Gato dominante - dúvidas

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
elisilx
Membro
Registado: quarta dez 14, 2005 5:53 pm
Localização: gatas: Pipoca, Pantufa, Pretinha + 1 canário: Tweety

quarta abr 26, 2006 10:45 am

Bom dia.

Pelo que tenho lido por aqui de vez em quando, gato que não tapa as suas fezes é gato dominante... corrijam-me se estiver errada :oops:

Tenho observado que uma das minhas gatas não tapa as fezes, mas no restante não tem nada aspecto de dominar nada :D
É até um bocado assustadiça e não se deixa pegar por todos lá em casa, só a minha filha e eu. Quando vê o meu marido ou o meu filho esconde-se.

Sempre pensei que a dominante fosse outra, que tem um comportamento diferente.

Então surgiu a dúvida: que tipo de comportamento caracteriza um gato dominante?

A minha filha e eu conversamos muito sobre os comportamentos das nossas gatas. São as três muito diferentes e é realmente interessante observá-las e ver como reagem perante as situações.

Se alguém puder ajudar a aumentar o meu conhecimento, fico grata ;)
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta abr 26, 2006 10:58 am

Muitas vezes o facto de as gatas não taparem as fezes tem a ver com terem passado pouco tempo com a progenitora...já que é ela que lhes passa esse conhecimento através do exemplo.
Os gatos é um caso um pouco diferente, fazem-no realmente por serem mais dominantes, é uma espécie de troféu :P.

Normalmente um gato é dominante também porque os outros assumem uma posição mais passiva e subjugada; quando temos dois gatos(as)dominantes estamos tramados lol...
Não me parece que seja uma questão de dominância porque o comportamento dela pelo que percebi nem é coerente com essa posição...ela pode estar a transmitir desagrado em relação ao tipo de areia que usa ou apenas ser uma questão com a higiene que não foi apreendida correctamente...tente pô-la no litter e raspar a areia com as patas dela, mas primeiro faça o movimento para ela ver como é...de resto tb n sei...

cumprimentos*
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta abr 26, 2006 12:09 pm

_Last_kiss_ ??? Há quanto tempo :D Tás bem???

Elisix ... pode ou não ser caso de dominio, se fosse um macho, como disse a _Last_kiss_, seria de facto um caso de domínio... o meu gato faz isso.

No entanto as gatas também marcam território e essa pode ser uma forma dela demonstrar que afinal as aparências iludem :lol: e a dominante é ela.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

quarta abr 26, 2006 9:30 pm

Vim matar saudades amus ;) *
Espero que esteja tb tudo bem com os teus peludinhos e peço desculpa por estar a fugir ao tópico lol
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta abr 26, 2006 10:09 pm

_Last_kiss_ Escreveu: Vim matar saudades amus ;) *
Espero que esteja tb tudo bem com os teus peludinhos e peço desculpa por estar a fugir ao tópico lol
:o :o Já nem me lembrava que existias, miúda :p
Só agora vi este tópico, ando a ler o forum a prestações... ;) e então deparo-me com a _Last_Kiss_. Que te aconteceu? Perdeste a senha...? :p

Das minhas gatas tenho 3 que volta e meia não tapam as fezes e estão longe de serem dominantes ;) . A que é mesmo dominante, a Sasha, sempre as tapou.
Penso que o facto de por vezes não taparem as fezes nem seja pela areia pois uso sempre a mesma mistura. Penso que seja mais por "gatices" (manias de gatos) ;)

No entanto, o Matateu que é único pois está separado delas, volta e meia faz o mesmo. Não tapa e não há razão de demonstrar a sua dominância. É único, não está inserido na colónia ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”