Criação de persa

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
luna-atila
Registado: quinta mai 18, 2006 6:11 pm

quinta mai 18, 2006 6:23 pm

Olá,

tenho dois gatos europeus comuns,a luna e o átila, mas vou ganhar um persa menina, muito bonita e pura. Nunca tive gatinhos,à minha responsabilidade, porque meus gatos são castrados, mas tratei de muitos bebés de gatas vadias.
Agora tenho saudades de bebés e pensei começar por ter informações sobre criação de persa, não pelo dinheiro, não preciso, pelo gosto de ter gatinhos.
Já li e reli muitas coisas, aqui queria que me falassem como e por onde começar.

Não tenho pressa nem é correria alguma, vou tirando informação e guardando.

há aqui criadores? Ou é só pessoas que gosta de animais?
Gostaria de UM dia me tornar uma criadora.
Uma vez por ano e eu já ficava feliz :D

Luna&Atila
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta mai 18, 2006 6:51 pm

Boas.

Deixe-me ver se percebi?

Quer fazer-se criadora a partir dum forum? :o
E que tal começar a ir ver exposições, comprar livros sobre a raça, falar pessoalmente com criadores e até ver se encontra a hipótese de assistir os complicadíssimos partos das gatas Persa? :? :roll: Mas, isto leva anos... muito trabalho, muita aprendizagem, muitas participações em julgamento da raça, etc...!

Tem saudades de gatinhos bebés? Pois... então, faça de FAT (família de acolhimento temporário, até serem adoptados) aos milhentos que passam por este forum...que são encontrados abandonados nos contentores do lixo, ruas, terrenos, etc...!
Assim, poderia ter na mesma uma gatinha Persa, de preferência esterlizada para os europeus não lhe saltarem em cima... e tinha todo o ano gatinhos bebés a deliciarem-lhe os desejos...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

quinta mai 18, 2006 7:23 pm

Gostaria de UM dia me tornar uma criadora.
Uma vez por ano e eu já ficava feliz
Não sei que lhe diga...porque não estuda um ou dois anos e vai a expos
?

É que aqui tem criadoras que podme dar-lhe dicas...desde que não se limite a seguir as dicas pode chegar a algum lado... mas tambem aqui pode encontra gente do mais ignorante que há...
luna-atila
Registado: quinta mai 18, 2006 6:11 pm

quinta mai 18, 2006 9:10 pm

Olá

D.Leonilde Carvalho,

não de maneira nenhuma. Não pretendo nada disso! Era o que mais faltava, cursos de criador via net :lol:

Não mesmo. Tenho ido a exposições, já li muitas coisas, já falei com veterinários. Foi numa dessas exposições que ao ver um bebe persa me apaixonou, tenho percebido que ainda não subi um só degrau, mas ainda subo
;)
Os criadores também não me ajudaram, percebi que é um mundo fechado e tive pena. Ou ia comprar ou ia para ? e eu nem sabia que ia ter um, nunca comprei animal nenhum.

Os meus europeus, ela e ele são irmãos e castrados, não poderam "saltar" na persa :).

Sr. VascoV

Já fiz isso mesmo, e ainda estou fazendo, e também já recebi informação contraditória, como digo ando na pesquisa.

Pensei só que criador que usa-se forum na net podia ser mais amigo e proximo, mais de partilhar e ajudar.

Mas obrigada, aos dois participantes que me responderam, estranhei eu confeso esperava mais resposta.

Luna&Atila
LuMaria
Membro Veterano
Registado: sábado mar 05, 2005 7:22 pm

sexta mai 19, 2006 10:02 am

Vá mantendo o tópico em cima e mais tarde ou mais cedo talvez consiga algumas respostas. Se são rápidas ou não é que já não sei.
<p> At&eacute; Sempre... A quest&atilde;o n&atilde;o &eacute;, eles pensam? Ou, eles falam? A quest&atilde;o &eacute;, eles sofrem!&nbsp;</p>
<p>Tourada n&atilde;o &eacute; tradi&ccedil;&atilde;o, &eacute; crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta viol&ecirc;ncia</p>
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

sábado mai 20, 2006 3:28 pm

Boas,

Eu bem que tentei resistir... mas lá tive de cá vir... :roll:

Bom... assim a modos que não percebi bem a sua razão para se tornar criadora de persas... se é por causa de sentir falta de gatinhos bebés em casa faça o que a Leonilde lhe recomendou dá menos trabalho e os europeus são mais resistentes...até se pode dedicar em exclusivo a receber ninhadas de bebés em casa e encaminhar para novos donos... posso dizer por experiência própria que é muito gratificante... os últimos que dei continuo a receber noticias deles e já lá vai algum tempo...

Agora SE gosta da raça persa e quer contribuir para o aperfeiçoamento e continuidade da raça comece por ir a exposições, compare os gatos, pesquise na internet e leia leia leia até cair pró lado... se tiver a sorte de se tornar amiga ou manter alguma relação com um(a) Criador(a) a sério, pode aprender in loco a realidade da coisa e prepare-se para umas quantas surpresas desagradáveis (é verdade... o mundo da criação é tudo menos cor de rosa)...

Depois (e se for persistente) ainda achar que tem estômago pra coisa, comece por comprar bons gatos em bons criadores e não em criadeiros que vendem umas coisas por 200€ (e alguns que pensam que são criadores vendem por 500€)...
Se já comprou a sua gata vá com ela a exposições (para isso é necessário que ela tenha registo e esteja no standart da raça) e logo vê a opinião do juiz... não faça como umas que por aí andam que compram os gatos pra companhia e depois se põem a fazer criação com eles e nem a cores sabem descrever... enfim só desgraças ...

Já agora faça uma pesquisa por persas e por partos aqui na arca e vai ver logo uma das maravilhas da natureza... as persas não fazem nada sózinhas... se quem estiver a assistir não souber o que está a fazer... fica uma ninhada logo ali... nem um sobra pra contar a história...

Espero ter ajudado...
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sábado mai 20, 2006 3:50 pm

Ou então, vá informar-se num link que se quiser envio-lho por PM, dum forum da treta e da concorrência em que lá andam imensas CRIADEIRAS e uma por outra criadora, de Persas. Essas, TODAS, aposto que "estarão muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuito (in)disponíveis" para a colocar na concorrência de vendas... :p :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: :lol: mas, tem mesmo de esperar sentada numa boa poltrona com o máximo de conforto... ;) :p :lol:

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”