Cortar as unhas?
Moderador: mcerqueira
Não tenho qualquer intenção de vir para aqui defender quem quer que seja, mas estes desenvolvimentos causaram-me uma certa dose de irritação... Também eu sou jovem, estudante e dependo economicamente dos meus pais. Optei por ter uma gata, que adoro, tal como você adora a sua. Tudo o que faço é para lhe oferecer uma vida longa e digna. Já coloquei algumas questões neste fórum, muitas delas (muito bem) respondidas pela leonildecarvalho, que me deram uma grande ajuda. Mas tente perceber que quando se vem colocar uma questão a um fórum, seja ele qual for, é muito grande a probabilidade de receber opiniões diferentes da sua. Creio que a grande maioria dos foristas que responderam à sua questão o aconselharam a cortar as unhas à sua gata, claro está, com conta, peso e medida. Até lhe disseram que (como é uma gata que dispõe de pouco mais de um arranhador para desgastar as garras) fazê-lo só iria melhorar a qualidade de vida dela. No meu ponto de vista (que espero que seja respeitado e corrijam-me se estiver errada), não o fazer é um acto de egoísmo. E sim, existe uma relação entre o aparecimento de tumores em animais não esterilizados. O médico veterinário da minha gata aconselhou a esterilização porque a ocorrência de cios sem fertilização favorece a formação de tumores mamáros e uterinos. Ele deve saber. Acho eu...
Última edição por _kikinha_ em quarta mai 24, 2006 9:56 pm, editado 3 vezes no total.
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda mai 17, 2004 9:30 pm
Kikinha, dou-lhe muita razão e fico contente por alguém finalmente falar claramente. Estes desenvolvimentos também me causaram "irritação" porque não era suposto sequer haver tanto desenvolvimento, visto que eu só queria saber quanto tempo demoram as unhas a crescer.
Escrevi o primeiro post meio "a quente" depois de ver a gatinha a cair diversas vezes, e perceber que lhe tinham cortado as unhas sem me dizerem nada, por saberem que estava contra isso. Se calhar foi isso que originou tantas respostas... foi o post um tanto "emotivo".
Se necessário cortarei as unhas à gata. Eu já o disse aqui. Se tal se tornar necessário é o que farei, e irei fazê-lo adequadamente. Também vou esterilizar a gata. Nunca pensei de outra maneira em relação a esta gatinha. Se de alguma forma a minha maneira de proceder em relação aos animais se revelar prejudicial para eles eu serei o primeiro a notá-lo e a mudar. Não tenho uma forma ideológica de ver estes problemas. Tento fazer o melhor. Tanto que admito, com a humildade que falta a muita gente, cortar as unhas se necessário. Contudo, defendo apenas a intervenção humana nos animais quando realmente for preciso.
Agora há outra questão. E fiquemo-nos pela questão e não pelas respostas porque não tenho mais pachorra para estas discussões. Será assim tão inconcebível deixar os gatos com unhas não cortadas e não esterilizados soltos num grande espaço natural e seguro, com comida da boa, veterinário, desparatização e sem pulgas? Podendo caçar e reproduzir-se à vontade?
Será que não causa o mínimo questionamento ético o facto de se retirarem aos animais os seus orgãos reprodutores? Vá lá... o mínimo questionamento? É que aqui a "ideologia" é a da intervenção máxima nos animais. Eu compreendo que o façam com a melhor das intenções, e não o nego totalmente, mas espanta-me que só me questionem a mim e não haja reflexividade.
Quanto à esterilização prevenir tumores, é algo que parece óbvio. Se retirerem o útero a uma mulher ela fica com probabilidade 0 de ter cancro no útero, simplesmente porque não o tem. É uma lógica da batata e peço que não "peguem" neste último pseudo argumento para me criticarem. Mas com isto quero dizer que o simples facto de prevenir um tumor, que pode ocorrer com um risco ou probabilidade x (que não será superior a 50% senão começo a dar a mão à palmatória) seja a razão para se esterilizar um animal.
Com isto não nego a forma como tratam os vossos animais, mas também não admito que outros "comuns" donos se achem com presunção q.b. de serem os donos da verdade.
Cumprimentos a todos, e espero sinceramente não ter de responder aqui de novo.

