Cio

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
RaquelMartins
Registado: segunda dez 02, 2002 1:06 pm

quinta jan 30, 2003 3:20 pm

Olá! É a 1ª vez que escrevo no fórum e espero q me possam ajudar.
Tenho uma gata há cerca de 3 semanas, que fui buscar a uma senhora voluntária da Catus.
A Lolita (é esse o seu nome, p q a minha filhota de 1 ano o possa dizer sem dificuldade) foi atropelada e sofreu um forte traumatismo craniano. Vi o seu anúncio através da arca de noé e fui buscá-la. Pensa-se que era uma gata de casa, e não se tinha a certeza de estar esterilizada, pelo que resolvi aguardar para ver o que acontecia... A Lolita não está esterilizada!
Mia que se farta, mas esse não é o problema... O problema é que ela faz chichi e cócó na minha cama, do lado do meu namorado!
Já confirmei que a sanita dela tá limpinha e sequinha e ela só começou a fazer isto há uma semana, altura em que ficou com o cio.
Isto é normal????
:o
O que é que posso fazer para evitar esta atitude? (Além de fechar a porta do quarto, claro)
rute_vr
Membro
Registado: sexta jul 12, 2002 3:52 pm

quinta jan 30, 2003 3:38 pm

OI Raquel!

Eu tive um problema parecido com o miau. Resolvi isso muito rapido. Vou explicar:

Agarrei nele pelo cachaço, esfreguei o narizinho dele na porcaria que fez fora da liteira e depois esfreguei na areia da liteira, fiz isto três vezes. Et voilá! Até hoje nunca mais fez fora da liteira. Sei q pode ser um pouco agressivo mas com o miau resultou, hoje em dia nem que a liteira esteja cheia ele n faz fora dela.
Só aconteceu um imprevisto no outro dia em q ele trouxe a ... agarrada as aptitas e ficou um pouco no chao, mas logo começou a miar para eu limpar, e foi tao giro pq assim que eu cheguei ao pe dele e ele me viu, com a patinha dele estava atentar tapar a ...;)

Experimenta eogo se vê. Depois é teres muita paciência para conseguires que ela se habitue.

Boa sorte ;)
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quinta jan 30, 2003 4:54 pm

A gatinha está a fazer isso porque entrou no cio. As femeas tal como os machos marcam território fazendo xixi e muitas vezes coco. Ela ao fazer isso na cama está a dizer que aquele território é dela. Vai concerteza fazer noutros lugares. Não faça nada violento com ela porque não vai resolver a situação. A unica solução é a esterilização. Se a adoptou à Catus poderá falar com alguém da associação nesse sentido.
fique bem
Fátima
RaquelMartins

quinta jan 30, 2003 4:59 pm

O que é estranho é que ela não dorme na nossa cama e só faz num dos lados da cama...
Já agora, gostava de saber quantos dias dura + ou - o cio.
Obrigado! :?
pastor
Registado: sexta mar 15, 2002 10:22 am

quinta jan 30, 2003 5:37 pm

Olá Raquel.

Vê se ela não tem nenhuma doença que possa passar a outros gatos
RaquelMartins

quinta jan 30, 2003 6:00 pm

Eu penso que não.
Ela foi, até vir p minha casa (3 semanas), acompanhada no veterinário.está desparasitada. além disso, eu não tenho mais gatos...
:cry:
hecep
Membro Veterano
Registado: sexta out 25, 2002 11:19 am
Localização: dois gatos (Rafa e Pepe), uma cadela (Flash), um cão (Tomé), uma galinha, um pato, uma pata, uma cab

quinta jan 30, 2003 6:03 pm

Olá!
Enquanto ela estiver com o cio vai ser dificil convence-la a não fazer xixi e cocó fora do sítio... Quanto ao facto de ser na cama no lado do teu namorado, talvez seja por ele ser o único macho na casa? À falta de gato...
Há uma pílulas que se podem dar que penso que param com o cio, o problemas é que têm alguns efeitos secundários podendo, inclusive, fazer surgir tumores. O ideial é mesmo esterilizar depois deste cio acabar (enquanto está a decorrer os orgãos reprodutores estão muito irrigados e tornam a operação um pouco mais perigosa).
É preciso ter cuidado para a Lolita entretanto não ter contacto com nenhum gato, senão, em vez de um gato ficas com uma colónia.
Há uns sprays atractivos para os gatos, podes experiementar pôr na areia a vêr se ela se convence a marcar o território por lá.
Para mais pormenores sobre o cio consulta outros tópicos anteriores do fórum dos gatos, que este assunto já foi abordado inúmeras vezes (assim como as necessidades fora da liteira).
Boa sorte, e lembra-te que para a gata o comportamento é normal e ancestral, não uses a violencia, tenta apenas ser firme com ela.
fabriro
Membro Veterano
Registado: quarta jun 12, 2002 2:52 pm
Localização: Quatro gatos europeus comuns lindos:Pantufas, Patusca, Ninja e Principe Azul

quinta jan 30, 2003 6:07 pm

Não há periodo certo. Varia de gata para gata. Embora seja aconselhável deixar passar este cio e esteriliza-la logo de seguida há vets que fazem a operação mesmo durante estes periodos. No caso delas terem cios violentos e miarem muito, ou então fazerem o que a sua está a fazer. Os riscos aumentam um pouco, só por isso é que seria melhor deixar passar. Fale com o vet e pergunte-lhe. O que tem que entender é que o comportamento dela só vai mudar quando estiver esterilizada.
Fátima
terry
Membro Veterano
Registado: sábado mai 11, 2002 2:02 pm

quinta jan 30, 2003 8:11 pm

Olá Raquel!
Parabéns pela sua nova gatinha! ;)
Tenho a certeza que depois de passar esse período menos agradável o convívio com ela será muito bom e feliz!
A Inca também tinha o hábito de fazer chichi pela casa quando entrava no cio. Geralmente fazia-o em cima dos brinquedos do Mixteco.
Depois de esterilizada perdeu esse hábito.
Como já foi dito, a solução passa pela esterilização.
Fale com o Vet e ele lhe dirá qual a melhor altura para o fazer.

Boa sorte e momentos felizes para todos!
Responder

Voltar para “Gatos”