Ajudem-me: gatas que não querem comer...

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Xaninha
Membro Júnior
Registado: sábado mar 23, 2002 10:04 pm

domingo abr 14, 2002 12:19 am

Olá a todos.
Há pouco tempo as minhas duas meninas deram à luz os seus gatinhos. Com uma delas tudo corre bem e os gatinhos estão fortes, já abriram os olhinhos e estão gorduchinhos. Contudo, a que deu à luz depois parece ser uma mãe mais atrapalhada... Os gatinhos miam muito mesmo quando estão com ela, parece que não se ajeitam a comer e quendo estamos perto dela ela está sempre a miar como se estivesse a pedir algo que infelizmente não sei o que é. Limito-me a fazer umas festinhas a ela e aos gatinhos e fico com ela até se alcalmarem. Contudo, basta sair de ao pé dela que o miado volta e com ela a outra também a pedir atenção. Também não sei se ela não consegue produzir leite suficiente porque por vezes os gatinhos parecem estar a mamar na própria caminha e penso que talvez miem de fome. Elas são muito bem alimentadas mas acho que ainda estão um pouquinho magras. Elas sempre foram grandes e esguias, (segundo me disseram é da sua raça - o pai é um gato de raça alemã) mas ultimamente quase não querem comer nada. Alimento-as basicamente a latas e a croquetes gatos (especialmente Friskies e Gourmet as suas favoritas) mas agora nem assim. Adoram atum mas ultimente também o rejeitam e já tentei peixe cozido mas foi o mesmo. Já não sei que fazer em relação à comida. Que lhes posso dar para elas se alimentarem. Estou sempre preocupada e sempre a ver se já comeram. Ajudem-me.
Obrigada. [img] :| [/img]
Nor
Membro Júnior
Registado: sábado mar 30, 2002 1:03 am

domingo abr 14, 2002 4:12 am

Duas das minhas gatas nunca tiveram muita queda para desempenharem o seu papel de mães, das várias vezes q tiveram gatinhos. Muitos morreram, pq elas rapidamente faziam mamites horríveis e como lhes doía imenso qd eles mamavam, saíam frequentemente da caixa e eles fartavam-se de miar, tb com muito frio. Verifica se a tua n está a criar qq tipo de infecção nas maminhas. Quanto aos gatinhos, mantém-nos quentes e se os quiseres salvar, caso eles n se alimentem, arranja 1 biberon (há no Continente, para animais - procura na zona dos cães) e compra leite próprio para gatinhos no veterinário; já sabes é q frequentemente os vais ter de alimentar.
Quanto a ela n se alimentar, até pode ser mm por estar a criar alguma infecção ou então estão mm cansadas do tipo de comida, mas normalmente, nesse caso, elas voltam a comer mais tarde se n lhes deres comida nova durante algum tempo, pq hão-de ter fome. Há também agora uns biscoitinhos da Whiskas (WhiskasCrunch) que até as minhas gatas, q n costumavam comer biscoitos, adoram; são caros, mas talvez valha apena experimentares.
Se n conseguires nada, telefona ao vet, ou leva-as lá, pelo menos para ficares mais tranquila.

As melhoras para elas. :roll: :roll:
icvcabral
Membro Veterano
Registado: quinta mar 21, 2002 12:44 am

domingo abr 14, 2002 11:45 am

Olá Xaninha

Quanto à comida, talvez seja melhor dares às tuas gatas ração ou latas para gatinhos bébés, pois têm mais nutrientes e ajudam ao desenvolvimento dos pequenotes.

Se elas continuarem a comer pouco, talvez seja aconselhável falares com um veterinário. Em geral, uma gata a amamentar come o dobro ou o triplo de uma gata normal.

Quanto aos bébés, talvez não fosse má ideia comprar o tal biberon e o leite para gatinhos recém nascidos e ir ajudando a mãe a alimentá-los porque (como dizes) ela pode mesmo ter pouco leite.

Espero que tudo corra bem e que mães e gatinhos se recomponham rapidamente

Saudações felinas
Isabel
Elsa_Pereira
Membro Veterano
Registado: quarta dez 26, 2001 8:34 pm

domingo abr 14, 2002 12:48 pm

Olá Xaninha

De facto acho que lhe deram excelentes sugestões e concordo inteiramente com a Isabel quando a aconselha a dar sobretudo comida para gatinhos. É que na fase de amamentação (e também da gravidez) as gatas têm necessidades especiais na sua alimentação, têm de consumir uma maior quantidade de proteínas e daí o facto da comida para gatinhos ser a mais adequada. Ia-lhe sugerir a Eukanuba-kitten (comida seca), pois embora seja carota, em termos de palatibilidade é excelente e em termos de qualidade também é muito boa. Pode comprar daqueles sacos pequeninos de 300 g só para experimentar... Em termos de comida de lata sugeria-lhe o Gourmet Gold (...os meus gatos adoram sobretudo a Mousse de Peixe Branco e o Salmão com frango), ou então uma outra marca que embora muito mais difícil de conseguir arranjar, os meus gatos são totalmente loucos por ela. É a Petreet, e tem algumas variedades. Eles gostam sobretudo do arroz com atum ou o arroz com atum e delícias de caranguejo. Têm também em tamanho mais pequeno a versão "class" com camarão e lagosta. Isto é mesmo para gatos requintados... Ultimamente tenho arranjado esta marca no El Corte Inglés, na secção para animais que é no piso -1.
Espero tê-la ajudado de alguma forma, beijinhos e as melhoras dos gatinhos

