Chartreux

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

AnaCrespoRamos
Membro Júnior
Registado: terça dez 10, 2002 10:37 am

quinta jan 02, 2003 8:42 am

Olá,

realmente, recordo-me de ter visitado um site que menciona os russos brancos (http://members.cox.net/blumajik/RW1.html), e também já vi menções a russian black (http://www.acf.asn.au/Standards/Russian.htm) e russian red.

Mas cor de rosa choque, ainda não vi menção a nenhum :-)
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado jan 18, 2003 4:05 pm

Já agora onde se pode encontrar um chartreux ?

É que até a morada do CPF é dificil de encontrar
palhares Escreveu: Olá Caneco

É bem possivel que tenha visto um chartreux numa Pet Shop, é que sendo uma raça muito pouco conhecida em Portugal, é um bocado complicado os criadores conseguirem novos donos para os gatinhos, e deste modo e até para divulgar um pouco mais a raça, colocam-nos nas lojas. Mas já agora, o gato era bébé? Alguma referência às origens? E o preço? Seria mesmo um Chartreux? É que pode haver uma confusão em relação a outras raças, por exemplo, há pessoas que confundem os Chartreux com os Azuis Ingleses de Pelo curto ou com os Russos Azuis de Pelo curto. São raças semelhantes mas diferentes fisicamente.
Quanto a escolha de gatos de certa raça em detrimento dos SRD, penso que foi tudo dito. No meu caso, procurava um gato com determinadas caracteristicas, comportamento, temperamento, sendo a beleza um factor secundário. Depois de muita pesquisa, cheguei à conclusão de que o Chartreux era o gato ideal para mim. Quem não entende, não vale a pena insistir.

Cumprimentos felinos

A. Palhares
azithro
Membro Júnior
Registado: terça dez 03, 2002 5:25 am
Contacto:

sábado jan 18, 2003 7:54 pm

Olá a todos!

As raças de gatos que são reconhecidas em Portugal não são nem metade das que existem pelo mundo fora :( , por exemplo tenho visto algumas raças muito bonitas, tais como os Radgdoll, os Mau Egipcio (o gato whiscas!!), o Neva Masquerade e como é óbvio o Chartreux que não são reconhecidos em Portugal.
Gostaria muito de ter um gato de "marca", no entanto são extremente caros - alguns deles mais valiosos do que cães!!
Entretanto surgiu a oportunidade de adoptar a nookie (srd) que é um mimo e que tem uma paciencia de jó comigo!! :D
Por isso penso que quem gosta de gatos gosta de todos os gatos, quer sejam às risquinhas, às bolinhas, ou mesmo em rosa-shoking!!

Vida Longa e Próspera!!
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado jan 18, 2003 8:51 pm

azithro Escreveu: Gostaria muito de ter um gato de "marca", no entanto são extremente caros - alguns deles mais valiosos do que cães!!
A lei da oferta e da procura :D
palhares
Membro
Registado: terça abr 23, 2002 1:41 pm
Contacto:

segunda jan 20, 2003 5:36 pm

Vasco,
Veja no início deste tema. mencionei lá dois sites de criadores de Chartreux em Portugal. Salvo informação em contrário são os únicos criadores disponíveis em Portugal.

Cumprimentos

A. Palhares
palhares
Membro
Registado: terça abr 23, 2002 1:41 pm
Contacto:

segunda jan 20, 2003 5:36 pm

Vasco,
Veja no início deste tema. mencionei lá dois sites de criadores de Chartreux em Portugal. Salvo informação em contrário são os únicos criadores disponíveis em Portugal.

