Ajuda

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
Nayara
Membro Júnior
Registado: domingo mai 28, 2006 1:46 pm

sexta jun 09, 2006 4:51 pm

Ola a todos!
Tenho um gato siamês já com 11 anos que nunca foi castrado.
Problema .. Faz-me marcações em tudo quanto é sitio.

Será que há alguma forma de evitar ou atenuar isto?

Obrigada desde já aos que responderem

Um abraço
Naiy
raquelso
Membro
Registado: quinta jun 08, 2006 2:44 pm
Localização: 3 gatitos Ninja, Tuga e Noddy 1, 3 gatitas Bichinha,Vaquinha e Mié, cadela Tica, 1 dobermann Black,

sexta jun 09, 2006 4:56 pm

sorry
Última edição por raquelso em sexta jun 09, 2006 6:35 pm, editado 1 vez no total.
xaniquita
Membro
Registado: terça jun 06, 2006 3:17 pm

sexta jun 09, 2006 5:12 pm

Ola Nayara
raquelso Escreveu: Leia o topico "preciso de ajuda ou opiniao" tb fiz a mesma pergunta pode ser q algum resposta lhe ajude.
Não sei se é bem a mesma coisa...este amiguito tem já 11 anitos ;)
raquelso
Membro
Registado: quinta jun 08, 2006 2:44 pm
Localização: 3 gatitos Ninja, Tuga e Noddy 1, 3 gatitas Bichinha,Vaquinha e Mié, cadela Tica, 1 dobermann Black,

sexta jun 09, 2006 5:16 pm

sorry
Última edição por raquelso em sexta jun 09, 2006 6:34 pm, editado 1 vez no total.
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sexta jun 09, 2006 5:23 pm

Mas eu disse talvez ajude, q ia ajudar foi so uma opiniao. tou a ver q eu aqui nao posso dizer nd q sou logo atacada lol.
foi sem intençao, so queria ajudar. obrigada.

:o :o :o :o

Ola Nayara,
Aquilo que a aconselho a fazer é falar com o veterinario, fazer exames ao gatioto, nomeadamente analises, electrocardiograma para ver a condição fisica do animal.
Ele com 11 anos pode estar ainda muito bem ou não , tudo depende do resultado dos exames.
Sem qualquer tipo de exame previo eu nao arriscaria nenhuma cirurgia.

Hoje em dia as anestesias apesar de serem mais fraquitas , sao sempre anestesias e podem trazer complicações.
A castração é uma cirurgia simples, mas lá esta tudo depende do estado fisico do gato ;)

Cumps
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

sexta jun 09, 2006 7:16 pm

Nayara,

A Bita disse e bem que no caso de animais já com uma certa idade, deve haver uma certa precaução antes de qualquer acto cirúrgico... contudo, se o estado de saúde do animal estiver nas condições desejáveis para uma castração, acho muito bem que a faça.

Estranho é que só ao fim de tantos Anos, só agora o animal tenha começado com alteração comportamental... ;) . Não terão havido situações de alteração a nível do lar? Como, p.e., alteração da disposição dos móveis, obras na casa, mudança de habitação, falta de alguém?

Por vezes, um gato começar a urinar fora do seu W.C, pode ser indicativo de problemas renais... veja isso, cuidadosamente, com um veterinário...!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Nayara
Membro Júnior

sexta jun 09, 2006 10:04 pm

Ops... Por falta de experiencia neste forum, acabei por duplicar a minha pergunta.

Mesmo assim: Obrigada a todos quantos me responderam.

Houve de facto uma alteração em casa:
A dona do gato ( a minha filha) foi viver para casa dela, e não o pode levar precisamente porque ele desde essa altura começou a fazer marcações. (Até os móveis de madeira ele marca :( )

Bastou ir lá um dia para... imaginem .... uma casa nova q ficou marcada por ele em td qt era casa....

Cm referi atrás, dupliquei a pergnuta, gostaria de vos pedir para me responderem através do outro registo e terminar este por aqui.
(Coisas de quem pouco ou nada percebe disto ;) )
rsrrs

:roll:
Nay
Nayara
Membro Júnior

sábado jun 10, 2006 9:11 am

Bita obg*

Pelo q leio aqui vocês são de fato pessoas q gostam mesmo de animais.

O Leo ( nome do gato) é um gato c vários problemas. Foi operado a uma fístola anal, e...
bem.. foi horrivel, o sofrimento deste bicho, e o meu claro, ao vê-lo. Foi sujeito a 4 intervenções cirurgicas no espaço de 3 meses, e era agarafado TODOS os dias. Por duas vezes os veterinarios da clinica me tentaram convencer a abatê-lo, eu é q lutei sempre pela vida dele, e consegui salvá-lo. Hoje não sei até q ponto fiz bem. Afinal ele não teria sofrido tanto. Aliás foi a partir daí q ele alterou o cmportamento dele.

Bj
Nay
bita322
Membro Veterano
Registado: segunda out 25, 2004 2:24 pm

sábado jun 10, 2006 12:39 pm

Ola,
Houve de facto uma alteração em casa:
A dona do gato ( a minha filha) foi viver para casa dela, e não o pode levar precisamente porque ele desde essa altura começou a fazer marcações. (Até os móveis de madeira ele marca )

Bastou ir lá um dia para... imaginem .... uma casa nova q ficou marcada por ele em td qt era casa....
Pois la esta ele foi para um ambiente estranho, com odores novos totalmente desconhecidos, onde não havia o odor dele, daí a necessidade de demarcar.
Os gatos nao gostam de mudanças, muito menos quando bruscas, é um comportamento perfeitamente normal a demarcação ;)

As varias cirurgias também foram certamente motivo para a alteração dele, e a ausencia da sua filha certamente também ajuda a piorar a situação.

