Nunca dar benuron ao gatinho

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
wolfman
Membro Júnior
Registado: domingo set 07, 2003 6:09 pm

quarta abr 26, 2006 12:03 am

Olá a todos! Espero com este assunto alertar a todos os que evetualmente não conheçam os perigos de automedicar um animal de estimação sem conheçimento do veterinário.
Tenho uma gatinha com 4anos e recentemente deram-me um gatinho com 6 meses, de rça Main Coon, o "Puma".
Na 1º noite achei-o um bocadinho parado, mas ainda brincou com a minha gata que a principio só lhe bufava. No 2º dia achei-o cada vez + parado e questionei a antiga dona para o facto, a qual me disse que ele era mesmo assim. OK, até podia estar com saudades da dona,comia e bebia bem....
Ao fim de 2 ou 3 dias , cada vez mais mole pouco se mexia a não ser para ir comer e como levei a minha gata ao vet pas vacinas levei-o tbem.
A vet disse que não via nada de mal com ele e que estava de perfeita saúde, que devia ser mesmo assim dele.
OK, devia ser mesmo assim dele??? Não fiquei convençido.
No dia seguinte cada vês pior pouco equilibrio nas pernas, deixava-se caír e dava a sensação de não estár a ver bem. Desta vez fui logo para o Hospital com ele.
Depois de algumas observações e analises tudo normal, o vet não via nada de especial a não ser as orelhitas um pouco sujas, o que poderia ser otites internas já que apanha o sistema nervoso e pode provocar desiquilibrio. Lá vei-o o puma medicado para as otites. Ao fim de +3 dias nada de melhoras , muito pelo contrário e entrei novamente em contacto novamente com a antiga dona, e fomos a outro hospital onde ela custuma ir com os animais dela e lá fomos pra charneca.
Chegamos lá disseram logo que possivelmente era qq coisa que tinha ingerido e confirmaram a falta de alguma visão. Depois de algum interrogatório descobriu-se que a antiga dona deu banho ao puma 2 dias antes de mo dar , com Detol um produto para as crianças lavarem as mãos e desinfectarem. Como o puma não se deixou secar muito bem, lambeu-se e ingeriu parte que ficou no pelo. Logo aí ficou um bocadinho murxo pois o Detol é tóxico para os animais. Como o axou murxinho e verificou q tinha um pouco de febre, deu-lhe BENUROM xarope que tinha para os filhos, desconheçendo o grau de toxicidade nos gatos.
Resomindo O puma ficou internado a soro e medicamentos a´te que uma semana depois vei-o para casa medicamentado com antibióticos e cortisona. Avisaram-me que des ves em quando poderia ficar encolhido muito quietinho e q devia ser devido ao facto de estar um bocadinho congestionado por não ter defecado enquanto esteve internado. Tbem tomou um laxante por 2 dias.
Oqu é certo éq quase 3 semanas depois de ter saído do hospital, o puma realmente melhorou razoávelmente, já se mexe mais e já anda melhor, mas de vez em quando fica encolhido a um canto e queixa-se de dores se lhe mexemos na cabeça, as pupilas ficam altamente dilatadas e parece não ver bem nessa altura, é capaz de ficar assim durante horas e de repente levanta-se e vai brincar ou comer como se não tivesse acontecido nada. Os veterinários pensam que tenha algo a ver com o benuron ter afectado o sistema nervoso central e de vez em quando dar-lhe estes ataques eu sin ceramente já não sei ... ele come e bebe bem e vai á casa de banho.....

Por isso tenham muito cuidado e não pensem que por ser bom para crinças e bebes q tbem é para animais...
Peço desculpa pelo testamento, e já agora se alguem teve alguma esperiencia parecida , digam-me se os sintomas do gatinho são parecidas com os do meu e como ele recuperou...
Um Abraço para todos...

Wolfman
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta abr 26, 2006 2:42 pm

Boas,

Agora é moda dar Benuron xarope aos gatos? :o
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta abr 26, 2006 2:59 pm

Quer-me parecer que este é o mesmo Puma que teve por aqui mais de 10 topicos.....
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

quarta abr 26, 2006 3:09 pm

amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

quarta abr 26, 2006 4:05 pm

Pois é bem possível que seja... ou então é tradição sempre que se tem um gato de nome Puma dar-lhe benuron xarope :o

Mas o outro não tinha sido a criadora a dar, mas sim a dona... :?
wolfman
Membro Júnior

quarta abr 26, 2006 4:55 pm

Boas pessoal!!!

Pois é, estive a ler o caso do outro Puma e realmente já parece maldição do nome...

No meu tbem foi a antiga dona que lhe deu e não a criadora, ( esperemos que todos os criadores saibam as regras de medicamentar os animais).

O filho como não podia estar com gatos, e éla já me conheçe a mto tempo deu-mo, e para vir bonito.... lá aconteçeu a história do banho.

Eu confeço que tbem desconheçia o facto do Benuron ser prejudicial aos gatos mas, como sempre fiz com os meus cães e gata primeiro um telefonema ao vet ( se o caso não for grave ) ou ir mesmo até lá e ele que reçeite os medicamentos.

Mas enfim oque já está, já está e agora só quero que ele melhore...

Neste momento está outra vez ali deitádo a um canto e cada vez que a gatinha o lembe na cabeça ele queixa-se ( vou tirá-la de lá )...

Mais logo levanta-se como se nada lhe tivesse acontecido...

Quando ele for ao vet outra vez logo se vê oq ele me diz...

Abraço a todos
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quarta abr 26, 2006 8:45 pm

Desculpe mas este caso é idêntico ao outro aqui referido...não há concidências destas... só pode ser o mesmo gato o gato foi-lhe dado agora foi ?
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta abr 26, 2006 9:00 pm

wolfman,

Qual foi a razão apresentada por quem lhe doou o gatinho, para o dar?

Se foi a desculpa do filho..., por acaso essa senhora é de Lisboa e tem um bebé de nove meses? :?

Pergunto só para tentar perceber, mais ou menos, o que se poderá ter passado na realidade... é que essa doação com o animal como descreveu... deixa muito a desejar... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
wolfman
Membro Júnior

quarta abr 26, 2006 11:46 pm

Boas a todos!!!

Realmente tbem pensaria ser estranho o facto de darem um gato destes mas na realidade conheço a senhora desde a muito tempo e conheçi o puma de pequenino, além do mais a senhora tbem me deu a gatinha da mesma raça mas com 4 meses que dei á minha sogra, pois já ficava com 3 ... e ela está de perfeita saúde até de mais....

Ando a investigar na net , doenças com sintomas pareçidos mas pareçe q não tenho sorte, até agora...

Obrigado pelas dicas e fiquem bem...
imarcelo
Membro Veterano
Registado: terça jul 12, 2005 4:09 pm

quinta abr 27, 2006 3:50 pm

Há coincidências incríveis desde o nome ao facto de ter tomado benuron!

Ele há coisas!!! Enfim... ;)
<p>Isabel</p>
<a href="http://www.apca.org.pt">www.apca.org.pt</a>
<p>&nbsp;<a href="http://www.animaisderua.org">www.animaisderua.org</a> </p>
<p>&nbsp;<a href="http://patasfelizes.blogs.sapo.pt/">htt ... pt/</a></p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”