Cumprimentos

A. Palhares
Aby
Membro Veterano
Registado: sexta abr 05, 2002 12:16 pm

segunda jan 20, 2003 10:55 pm

Azithro,
Acho que está mal informado.
Todas as raças reconhecidas pela FIFE (Federação Internacional Felina) são aceites em Portugal pois o CPF (Clube Português de Felinicultura) é membro da FIFe.
Por exemplo: O Ragboll foi reconhecido pela FIFE em 1992, e eu, como representante do CPF votei no seu reconhecimento durante a Assembleia Geral da FIFE, embora com reservas, pois uma das características desta raça não estou convencida de ser positiva (a falta de tonicidade muscular).
Acontece é que há poucas raças a ser criadas em Portugal, uma das razões é que não há mercado. Quando se investe na introdução de uma raça (como foi o meu caso) e depois temos que vender todos os nossos bébés para o estrangeiro porque em Portugal só se paga por gatos de pêlo longo, mesmo que as características da raça já só muito difícilmente se encontrem, desmoralizamos. Eu acabei a castrar tudo. No entanto, gatos de minha criação ganhavam monográficas no estrangeiro, ganhavam 1ºs lugares no estrangeiros. Uma Americana chegou a vir a Portugal cruzar a gata dela com o meu macho, mas donos Portugueses, cadê eles?
azithro
Membro Júnior
Contacto:

quarta jan 22, 2003 6:12 am

Olá!

Aby peço desculpa pela minha ignorância!! :oops:
Realmente a falta de visibilidade de gatos de raça foi o que me levou a proferir tal afirmação.
De qualquer modo não tenho nenhum conhecimento do mundo das exposições e concursos e como tal não me posso proferir quanto a isso, só acho que se deve reconhecer os nossos bichanos domésticos nem que seja por serem: o mais simpático, o mais fotogénico, o mais ronronante, o mais terrorista ... tantas categorias!! 8)
Porque não começar um concurso destes aqui mesmo com base nas nossas fotos?? :?:

jokas ;)
Aby
Membro Veterano

quinta jan 23, 2003 2:16 pm

Azithro,
Na minha resposta não mencionei um ponto, porque não estava em questão, estávamos a falar de raças e não de Domésticos.
É que tenho uma boa notícia!
Nas exposições de gatos existe uma classe aberta a todos os gatos Domésticos, que concorrem em 4 classes: Doméstico Macho, Doméstico fêmea, Dom. Macho castrado e Dom. fêmea Castrada.
Escolhe-se o melhor de cada classe e depois elege-se o melhor gato Doméstico da Exposição e o melhor gato Doméstico da exposição castrado. Têm direito a taça e tudo.
O juiz tem em conta das proporções do gato, a harmonia da cabeça, das orelhas, a perfeição da cauda (sem nós) a cor dos olhos (que tem que estar a condizer com a cor do pêlo, o estado do pêlo, as cores e marcações e muito importante o CARÁCTER.
Aby
Membro Veterano

quinta jan 23, 2003 2:18 pm

Azithro,
Na minha resposta não mencionei um ponto, porque não estava em questão, estávamos a falar de raças e não de Domésticos.
É que tenho uma boa notícia!
Nas exposições de gatos existe uma classe aberta a todos os gatos Domésticos, que concorrem em 4 classes: Doméstico Macho, Doméstico fêmea, Dom. Macho castrado e Dom. fêmea Castrada.
Escolhe-se o melhor de cada classe e depois elege-se o melhor gato Doméstico da Exposição e o melhor gato Doméstico da exposição castrado. Têm direito a taça e tudo.
O juiz tem em conta das proporções do gato, a harmonia da cabeça, das orelhas, a perfeição da cauda (sem nós) a cor dos olhos (que tem que estar a condizer com a cor do pêlo, o estado do pêlo, as cores e marcações e muito importante o CARÁCTER.
azithro
Membro Júnior
Contacto:

sexta jan 24, 2003 3:17 am

Olá!

Mais uma vez, Aby obrigado pelas dicas!

Com certeza seria engraçado ver a minha nookie nas mãos dos júris!! É que nem a minha mãe lhe consegue pegar ao colo. :?
De qualquer modo é sempre bom saber que os nossos amigos domésticos também podem ser vaidosos!! :D

jokas ;)
azithro
Membro Júnior
Contacto:

sexta jan 24, 2003 3:20 am

Olá!

Mais uma vez, Aby obrigado pelas dicas!

Com certeza seria engraçado ver a minha nookie nas mãos dos júris!! É que nem a minha mãe lhe consegue pegar ao colo. :?
De qualquer modo é sempre bom saber que os nossos amigos domésticos também podem ser vaidosos!! :D

jokas ;)
Responder

Voltar para “Gatos”