Ajuda!! Urgente!!

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

quinta abr 27, 2006 5:29 pm

Para evitar que os machos saiam de casa para procurar femeas: castração.
PAra evitar que as gatas tenham um sem numero de ninhadas : esterilização.

Não quer dizer que os gatos castrados tendo acesso á rua não corram igualmente riscos de se perder ou de serem atropelados, mas pelo menos castrados evitam meter-se em lutas territorias ou lutas por femeas. segundo aquilo que tenho lido eles castrados, ficam muito mais caseiros.

Eu continuo a achar que a liberdade so é boa desde que se tenha a quase certeza que não correm riscos o que no seu caso tem provas dadas que não é assim.
Já parou para pensar que os gatos que lhe desaparecem podem ter sido também atropelados e terem ficado dias a agonizar?
Que podem ter sido alvo de muitas crueldades antes de terem morrido?
Que podem ter sido mordidos por caes e terem ficado a morrer aos poucos?
Que podem ter sido queimados vivos ou e ter servido de alvo de gente má que se diverte a torturar animais?
Para mim não importa a quantidade de animais que fugiram, foram atropelados etc o importante e aquilo que deveria precaver é que nenhum deles morresse dessa forma tão cruel.
Aínda não entendi no entanto se tenciona manter a forma como lida com os animais , ou se de facto está na disponibilidade de mudar e entender que a forma como cuida dos seus animais não é a mais correcta...
Cumps
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

quinta abr 27, 2006 10:37 pm

Pelo que eu li nunca tinha dado a entender que tinha dado gatos, e que teve mais gatos antes da Micas, e se nenhum morreu alguns já teriam então muitos anos... Mas ok, deixe para lá, que também não é preciso entender, foi só porque fiquei um pouco confusa com o que disse...

Mas penso que agora a questão é esterelizar. Mesmo não tendo muito dinheiro, pode explicar a situação ao vet, se o seu habitual não concordar, fale com outro. Visto que podem ser muitas gatas, ou muitos gatos a serem precisos esterelizar/castrar .

Cumps,
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~  05/10/2009
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sexta abr 28, 2006 8:58 am

Lembrem-se é que por vezes uma esterilização a uma gata com 13 anos não corre bem. Ainda mais uma gata que teve recentemente filhos e está mais sensível, por isso uma esterilização a fazer-se tem de ser acompanhada efectivamente e fazer-se uma análise diagnóstico a todo o contexto, coisa que só um veterinário pode fazer ( e um experiente de preferência...o seu vet. deveria ter aconselhado logo desde cedo a esterelização, ou se calhar avisou mas como não tinha "temp$" decidiu optar por outra via). Depois, a pílula nesta idade e para quem já teve ninhadas anteriores é bastante perigosa, daí que aconselho a esterelização se tiver consciência daquilo que lhe irei dizer a seguir.

A própria administração da anestesia pode ser perigosa nesta idade.
Depois...esterelizar uma gata implica cuidados pós-operatório...o que implica a estadia dentro de casa, cuidados com ela, ver se está tudo bem e não há problemas, de preferência mantê-la isolada dos outros gatos que andam na rua (do exterior podem trazer todo o tipo de coisas, ainda mais agora que é primavera), entre outros cuidados que, pelo que li, obviamente me parece que não iam ser cumpridos e, assim, iam comprometer a própria saúde da gata. Daí que se optar por esta solução tem de ser responsável e cumprir à risca estes items e outros que o veterinário eventualment epossa aconselhar na situação em particular.

Eu já acompanhei um caso de sucesso de esterelização numa gata de 10 anos e felizmente correu bem, mas teve de ser bastante acompanhada, com todos os cuidados e teve de haver uma preparação prévia.

Quanto ao pêlo, se lhe está a cair assim é porque obviamente ela está enfraquecida (depois de duas ninhadas seguidas não me admira..), pode precisar de algum suplemento vitamínico. Claro que há outras razões possíveis para essa perda de pêlo, mas neste caso parece-me esta.

