Eu tenho o meu gato desde Dezembro e posso dizer-te o seguinte:
Casa de banho - 28 euros ( daquelas tapadas e com porta)
Areia - 8.80 euros ( daqueles cristais que absorvem os cheiros)
Cama - 18 euros ( o meu usa durante o dia)
Ração - 22.50 euros
Tesoura unhas - 4 euros
No meu Veterinário levam 20 euros consulta, da primeira vez paguei 45, foi consulta, uma vacina, desparasitar e um liquido especifico para limpeza dos olhos.
Agora a minha [u][b]opinião[/b][/u] pessoal:
A casa de banho, podes usar um tabuleiro de 3 euros do chinês e areia bem baratinha, perfeitamnete, tenho uma amiga que faz isso, pois tem a casa de banho num sitio em que mesmo que ela não limpe logo, n a incomoda, tenho outra amiga que fez isso e qd chega do trabalho tá um cheiro em casa que não se pode, foi essa mesma que optou pelo WC fechado e pelos cristais e nunca mais teve esse problema. Os cristais duram um mês.
Também aprendi que o cheiro das fezes do gato está directamente relacionado com a comida, com o tipo de ração. Por isso podes informar-te sobre isso nas lojas de animais.
Depois a longo prazo surgem algumas coisas, concerteza que sim, vacinas anuais,, desparasitações semestrais, castração / esterilização, mas nessa altura já te recompuseste do investimento inicial!

Quanto à velhice do gato e os problemas que daí possam advir, calma, nessa altura já terás alguns anos mais e provávelmente outros "recursos"!
Boa sorte,
Cruela