Se necessário cortarei as unhas à gata. Eu já o disse aqui. Se tal se tornar necessário é o que farei, e irei fazê-lo adequadamente. Também vou esterilizar a gata. Nunca pensei de outra maneira em relação a esta gatinha. Se de alguma forma a minha maneira de proceder em relação aos animais se revelar prejudicial para eles eu serei o primeiro a notá-lo e a mudar. Não tenho uma forma ideológica de ver estes problemas. Tento fazer o melhor. Tanto que admito, com a humildade que falta a muita gente, cortar as unhas se necessário. Contudo, defendo apenas a intervenção humana nos animais quando realmente for preciso.
Agora há outra questão. E fiquemo-nos pela questão e não pelas respostas porque não tenho mais pachorra para estas discussões. Será assim tão inconcebível deixar os gatos com unhas não cortadas e não esterilizados soltos num grande espaço natural e seguro, com comida da boa, veterinário, desparatização e sem pulgas? Podendo caçar e reproduzir-se à vontade?
Será que não causa o mínimo questionamento ético o facto de se retirarem aos animais os seus orgãos reprodutores? Vá lá... o mínimo questionamento? É que aqui a "ideologia" é a da intervenção máxima nos animais. Eu compreendo que o façam com a melhor das intenções, e não o nego totalmente, mas espanta-me que só me questionem a mim e não haja reflexividade.
Quanto à esterilização prevenir tumores, é algo que parece óbvio. Se retirerem o útero a uma mulher ela fica com probabilidade 0 de ter cancro no útero, simplesmente porque não o tem. É uma lógica da batata e peço que não "peguem" neste último pseudo argumento para me criticarem. Mas com isto quero dizer que o simples facto de prevenir um tumor, que pode ocorrer com um risco ou probabilidade x (que não será superior a 50% senão começo a dar a mão à palmatória) seja a razão para se esterilizar um animal.
Com isto não nego a forma como tratam os vossos animais, mas também não admito que outros "comuns" donos se achem com presunção q.b. de serem os donos da verdade.
Cumprimentos a todos, e espero sinceramente não ter de responder aqui de novo.

Dê uma vista de olhos nos forum das adopçoes e encontra uma , ou melhor, centenas de respostas á sua pergunta sobre o porque de não deverem reproduzir-se á vontade.Podendo caçar e reproduzir-se à vontade?
Cumps[/b]
-
- Membro Veterano
- Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am
Óh bita, bita, bita...então não está mais que entendido que tem carimbo...bita322 Escreveu:Dê uma vista de olhos nos forum das adopçoes e encontra uma , ou melhor, centenas de respostas á sua pergunta sobre o porque de não deverem reproduzir-se á vontade.Podendo caçar e reproduzir-se à vontade?
Cumps[/b]

Basta lerem-se as contrariedades, desconhecimento e arrogância...para perceber que sabe tanto que afirma... não questiona...

Não há pachorra, pela minha parte, de dar "pérolas a porcos"...
De mim, esse "mr" não leva nem mais uma dica seja do que for. Tem a pesquisa e muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitos tópicos para aprender o que não sabe!!!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Oh leo eles "andem" tanto que o mais caricato é que ate se pegam uns com os outros.
Há uma guerra de clones nos caes que no minimo é hilariante.
Mas enfim fica a resposta á pergunta para quem estiver interessado em saber um dos muitos motivos pelo qual os gatos não devem andar por aí a reproduzir-se á vontadinha.
Ás vezes pergunto-me se pessoas que acham a reprodução nestes moldes uma coisa normal, não se cruza todos os dias com gatos abandonados, atropelados e se não fica com um nó na garganta.
Mas la esta não somos todos iguais.
Mas enfim fica a resposta á pergunta para quem estiver interessado em saber um dos muitos motivos pelo qual os gatos não devem andar por aí a reproduzir-se á vontadinha.
Ás vezes pergunto-me se pessoas que acham a reprodução nestes moldes uma coisa normal, não se cruza todos os dias com gatos abandonados, atropelados e se não fica com um nó na garganta.
-
- Membro Veterano
- Registado: quarta jun 16, 2004 7:06 pm