Finalmente, o bebé; eu já cuidei de algumas ninhadas recém-nascidas (abandonadas...sem mãe portanto) e é preciso mesmo muito cuidado ao dar o leite. Como a Leo já disse e muito bem o "kit" da Royal Canin a mim parece-me o mais adequado. Normalmente eles rejeitam sempre um pouco o biberão, principalmente enquanto não se habituam.
Se a sua gata não tinha leite antes, mesmo que o tenha agora pode ser um leite fraco, na medida em que não fornece ao bebé todos os suplementos que este necessita, daí que tenha de lhe dar leite extra pelo biberão.
É normal que ele rejeite e esperneie um bocadinho, ainda mais quando sente a mãe perto e um biberão não é a mesma coisa. Deve pegar-lhe com cuidado, dar o biberão com calma (no caso de ele estar a mamar bem na mãe eu aconselhava dar-lhe o biberão no mínimo 3 vezes por dia...nessa idade eles estão constantemente a mamar e precisam de todos os suplementos possíveis).

Alguns dos gatinhos primeiramente com as patinhas afastavam o biberão o que tornava as vezes a tarefa difícil, porque temos de os manusear com cuidado e há sempre aqueles que nos frustam um bocadinho porque não querem mesmo beber o leite, mesmo precisando.
Se vir que ele não está a crescer normalmente (se teve ninhadas aí em casa antes deve saber comparar pelo menos) terá de o levar ao veterinário e ouvir as indicações deste, porque pode ser precido em caso extremo dar-lhe soro.

Tudo isto que eu disse é no caso de efectivamente ser uma pessoa responsável e ter noção que os animais estão ao encargo de pessoas.
Já cometeu erros e se pretende pelo menos tentar repará-los vir choramingar depois que isto e aquilo aconteceu porque você não teve os cuidados, não lhe adianta de nada.
Ninguém é obrigado a esterelizar o seu animal, mas se não o faz é óbvio que tem de se responsabilizar pelo animal. Se não a quer esterelizar, nem dar a pílula (que para isso ter acontecido provavelmente foi mal administrada por si) no mínimo mantenha-a em casa e quando ela for à rua acompanhe-a.

Há uma coisa chamada evolução e isso ocorreu progressivamente na maneira como vemos e mantemos os nossos gatos. Os gatos não sofrem se viverem dentro de casa, aliás se nós lhes dermos tudo o que necessitam eles agradecem.
Ela está habituada a estar cá fora, mas aposto o que quiser que de vez em quando ela esgueira-se para dentro de casa. Eles gostam é de ser bem tratados; de que lhes vale a liberdade se depois por nossa culpa sofrem consequências como esta?

Pense bem nestas coisas, porque há muito deve ter aprendido que um animal não é um brinquedo.
Liserd
Membro Júnior
Registado: quarta abr 26, 2006 5:07 pm

sexta abr 28, 2006 9:41 am

Acho que andam aqui algumas pessoas que andam a exagerar um bocado.
Realmente a gata deveria ter sido esterelizada quando era mais nova, e isso não foi feito porque foi o próprio veterinário a receitar a pilula à minha mãe.

De resto, não vejo onde tenha de mudar na minha maneira de tratar os meus animais.
Como sou contra o castramento dos machos, optamos por já não ter mais machos cá em casa, e como é obvio, não vou proibir as minhas gatas de sair de casa, dado que já estão habituadas e nunca tive nenhum problema com elas (normalmente não passam do terraço).

Já agora, há que ter em conta que eu não vivo numa grande cidade e o vet só dá consultas 1 dia por semana.
As minhas gatas vão ao vet sempre que possiv€l.

