gato de rua ou abanodano???

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
nezita
Membro Júnior
Registado: quinta set 08, 2005 7:30 pm

segunda abr 10, 2006 9:10 pm

oi

no kintal de minha casa apareceu um gato ja adulto k tem mt medo de nós... apesar de termos tentado de tudo ele simplesmente n se aproximava. hoje o gato deve ter começado a fase em k embora tenha medo ja esta cheio de fome e decidiu aproximar-se...

no conseguimos dar-lhe um pires de comida mas ele estava muito nervoso e so se aproxinho do pranto kando nós nos escodemos... ele ao k nos parace vive no kintal deibaixo de telha

eu gostaria de saber como posso indetificar se este gato ja nasceu na rua ou se foi abandonado e gostarias k me ajudassem e me dessem algumas dicas sobre o k faxer...

bjs
"Amor não se conjuga no passado; ou se ama para sempre ou nunca se amou verdadeiramente".

M. Paglia

isso também se aplica aos animais...
igraine
Membro
Registado: segunda fev 13, 2006 12:03 pm

terça abr 11, 2006 8:59 am

Bom, eu não sei explicar-lhe como poderá fazer uma distinção dessas mas também não percebo muito bem porque quer saber. Afinal qual é a diferença entre ser um gato de rua ou um gato abandonado? É um gato que neste momento está na rua e precisa de um dono, precisa de ser levado ao veterinário, de cuidados enfim, como todos os outros. Acho que é isso que importa agora. Pode tomar conta dele? Tem soluções para o gatinho?
XenaBastet
Membro Veterano
Registado: terça set 14, 2004 4:16 pm

terça abr 11, 2006 12:45 pm

Boa tarde,
Concordo com a Igraine, neste momento o k mais interessa é o bem estar do gatinho e os cuidados k lhe pode dar e se o puder adptar, tanto melhor. Afinal, se tem fome e anda tão desconfiado precisa de um dono k lhe dê um lar, comida, amor, cuidados medicos e td a k um animal deveria ter direito.
É normal ele não se deixar apanhar ou não se aproximar pk o gato é um animal desconfiado por natureza. Não force a aproximação e verá k aos poucos, kd o gatinho se aperceber k ninguém lhe ker fazer mal, e a começar a identificar como akela k o alimenta, se irá aproximar um poukinho mais a cada dia. Dê-lhe a comida sempre num mesmo lugar, sente-se longe e vá-se aproximando um pouquinho de cada vez mas sempre na sua, sem o ficar a "controlar". Se ele vier cheira-la deixe, sem se mexer bruscamente ou tentar logo agarra-lo.
Boa sorte e se puder adoptar o gatinho seria mt positivo.
nezita
Membro Júnior

terça abr 11, 2006 5:05 pm

eu tb gostava de poder adoptalo mas n posso... hoje compramos um latinha de comer de gato e pusemos ao pe dela ela ja começo a perceber k nós n lhe keremos mal e deixonos abrir a caixa onde estava e apesar de nos lhe termos posto comida á frente e a minha mãe ter-lhe dado o dedo a lamber ela n saia... nos achamos estranho e a minha mãe pego nela ao colo.. estavamos a tentar k ela comesse kando eu olha para a caixa e vejo gatinhos... eram pra ai uns 4 ou 5... via-se k estavam bem tratados e bem alimentados pela mãe mas apesar de a mama estar de bom humor e ser masinha ( tinha-se deixado pegar e ainda por cima com filhotes) pusemola de nvo na caixa e deixamos a comida ao pé dela..

agora so nos resta esperar k ela coma e k os bebes fikem bem.. mas ainda axim estou preoucupada acho k devia faxer mais alguma coisa... vou ver se consigo convesser o meu pai a deixar ter a gata na cozinha por causa dos gatinhos....

sera k me podiam dar umas dicas sobre o k faxer????

bjs
"Amor não se conjuga no passado; ou se ama para sempre ou nunca se amou verdadeiramente".