Lip_da_bass, ainda bem que nos entendemos, fico contente por isso. Nota-se bem que o carinho que tem pela sua gatinha é enorme e sincero. Quando um animal anda livre na natureza, convém que tenha as garras intactas. Para marcar território, para se defender, etc... Quanto à esterilização, a minha opinião diverge muito. E depois, o que acontece aos gatinhos que virão? E aos filhos desses? Acho que não é exagero dizer que os gatos se reproduzem de forma exponencial. E por melhor que seja o seu sentimento, não conseguirá cuidar de todos eles, como merecem. A minha Kika é uma gata que não sai de casa (de vez em quando dá umas escapadinhas) mas ainda teve uma ninhada, que foi muito bem entregue. Mas depois esterilizei. Era o melhor para ela, para os gatitos que estariam para vir, para mim (apesar de ter muitas saudades dos bebés dela), para todos! Dizem que esterilizar é anti-natura, algumas pessoas podem achar que é desnecessário ou que é mutilação. Não concordo. Sei que a minha gata terá uma vida mais longa e saudável. E acho que me despeço deste tópico. Beijinhos meus e turrinhas da Kika.
-
- Membro Veterano
E eu sem tempo para cuscar... heeeeeeeeeeeeeeelpbita322 Escreveu: Oh leo eles "andem" tanto que o mais caricato é que ate se pegam uns com os outros.

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
-
- Membro Veterano
- Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
- Contacto:
Para sua informação os gatos reproduzem-se de um forma próxima de uma progressão geométrica e a sua alimentação no máximo em progressão aritmética...... Em 6 anos uma gata pode dar origem a mais de 100.000 descendentes... Deseja que continue ?Será assim tão inconcebível deixar os gatos com unhas não cortadas e não esterilizados soltos num grande espaço natural e seguro, com comida da boa, veterinário, desparatização e sem pulgas? Podendo caçar e reproduzir-se à vontade?
Esse espaço só existe na sua cabeça.
-
- Membro Veterano
Óh Vasco... mas, então... isso é anti-natura...VascoV Escreveu:Para sua informação os gatos reproduzem-se de um forma próxima de uma progressão geométrica e a sua alimentação no máximo em progressão aritmética...... Em 6 anos uma gata pode dar origem a mais de 100.000 descendentes... Deseja que continue ?Será assim tão inconcebível deixar os gatos com unhas não cortadas e não esterilizados soltos num grande espaço natural e seguro, com comida da boa, veterinário, desparatização e sem pulgas? Podendo caçar e reproduzir-se à vontade?
Esse espaço só existe na sua cabeça.
Eu só gostava era de ver gatos e mais gatos e mais gatos e muuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuuitos gatos a entrar casa dentro dessas pessoas que gostam muuuuuuuuuuuuuuuito que os gatos se procriem...! Haviam era de os ter casa dentro tipo filme de terror...como um antigo que já nem me lembro do nome, que era com ratazanas!!! :p :p :p :p :p
JURO-VOS que adorava que acontecesse..!!!

Leo
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
<p> </p>
Witch_Girl Escreveu:![]()

