Pedido de ajuda urgente... (Desculpem o testamento)

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

alex_76
Membro Júnior
Registado: quinta mai 11, 2006 3:53 pm

terça mai 16, 2006 3:42 pm

Boa tarde. Bem na 6ª feira lá conseguimos soltá-la e juntá-los um pouco a noite mas foi só para ver como reagiam. Correu bem. Voltámos a prende-la durante a noite. Sábado tiveram juntos umas horas mas depois teve de voltar para o quarto pois recebi umas pessoas lá em casa e não queria estar com problemas naquela altura. No domingo reslovemos tentar a sério.
Armámo-nos de cobertor e esguicho de água e lá os soltámos todos.
Tiveram o dia todo juntos e... tudo bem! Nunca confiando lá andávamos nós de esguicho para uma eventulidade mas portou-se tudo muito bem. A Tiba e o Gil chegaram a cheirar-se 2 ou 3 vezes e afastaram-se. Ela chegou a lambê-lo uma vez!! lol
À noite resolvemos separá-los de novo. Ontem quando cheguei a casa soltei-a e tudo normal na mesma. Lá andaram eles, sempre muito separados e sempre desconfiados uns dos outros mas nada de brigas nem "bufanços". Quando nos fomos deitar decidimos que ela hoje dormia com eles. Fechámos a porta do nosso quarto e fomos deitar-nos (sempre de esguicho junto a nós...) Mas passaram a noite tranquilos! Já não dormiamos só os 2 há quase 2 meses!! lol
Nota-se um ambiente muito pesado e tenso. Eles estão muito assustadiços e desconfiados. Parece que a qualquer altura vai rebentar a confusão. Por isso sei que isto ainda não está resolvido.
Nós adoptámos o vosso conselho. Nada de mimos há 4 dias. Boa noite quando chegamos e até amanhã ao deitar. Não falamos, não gritamos, quando temos de falar com eles é sempre muito calmo. Mas não temos mimado nenhum. Eles andam lá e nós ignoramos. Tem custado muito mesmo. Só dá vontade de agarrá-los mas não pode ser.
Isto tem mesmo resultado. Eles parecem que assim não têm necessidade de lutar pela nossa atenção e têm de facto estado muito mais calmos.
Hoje deixe-a de novo sozinha. Não confio nela. Sei que a qualquer altura ela pode mudar e ataca o coitado do Gil. Por isso vamos fazer isto com calma. Juntá-los à noite e sábado vamos deixá-los mesmo sozinhos paa ver o que acontece.
Só queria agradecer-vos posi andávamos mesmo perdidos. :)
Sei que isto ainda não acabou mas estes 2 dias deram-nos força para encarar o problema com outra atitude.
Nós vamos aqui contando novidades.

Um abraço, Alex
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

terça mai 16, 2006 10:14 pm

Boa noite, alex_76

Pelo que li...as coisas estão bem encaminhadas... ;) :D

Continuação dum bom "trabalho"... ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
alex_76
Membro Júnior

quarta mai 17, 2006 10:26 am

Bom dia leonildecarvalho.
É verdade. Pelo menos assim parece. Ontem qd cheguei a casa lá os juntei de novo e estiveram bem até agora de manha. Dormiram todos no quarto deles e nem sinal de zaragata. Continuamos de esguicho atrás (lol), e sem lhes dar muita atenção. Isto é o que tem sido mais dificil. Pois já lá vão uns dias sem os mimar...
Se bem que às vezes apanhamos um sozinho numa divisão e lá vai de matar saudades, sem que os outros vejam. Assim temos conseguido dar alguns mimos mas quando eles estão sozinhos.
Agora vamos manter isto assim mais uns dias e no fds vamos tentar que eles fiquem juntos dia e noite (a Tiba continua no quarto durante o dia).
Eu ainda não confio nela. Como disse ontem o ambiente está tenso. Nota-se que eles estão a conformar-se mas não contentes.
Vamos ver como corre.
leonildecarvalho
Membro Veterano

quarta mai 17, 2006 6:53 pm

Mais uma semanita nesses "ritual"... e têm mesmo de se forçarem a deixarem-nos resolver as situações por eles...
O que quero dizer é que têm de experimentar deixá-los juntos pela casa toda, uma manhã e, um de vocês ir a casa à hora do almoço ver como correram as coisas entre eles... ;)

Boa sorte e obrigada pelas notícias,

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Miadores
Membro Veterano
Registado: sábado mar 08, 2003 9:21 pm

quinta mai 18, 2006 8:21 pm

Ora bem ;)
Parece que as coisas se estão a resolver por aí! 8) Ainda bem.
Isto com gatos é complicado. São muito territoriais, e não toleram infracções à hierarquia :!:

