Gatinho de prenda?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Broax
Registado: terça mai 02, 2006 1:10 pm

terça mai 02, 2006 1:21 pm

Boas!

A minha namorada é estudante universitária e vai em breve fazer anos. Como ela é venezuelana e está neste momento longe de casa (vive e estuda no porto) pensei que lhe podia dar um animal para lhe dar 1 pouco de mimo extra (eu já dou imenso mimo! :P).

A minha primeira ideia foi dar 1 coelho mas como depressa descobri que são um pouco caros (pelo menos 'pa mim que sou estudante) decidi darum porquinho da india.

Entretanto em conversa com os meus pais começei a considerar oferecer-lhe umg gato.

A minha namorada é muito responsavel e sei que adora gatos e que se o recebesse ía fixar em êxtase e trata-lo muito bem para sempre, nem que eu tivesse que ficar com ele enquanto ela fosse de férias à venezuela etc.

A questão é que como entretanto vem a época de exames, e é preciso estudar, preocupo-me que seja uma carga muito grande ter um gato entre dar de comer, veterinario essas coisas... Ainda para mais ela mora com amigas (companheiras de quarto) e não queria que elas fossem asumir uma responsabilidade inadvertidamente, se bem que obviamente tenciono falar com elas antes decidir-me entre o gato ou o hamster/porquinho-da-india.

A questão que eu quero colocar é, será o gato uma boa prenda? Dá demasiado trabalho ou são relativamente independentes? É um animal muito dispendioso (entre comidas, vacinas, areia, etc.)?

Desculpem o testamento e obrigado pela vossa atenção! =)
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 02, 2006 1:29 pm

Broax Escreveu:(...)
Ainda para mais ela mora com amigas (companheiras de quarto) (...)
Bem, primeiro que tudo, saiba se os proprietários da casa em que ela vive em parte dela, se autorizam a entrada de um animal que estará confinado a um quarto? Isto porque deduzo que se trate de um grupo de pessoas que vivem em partes de casa, neste caso, afirmado por si, um quarto!

Ter sempre em atenção que um dia pode ter de alugar outro quarto (parte de casa) em que lhe seja depois muito difícil arranjar quem a aceite com um animal de estimação ;) . Não vá depois ter de se livrar do animal só porque... ;)

Boa sorte na sua decisão,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mai 02, 2006 1:30 pm

Quando entrei para a faculdade o meu namorado ofereceu-me uma linda gatinha siamesa. Casei-me, separei-me e a minha gatinha já vai com 18 anos. É a minha menina!
Mas... e há sempre um mas... eu sempre adorei gatos e sempre assumi a vida dela como responsabilidade minha, portanto, se acha que a sua namorada assume essa responsabilidade e a recebe com carinho, força nisso ;)
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
Broax

terça mai 02, 2006 1:32 pm

sim sim... tenciono falar com as duas companheiras. Elas têm um apartamento e vivem as 3 em cada quarto, o gato teria acesso à casa toda menos, va lá... ao quarto das duas colegas.

Mas tenciono falar com elas sobre a sua posição no assunto, e com a minha veterinaria para ela me ilucidar um pouco na matéria. A coisa que eu mais odeio é ver animais abandonados e nunca na minha vida me punha numa posição dessas. Até porque à cerca de um ano tomei conta de 2 gatinhos recém-nascidos até estes terem idade para serem dados, e a coisa que mais me custou foi ter que os dar ao novo dono (porque já tenho um cão e não tenho condiçãoes para acolher mais animais).

Mas, para terminar, só oferecia o gato com o concentimento de todos os habitantes da casa, e com uma opinião favoravel da minha veterinaria habitual. :)
Broax

terça mai 02, 2006 1:46 pm

[quote=LuMaria]
Quando entrei para a faculdade o meu namorado ofereceu-me uma linda gatinha siamesa. Casei-me, separei-me e a minha gatinha já vai com 18 anos. É a minha menina!
Mas... e há sempre um mas... eu sempre adorei gatos e sempre assumi a vida dela como responsabilidade minha, portanto, se acha que a sua namorada assume essa responsabilidade e a recebe com carinho, força nisso ;)
[/quote]

A minha namorada é extremamente responsável e sei que ía ficar em êxtase com uma gatinha... Por isso não acho que haja grande problema... O meu medo é que isso lhe roube muito tempo uma vez que ela está a estudar medicina dentária. Ou que lhe tire muito dinheiro do bolso já que ela é estudante e a mesada parece que se evapora! ^^

Vou daqui a pouco falar com a minha veterinaria, e esta noite falo com as amigas... Se as respostas forem positivas vou ao gatil, ou a alguém que esteja a dar gatinhos... é uma questão de procurar! =)

cumprimentos! =)
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça mai 02, 2006 1:56 pm

Broax,

Quando falei em parte de casa/quarto, foi porque fiquei com sensação de se tratar de uma ou mais estudantes como os muitos que vivem em quartos de casas particulares... em que só usufruem do quarto, cozinha e WC. ;) . Afinal, ainda bem que são 3 jovens com apartamento ;) mas, mesmo assim ainda bem que falará primeiro com as outras.