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
<p>Tourada não é tradição, é crueldade- Assine aqui, divulgue e ajude a acabar com esta violência</p>
-
- Membro Júnior
- Registado: segunda mai 17, 2004 9:30 pm
Leonilde, numa coisa tem razão. Esse "espaço" só existe na minha cabeça. Seria impossível criarem-se centros públicos para os animais, com o devido espaço e segurança. Em vez disso andam os pobres civis a recolhê-los da rua e a dar-lhes acolhimento.
Numa coisa não tem razão. Não sou clone, mas pelos vistos você pensa que eu sou um tal patux. Não sou. Li diagonalmente um tópico como este: que se alonga até à eternidade, com o tal patux. Não quis intervir para não alimentar a bola de neve, e vi-me envolvido nesta bola, veja lá.
Se é tão difícil pensar em alternativas que não a vossa, eu não sei que vos diga mais. Pensar, discutir, nunca fez mossa a ninguém e não me parece que faça mossa aos gatinhos. Talvez até se possa melhorar o modo de agir para com eles. Não me tomem por um defensor do "naturalismo" inconsequente. Mas também não defendo que se intervenha ao máximo nos animais de forma também inconsequente. Também não defendo a ausência de controlo de natalidade. Mas não concordo com o controlo inconsequente. Não pensem também é que eu defendo uma anarquia reprodutiva. Por amor de deus...
Mas se alguns dos prazeres dos gatos são arranhar e "fazer amor" porque não dar-lhes uma oportunidade?
Enfim... pelos vistos pensar faz mal.
Beijinhos e abraços a todos! Já perdi demasiado tempo com este tópico. Vou-me instruir mais acerca de gatos! Leonilde, se quiser mando-lhe uns links!
Numa coisa não tem razão. Não sou clone, mas pelos vistos você pensa que eu sou um tal patux. Não sou. Li diagonalmente um tópico como este: que se alonga até à eternidade, com o tal patux. Não quis intervir para não alimentar a bola de neve, e vi-me envolvido nesta bola, veja lá.
Se é tão difícil pensar em alternativas que não a vossa, eu não sei que vos diga mais. Pensar, discutir, nunca fez mossa a ninguém e não me parece que faça mossa aos gatinhos. Talvez até se possa melhorar o modo de agir para com eles. Não me tomem por um defensor do "naturalismo" inconsequente. Mas também não defendo que se intervenha ao máximo nos animais de forma também inconsequente. Também não defendo a ausência de controlo de natalidade. Mas não concordo com o controlo inconsequente. Não pensem também é que eu defendo uma anarquia reprodutiva. Por amor de deus...

Beijinhos e abraços a todos! Já perdi demasiado tempo com este tópico. Vou-me instruir mais acerca de gatos! Leonilde, se quiser mando-lhe uns links!

lip_da_bass Escreveu: Em vez disso andam os pobres civis a recolhê-los da rua e a dar-lhes acolhimento.

<p> Até Sempre... A questão não é, eles pensam? Ou, eles falam? A questão é, eles sofrem! </p>
Eu não gosto nada dde me envolver em tópicos destes, mas sinceramente... teve de ser:
lip_da_bass
Depois esses "pobres civis", como referiu, não andam a "recolhê-los da rua ", pois se assim fosse já tinham a casa cheia até ao tecto de gatos (pois é muito mais fácil recebe-los do que dá-los) e além disso "dar-lhes acolhimento" custa muito e atenção não estou a falar em termos monetários.
Fique bem e pense um pouco antes de falar.
lip_da_bass
Meu bem, não são "pobres civis" porque aqui ninguem é pobre (pronto, existem alguns pobres de espírito, mas acho que não se estava a referir a esses), pois quem tem dinheiro para comprar um computador e ter acesso à net não é pobre (também não estou a dizer que são ricos, atenção).Leonilde, numa coisa tem razão. Esse "espaço" só existe na minha cabeça. Seria impossível criarem-se centros públicos para os animais, com o devido espaço e segurança. Em vez disso andam os pobres civis a recolhê-los da rua e a dar-lhes acolhimento.
Depois esses "pobres civis", como referiu, não andam a "recolhê-los da rua ", pois se assim fosse já tinham a casa cheia até ao tecto de gatos (pois é muito mais fácil recebe-los do que dá-los) e além disso "dar-lhes acolhimento" custa muito e atenção não estou a falar em termos monetários.
Fique bem e pense um pouco antes de falar.

Não acredites em:
...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.
Kalama Sutta - Buda Shakyamuni
...alguma coisa simplesmente porque a escutaste.
...tradições simplesmente porque provêm desde há muitas gerações.
...algo só porque é falado ou é motivo de rumor por muitos.
...algo simplesmente porque vem escrito nos teus livros religiosos.
...algo simplesmente porque é dito pelas tuas professoras ou anciãos.
Mas, após observação e análise quando encontrares que algo vai de acordo com a razão e é conduzível à felicidade e benefício de uma só pessoa e de todas, então aceita e vive-o.
Kalama Sutta - Buda Shakyamuni