porque amassam?

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
pe_de_chinesa
Membro Júnior
Registado: sábado dez 17, 2005 8:06 pm

domingo mai 21, 2006 7:04 pm

Alguem me pode explicar pk razão os gatos bebes sentem necessidade de lamber e parece que amassam com as suas pikininas patinhas?
Obrigada.
patyisabel
Membro Júnior
Registado: domingo mai 07, 2006 3:10 pm

domingo mai 21, 2006 9:26 pm

Em relação aos gatos se lamberem aconselho a passar neste site:

http://arcadenoe.clix.pt/article.php3?article=222

agora em relação a eles amassarem a patinhas eu não lhe sei explicar...

cmps
patyisabel
Membro Júnior
Registado: domingo mai 07, 2006 3:10 pm

domingo mai 21, 2006 9:29 pm

Referiu-se a lamber a si proprios, certo?
GARFYELD
Membro Veterano
Registado: quinta nov 18, 2004 4:15 pm

domingo mai 21, 2006 9:33 pm

Olá ....pelo que sei os gatos pequeninos amassam porque é exactamente o que fariam se estivessem ao pé da mãe a mamar....eles amassam para estimular o leite a sair da maminha da mãe.....e como lhes dá uma sensação de bem estar eles prolongam isso toda a vida....quando querem dormir ou querem mimos eles amassam....é uma maneira que têm de transmitir que estão felizes e satisfeitos :D :D :D :D ....às vezes magoam um cadinho quando amassam no nosso cabelo ou nos braços :lol: :lol: :lol: ....mas...é bonito sentir-mos que temos um felino feliz ao pé de nós.....tenho dois gatos com 13 anos que ainda amassam :D :D :D ....e tenho outra com 11 meses que também amassa :D :D :D :D ...são felizes os meus gatos.... ;) ;) ;) ;)

Boa sorte!!!!
"Quanto mais conheço o Homem..... mais Amo os Animais!"
_kikinha_
Membro
Registado: terça dez 28, 2004 12:59 am

domingo mai 21, 2006 9:43 pm

Penso que é exactamente como o Garfyeld explicou. Lembro-me de ter lido sobre isso, mas já não sei onde foi. É um hábito que conservam toda a vida, um pouco como um instinto que mostra que estão realmente satisfeitos e se sentem bem ao nosso lado :D
_kikinha_
Membro
Registado: terça dez 28, 2004 12:59 am

domingo mai 21, 2006 9:52 pm

Penso que é exactamente como o Garfyeld explicou. Lembro-me de ter lido sobre isso, mas já não sei onde foi. É um hábito que conservam toda a vida, um pouco como um instinto que mostra que estão realmente satisfeitos e se sentem bem ao nosso lado :D
GiseleCalderari
Membro Veterano
Registado: domingo mar 05, 2006 4:54 pm
Contacto:

domingo mai 21, 2006 11:02 pm

É verdade, quando eles são bebês costumam amassar a tetinha da mãe pra sair mais leite. A minha gata tem 1 ano e meio e sempre que vai pro sofá dá umas amassadinhas na almofada, é uma graça de se ver, alíás eu sou a própria mãe coruja, tudo o que ela faz eu acho lindo! :lol: :lol: :lol:
pe_de_chinesa
Membro Júnior
Registado: sábado dez 17, 2005 8:06 pm

segunda mai 22, 2006 11:41 am

Obrigada a todos os que me responderam, especialmente ao Grafield, penso que percebi.Apesar de ter 2 gatos, não sou muito experiente em matéria de felinos, além disso tenho tb 2 experiências traumáticas com outros dois felinos que morreram.Com estes não quero falhar de maneira nenhuma.Ja agora como é que vcs resolvem o problemas das janelas abertas? Apenas com redes ou existem outras maneiras de protegermos os nossos gatuxos???
Obrigada mais uma vez se puderem dar algumas dicas...
GARFYELD
Membro Veterano
Registado: quinta nov 18, 2004 4:15 pm

segunda mai 22, 2006 11:47 am

Obrigada...não tem que agradecer.... :oops: :oops: :oops:

Em relação às janelas....pode pôr rede ou então fazer uma janela encastrável (de por e tirar) com madeira e rede da medida da janela....assim o bichano pode estar à vontade a apanhar solinho que eles tanto gostam.... :D :D :D :D :D :D ....no verão até dá jeito a nós por causa das moscas e mosquitos!! ;) ;) ;) ;) ;)

E fotos dos miaus para nós ver-mos as pestes?!?!?!?!?!? :lol: :lol: :lol: :lol:
"Quanto mais conheço o Homem..... mais Amo os Animais!"
texuga
Membro Veterano
Registado: quinta jan 03, 2002 9:31 pm
Localização: Vaca, porco, galinha, frango, coelho, perú, enfim, como de tudo um pouco...

segunda mai 22, 2006 12:00 pm

Quanto ao "amasso"... o meu faz-me o mesmo, parece que tá a amassar o pão :?

Nas janelas, eu optei por pôr rede... é a única solução!!!

Xuga
http://www.apterrariofilia.org<a href="http://www.amphibio.org/apterrariofilia" target="_blank"> </a>
TaniaFilipa
Membro
Registado: segunda fev 06, 2006 3:11 pm
Localização: 2 Furões, 1 Iguana, 9 Chinchilas, 4 Tartarugas, 2 Cadelas, 1 Cão, 1 Gato
Contacto:

segunda mai 22, 2006 3:18 pm

Tenho um gato de 13 anos que também amassa :lol:
Fica tão satisfeito com o que está a fazer que começa a babar-se :lol: e parece que fica hipnotisado.
Também tenho a ideia que o que os leva a fazer isto é a sensação de bem estar e contentamento.
Por isso fico sempre contente quando me amassa os braços ou as pernas :lol: tirando as arranhadelas que há sempre pelo meio.

Cumprimentos,
Tânia
GiseleCalderari
Membro Veterano
Registado: domingo mar 05, 2006 4:54 pm
Contacto:

quarta mai 24, 2006 12:14 pm

Coloquei redes em todas as janelas assim ela pode ficar deitada na janela, no parapeito apreciando a natureza e tomando sol, que ela adora, e mamãe Gisele fica despreocupada pois ela não pode fugir ;)
vcp
Membro Júnior
Registado: sexta mai 12, 2006 1:00 pm

quarta mai 24, 2006 1:12 pm

Olá
A minha gata tem 2,5 anos e também tem o hábito de amassar, fica com um ar feliz quando o faz, acho que é normal em quase todos os gatos, principalmente quando são felizes e acarinhados :D ;)
Responder

Voltar para “Gatos”