Quanto a ter dito sobre ter de se desfazer do animal, nunca me passou pela cabeça a questão de o irem abandonar... ;) mas sim ter de o entregar a alguém, que convenha-se há muitos casos desses em que depois resulta na infelicidade do animal e do ex dono ;)

Boa sorte,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
igraine
Membro
Registado: segunda fev 13, 2006 12:03 pm

terça mai 02, 2006 2:53 pm

Broax,
Se a sua namorada é como descreve acho uma óptima ideia oferecer-lhe um gatinho.
Em relação às despesas mensais posso falar apenas da minha experiência com o meu e acredito que isso varia de gato para gato.
A areia que uso é de marca branca, o gato dá-se lindamente com ela. A ração convém que seja boa. Neste momento dou-lhe After Care da Purina, recomendada pela vet, porque ele foi castrado: um saco de 1,5kg custa pouco menos que 15€ e dá para um mês (ele está a comer 50 gramas/dia).
As idas ao veterinário variam bastante de clínica para clínica. Uma despesa que terá de ter em conta é a castração do gato (a não ser que adopte um gato/a já castrado/esterilizada), se for macho na minha clínica são 50€, se for fêmea a operação fica por 75€. É claro que tudo isto são valores de referência, se vai falar com o seu vet acho que lhe deve fazer essas mesmas perguntas. As despesas são diferentes conforme o gato em causa e as fases da vida dele.
Mas tenha em mente que qualquer animal dá despesas, a sua namorada tem de estar preparada para isso. Não é possível saber exactamente quanto vamos gastar com um animal, tal como nós, eles podem adoecer e lá vamos nós ao veterinário e depois à farmácia... Em contrapartida, a companhia de um gatinho compensa tudo isso e eles adaptam-se muito bem à vida de apartamento!:D
Já agora, se se decidir a oferecer um gatinho à sua namorada, sugiro-lhe que dê uma vista de olhos no fórum de adopções da arca. Há gatinhos lindos a precisar de doninho! ;)
lagutrop
Membro Veterano
Registado: segunda jun 28, 2004 10:59 am

terça mai 02, 2006 3:46 pm

Pessoalmente acho que um animal, seja ele gato, passaro, coelho ou outro qualquer, não deve nunca ser uma prenda para ninguem.

Na minha opinião, ser "dono" é um assunto que tem de ser pensado e amadurecido e uma decisão por iniciativa própria-

O que não quer dizer que a sua namorada não possa ser uma dona fantástica mas, esta é a minha opinião.
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

terça mai 02, 2006 3:50 pm

lagutrop Escreveu: Pessoalmente acho que um animal, seja ele gato, passaro, coelho ou outro qualquer, não deve nunca ser uma prenda para ninguem.
Pois a minha gata foi uma das prendas que mais apreciei!
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
lagutrop
Membro Veterano

terça mai 02, 2006 4:28 pm

LuMaria

Acredito que sim mas, pediram a nossa opinião e eu dei a minha...
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça mai 02, 2006 6:15 pm

Há casos e casos... e apesar de não se dever generalizar, eu também não gosto de animais para prendas...a maioria dos abandonos de cães jovens foram prendas de aniversários, de Natal, de passagem no ano escolar, etc... e isto é um facto!!!
Aliás, já doei muitos animais mas NUNCA nenhum que eu saiba que é para prenda!!!

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Broax

terça mai 02, 2006 6:39 pm

Boa tarde!

Agradeço a atenção e compreendo a preocupação de todos. No entanto saliento o facto de dos animais que enquanto prendas foram abandonados, estes mesmos foram entregues a crianças. O que não é o caso.

Aqui está a ser bem estudada a situação, e neste caso é uma prenda no sentido de ser oferecido por mi, e aparecer de surpresa. Não ía dar um animal sem saber que este era desejado.

Sei que a minha namorada está a pensar em arranjar um animal e neste caso eu era apenas um meio de ela o receber. E ela é responsavel ao ponto de tomar conta dele sem o abandonar. Por isso não vejo isso como uma opção. Em ultimo caso (e atenção que isto [b]não[/b] vai acontecer) eu dava o gato a uma rapariga que conheço que já acolheu dois gatinhos que eu encontrei na rua dentro dum saco de plástico.

Eles tavam deixados a morrer e eu tomei conta deles durante os primeiros tempos, até terem tamanho para serem dados. Ela tem uma grande quinta com muito espaço e já tive com os gatinhos entretanto e eles estão todos contentes.

Mas ainda sublinho, o gato em questão vai ser entregue a uma pessoa adulta, bem capaz de assumir uma responsabilidade destas e que está desejosa por um animal de companhia.

Não se preocupem... Este não vai ser abandonado... Nunca! ^^
Elsy_Drummer
Membro Veterano
Registado: segunda fev 13, 2006 4:10 pm
Localização: éguas, burro, 10cães, gato, 2chinchilas, 2hamsters, 2porquinhos da india, cabras, vacas, etc

terça mai 02, 2006 7:53 pm

Broax, provavelmente a ideia seria fazer uma surpresa.. Mas neste caso acho que devia desistir do factor surpresa e questionar a sua namorada directamente! Ela até poderia querer MESMO uma companhia felina, mas como referiu, o facto de ela precisar de estudar pode fazer com que a sua namorada queira adiar a companhia!

Boa sorte!!
ildamariaamaro
Membro Júnior
Registado: segunda ago 01, 2005 3:50 pm

quarta mai 03, 2006 9:58 am

Olá, bom dia, se tem a certeza que ela quer um gatinho acho que deve oferecer, eu também tive o 1º e unico gato como prenda de natal e fiquei super contente. Claro que já sabiam que eu o queria por isso me ofereceram.

Ilda
lagutrop
Membro Veterano

quarta mai 03, 2006 10:24 am

Se está a pensar ir com essa ideia em frente, acho que deve falar com as companheiras de casa dela.

Precisa saber se elas se importam que a sua namorada tenha um gato e se alguma delas é alergica....
Responder

Voltar para “Gatos”