agora a Maria Gaspar está assim, vamos esperar.

Eu separei as caixas do areão para não haver guerras, mas estes fulaninhos parecem que me gozam, agoram fazem as suas necessidades em todas.

Pnevesm, obrigada pelo cuidado, mas, apesar dos problemas, continuo a saber que o melhor é sempre operar os gatos e fá-lo-ia na mesma. Agora são problemas mais ou menos pequenos, se não fossem operados os problemas poderiam ser enormes. Não deixe de operar os seus por causa deste exemplo, isto são só acidentes que poderiam acontecer em qualquer altura.
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

terça abr 04, 2006 6:02 pm

Lagutrop, na realidade mudámos de areão, será isso??? Deus queira que sim. Ainda estou à espera das novidades, mais tarde digo o que se passou na Vet e já vi que a Arca já está de "banda" outra vez :o
ISABELLYZGIROU
Membro Veterano

terça abr 04, 2006 9:59 pm

Ora as notícias aqui vão:

A Maria Gaspar está com uma grande infecção, provocado por quê, não se sabe. As análises foram inconclusivas por causa do muito sangue, que vem com a urina. Já está medicada, realmente pode contagiar, ou já ter contagiado os meus traquinetas, vamos ter que estar atentas, vai ficar separada, em reclusão, durante 15 dias. Fez uma injecção de antibiótico, ficou a tomar antibióticos por via oral e um anti-inflamatório.

Todos os miminhos (leia-se) de comidas, acabaram.

Agora é esperar a evolução dos três.

Ái, ái, ái a minha vida, agora é a ansiedade diária a vasculhar os xixis.

:o :o

Isabel
Responder

Voltar para “Gatos”