Boa tarde a todos,
Apesar de não ter participado, li atentamente todo o tópico e devo dizer que estou bastante surpreendida. Li também muitos tópicos anteriores em que outros foristas foram fortemente criticados quando apareceram aqui com perguntas mais ou menos descabidas, sobretudo aquelas a que, obviamente, só um vet poderá responder. Em quase todos os casos concordei e abstive-me. Desta vez não posso deixar de dar a minha opinião.
Sei que muitas vezes as pessoas dizem que não têm dinheiro para cuidar dos animais mas têm para camisolas, férias e luxos afins. Nunca vim cá pedir conselhos veterinários, felizmente o meu gato tem um bom acompanhamento e até tenho a sorte de conhecer bem a minha vet e de a poder chamar amiga. Gasto e hei-de gastar o que for preciso com o meu gato mas não ninguém pode ter a pretensão de achar que vai ter sempre o dinheiro suficiente mesmo para as coisas básicas, tanto para nós como para os nossos animais. E eu passo a ilustrar:
bita322 Escreveu:
Não tem dinheiro? pensasse nisso antes de adoptar.
Eu nem que tivesse que trabalhar noite e dia lhe garanto que animal meu não ficava sem os cuidados de saude que eu enquanto dono TENHO OBRIGAÇÂO lhe prestar.
.Já agora vem á net exactamente para que?
Quer que lhe façamos um diagnostico virtual?
É por causa dessas palmadinhas nas costas que depois abrem topicos a dizer que o gato morreu ao fim de semanas em agonia.
A vida dá muitas voltas e a bita põe-se a dar garantias que ninguém pode dar... Sei que a minha vet tem clientes que lhe pagam faseadamente ou que nem sequer lhe pagam e que ela atende por compaixão pelos animais, e também sei de alguns, nomeadamente um senhor de idade, muitíssimo pobre, que tem um cão com vários problemas que duram há anos e que vai lá imensas vezes oferecer-lhe (à vet) couves e fruta. A minha amiga sabe que ele vive com uma reforma miserável e que não tem nada nem para ele... O senhor morre de vergonha, ela não quer aceitar as coisas porque ele é pobre e ele responde que para ele é um questão de dignidade. Entende?
Também conheço bem uma pessoa que esteve nove meses sem receber ordenado: andava com dores num dente e não ia ao dentista porque estava sempre à espera de receber para poder pagar a consulta... Ela tem um cão, se tivesse sido ele a ficar doente ela, eventualmente, teria feito aqui um desabafo deste género... E provavelmente iam insinuar que ela era um monstro egoísta ou qualquer coisa... E ela é só a pessoa mais altruísta que conheço. (É evidente que a ajudei quando soube.)
Desculpe bita mas não tem o direito de assumir tanta coisa acerca da vida dos outros. Realmente falou demasiado sobre quem não conhece.
bita322 Escreveu:
Isto não é so leva-los para casa, dizer que se adopta e depois quando a coisa azeda ai ai ai que não tenho dinheiro.
Só eu sei as dificuldades que tive para pagar a conta do vet, e as coisas de que abdiquei, o importante é ter a consciencia tranquila que fiz tudo o que podia.
Eu opto por ter poucos mas os que tenho não lhes falta nada, muito menos aquilo que é vital , a saude.
Cumps
Parece-me que nem sequer leu o tópico em condições... a forista começou por ajudar um gato de rua, estava doente, teve pena, meteu-o em casa... a "coisa" já tinha azedado bita... antes mesmo dela o adoptar. Este seu desabafo foi perfeitamente despropositado. Ou então não sabe interpretar o que lê.
bita322 Escreveu:
Já para não falar que diz que o gato não é dela porque "apenas" o recolheu, embora o gato esteja em casa pelos visto anda pelos sofas, tem areão, enfim...
Descubri que os meus dois também não são meus , afinal "apenas" os tirei da rua e meti-os la em casa

quando não me der geito também digo que não sao meus que so os estou a ajudar ate eles arranjarem um trabalhinho e se fazerem á vida
Casos de pessoas em
sérias dificuldades económicas não faltam hoje em dia. Eu sei que este fórum não é pelas pessoas mas pelos animais. Mas é escusado ser mal-educado ou agressivo com as pessoas... até porque são as pessoas que vêm aqui. E se não conseguirmos nada através delas, lá se vai a ajuda aos animais.
Sou a favor de críticas, é por isso que aqui estamos, e também sou contra palmadinhas nas costas. Não as dou.
