Gatos/Liberdade

Fórum para todos os assuntos relacionados com os nossos amigos felinos.

Moderador: mcerqueira

Responder
SDPMG_
Membro
Registado: sábado jul 16, 2005 8:17 am

quinta jun 15, 2006 10:19 pm

Olá a todos, gostaria de ouvir a vossa opinião acerca de um assunto:

- Os gatos devem viver unica exclusivamente em apartamentos ou não :?:

coloco esta questão pelo seguinte:

nas ultimas semanas contactei com diversas pessoas (telefones em lojas de animais, associações de protecção e anuncios na net) que tinham gatos euopeu comum para dar para adopção em busca de um gatinho para os meus avós, e qual não foi o meu espanto que sempre que respondia negativamente à questão:"É para apartamento?" imediatamente me recusavam entregar um gatinho. Expliquei sempre que era para ficar numa quinta, isolada no meio do campo (sem estradas, sem caçadores e sem vizinhos) e dentro de casa (alías são os donos da casa loll os cães é que se têm de sujeitar aos canis), que seriam muito bem tratados assim como castrados. Entre uns 8 ou 10 contactos que fiz todos disseram o mesmo - "só dou para ficar dentro de apartamento"

Ora muito sinceramente isto deixa-me chocada, tive uma gata cor de siames durante 14 anos em apartamento e sempre me deu alguma tristeza ver um animal tão belo e com tanto instinto confinado a quatro paredes :!:

De momento tenho uma Persa, e esses podem ser realmente excepção, pois esta não vejo como podesse andar a correr pelo quinta :roll:

Mas um Europeu Comum :?: :!: todos os gatos que os meus avós sempre tiveram, viveram como autênticos "reis", companhia 24H horas por dia e um espaço imenso para esticarem as patas e brincarem à vontade ...

Finalmente consegui um gatinho, é lindo :-D e uma autêntica peste, mas acabei por ir busca-lo a uma loja de animais, onde tinha chegado no dia anterior e estavam para oferecer.

Logo que possa faço umas fotos :wink:
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quinta jun 15, 2006 10:31 pm

As minhas gatas estão acostumadas à casa e ao jardim... ;) com regras de horários, impostas por mim. Às 17 horas de todos os dias do Ano, vêm para dentro de casa e acaba-se a liberdade do dia... ;) .

Eu entendo porque a maiorias das pessoas não querem dar gatinhos para uma quinta, porque a maioria que quer um gato para uma quinta, é para fazer dele gato de exterior, únicamente ;) . Um caçador de ratos...é esta a ideia com que ficam... ;) . Mas, se lhes explicar que é para gato de casa mas a poder disfrutar da liberdade da quinta, não vejo para quê tanta objecção...? :o

Eu, pessoalmente, quando dou gatos adultos que vieram da rua, só os dou na condição de irem para apartamentos e nunca para casas com quintal, mas, óbviamente que só percebe quem entenda que um gato que andou na rua, ficou com o hábito apurado da liberdade...então, é um risco colocar esse gato em liberdade, nem que seja condicional... ;) . Mas, só casos de gatos adultos!
Quando é um bebé e que eu tenha a certeza absoluta que é para o criar em casa com os devidos requesitos, que o castra na devida idade e que o educa a saber disfrutar da mesma liberdade que as minhas gatas...então tudo bem...melhor ainda para o animal... é muito mais feliz ;)

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
muvy
Registado: sábado jun 04, 2005 5:07 pm

quarta jun 21, 2006 1:27 am

Creio que se deve simplesmente porque os gatos que têm acesso ao exterior geralmente têm uma probabilidade muito maior de vida mais curta (por lutas, atropelamentos, envenamento, doenças, etc) que os que vivem dentro de casa. Também há a questão que se se tiver um gato macho e ele for castrado será péssimo se tiver de entrar em lutas com outros gatos, mas se não for castrado irá engravidar uma série de gatas. Não sei se consegui resumir todos os motivos, mas julgo ser estes na maioria dos casos.

Isto para muitas pessoas que investem muito financeira e emocionalmente para que os gatinhos sobrevivam e tenham uma família acaba por ser um fim que não querem de modo algum. Daí não deixarem adoptar a não ser para apartamento.

De qualquer modo, não pretendo advogar nada. Mas parece-me muito bom o acesso ao jardim, no caso de vivendas, com a solução do chamado "curfew" em Inglês, ou seja, hora para voltar para dentro de casa, como foi já referido. ) Por outro lado, os gatos que conheço a viver em apartamento dão-se bem com essa restrição, ou seja, não me parece custar-lhes não ter acesso ao exterior (de qualquer modo também podem ser treinados para ir à rua, com coleira e trela).
anjjazul
Membro Veterano
Registado: sábado ago 14, 2004 7:49 pm
Localização: carlota, max, dora,estrela, serafim, rita, pinóquio, isaias, flávio, alice, cinderela,

quarta jun 21, 2006 10:39 am

há exageros em tudo. há quintais e quintais. de qualquer modo, um animal que vá à rua, tem mais probabilidades de ter um acidente. mas estes tb. acontecem dentro de casa
anjjazul
leonildecarvalho
Membro Veterano
Registado: segunda dez 16, 2002 1:46 am

quarta jun 21, 2006 2:01 pm

Eu não o diria melhor, Anja ;)

Quanto ao autor do tópico, é pena que se abra um tópico a pedir opinião ou a fazer um desabafo como o que fez e depois não dê cavaco às "tropas" :roll: . É que nem água vem nem água vai! Enfim...espero que já tenha conseguido o gatinho que deseja e se sim, que ele seja muito feliz!

Leo
<p>Desejo a mesma sorte, que a triste sorte dos animais que nao sejam ajudados por quem nao deixa que se os ajude. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>-------------------------------------------------------------</p>
<p>Regurgito nas postas de pescada dos arrotadores. Autor desconhecido</p>
<p>&nbsp;</p>
<p>&nbsp;</p>
Responder

Voltar para “Gatos”