Boa sorte na continuação das pazes :)
<p>MALHINHAS para sempre no meu coracao!</p>
<p>To the world you may be one, to the one you may be the world!</p>
<p>&nbsp;</p>
alex_76
Membro Júnior

segunda mai 22, 2006 9:50 am

Bom dia.
Hoje vinha aqui todo contente para vos dar boas noticias... mas não posso.
De manha la houve porrada de novo.
Estavam juntos desde 6 feira. resolvemos deixá-los o fds juntos tendo passado o sabado sozinhos em casa. Correu tudo as mil maravilhas. Sempre bem, com umas cabeçadinhas entre os dois até. Parecia estar tudo a andar.
A Tiba pareceu puxar o Gil para brincar por 2 vezes. Já andávamos descansados e o esguicho já estava a ficar parado. Hoje acordei com um barulho conhecido. Vesti rapidamente umas calças de ganga (a mim não me arranha ela) e fui ver o que se passava.
Lá estavam eles pegados no quarto. Consegui separá-los apenas falando com ela calmamente. Depois ela afastou-se o suficente para eu conseguir fechar a porta e deixar o Gil em segurança.
Assim que me virei para ele começou a rosnar. Mas como foi dito aqui não desisti. Mandei-lhe com a agua 2x e com um berro fugiu a 7 pés para debaixo da cama.
Resolvi deixá-la lá fechada de novo. Mas isto é estar a andar para tras... :(
Devia te-la deixado solta? É que ela depois destes ataques fica muito alterada e normalmente quando o vê ataca-o de novo. Por isso é que resolvi deixa-la sozinha.
Agora que parecia estar tudo a voltar à normalidade acontece isto. Não vamos desistir. Isto serviu para provar que ainda vai demorar muito tempo e que vamos de ter muita paciencia com eles.
Não podemos é confiar nela... :(
leonildecarvalho
Membro Veterano

segunda mai 22, 2006 9:07 pm

alex_76 Escreveu: (..)
Lá estavam eles pegados no quarto. Consegui separá-los apenas falando com ela calmamente. Depois ela afastou-se o suficente para eu conseguir fechar a porta e deixar o Gil em segurança.
Assim que me virei para ele começou a rosnar. Mas como foi dito aqui não desisti. Mandei-lhe com a agua 2x e com um berro fugiu a 7 pés para debaixo da cama.
Resolvi deixá-la lá fechada de novo. Mas isto é estar a andar para tras... :(
Devia te-la deixado solta? É que ela depois destes ataques fica muito alterada e normalmente quando o vê ataca-o de novo. Por isso é que resolvi deixa-la sozinha.
Agora que parecia estar tudo a voltar à normalidade acontece isto. Não vamos desistir. Isto serviu para provar que ainda vai demorar muito tempo e que vamos de ter muita paciencia com eles.
Não podemos é confiar nela... :(
Fez mal em falar calmamente..e só depois de tudo terminado é que lhe gritou...está mal! Ela pode levar isso como se a tenha enganado... porque primeiro falou-lhe calmamente só para puxar a si a atenção dela e depois encerrá-la...portanto ela pode levar como se o dono lhe tenha traído a confiança..!!!
Deveria ter-lhe gritado na altura "H" da luta...!

E sim, fez bem em encerrá-la para ela sentir o castigo...mas só por umas horitas e logo após o castigo... libertá-la novamente ;)

Estou a ver que tem uma boa tarefa pela frente...mas com paciência e muita firmeza... tudo se resolve ;) . Calma!

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
alex_76
Membro Júnior

sexta mai 26, 2006 10:23 am

Bom dia.
Venho aqui fazer um update da situação. Desde 2ª feira que a Tiba voltou a passar os dias fechada. Assim que chegamos a casa soltamo-la e eles passam a noite juntos. Durante a noite nunca houve problema alguma. Na 4º feira de manha qd sai do quarto ela atirou-se de novo ao Gil mas assim que eu berrei com ela ela afastou-se de imediato. Desta vez não me afastei. Continuei a gritar com ela e mandei-lhe água. Ela rosnou mas acabou por desistir e fugir. Fechei-a no quarto e fui tratar dos outros 2. Passado 4/5 minutos ela começou a miar. Resolvi soltá-la e já estava tudo bem. Até sair de casa lá andaram os 3 (sempre afastados e desconfiados) mas sem conflitos. Parece que ela se altera mais qd está connosco. Durante a noite nem os ouvimos. Mas de manha quando saimos do quarto ela começa logo a mudar e a "controlar" o Gil. Hoje a minha mulher ficou em casa e vai mantê-los juntos o dia todo. Vamos ver como corre.
Já vi que esta situação vai demorar. Ela pode estar bem 10/15 dias e de repente acontecer de novo. Depois fica de castigo um dia e à noite já está tudo calmo até à próxima...