M. Paglia

igraine
Membro
Registado: segunda fev 13, 2006 12:03 pm

quarta abr 12, 2006 9:17 am

Bom dia,

Olhe Nezita, parece que a situação é mais complicada do que nos descreveu, afinal é uma gata e não um gato e tem filhotes, ao que parece numa caixa.
Eu não sou a pessoa mais entendida nestes assuntos mas posso dizer-lhe o que faria no seu lugar. Comprava ração de gato seca, o veterinário disse-me que as latinhas não são o mais indicado e procurava continuar a alimentar a gata mãe regularmente para que os bebés possam desenvolver-se sem problemas. Não mexa nos gatinhos para já porque a gata pode rejeitá-los, mas proteja-os, sobretudo, se vive numa zona em que há cães ou outros animais perigosos para as crias, ou então pessoas mal-intencionadas. Não sei se pode transferir a gata e os filhotes para a sua cozinha por causa do perigo da rejeição da mãe gata mas talvez algum forista a esclareça melhor do que eu. O ideal seria informar-se junto de um veterinário, é claro.
Em relação à gata mãe era muito importante que a pudesse castrar, mesmo não sendo sua. Caso contrário ela vai andar sempre a engravidar. Pode não parecer uma solução fácil mas já viu o que vai ser desses filhotes? Quem vai cuidar dos bebés? E se ela tiver mais?
Bom, em relação aos filhotes que já nasceram era muito bom que arranjasse donos conscientes e responsáveis para eles.
Aconselho-a a falar com um veterinário e a explicar-lhe a situação.
nezita
Membro Júnior

quarta abr 12, 2006 6:01 pm

:)muito obrigada pelo conselho... hoje a gata parecia menos intimidada por nos e axim k lhe demos de comer em vex de esperar k nós virasemos costas e fosemos para casa começo logo a comer. ainda n descobrimos kantos são os gatinhos mas temos a sensação k são 4
kanto ao problema com os animais perigosos ainda n sei bem se o problema é os animais mas n as condiçoes climatericas... é k eu tenho 2 cães ou melhor um cão e uma cadeal mas o sitio onde a gata de encotra esta separado por cancela e os cães n conseguem saltar. tb n á perigo de haver o descoido de deixarmos a cancela aberta porque ja reparamos k os cães n tem más inteçoes e n se aproximan do sitiu onde a gata se encotra e a gata n esta intimidada por eles. kanto a outros animais eu n estou muito preoucupada por aki o bairro é uma zona k muitas gatas procuram para terem as ninhadas porke sabem k os habitantes as alimentam e cuidam delas.
em relação á castração acho k n posso faxer isso dado a diferças situações mas realmente é com muita pena.. realmente sei o rpoblema k é ter animais femeas por haver esse perigo por alias ja passamos por isso com a minha cadela(teve 4 cachorrinhos) ainda n sei o k faxer em relação aos gatinhos apesar de estar preoucupada ja conheçed como conheço kando eles ja tiveram idade para se separarem da mãe, mt provavelmente ( le-se com td a certeza) ja n lá estam...

bjs e mt bgd pelos conselhos.

ps: apesar do problema da castação vou ver o k consigo faxer;)

M. Paglia

anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quinta abr 13, 2006 1:56 pm

se calhar, a gata tinha dono e foi ter ali os filhotes. por medo. é sinal que não é benm tratada. agora, é abrigá-la, dar-lhe paparoca e procurar dono para todos.
anjjazul
Cruela
Membro Veterano
Registado: domingo ago 03, 2003 10:18 am

quinta abr 13, 2006 8:17 pm

De que zona é Nezita?
também ajuda saber isso, para quem quiser ajudar e estiver perto poder fazê-lo.

[quote]eu gostaria de saber como posso indetificar se este gato ja nasceu na rua ou se foi abandonado e gostarias k me ajudassem e me dessem algumas dicas sobre o k faxer...
[/quote]

Isto do gato de rua ou abandonado tem muito que se lhe diga... aqui na minha rua há uns sete gatos de rua, pq efectivamente andam na rua todo o dia e às vezes tb se ouvem à noite, mas são todos das casas vizinhas, as pessoas têm por hábito dar "liberdade" ao animal... parecem vadios e abandonados, mas na realidade dormem dentro das casas...
Isto de ter os animais em casa ainda não é para a cabeça de toda a gente :?

Cruela
nezita
Membro Júnior

segunda abr 24, 2006 7:39 pm

bem keria agradeçer a tds os conselhos dados e disser-voos as news e outros aconteçimentros sobre a gata

ela estava ja mt habituada a nos e os gatinhos estvam bem cuidados e ja tinham abarto os olhos mas a minha cadela andava mt curiosa e andou á patada ao portão e abriu.o e foi ter com a gata... é claro k levou uma grandesisima patada da gata mas ela sentiu-se ameaçada e mudou-se...

apesar de ts sabemos k os gatinhos estam bem porke as gatas são excelentes mães...

jinhx ppl

M. Paglia

leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

segunda abr 24, 2006 10:03 pm

nezita Escreveu: (...) mas ela sentiu-se ameaçada e mudou-se...

apesar de ts sabemos k os gatinhos estam bem porke as gatas são excelentes mães...

jinhx ppl
Só espero que se tenha mudado sem deixar filhotes pelo caminho...o que chega a acontecer quando durante a mudança algo as surpreende e as assuste?!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”