Francamente pareceu-me que a forista que veio pedir ajuda estava confusa, começou por pôr um título descabido, é certo, mas ao longo do tópico acabamos por perceber a situação e nem todos têm o mesmo talento para se exprimirem... Quando se quer ajudar faz-se um esforço por perceber, né?
As críticas aos donos ajudam os animais mas as piadinhas e a agressividade podem anular qualquer possibilidade de ajuda. Felizmente não foi este o caso, a forista ainda se tem mantido connosco.
(já agora: "geito" é com "j", entre outros)
LuMaria Escreveu:
Se precisa de ajuda diga logo honestamente para o quê, quando e aonde. É que assim, fico muito duvidosa do seu real empenho na saúde desse pobre animal se é que ele existe.
Parece-lhe que duvidar do empenho da forista em prestar auxílio ao animal é relevante? Estamos na Internet, até pode ser um homem, uma criança, até pode nem ter gato nenhum... onde quer chegar?
LuMaria Escreveu:
E quem pede deve ser humilde e saber ouvir o que os outros dizem. Porque ninguém tem a obrigação de ajudar ninguém.
Exactamente, e quem ajuda deve ser igualmente humilde.
lindinha_24 Escreveu:
Há gente muito boa neste forum, e concerteza que quem poder não lhe vai virar a cara! Agora o gatinho tem de ser visto por um vet. para se chegar a alguma conclusão
As pessoas que realmente querem ajudar os animais - e percebem-se perfeitamente quais são - fazem perguntas concretas e não perdem tempo com piadinhas. Essas
sim, deram pistas para ajudar o gatinho. Os restantes vieram transformar o tópico numa daquelas bolas anti-stress...
bita322 Escreveu:
Oh liggias já levou o gato ao vet? ou ainda não teve tempo?
fantastico que a senhora entre outras coisas não viu o meu pedido de desculpas uma vez que nem se referiu a ele, também não deve ter visto o conselho que lhe dei...é muito melhor vir para aqui fazer-se de desgraçada.
Oh senhora em vez de tar a perder tempo na net com balelas meta aos pes ao caminho e leve esse gato ao veterinario.
Olha que isto...não tem dinheiro para vets e tem para net tá
Que tremenda falta de educação! O que quer dizer com :" tem dinheiro para net"? Estou a ver que a bita é omnipresente... Sabe lá se a forista está a usar a net em casa??? Que comentário arrogante. Chama a isto ajudar os animais?Já para não falar do resto do comentário, desnecessariamente agressivo.
Nyara Escreveu:
E quanto a algumas pessoas parecerem um pouco mais brucas a responder isso tem haver com o facto de se ler por aqui situações incompreensiveis e revoltantes, daí o estar-se já de pé atrás

não é nada pessoal é uma defesa para quem anda aqui há mto tempo (há mto mais que eu), pelo menos é assim que eu tento ver as coisas :p
Desculpe Nyara, nada justifica estas atitudes. Essa lógica é muito perigosa, nesse caso podiamos facilmente justificar o racismo, o machismo, a xenofobia, a homofobia... Não é nada de pessoal? Pois reveste formas de ataques pessoais como se pode ver nos exemplos citados.
Sabe, na minha profissão lido diariamente com vítimas de violência doméstica e nem por isso acho que todos os maridos que levantam a voz às mulheres ou têm ciúmes são umas bestas, agressores e têm de ser presos. E não imagina as situações
revoltantes e incompreensíveis que me passam pelas mãos.
Há casos e casos. Não temos o direito de meter a farinha toda no mesmo saco.
À Liigiias:
As melhoras do gatinho. Espero sinceramente que não seja nada de grave. Felizmente teve compaixão dele e decidiu adoptá-lo.
De futuro, tem de ser menos ingénua com os veterinários... Pelo que descreve só encontrou carniceiros.
Vá dando notícias. Muitos de nós ficaram preocupados.
Não lhe dei a minha opinião sobre o caso porque nunca tive nenhuma experiência semelhante. E nesses casos não dou palpites: continuo a ler e aprendo. De facto, o quadro clínico que apresentou
só pode ser eficientemente avaliado por um veterinário. Dizer-lhe para ir ao vet já muitos lhe disseram e muito bem! Não tenha vergonha das suas dificuldades: há muita gente nas suas circunstâncias e há sempre um veterinário que gosta
mesmo de animais. Um vet com "V" maiúsculo. Desejo que encontre um para o, agora seu, gatinho.
A minha veterinária é excelente mas é no Porto, por isso de nada serve.
Quanto a outras ajudas, se quiser, falamos por pm.