Alex
leonildecarvalho
Membro Veterano

sexta mai 26, 2006 3:22 pm

Alex,

A chave do sucesso...é a vossa persistência... ;)

Continuação de bom trabalho... ;) :D e vá dando notícias..ah e, obrigada por estas... :D

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
alex_76
Membro Júnior

terça mai 30, 2006 11:44 am

Boa tarde. Aqui vai mais um update ao meu martirio...
Como já tinha dito na 6ª feira a minha mulher ficou em casa e aproveitou para tê-los juntos.
Correu tudo bem então ficaram juntos o fds todo. Sem qq problema.
Ontem de manha decidi que era altura de deixá-los mesmo sozinhos, então assim fiz.
Fui trabalhar com o coração nas mãos mas tinha de ser.
Consegui sair mais cedo e cheguei a casa por volta das 17h. Estava tudo ok. Não tinha havido problemas. Fiquei aliviado mas sabia que ainda não tinha acabado. Passado cerca de 45 min o meu telemóvel tocou. A Tiba não deve gostar do toque e lá foi ela ao Gil. Embrulharam-se os 2. Ao principio ainda deixei estar mas depois tive de separá-los. Bastou um esguincho de água. Fugiram os 2. Passado cerca de 15 minutos fui dar com os 2 a dormir juntos na cozinha.
Por volta das 20:00 estava a preparar-me parea sair de casa. Qd sai do meu quarto eles estavam a porta. Mais uma vez a Tiba assim que eu abri a porta do meu quarto atacou o Gil. Desta vez deixei-os resolver sozinhos. Segui-os pela casa sempre atento mas não intrevi. O Gil conseguio fugir para cima de uma bancada e a Tiba ficou-se.
Mas ela não desistiu. Começou a rosnar muito e a fazer-me frente.
Tirei de lá os outros 2, fechei a cozinha e confrontei-a. Gritei com ela como nunca tinha feito, ela continuou a rosnar muito e ai mandei tudo o que tinha à mão. Cadeiras, banco, panos... Fiz imenso barulho. Ela acabou por se encolher e ver que não é ela que manda ali. Custou-me como nunca pensei. Sai de lá com o coração partido. Nunca me tinha chateado a sério com nenhum deles mas não podias deixar esta situação continuar e ela tem de perceber quem manda ali em casa.
Fechei-a na casa de banho e sai de casa. Quando voltei à noite soltei-a e tava normal. Eu fui directamente para o meu quarto pois não conseguia estar com eles naquela altura. Passado 1 horas ouvi de novo eles a luta. Desta vez nem me mexi. Deixei-os estar. Calaram-se logo de seguida.
Como estava tudo muito calmo deixei passar 20 minutos e fui ver o que se tinha passado e vi o chão com sangue. Fiquei a tremer. Parecia pegadas de sangue.
fui de imediato ver o Gil. Aparte de extremamente assustado (estado que infelizmente começa a ser normal), estava bem. Fui ter com a Tiba e vi que sangrava da almofada da para da frente. Estava calma mas qd comecei a ver a pata começou a rosnar.
Parecia inrrequieta de novo. Então decidi fechá-la de novo durante a noite. O Gil precisava mesmo de uma noite descansado pois só ontem levou porrada 3x. Então voltámos ao inicio. Tenho a Tiba fechada e pelos vistos isto não vai passar tão cedo se é que vai passar.
ela continua muito estranha. Mia muito, miar tipo cio. Às vezes está deitada numa cadeira sozinha na sala e ouvimo-la miar. E hoje de manha qd abri a porta do quarto ela não quiz sair. Ficou ali quieta a olhar para a porta a ver se o vi. Mais uma vez desculpem o testamento mas isto já começa a funcionar cojmo escape para eu não dar em louco. Isto está mesmo a afectar-nos muito pois é novo para nós. Sempre se deram tão bem e agora não podemos sair de casa sem estar sempre a pensar o que vai acontecer. Ainda por cima iamos de férias em Junho e assim não sabemos que fazer.

Obrigado pela atenção,
Alex
catlover
Membro Veterano
Registado: quarta dez 12, 2001 3:39 pm
Localização: 2 gatas:Luna (x siames) e Fiona ( siamesa), 3 peixes agua salgada
Contacto:

terça mai 30, 2006 1:46 pm

Tenho andado a acompanhar este topico...digamos que me arrepio com o vosso dilema.
Nunca tinha ouvido falar em tal situação...mas como isso tudo se iniciou depois da cirurgia...não será algum problema do foro neurológico que tenha sobrevido da anestesia?
Será que a vet não poderá averiguar isso?
Tive uma gata que passou pela mesma cirurgia...existe a questão de os tumores se poderem expandir a outros orgãos...eu não quero ser alarmista mas não é só o coração ou os pulmões onde as neoplasias se podem formar!
Fale com a vet! Ou peça uma segunda opinião. Porque para mim estão vocês a sofrer e os gatos também!
alex_76
Membro Júnior