De resto, não vejo qual o problema na maneira como as trato, prefiro 1000 vezes um gato que saí a rua e tem a sua liberdade a um que fica enclausurado num apartamento.
São mais calmos e dóceis.
Eu tenho gatos e não bonecas de porcelana.
_Last_kiss_
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 7:59 pm
Localização: Uma cadela (Tascha) 5 periquitos(pp,lolita,tomé,pinxi,Marieta)2 gatas(Links e Iscas)

sexta abr 28, 2006 10:45 am

Se calhar o problema é mesmo esse, não ver mal nenhum na maneira como as trata.
O que lhe foi dito é que uma gata que está na rua deve ser esterelizada, em princípio e por norma, nova. Não é o caso. Trata-se de uma gata com 13 anos.

Disse-se aqui também que dar a pílula a uma gata dessa idade faz-lhe mal; está preparado para a ver com um tumor mamário por exemplo? e se isso acontecer? vai deixá-la sem tratamento a suportar sofrimento?

Espero que nesta segunda vez não lhe tenha dado a pílula enquanto grávida e a amamentar.

O mal não está em estar na rua, está em não tomarem as opções correctas e responsáveis adequadas a esse caso.

Eu pessoalmente pela sua postura já sei que não a vai esterelizar e que muito provavelmente continuará a dar-lhe a pílula numa de "deixa andar", mas não é por isso que se deixa de dizer o que é certo, até porque não é só você que lê isto. Se não queria aceitar o que os outros lhe dizem, não compreendo.

Se está genuinamente preocupado então vai ao veterinário e informa-se, se é um veterinário designado pela câmara municipal (para ir aí uma vez por semana, parece-me o caso) de certo não lhe vai cobrar 40 euros por ir pedir informações, que é o que deve fazer.

Espero que pelo menos do recém-nascido cuide de forma diferente.
Isto não são "acidentes próprios da Natureza", são consequências da forma como escolhemos tratar e manter os nossos animais. Não é por termos tido esta ou aquela educação em relação a como tratar um gato que nos vai impedir de querermos informarmo-nos e agir de forma adequada com eles.

Eu concordo que se existirem condições para isso os gatos possam ir ao exterior, mas para isso tenho de assegurar que eles se mantém no meu terreno, estão devidamente protegidos e vacinados e as gatas esterelizadas, que é o que eu faço com as minhas duas.

Se não quer fazer o mesmo seja por que razão for, não pode esperar que lhe dêmos um sorriso, encolhamos os ombros e digamos "epá, é assim mesmo...é a Natureza". Porque não é.
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta abr 28, 2006 11:00 am

Pois eu também tenho gatos e pasme vivos, saudaveis, que não tem ou provocam ninhadas umas atras de outras.

Ok já percebi...estive a gastar o meu latim.

Ás vezes nem sei porque aínda insisto :roll:

Boa sorte para esse bebe que não tem culpa da irresponsabilidade, da falta de vontade de aprender e da arrogancia dos donos :roll:
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta abr 28, 2006 11:09 am

Liserd Escreveu: prefiro 1000 vezes um gato que saí a rua e tem a sua liberdade a um que fica enclausurado num apartamento.
Também eu! E não ponho isso em causa sequer! Mas gostar de alguém significa, no minimo, prestar-lhe cuidados de saúde. Deixar as suas gatas parirem sucessivas vezes, inclusivel aos 13 anos de idade é desleixo e desinteresse. Dar pilula, com a informação que já há sobre o assunto, é desleixo e desinteresse.

Gostar de ver os cães dos vizinhos espumarem de raiva por não conseguirem chegar à gata é infantil.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Catarina1
Membro Veterano
Registado: sábado nov 01, 2003 4:47 pm
Contacto:

sexta abr 28, 2006 11:55 am

Olá!!

Pois, concordo com o que aqui foi dito...

