A minha namorada é estudante universitária e vai em breve fazer anos. Como ela é venezuelana e está neste momento longe de casa (vive e estuda no porto) pensei que lhe podia dar um animal para lhe dar 1 pouco de mimo extra (eu já dou imenso mimo!

A minha primeira ideia foi dar 1 coelho mas como depressa descobri que são um pouco caros (pelo menos 'pa mim que sou estudante) decidi darum porquinho da india.
Entretanto em conversa com os meus pais começei a considerar oferecer-lhe umg gato.
A minha namorada é muito responsavel e sei que adora gatos e que se o recebesse ía fixar em êxtase e trata-lo muito bem para sempre, nem que eu tivesse que ficar com ele enquanto ela fosse de férias à venezuela etc.
A questão é que como entretanto vem a época de exames, e é preciso estudar, preocupo-me que seja uma carga muito grande ter um gato entre dar de comer, veterinario essas coisas... Ainda para mais ela mora com amigas (companheiras de quarto) e não queria que elas fossem asumir uma responsabilidade inadvertidamente, se bem que obviamente tenciono falar com elas antes decidir-me entre o gato ou o hamster/porquinho-da-india.
A questão que eu quero colocar é, será o gato uma boa prenda? Dá demasiado trabalho ou são relativamente independentes? É um animal muito dispendioso (entre comidas, vacinas, areia, etc.)?
Desculpem o testamento e obrigado pela vossa atenção! =)