terça mai 30, 2006 3:02 pm

Não sei. Nós já falámos com a vet e ela não sabe. Pediu para irmos lá fazer umas análises. Mas temos de ir pedir uma segunda opinião.
Temos de arranjar outro vet para ver se nos ajuda.
Ela não parece mesmo nada bem, apesar de não parecer estar a sofrer fisicamente, mas está completamente diferente da gata que era. Para nós está a ser um martirio pois, como pode imaginar, andamos com os nervos em franjas. Quando estou em casa não consigo estar calmo nem descansado. Estou constantemente ansioso. O pior é as saudades que temos deles. De brincar com eles e mimá-los. Coisa que não fazemos há muito tempo já e nota-se que eles estão (tal como nós) cheios de saudades...
ms_call
Registado: quarta set 21, 2005 2:13 pm

terça mai 30, 2006 5:08 pm

tenho acompanhado o seu dilema e se fosse comigo não saberia mais o que fazer :?
sempre tive gatos, todos eles castrados, e nenhum ficou assim depois da anestesia. Todos eles ficaram iguais, alguns até mais meigos porque já não tinham o efeito das hormonas. O gato que tenho agora levou o dobro da anestesia porque ela não estava a fazer efeito e mesmo assim está muito meiguinho, como sempre foi.
Também tive uma gata que foi castrada e que só acordou da anestesia à noite e nunca mudou de comportamento. A gata da minha vizinha também foi castrada e ficou mansa.
Penso que deve mesmo ter uma 2ª opinião porque eu nunca vi isso acontecer e já tive alguns gatos.
Espero que tudo corra pelo melhor e que os seus gatinhos comecem a conviver pacificamente. :)
leonildecarvalho
Membro Veterano

terça mai 30, 2006 9:34 pm

Boa noite Alex.

Só agora tive um pouco de tempo de ler o seu post...e o que lhe recomendam e que finalmente chegou à conclusão duma segunda opinião, já eu lho tinha recomendado anteriormente...
Fri May 12, 2006 13:38
leonildecarvalho Escreveu: Alex,

Não sei que lhe diga...! Que não é normal, não é! Nem os miados nem os ataques a um gato da colónia, em que anteriormente se davam bem!
Vá a outro vet ;) . Nada como uma segunda opinião ;)

Boa sorte,

Leo
E agora mais que nunca lhe recomendo a uma segunda opinião...parece que ela tanto está bem como de um momento para o outro tudo inicia... portanto... ;) Mas, não sei porquê tenho a sensação de que lhe vão recomendar um calmante para a gatinha... além de outras recomendações na questão comportamental... ;)
Há uma Veterinária muito boa em casos comportamentais, na Faculdade de Medicina Veterinária de Lisboa. Telefone para lá e informe-se ;)
Se quiser outra Veterinária para uma segunda opinião, Veterinária esta com uma enorme capacidade no atendimento de felinos... eu posso dar-lhe a indicação de uma aqui na Linha ;) . Diga-me se precisa do contacto que eu dou-lho por PM ;)

Boa sorte,

Leo
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
alex_76
Membro Júnior

quarta mai 31, 2006 9:48 am

Bom dia. Obrigado leonildecarvalho. Eu lembro-me do seu conselho. Eu só queria evitar uma ida ao vet por agora talvez por receio da reação da Tiba. Mas tem mesmo de ser. Ela não está mesmo normal. Como referi ela vou a estar fechada. Ontem à noite quando cheguei a casa soltei-a como normalmente faço para os juntar um pouco. Assim que abri a porta, ela viu o Gil e atacou-o. Eu gritei logo com ela e ganhei 5 ou 6 segundos suficientes para tirar de lá o Gil. Voltei a fechá-la...
Agora voltámos aos turnos. Solto a Tiba uma hora, depois preendo-a e solto o Gil. E vou dando atenção e mimos por turnos. O Gil lida bem com a situação. Hoje de manha a Tiba não se calava por estar fechada no nosso quarto então fechei o Gil e abri a porta do quarto. Ela espreitou e voltou para dentro. E dali não sai. O Gil por sua vez tambem fica deitado no quarto deles e não sai de lá. Parece que se estão a evitar. Mas neste momento juntá-los está fora de questão. Pelo menos por uns dias. Precisamos de descansar a cabeça pq o stress constante e a ansiedade de uma possivel luta está a deitar-nos abaixo. Por isso por agora voltámos a este esquema em que pelo menos andamos todos mais descansados, nós pq podemos estar em casa sem estar a pensar no que pode acontecer e para eles porque assim tambem descansam.

leonildecarvalho, enviei-lhe Pm.

Alex
Responder

Voltar para “Gatos”