E olhe a minha gata nunca tomou a pilula, nunca teve ninhadas, e agora de repente apareceu-lhe dois tumores em duas maminhas, e tem 13 anos. Fui a um vet que me assustou bastante em relação ao estado da gata e o que isso implicava, vim aqui expor o problema e já nem queria operar a gata, só para lhe retirar os tumores. As pessoas aqui aconselharamme a ir a outro vet até que uma forista me levou a um vet que ela conhecia. Pronto. Hoje faz uma semana que foi operada, e hoje mesmo vai tirar o penso. Tá optima ela. A Anestesia foi volatil, não só pelo facto de já ser velhota, mas porque é insuficiente renal. Mas além disso, esterelizaram a gata , já que iam abrir para tirar os tumores aproveitavam e esterelizavam, então nessa altura viram que o utero dela estava todo cheio de pus, e por isso tirou tudo, o que é sempre mais complicado que uma simples esterelização.
Estou contente por não ter desistido, e acredite que eu também não tenho muito dinheiro, além disso neste momento nem trabalho. Mas trabalhei 17 dias em Março e consegui um dinheirinho para a operação, depois andei a juntar mais uns troquinhos que de vez em quando me dão para comer qualquer coisa na escola, eu guardo. O seu caso não deve ser isso, e acredito que deve ter mais despesas, eu também as tenho e tenho que andar a juntar dinheiro para as pagar. Mas o que interessa é que a gata ficou bem. Para mim, simplesmente é isso que conta.
Catarina Duarte

Bianca - 23/01/1993 ~&nbsp; 05/10/2009
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado abr 29, 2006 3:50 pm

...
Última edição por anjjazul em sábado abr 29, 2006 3:52 pm, editado 1 vez no total.
anjjazul
anjjazul
Membro Veterano
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

sábado abr 29, 2006 3:51 pm

(toda a gente quer gatas)
que felicidade. quando tiver algumas para dar, falo consigo :p
os gatos nunca mais apareceram, após o cio.... que giro :o
serem atropeladas com 12 anos...nem comento.
viva a liberdade :evil:
anjjazul
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

sábado mai 06, 2006 8:34 am

De resto, não vejo qual o problema na maneira como as trato, prefiro 1000 vezes um gato que saí a rua e tem a sua liberdade a um que fica enclausurado num apartamento.
São mais calmos e dóceis.
Exactamenhte por nãos erem bonecas de porcelana a sua responsabilidade vai além de os colocar numa prateleira e tirar o pó uma vez por mês.
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado mai 06, 2006 1:33 pm

Liserd,

Tem de entender que TODOS os que a aconselharam à esterilização da gata fazem-no por se preocuparem com o bem estar dos animais e nada pessoal em relação a si. Afinal, nem a conhecem!

Quanto ao facto da gata só ter tido um bebé, pode dever-se ao facto de pela idade já ter poucos óvulos férteis bem como pode ser pelo resultado da pílula. Há casos em que gatas ficam grávidas mesmo tomando a pílula, os fetos morrem dentro delas no início da gestação, o organismo absorve e ou expele os ditos que morreram e só um vinga todo o tempo da gestação...! Não sei em que caso a sua gata possa estar inserida mas isto foi para a alertar do que pode ter acontecido.... que se por acaso foi resultado da pílula...a gata anda a correr graves perigos de vida...

Pense bem que eu também prefiro um gato no seu habitat, aliás; tenho 5 gatos e todos têm liberdade só que condicionada às minhas regras e preocupações para os salvaguardar de perigos mais que eminentes e de desgostos para a família.

A idade nada implica em que a gata não possa ser esterilizada. Assim que ela desmamar a cria pode fazê-lo. Lembre-se que assim que lhe seque o leite, ela entra em novo cio e o pior pode acontecer!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
anjjazul
Membro Veterano

sábado mai 06, 2006 3:54 pm

há verdadeiros amigos dos animais. depois, é ve-los a correr para o vet. isto porque o bichinho tem fiv, felv, pif, etc. e viva a liberdade :evil:
já agora, a joana foi esterelizada com 10 anos. ainda viveu mais uns 6. de outra maneira, tinha ido mais cedo
anjjazul
Responder

Voltar para “Gatos”