Tendo ele ja 11 anos e tendo passado por uma situação clinica complicada, aconselho-a agora mais do que nunca a falar com o veterinario e ver ate que ponto é ou nao aconselhavel submete-lo a outra cirurgia.

Vá dando noticias e espero que tudo corra pelo melhor.

Cumps
Nayara
Membro Júnior

domingo jun 11, 2006 9:01 am

Bita

O Leo está a ser seguido pela veterinaria, que me diz já nada valer castra-lo com esta idade, uma vez q já adquiriu vicios q uma cirurgia não iria alterar.

A qd da ultima intervenção cirurgica do Leo, medicado e c muita dedicação da minha parte o conseguimos "recuperar" . Psicologicamente o gato ficou afectado.

Nos 4 dias seguintes ao regresso a casa, o animal estava praticamente louco, pelo q esteve quase a ser abatido cm disse numa outra mensagem atrás. Só o facto de estar medicado e de eu ter estado 4 dias e 4 noites, minuto a minuto de dia e noite ao lado dele, acarinhando-o e dando-lhe confiança é q o salvou.

A situação clinica deste gato, segundo a médica dele, foi única e das mais complicadas q teve até essa data, aliás mesmo sendo numa clinica privada bastante cara, ( nao sei se mt gente teria gasto 2300€ para salvar um gato) levou a médica a não me cobrar nada pelos ultimos 10 dias de internamento apos a ultima operaçao q palavras dela " é uma questão de honra profissonal" após tanto empenho de varios veterinarios da clinica, e dedicação da dona.

Desde essa altura q sei q este gato vai enlouquecer a qq altura, não me restando outra alternativa q nao seja abatê-lo. Resisto a tudo para o manter, talvez erradamente, talvez sendo egoísta, so pensando em mim, já q o animal nesse caso nada sofrerá, mas q fazer? penso assim e adoro o bicho.

Nay
VascoV
Membro Veterano
Registado: terça dez 11, 2001 8:41 pm
Contacto:

domingo jun 11, 2006 9:20 am

Bom dia

Antes de mais esclareço que todas as clnicas são privadas excepto as 2 mantidas por faculdades públicas ;) .

Permita que diga que fico perplexo por me dizer que acha que o seu gato vai enlouquecer de um momento para o outro. Não será nada disso. O animal pelo que refere ter passado modificou o comportamento, o que é normal.Imagine que você durante meses era manipulada por estranhos sem saber o que estava a fazer mas sofrendo sempre dores quanto lhe mexiam.

Como ficava?
uaimori
Membro Veterano
Registado: terça jun 10, 2003 9:20 pm

domingo jun 11, 2006 9:56 am

Nayara Escreveu: Bita

A situação clinica deste gato, segundo a médica dele, foi única e das mais complicadas q teve até essa data, aliás mesmo sendo numa clinica privada bastante cara, ( nao sei se mt gente teria gasto 2300€ para salvar um gato)
Nay
Eu já gastei mais, para salvar os olhos dos meus gatos,.... gastei 4000 euros.

E estou a gastar mais agora com um gatinho filho do meu macho,quer ver:

incubadora - 1200 euros
2 incubadora (para desenrascar, enquanto vem a outra) - 180 euros
0xigénio- 2 garaafas- 600 euros
Oxigénio - 100 euros
bitómetro (para ligar o O2 á incubadora) - 149 euros
Internamentos + vet+ exames- 800 euros

e mais irá gastar na 4º feira no Prof. Dr. Sales se o animal não morrer até lá,...para ele me dizer se vale a pena,... se o animal tem hipóteses,....

O total - 3219 Euros (ora aqui estão os lucros este ano das minhas ninhadas,... :roll: 8) )

E sabe porquê????!!!! porque este animal olha para mim e quer viver,... Os irmãos morreram todos e este foi para minha casa e já sobrevive á um mês,...

Castre o gato, porque os veterinários ainda não são futurólogos, nem prevêm se eles deixam de marcar nem prevêm se ficam loucos,... conheço muitos animais velhinhos, que deixaram de marcar,.... :roll: 8)

Isto só para verem que não é blá blá,... o bébé, a incubadora é a de desenrascar até chegar a outra,....

Imagem

Imagem
Nayara
Membro Júnior

domingo jun 11, 2006 1:14 pm

Perante opiniões como as vossas, vou tentar falar c outros veterinarios na tentativa de recolher informações sobre a castração ou não. Se isso fôr pl menos parte da solução, não olharei para trás.

Tenho a mesma opinião recebida de 3 clinicas, e todos me dizem que já é mt tarde para o castrar, q isso não irá resolver nada, e o gato tem mt mt difculdade em cicatrizar. Mesmo assim, vou tentar.. depois vos direi :)

Logo q me seja possível vou tirar-lhe uma foto e coloco-a aqui para q voces pessoas amigas de animais, e interessadas em ajudar os seus donos a melhorarem a forma de os tratarem, possam conhecer a "vedeta" de quem falamos ;)

:p
Nay
amus
Membro Veterano
Registado: domingo nov 16, 2003 2:11 pm

segunda jun 12, 2006 11:23 am

Bem... 8) ser criador dá um Lucro do caraças... ao vets 8) :lol:

Vê lá mas é se pões as gatas a parir de 6 em 6 meses e ainda vendes uns sem LOP ;) ... e se precisares de fêmeas ainda vamos buscar as minha europeias... assim como assim devem dar melhores persas que algumas burras... 8)
Responder

Voltar para “Gatos”