Elsa Pereira

P.S Dá-nos depois novidades do estado das gatinhas(os)
Última edição por Elsa_Pereira em domingo abr 14, 2002 7:39 pm, editado 1 vez no total.
anjaazul
Membro Veterano
Registado: sábado mar 30, 2002 6:33 pm

domingo abr 14, 2002 5:29 pm

olá
embora seja uma sobrecarga para a outra gata, porque não tenta que ela de vez em quando alimente os outros gatinhos? e não podem ficar todos juntos? sempre se aqueciam. quando as minhas 2 gatas tinham ninhadas em simultâneo, ficavam na mesma caixa e os gatinhos mamavam na que estivesse "à mão".
anjaazul
Nor
Membro Júnior
Registado: sábado mar 30, 2002 1:03 am

domingo abr 14, 2002 5:58 pm

Claro! Não me lembrei disso! Como diz a nossa amiga anterior, experimenta pôr os pequenitos todos juntos com a gata melhorzinha, elas n se aborrecem, normalmente, e eles adaptam-se imediatamente. N tem nenhum mal, apesar de te poder parecer uma promiscuidade; porém, vai verificando se nenhum dos bébés sai prejudicado, pq as mamitas n chegam para todos ao mm tempo, e convém q todos se alimentem.
Com as minhas tb aconteceu isso e até foi uma delas q "roubou" os bébés sobreviventes à outra e correu tudo bem, a vet disse q n tinha mal nenhum. Arranja é uma caixinha maior, para n sufocarem.
Força! :p :p
Xaninha
Membro Júnior

domingo abr 14, 2002 11:24 pm

Olá a todos e muito obrigado pelas sugestões. Quanto às sugestões da comida, o mais cedo possível vou tentar mudar e comprar as que me foram sugeridas. pode ser que estejam apenas enjoadas das marcas que compro. Realmente tenho visto que quando não ponho outra comida mais tarde ou mais cedo acabam por lá ir comer, mas aflige-me que se alimentem apenas a croquetes pois tb pensei que comessem mais por estarem a amamentar e vejo-as tão magrinhas. Realmente elas passam maior parte do tempo com os gatinhos mas a Nina tem uma vantagem em relação à Xaninha. Como tenho uma casa com jardim optei por colocar na parede da casa banho uma gateira que dá directamente p o jardim. A Nina habituou-se desde cedo a entrar e sair e durante a anoite qd quer sai e volta, i e, vai fazer exercício, necessidades, enfim, o que quer. A outra nunca se habituou e não quer sequer chegar perto da portinha, logo sou eu que lhe abro a porta p sair e entrar mas por vezes ela passa toda a noite dentro de casa com os gatinhos. Talvez esteja saturada não sei, daí miar tanto e querer sempre atenção. De notar que ela sempre foi a mais carrancuda das manas e poucos mimos queria, agora é o contrário. Quanto à outra sugestão...para quem se lembra do nascimento dos gatinhos eu contei que qd a Xaninha deu à luz a mana veio ajudar e até lambeu os gatinhos dela. contudo, no fim separaram-se e hoje bufam para os gatinhos uma da outra. Posso tentar mas não creio é que p cumulo a Nina, que estava a partilhar o mesmo metro quadrado que a mana, mas em camas diferentes, achou que tinha de por os seus miaus noutro local e hoje habitam a porta do meio do meu guarda-fato.
Vou tentar mudar a comida senão vou mesmo ao vet. Tou seriamante preocupada. Darei notícias e obrigado.
:|
Xaninha
Membro Júnior

domingo abr 14, 2002 11:25 pm

Olá a todos e muito obrigado pelas sugestões. Quanto às sugestões da comida, o mais cedo possível vou tentar mudar e comprar as que me foram sugeridas. pode ser que estejam apenas enjoadas das marcas que compro. Realmente tenho visto que quando não ponho outra comida mais tarde ou mais cedo acabam por lá ir comer, mas aflige-me que se alimentem apenas a croquetes pois tb pensei que comessem mais por estarem a amamentar e vejo-as tão magrinhas. Realmente elas passam maior parte do tempo com os gatinhos mas a Nina tem uma vantagem em relação à Xaninha. Como tenho uma casa com jardim optei por colocar na parede da casa banho uma gateira que dá directamente p o jardim. A Nina habituou-se desde cedo a entrar e sair e durante a anoite qd quer sai e volta, i e, vai fazer exercício, necessidades, enfim, o que quer. A outra nunca se habituou e não quer sequer chegar perto da portinha, logo sou eu que lhe abro a porta p sair e entrar mas por vezes ela passa toda a noite dentro de casa com os gatinhos. Talvez esteja saturada não sei, daí miar tanto e querer sempre atenção. De notar que ela sempre foi a mais carrancuda das manas e poucos mimos queria, agora é o contrário. Quanto à outra sugestão...para quem se lembra do nascimento dos gatinhos eu contei que qd a Xaninha deu à luz a mana veio ajudar e até lambeu os gatinhos dela. contudo, no fim separaram-se e hoje bufam para os gatinhos uma da outra. Posso tentar mas não creio é que p cumulo a Nina, que estava a partilhar o mesmo metro quadrado que a mana, mas em camas diferentes, achou que tinha de por os seus miaus noutro local e hoje habitam a porta do meio do meu guarda-fato.
Vou tentar mudar a comida senão vou mesmo ao vet. Tou seriamante preocupada. Darei notícias e obrigado.
Xaninha
Membro Júnior

domingo abr 14, 2002 11:29 pm

_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

segunda abr 26, 2004 8:39 pm

upa
Responder

Voltar para “Gatos”